Negócios que dão lucro em cidades pequenas: 20 ideias para lucrar mais no interior

Veja 20 ideias de empreendimentos que podem dar certo em bairros e municípios com poucos habitantes, e inspire-se para começar a empreender.

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Ter ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas pode ser um desafio para os empreendedores, mas existem alguns nichos com grandes chances de sucesso, e nós vamos apresentá-los para você.

Para muitas pessoas, o sonho de ter o próprio negócio só pode ser realizado nos grandes centros urbanos e capitais, que oferecem diversas oportunidades de carreira e facilidades para desenvolver uma ideia.

Continua após a publicidade

No entanto, pode não parecer, mas a realidade de muitos brasileiros são as cidades pequenas. Afinal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 68% dos municípios possuem menos de 20 mil habitantes.

Nesse caso, quem deseja empreender, mas compartilha dessa realidade, precisa se adaptar e buscar os melhores negócios que dão lucro em cidades pequenas.

Continua após a publicidade

A boa notícia é que existem várias opções de empresas e comércios que podem apresentar resultados lucrativos, mesmo em bairros ou municípios menores.

E para ter um negócio bem-sucedido, o primeiro passo é analisar quais segmentos combinam com as necessidades do público local, e se eles são capazes de se adaptar às demandas das cidades pequenas.

Por isso, nós preparamos um guia especial com 20 ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas, para te ajudar a começar a empreender onde você mora, e ter chances de iniciar um projeto rentável. Leia a seguir!

1. Economia criativa

Uma das melhores ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas são comércios criativos.

Esse nicho se destaca por oferecer produtos e serviços únicos, uma vez que nenhum centro criativo é igual ao outro.

Continua após a publicidade

Nesse caso, reunir lazer e entretenimento pode ajudar na conquista de clientes e, claro, na margem de lucro.

Alguns exemplos incluem escolas de arte, teatro, música e dança, por exemplo. Muitas cidades pequenas não possuem acesso a esse tipo de ensino, e abrir um estabelecimento voltado para essa área pode trazer bons resultados.

Além disso, muitos negócios que dão lucro em cidades pequenas começam como passatempos, e se tornam empresas de sucesso.

Por exemplo, o ensino de pintura e bordado, ou outras artes criativas. Dessa forma, é possível começar com um negócio online ou dentro de casa, e expandir até que se torne um comércio verdadeiramente lucrativo.

2. Mercearias

Os comércios de alimentos são sempre bons exemplos de negócios que dão lucro em cidades pequenas, mas é importante destacar as mercearias, em especial.

Isso porque esses estabelecimentos costumam reunir, próximo à casa dos consumidores, uma série de produtos que as pessoas buscam. 

Assim, as mercearias atuam como supermercados, mas em tamanho reduzido, e, geralmente, com preços diferenciados de grandes redes, além de oferecer produtos de padaria, hortifruti, lanchonetes, tudo no mesmo lugar.

Continua após a publicidade

Como um dos nichos mais populares e com a possibilidade de reunir vários serviços em um só lugar, as mercearias são uma alternativa interessante de negócio para pequenos bairros e cidades.

3. Loja de roupas

As lojas de roupas sem dúvida são um dos estabelecimentos mais populares em cidades pequenas, pela oportunidade de crescimento e lucratividade no setor.

Uma das principais dificuldades que as pequenas cidades costumam ter é a falta de lugares para fazer compras de roupas, especialmente quando não existem grandes redes próximas.

Além disso, as opções disponíveis podem ser limitadas, como apenas brechós online e lojas virtuais com pouca variedade de vestuário.

Continua após a publicidade

Nesse caso, lojas de roupas são boas ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas.

É possível ter uma loja específica, como apenas produtos esportivos, por exemplo, ou uma boutique variada.

Com criatividade e acompanhamento das tendências, é possível ter um comércio lucrativo e bem-sucedido nesse nicho.

4. Serviço de creche

Um dos maiores negócios que dão lucro em cidades pequenas são os serviços de creche.

As demandas costumam ser grandes, principalmente em bairros menores e mais afastados do centro.

Uma vez que os pais precisam trabalhar e não têm opções para deixar seus filhos em segurança, investir nesse segmento pode ser interessante para quem busca empreender em novas ideias.

Claro, você vai precisar de licenciamento, adaptar o espaço para se adequar às crianças e estruturar um lugar seguro, considerando os aspectos físicos e sanitários.

Além disso, é importante verificar outros serviços de creche que podem existir na cidade ou no bairro, considerando os diferenciais que irá oferecer para o seu público.

