Saiba quais são os melhores negócios com pouco investimento e retorno rápido em 2022!

Listamos as sete principais oportunidades de negócios com pouco investimento e retorno rápido para quem deseja começar a empreender. Confira!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Para quem procura renda extra ou deseja realizar o sonho de se tornar um empreendedor, buscar ideias de negócios com pouco investimento e retorno rápido é uma opção atrativa.

O cenário atual traz uma série de possibilidades com aporte inicial acessível e chances consideráveis de faturamento em pouco tempo.

Continua após a publicidade

Isso acontece, especialmente, por conta dos incentivos do mercado. Se, no passado, abrir um empreendimento era burocrático e demorado, hoje os pequenos negócios são valorizados, e prometem maiores retornos do que antigamente.

Nesse sentido, uma pesquisa do Sebrae mostra que os empreendimentos de pequeno porte já representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Continua após a publicidade

Além disso, são 9 milhões de micro e pequenas empresas no país, somando mais de 52% dos empregos com carteira assinada.

Com um impacto que vem crescendo nos últimos anos, os empreendimentos iniciantes começaram a receber maior incentivo, além de atrair o público.

Assim, surgiram negócios com pouco investimento e retorno rápido, ideais para quem quer iniciar sua atuação no mercado com maior confiança e obter bons resultados.

Pensando nisso, separamos algumas ideias para te ajudar a começar sua empresa com mais chances de sucesso, além de cuidados na hora de investir nesses segmentos.

Continua após a publicidade

Melhores negócios com pouco investimento e retorno rápido 

As alternativas de negócios com pouco investimento e retorno rápido são especialmente procuradas por empreendedores iniciantes ou individuais, como autônomos que desejam formalizar sua atuação.

De fato, os fatores que contribuem para que uma empresa obtenha resultados positivos são diversos, e cada caso pode apresentar um desenvolvimento distinto.

Contudo, existem algumas ideias para começar que podem facilitar esse retorno e serem mais atrativas para pessoas com menor conhecimento ou experiência.

Por isso, veja a lista dos sete melhores negócios com pouco investimento e retorno rápido e confira mais detalhes em seguida para começar a sua própria empresa!

Continua após a publicidade

  1. Revenda de produtos
  2. Revenda de roupas e acessórios
  3. Revenda de lingeries
  4. Delivery de alimentação
  5. Serviços de beleza
  6. Marketing de afiliados
  7. Consultoria e prestação de serviços

1. Revenda de produtos

Um dos principais tipos de negócios com pouco investimento e retorno rápido é a revenda de produtos.

Isso porque não é necessário ter um local físico já estabelecido, por exemplo, uma vez que as vendas podem ser feitas de maneira informal.

Para empreendedores iniciantes, adquirir os produtos para revendê-los é um processo mais acessível.

Depois de obter as mercadorias, existe a possibilidade de desenvolver as melhores estratégias para cada nicho, de modo a expandir o número de clientes.

Além disso, existem diversos modelos de revenda de produtos, como, por exemplo, compras no atacado e parcerias com volume mínimo de repasse.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o vendedor poderá ter maior flexibilidade para elaborar o seu negócio, otimizando suas vendas para aumentar as demandas conforme a atuação.

O retorno também pode ser alcançado mais rapidamente, pois a relação é simples. O investimento inicial é reduzido, adquirindo as mercadorias, com a revenda direta ao cliente.

Assim, quanto mais mercadorias o vendedor disponibilizar e retirar do estoque, maiores serão os seus lucros.

Para dinâmicas convencionais, onde a compra dos produtos é feita de uma só vez, não existirão despesas posteriores, e o vendedor terá acesso ao lucro integral.

Continua após a publicidade

Com isso, ao comparar o custo-benefício, é possível ter um comércio com boas chances de sucesso, mesmo tendo um investimento baixo.

2. Revenda de roupas e acessórios

Assim como a revenda de produtos, a revenda de roupas e acessórios também está entre os melhores negócios com pouco investimento e retorno rápido.

No segmento de vestuário, a flexibilidade pode ser ainda maior, uma vez que o volume mínimo de compras pode ser reduzido.

Dessa forma, o empreendedor pode adquirir a quantidade de roupas e acessórios que caiba em seu orçamento inicial.

