Para que serve a tabela INCC?
O INCC é usado como fator de reajuste do saldo devedor para financiamentos de imóveis adquiridos ainda na planta, já que as parcelas pagas também são utilizadas para financiar a construção em andamento.
Imóveis comprados na planta levam bastante tempo para construir e, com isso, os preços de materiais e serviços relacionados podem mudar consideravelmente. Para que as parcelas do financiamento estejam compatíveis com as necessidades e proporcionais a data da contratação, a tabela do INCC é aplicada para ajustar as parcelas.
Continua após a publicidade
Como usar nossa tabela INCC 2022?
Para usar a tabela do Índice Nacional da Construção Civil para fazer o cálculo do reajuste, basta aplicar o percentual no saldo devedor, lembrando que o mais correto é usar a referência de dois meses anteriores.
Veja um exemplo: um financiamento de imóvel no valor de R$ 100.000,00 em 60 parcelas mensais, que ainda está em curso, precisa ter suas parcelas reajustadas em julho.
Assim, usando a tabela INCC 2021 para consultar o mês de maio (dois meses anteriores), temos que o percentual de reajuste é de 2,22% e, portanto, o saldo devedor total deve ser corrigido dessa forma.
Depois dessa atualização do saldo devedor total, o novo valor das parcelas é estabelecido e comunicado aos responsáveis pelo financiamento imobiliário.
Como foi a última atualização do INCC?
O INCC-M em novembro de 2021 foi de 0,67%, abaixo da variação do INCC de outubro. Esse foco do índice contempla o período do dia 21 do mês que antecede até o próximo dia 20 do mês de referência.
O acumulado porém, permanece na casa dos 14% mesmo após leve queda até 14,24% nos últimos 12 meses.
Quais os impactos da variação do INCC na construção e financiamentos de imóveis?
O INCC, na verdade, é um índice que acompanha o preço dos materiais, equipamentos, serviços e mão-de-obra da construção civil. Assim, ele é uma referência para contratos de longo prazo na área da construção e pode ser usado como um fator de correção para financiamentos de imóveis comprados na planta, por exemplo.
INCC é a sigla para o Índice Nacional da Construção Civil, criado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para acompanhar a variação dos custos dos materiais e serviços usados na construção habitacional no Brasil.
Seu cálculo tem como base a média de preços de uma cesta de itens e serviços da construção habitacional apurados nas capitais: Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.
Existem três principais índices acompanhados pela instituição, e a diferença principal entre eles é o período de coleta de dados. São eles:
INCC – DI, que coleta dados de preços entre o primeiro e o último dia do referido mês;
INCC – M, que usa como base o intervalo entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência;
INCC – 10, que usa o intervalo entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês corrente;
A apuração do INCC é feita entre o primeiro e o último dia civil do mês e divulgado pela FGV em torno de 10 dias depois de seu fechamento.
O INCC acumulado é a somatória dos reajustes e pode considerar o ano atual ou os últimos 12 meses. Também pode ser utilizado para cálculos no setor de financiamento imobiliário.
Continua após a Publicidade