Mas, de forma geral, esta é uma boa alternativa para quem sente afinidade por crianças e quer um negócio lucrativo.

Continua após a publicidade

5. Pequenas reformas

Empresas especializadas em serviços de reparos, manutenção e reformas são boas oportunidades de negócios que dão lucro em cidades pequenas.

Em diversos municípios e regiões, há carência desse tipo de serviço, não apenas nas cidades pequenas.

Isso porque é comum que as pessoas não tenham habilidades, ou tempo, suficientes para fazer as pequenas reformas que desejam.

Nesse caso, contratar um profissional conhecido na cidade pode ser a solução ideal.

Por isso, se você possui habilidades de reparos, pode pensar em transformar isso em uma pequena empresa.

6. Atividades de estética e beleza

Estabelecimentos de estética e beleza são nichos que nunca saem de moda, e a procura costuma ser grande, mesmo em municípios menores.

Assim, vale a pena considerar um negócio nesse segmento, especialmente se você possui afinidade e habilidades nessa área.

Além disso, uma alternativa interessante pode ser elaborar comércios diferenciados, para suprir novas demandas do bairro ou cidade, como:

  • salões de beleza infantis;
  • centros de massagem, estética ou limpeza de pele;
  • dentre outros.

Continua após a publicidade

Muitos serviços mais restritos estão em falta, e existem diversos públicos que poderiam procurar seu estabelecimento de beleza para atender suas necessidades.

7. Passeador ou creche canina

Pode não parecer, mas serviços voltados para animais são negócios que dão lucro em cidades pequenas, principalmente no segmento de passeador ou creche canina.

Essa área costuma ter poucos profissionais em atuação, o que a torna ideal para empreendimentos que buscam crescer e se destacar.

Desse modo, você pode investir em serviços de passeio, para donos que não têm tempo, além de creches para passar o tempo e oferecer serviços aos pets.

No entanto, é importante levar em consideração a demanda que esse trabalho pede, como disposição e afinidade por cães.

Nesse caso, é fundamental se certificar de quais os requisitos para ter um negócio de sucesso em cidades pequenas.


Gestão financeira: entenda o que é, quais os objetivos e veja 5 softwares para fazer a sua


4 cães sentados em frente ao seu passeador
Negócios que dão lucro em cidades pequenas: passeador de cachorro

8. Serviços técnicos de computação

Com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia das pequenas cidades, os serviços técnicos de computação se tornam um bom nicho de negócio.

Continua após a publicidade

Isso porque demandas de reparos, atualizações e consertos sempre estão presentes, mesmo nos menores bairros.

Assim, pessoas que possuem habilidades técnicas ou cursos específicos na área podem abrir um pequeno negócio voltado para esses serviços, com um baixo investimento, inclusive.

Além disso, existem vários segmentos, como consertos de celulares, computadores, limpezas, formatações de sistemas, até mesmo venda de peças, todos negócios que dão lucro em cidades pequenas.

9. Costura e customização

O ramo de costura e customização é um segmento antigo, mas que ainda compõem alguns dos melhores negócios que dão lucro em pequenas cidades.

Afinal, o reparo de roupas, por meio de ajustes, cortes e alinhamentos do vestuário, é uma demanda popular,.

Além disso, existem várias oportunidades para todos os tipos de habilidades e trabalhos manuais, desde iniciantes, até técnicas avançadas.

Continua após a publicidade

Dessa forma, é importante ter um pouco de treino, e começar com uma prestação de serviços mais casuais, até ter uma boa base de clientes para montar seu estabelecimento oficial.

10. Pizzaria

Como mencionado, os comércios de alimentos são negócios que dão lucro em cidades pequenas, e as pizzarias também merecem um destaque especial.

Isso porque esses estabelecimentos são populares em qualquer lugar, e investir em um local de alimentação diferenciada costuma atrair um grande público.

Além disso, o hábito de se alimentar fora de casa é bastante comum entre a população. De acordo com o IBGE, em 2019, o gasto com refeições fora do domicílio podia chegar a um terço do orçamento familiar.

Ou seja, o potencial de crescimento desse mercado ainda é muito promissor, principalmente quando comparado à realidade norte-americana, no qual o setor responde por mais de 60% das refeições.

Continua após a publicidade

Ainda, com a correria do dia a dia, o gasto com alimentação fora do lar costuma ser alto e a tendência é que esse hábito continue.

Por isso, para ter um negócio bem-sucedido, vale a pena unir um dos pratos preferidos das pessoas, com uma área que tende a gerar bons lucros.