Continua após a publicidade

Muitas pessoas, inclusive, investem em uma atuação individual, comprando as peças em atacado, para revender no comércio.

Essa alternativa possui grandes chances de retorno rápido, não apenas pelas vendas diretas, com lucro integral, mas também pela procura do público.

O nicho de vestuário é um dos mais populares para novas empresas, especialmente aquelas que seguem as tendências do mercado para reproduzir as demandas dos clientes.

Com isso, procurar mercadorias com bom custo-benefício e com chances consideráveis de saída pode colaborar para o retorno do investimento.

Continua após a publicidade

Ainda, existe a possibilidade de segmentar a atuação, escolhendo diferentes modelos de roupas e acessórios para cada grupo, como:

  • mulheres;
  • homens;
  • crianças;
  • roupas de banho;
  • peças específicas.

Por isso, também se apresenta como uma ideia atrativa de negócios com pouco investimento e retorno rápido.

3. Revenda de lingeries

A possibilidade de segmentar o nicho de revenda de roupas traz algumas opções mais populares, como as lingeries.

As peças íntimas femininas estão entre as mercadorias mais vendidas do mercado, e conquistam diferentes tipos de mulheres.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, também se apresentam como uma alternativa atrativa para quem deseja abrir uma empresa com pouco investimento.

Diversas empresas de lingerie disponibilizam planos de parcerias para revenda, com uma dinâmica distinta.

Isso faz com que o acesso aos produtos seja ainda mais simples, em troca de um pagamento acessível.

Inclusive, a assinatura para revender lingeries oficialmente também pode acompanhar consultoria profissional, uma auxílio adicional para iniciantes.

Ainda, as chances de ir até os clientes, movimentação comum entre vendas de lingeries, é um diferencial que auxilia no retorno dos lucros.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a ideia não apenas é acessível, com possibilidade de retorno rápido, como também é vantajosa para parceiros que buscam uma renda extra e, eventualmente, expandir a própria atuação para públicos maiores, com orientação profissional.

4. Delivery de alimentação

Um dos negócios com pouco investimento e retorno rápido que mais se popularizaram nos últimos tempos foi o delivery de alimentação.

Esse segmento cresceu, principalmente, por conta da pandemia de coronavírus, vivenciada em 2020, que exigiu o distanciamento social.

Embora tenha causado a falência de diversos estabelecimentos do ramo alimentício, por outro lado também trouxe a possibilidade de inovação no setor, por meio da entrega de pedidos, em vez do consumo presencial.

Continua após a publicidade

Com isso, uma nova categoria de restaurantes e comércios alimentícios surgiu, o delivery.

A entrega de encomendas já é uma prática adotada por diversos empreendimentos, mas, com essa forma de atuação, não existe a necessidade de um local de consumo físico.

Em outras palavras, os clientes contam apenas com a opção de pedir sua comida e recebê-la em casa.

Para o público, não existem mudanças significativas, uma vez que muitos já optam por solicitar seus pedidos para entrega.

No entanto, para os empreendedores, é possível ter uma redução significativa nos custos, além de ser um dos melhores negócios com pouco investimento e retorno rápido.

Continua após a publicidade

A produção dos pedidos pode ser feita em um local reduzido, como a própria residência do empreendedor, desde que possua todas as certificações de segurança.

Além disso, a entrega também é mais prática, feita por entregadores de aplicativos parceiros ou contratados diretamente para trabalho freelancer, por exemplo.

Dessa forma, existe a possibilidade de abrir um negócio de alimentação, com menos investimento, porém com chance de rápido retorno.

Uma vez que o comércio tem um público consolidado, tornando-se possível ter lucros consideráveis, atuando em um ramo popular, mas sem todos os custos iniciais de um estabelecimento convencional.

Continua após a publicidade

5. Serviços de beleza

Enquanto isso, os serviços de beleza também compõem uma alternativa interessante para quem deseja ter um negócio formal, mas com pouco investimento.

Diversos autônomos e profissionais informais já trabalham com esse segmento, como:

  • cabeleireiros;
  • manicures e pedicures;
  • massagistas;
  • maquiadores;
  • depiladores;
  • esteticistas.