Pizza sobre a mesa
Negócios que dão lucro em cidades pequenas: comércio de alimentos

11. Centro de jardinagem

Geralmente, os serviços de jardinagem costumam ser pouco acessíveis, e abrir um centro especializado nessa área pode atrair um bom público.

Então, se você compartilha do interesse por jardinagem e gosta do assunto, pode investir em um estabelecimento assim para começar a empreender.

Continua após a publicidade

Além de vendas, você também pode aconselhar e educar outros entusiastas sobre o que é preciso para tornar seus jardins bonitos.

Outra ideia interessante é a venda de plantas diferenciadas, materiais e ferramentas de jardinagem.

São ideias simples, mas que podem resultar em um comércio lucrativo.

12. Food Truck

Quando se fala em negócios que dão lucro em cidades pequenas, poucas pessoas pensam em food trucks, mas essa tendência pode ser bastante rentável.

É comum que municípios e bairros com poucos habitantes não possuam comércios de alimentação diferenciados, o que torna o segmento ideal para se investir.

Além disso, esse negócio ainda oferece outras alternativas, como aluguel para eventos e a mobilidade.

Assim, em uma cidade pequena, a possibilidade de alugar um caminhão de comida diferenciada é uma opção interessante para muitas ocasiões, transformando o negócio em algo vantajoso.

Continua após a publicidade

Várias pessoas se alimentando em frente a um food truck
Negócios que dão lucro em cidades pequenas: food truck

13. Academias

Preocupação com saúde passou a fazer parte da rotina de jovens e idosos nos últimos anos. Academias de ginástica, pilates, lutas, yoga e crossfit são alguns dos tipos de negócios para abrir que atendem o mais variado público.

Dessa forma, abrir uma prestadora de serviços como essa em cidades pequenas pode ser uma boa alternativa.

Além da comodidade que as pessoas terão para acessar o local, também é possível investir em mais de uma atividade, até com nichos específicos.

São várias oportunidades para empreendedores desse nicho, tornando as academias bastante vantajosas.

14. Lojinhas de bairro

Na lista de negócios que dão lucro em cidades pequenas, não é possível deixar as famosas lojinhas de bairro de fora.

Esses estabelecimentos oferecem os mais variados produtos e serviços, geralmente que trazem mais comodidade para os habitantes, e são populares em todas as regiões.

Continua após a publicidade

Algumas das mais comuns são as lojas de:

  • produtos importados; 
  • brinquedos;
  • facilidades para o dia a dia, como xerox, pagamento de contas e recarga de celular;
  • itens pessoais, como roupas íntimas;
  • acessórios;
  • cosméticos e produtos de beleza. 

Esses são apenas alguns dos elementos que podem estar presentes na sua lojinha. E por terem preços acessíveis, esses comércios costumam ser bastante rentáveis.


Fluxo de Caixa: o que é e para que serve? Veja como fazer de forma simples!


15. Farmácia

As farmácias estão entre os maiores negócios que dão lucro em cidades pequenas, e não é incomum encontrar várias, mesmo em bairros e municípios menores.

Isso porque trata-se de um estabelecimento essencial para as pessoas, por oferecer medicamentos e serviços de saúde.

Além disso, a taxa de sobrevivência desse comércio é alta, o que o torna ainda mais atrativo para quem busca um empreendimento para investir.

Itens de higiene pessoal, beleza e até mesmo produtos de alimentação também são atrativos que tornam as farmácias uma das opções mais interessantes para pequenas cidades.

Continua após a publicidade

Sua necessidade, unida à praticidade que um negócio local pode oferecer, tornam esse segmento ainda mais vital e procurado.

16.  Barbearia

Pode não parecer, mas barbearias também são negócios que dão lucro em cidades pequenas.

O setor masculino está crescendo no mercado de estética e beleza, e diversos produtos e serviços específicos estão ganhando espaço.

No entanto, muitas cidades pequenas podem não ter barbearias disponíveis, nem serviços que atendam essa demanda.

Por isso, vale a pena investir nesse negócio, se você tiver habilidades ou afinidade com a área.

Além do corte masculino básico, como cabelo e barba, outras inovações também tornam esse comércio interessante para ter bons resultados.

Por exemplo, espaços profissionais especializados, e bom diferenciais como atendimento moderno, salas de TV e até mesmo bar dentro da barbearia.

Pequenos serviços podem fazer a diferença, especialmente se proporcionar mais acessibilidade para novos públicos e novas demandas.

17. Restaurantes especializados

Marcando presença entre os principais negócios que dão lucro em cidades pequenas, os restaurantes especializados também são setores de alimentação promissores.

Continua após a publicidade

Isso porque bairros e municípios com menos habitantes costumam não ter serviços acessíveis, como restaurantes focados no almoço.

Ou mesmo estilos como self service, por quilo ou coma à vontade.

Essas especialidades podem trazer muita facilidade para o dia a dia dos moradores, atraindo clientes e, com isso, rentabilidade.

Dessa forma, investir em restaurantes com um estilo mais especializado pode ser uma alternativa interessante para empreendedores.

Além disso, também é possível unir outras possibilidades, como especialidades de comida caseira, montagem de marmitas ou comidas tradicionais de outros países.

18. Franquias

As franquias vêm ganhando força em todo o cenário nacional, e também marcam presença em pequenas cidades.

O crescente número de lojas em todo o país mostram uma tendência promissora para empreendedores que buscam ideias mais acessíveis para colocar em prática.

Com as franquias, não é preciso criar um negócio do zero, pois ele já possui ramos de sucesso, produtos elaborados e uma rede de suporte profissional.

Basta levar a marca até o local e desenvolver um treinamento de gestão de negócios para se tornar apto a iniciar o próprio negócio com franquias de sucesso.

E, claro, o reconhecimento da marca também é um fator que faz a diferença, especialmente em regiões com menos habitantes, que podem não ter acesso ao produto em seu dia a dia.

Dessa forma, além de atrair clientes com a popularidade da franquia, também é uma forma de atender novas demandas e ter bons rendimentos.

19. Bares

Pode ser comum encontrar uma grande quantidade de bares em cidades pequenas, justamente por serem estabelecimentos lucrativos.

Isso porque existe uma grande diversidade de opções, desde o bar mais simples, com bebidas e atividades de lazer para o público, até bares personalizados, com temáticas e eventos.

Assim, mesmo que já existam alguns bares na cidade, sempre é possível inovar e levar ideias diferenciadas para os clientes.

Ainda, os bares costumam ser locais acessíveis para os moradores, que aproveitam para se encontrar em momentos mais casuais, se divertir com jogos ou mesmo realizar um happy hour.

Desse modo, não existe apenas uma grande variedade de opções para iniciar um bar, como também muitos públicos para alcançar, mesmo nas menores cidades.

20. Casas noturnas ou de eventos

Por fim, na mesma lógica dos bares, as casas noturnas ou casas de eventos são negócios que dão lucro em cidades pequenas, por serem novidades exclusivas.

Em muitos casos, os habitantes podem não ter opções para se divertir no dia a dia, sejam jovens, adultos ou mesmo públicos de outras idades.

Assim, abrir uma casa noturna com atrações variadas pode ser uma alternativa para quem deseja empreender em ideias rentáveis.

Claro, é importante conhecer mais sobre o público, os moradores e o que eles procuram para se divertir.

Mas, de modo geral, esses tipos de empreendimento fazem sucesso em pequenos bairros e municípios.

Além disso, é possível começar o negócio com pouco, como um pequeno local com shows, por exemplo, e depois expandir para um grande comércio.

Tudo depende da demanda da cidade e da criatividade do empreendedor.


O que é modelo de negócios? Aprenda como criar o seu Canvas


O que é preciso para ter negócios que dão lucro em cidades pequenas?

Se você já encontrou a sua ideia, saiba que antes mesmo de procurar negócios que dão lucro em cidades pequenas, é importante entender o que é preciso para desenvolver esses empreendimentos.

A princípio, é fundamental lembrar que todo comércio local, especialmente em municípios com um número reduzido de habitantes, possuem pilares diferentes de grandes empresas.

Isso porque é muito mais fácil contar com características como proximidade com os clientes, comodidade e confiança.

Muitos negócios de cidades pequenas se constroem sobre a relação entre os clientes, e também na oferta de produtos e serviços que sejam mais cômodos para o local.

Dessa forma, os negócios que dão lucro em cidades pequenas devem conhecer bem o seu público, acima de tudo, pois ele será a base do projeto.

Além disso, a estrutura desses comércios também é diferente, pois cidades pequenas em habitantes também costumam ter espaços reduzidos.

Assim, vale a pena analisar o tamanho do seu empreendimento, e onde você pretende iniciá-lo.

Por exemplo, muitos municípios pequenos possuem centros comerciais com lojas menores, e os terrenos ou prédios disponíveis para novos empreendimentos também podem seguir essa lógica.

Em resumo, grande parte do empreendimento irá depender da sua base na comunidade, do relacionamento com o público e, claro, da sua posição estratégica.