Nesse caso, transformar os serviços em um negócio formal permite não apenas ter benefícios comerciais, como também potencializar as chances de retorno.

Diversos locais de atendimento começam com um espaço mais informal, como em residências ou a domicílio.

Assim, o aporte inicial necessário para iniciar os atendimentos se converte em equipamentos e utensílios para os serviços.

Continua após a publicidade

Conforme o profissional conquista o público, pode expandir seu negócio, obter um local físico e outros diferenciais para seu estabelecimento.

Contudo, isso não é uma necessidade para começar os trabalhos, e para quem quer uma renda extra, também se converte em uma possibilidade de dinheiro adicional.

Para profissionais sem muitos conhecimentos, cursos de especialização também são acessíveis, permitindo iniciar um negócio do zero com baixo custo.

6. Marketing de afiliados

Na internet, um dos maiores negócios com pouco investimento e retorno rápido disponíveis é o marketing de afiliados.

Continua após a publicidade

Essa possibilidade permite que os usuários vendam produtos de terceiros, por meio de links personalizados, ganhando uma porcentagem de comissão a cada transação.

Nesse caso, não é preciso ter o produto, a plataforma ou mesmo um método de venda próprio, sendo tudo disponibilizado pelo programa de afiliados.

A atuação do usuário dependerá unicamente da sua divulgação e capacidade de finalizar as vendas, recebendo as comissões conforme as vendas.

Na relação de custo-benefício para iniciantes, o marketing de afiliados é um dos melhores para ter retorno rápido.

Continua após a publicidade

Isso porque a comissão é enviada diretamente para o vendedor, que não possui despesas de manutenção do produto ou da plataforma, por exemplo.

Ainda, muitos sites oferecem cadastro gratuito, sem custos para que o afiliado comece a trabalhar.

Embora o marketing de conteúdo seja um dos mercados mais concorridos na atualidade, as chances de ter um negócio virtual bem-sucedido e com retorno rápido são consideráveis.

Vale mencionar que os gastos iniciais também são acessíveis, sendo apenas dos equipamentos de vendas, como internet e computador.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, atuar no marketing de afiliados pode ser atrativo para empreendedores digitais.

7. Consultoria e prestação de serviços

Por fim, uma alternativa de negócios com pouco investimento e retorno rápido é atuar com consultoria ou prestação de serviços.

Essa é a situação atual de muitos profissionais autônomos ou independentes, que oferecem seus conhecimentos para os clientes de maneira informal.

Contudo, existe a chance de transformar essa prestação de serviços em um comércio formal, como, por exemplo, pela abertura de um registro de MEI.

Dessa forma, os únicos custos seriam os de especialização prévia do profissional, para ser capaz de executar o serviço adequadamente.

Continua após a publicidade

Por exemplo, pessoas formadas em assuntos financeiros, como Contabilidade, podem se tornar prestadores de serviço de consultoria na área.

Uma vez que já existe o conhecimento prévio, os custos seriam mínimos em relação ao que é necessário.

Em contrapartida, os retornos podem ser significativos, pois a consultoria é uma relação direta entre o profissional e seu cliente, sem despesas intermediárias.

Uma vez que o serviço aumentar, é possível investir em outros domínios, estabelecimentos ou diferentes locais de atendimento.

Continua após a publicidade

Assim, o negócio se torna ainda mais profissional e lucrativo, com um aporte inicial consideravelmente baixo, em um primeiro momento.

Cuidados na hora de investir nesse tipo de negócio

Por outro lado, apesar de existirem diversos negócios com pouco investimento e retorno rápido, ainda é necessário ter alguns cuidados na hora de desenvolver algum desses empreendimentos.

Isso porque assim como fatores variáveis podem influenciar positivamente nos lucros, é preciso se atentar para outras considerações, evitando prejuízos.

Confira os principais cuidados antes de ter um empreendimento:

Alinhe as expectativas

Embora os negócios com pouco investimento e retorno rápido realmente apresentem chances consideráveis de lucros em menos tempo de atuação, é importante que o empreendedor alinhe suas expectativas.

Continua após a publicidade

Isso significa ter em mente as possibilidades de ganhos, mas também de prejuízos, sabendo que existem etapas fundamentais para consolidar o seu comércio, como, por exemplo:

  • estudo de mercado;
  • especializações e atualizações constantes;
  • parcerias;
  • variação de vendas.