Com tantos fatores a se considerar, muitas pessoas podem ter dificuldade em encontrar ideias rentáveis para desenvolver onde moram.

No entanto, como mostramos acima, existem vários nichos de negócios que dão lucro em cidades pequenas e que podem ser explorados.

Conclusão sobre os melhores negócios que dão lucro em cidades pequenas

Dessa forma, desde que exista o planejamento correto, é possível ser um empreendedor bem-sucedido nas pequenas cidades.

Por isso, não deixe de estudar a comunidade, quais são as maiores necessidades do seu público e como você pode contribuir para resolver ou melhorar isso.

Assim, você poderá analisar seus potenciais clientes, qual vai ser a melhor forma de abordar essas pessoas na hora de oferecer seus serviços ou de convidar esse público para conhecer seu novo negócio.

Um bom planejamento é o primeiro passo para um negócio de sucesso, seja ele em pequenas ou grandes cidades.

Outros pontos de atenção

Depois de ter sua ideia de um negócio lucrativo, existem alguns pontos de atenção para colocar o plano em prática.

Além do planejamento, é fundamental não se apressar e cumprir todas as etapas adequadamente.

Por exemplo, tenha um bom controle financeiro, e pense sobre o capital para iniciar um negócio.

Você já tem o dinheiro guardado para fazer esse investimento inicial, ou já pensou em como vai ficar seu capital de giro?

É importante considerar todos esses aspectos antes mesmo de saber qual negócio abrir. Isso não apenas irá facilitar o processo, como também aumentará as chances de sucesso.

Enquanto o seu empreendimento está em crescimento e em fase formalização, é possível até mesmo alinhar o serviço com outros trabalhos. Inclusive, algumas das ideias que demos nesse post permitem isso.

No entanto, lembre-se de focar sua atenção quando necessário, e se dedicar ao máximo para que seu negócio tenha sucesso na cidade onde atua.

Com organização e um bom planejamento, é possível realizar o sonho do negócio próprio. 

Lembre-se também que para começar um empreendimento e ter mais chances de ter sucesso, é importante que você esteja com suas finanças pessoais em ordem.

Portanto, não deixe de controlar seu dinheiro e fazer o planejamento financeiro e de conferir mais alternativas de negócios lucrativos!

Com suas contas no azul, você ficará muito mais tranquilo para administrar sua empresa e poderá focar apenas em trabalhar com afinco para obter os melhores resultados

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário! Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em primeira mão!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

23 comentários

  1. Felisvaldo j

    Muito bom ,boas dicas para mim quer estou pesquisando como ser um emprendedor.

  2. Lucas Carmine

    Achei esse site por acaso em minhas pesquisas na internet,
    acabou me interessando o assunto. Gostei do conteudo

  3. Continua após a publicidade

  4. João Ubaldo

    Muito bom, boas dicas de negócio

  5. Paulo

    Muito Interessante, encontrei quase sem querer esse blog e
    o artigo aqui, gostei muito do que lí aqui… Obrigado!

  6. Dayse Avila

    bacana, eu tenho interesse em armarinho, porem diversificando o conceito, tenho um pequeno espaço, sou bem criativa (amigos comentam muito) curiosa, disposta, gosto de contato com publico, internet tb. Aposentada (ja tenho o principal garantido), gostaria de me manter ativa, mão de obra tenho tb disponivel (só não consegui ainda envolve los no meu projeto) sustento 3 pessoas porem não são exatamente disponiveis p trabalho.

  7. Alcidio Quipuco

    É INTERESSANTE AS DICAS QUE ENCONTREI AQUI. PRECISAREI PASSAR MAIS VEZES PARA REFRESCAR MINHAS IDÉIAS.

  8. Patricia Alencar

    Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
    Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
    todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
    gratidão!

  9. Claudete Harada

    Muito obrigada, pelas informações,me ajudou muito.

  10. Antônio castro

    Quero abrir uma pequena distribuidora de bebidas é um bom negócio nesse momento de pandemia e quais as dicas pra começar,eu não sei nada sobre empreendedorismo.

  11. Gustavo Woltmann

    Quantas opções maravilhosas. Um ótimo artigo, boas dicas.

  12. Augusto Pimentel

    Uma ótima noite pra vcs, excelente, gostei muito das sugestões.Pretendo colocar em prática uma loja na área da Alimentação(Açaí).
    Obrigado pelas dicas.

  13. Maria do

    Muito BOM, boas idéias para uma preparação de negócios próprios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.