Assim, alinhar as expectativas é uma maneira de lidar com essa volatilidade, para administrar os erros e transformá-los em conhecimento.

Determine seus objetivos

Mesmo empreendimentos mais informais precisam ter objetivos bem determinados, para auxiliar no retorno rápido e na redução de custos durante a atuação.

Por exemplo, qual é a média desejada de rentabilidade para o seu negócio? Quanto você pretende alcançar em determinado período?

Continua após a publicidade

Essas perguntas podem ajudar a estabelecer suas metas com mais facilidade, e, assim, guiar seu empreendimento de acordo com esses propósitos.

Assim, o negócio não ficará operando sem um objetivo claro, e poderá expandir seus resultados por meio de uma organização mais concreta.

Estude o mercado

Um dos cuidados necessários para ter bons negócios com pouco investimento e retorno rápido é estudar o mercado.

Afinal, a maior parte dos resultados dos estabelecimentos dependem do seu público.

Por esse motivo, iniciar um empreendimento sem conhecer os clientes e o mercado onde se atua pode prejudicar os retornos.

Continua após a publicidade

Além disso, existem práticas mais profissionais que podem ajudar a entender o comportamento do público, como a análise SWOT.

Com ela, é possível destacar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de qualquer negócio, por exemplo.

Assim, você poderá ter um apoio mais concreto ao conhecer o mercado onde deseja trabalhar, para ter bons retornos com um aporte inicial acessível.

Veja também a nossa calculadora de preço de venda para saber como precificar os seus produtos!

Continua após a publicidade

Invista em marketing

Por fim, um cuidado para qualquer negócio, seja ele de menor ou maior investimento, é ter um marketing bem desenvolvido.

Especialmente nos dias atuais, onde a presença do consumidor na internet é massiva, ter campanhas eficientes de marketing podem ajudar no retorno mais rápido.

Além disso, existem técnicas de publicidade que também são gratuitas, como anúncios em redes sociais e integração com lojas virtuais, por exemplo.

Dessa forma, o negócio continua com um baixo investimento, porém ampliando as chances de rápido retorno nessas condições.

Continua após a publicidade

Vale a pena apostar em negócios com pouco investimento e retorno rápido?

Muitas pessoas possuem o sonho de ter o próprio empreendimento ou buscam uma maneira de ter renda extra. Nesse caso, os negócios com pouco investimento e retorno rápido se apresentam como uma alternativa atrativa.

Afinal, trata-se de estabelecimentos formais, com prestações de serviços e possibilidade de vendas mais acessíveis para iniciantes, com um melhor custo-benefício.

Além disso, o mercado traz diversas oportunidades de comércio para quem tem esse objetivo, principalmente com o impacto das pequenas empresas no mercado nacional.

Por esse motivo, vale a pena considerar essa opção de empreendimento ao iniciar uma nova jornada comercial.

Continua após a publicidade

Contudo, existem alguns pontos de cuidado a considerar, como o mercado onde se atua e os objetivos.

Assim como negócios com pouco investimento e retorno rápido são atrativos, eles também podem ser competitivos.

Isso porque sua acessibilidade também o torna interessante para um grande número de empreendedores que estão começando.

No entanto, com uma organização mais concreta e conhecimento de nicho, é possível alcançar resultados positivos em pouco tempo, com negócios mais simples e acessíveis.

Por isso, vale a pena apostar nessas ideias, principalmente para transformar atividades informais em comércios formais, com benefícios, metas e possibilidade de expansão.

Perguntas frequentes

  1. O que montar com 3 mil reais?

    Existem diversos negócios com pouco investimento e retorno rápido a partir de R$3 mil. Por exemplo, é possível comprar produtos para revendas, como roupas, lingeries e acessórios, investir em delivery de alimentação ou cursos de marketing de afiliados.

  2. O que vender para ter um retorno rápido?

    A revenda de mercadorias é uma alternativa interessante para retorno rápido, especialmente roupas e acessórios. Além disso, a venda de comidas entregues em casa também podem apresentar lucros em menos tempo, bem como a venda de serviços, como de beleza.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.