Ícone Banner Pagina iDinheiro

Código Editorial

Conheça as diretrizes editoriais que guiam o propósito do iDinheiro.

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Por meio de guias, artigos, ferramentas, matérias factuais ou analíticas, o objetivo de ajudar o consumidor deve sempre prevalecer. Não temos o objetivo de convencer, fazer propaganda ou defender um ponto de vista. Buscamos organizar de forma simples e completa as informações sobre os serviços financeiros e opiniões de especialistas, produzindo conhecimento sobre os temas.

Para garantir que esses valores estejam presentes de maneira consistente em todas as nossas atividades, práticas e operações, os princípios destacados abaixo devem estar sempre conosco e serem respeitados.

Acreditamos que transparência, correção e cuidado são fundamentais para cumprirmos nossa missão. Por isso, descrevemos a seguir os princípios que buscam estabelecer nosso compromisso editorial:

1. Consumidor em primeiro lugar.

Ajudar você é a prioridade do iDinheiro. Assim, as decisões editoriais relacionadas ao iDinheiro são independentes de objetivos comerciais de quaisquer outros negócios do grupo. Nunca produziremos conteúdos patrocinados e nosso time comercial é separado do time de conteúdo.

Da mesma forma, em cada etapa de planejamento, redação, revisão, diagramação e publicação de cada artigo, todos os profissionais envolvidos compartilham do mesmo objetivo, a fim de que toda a experiência iDinheiro preserve, sobretudo, os interesses do nosso consumidor.

Também nos responsabilizamos por garantir, além do conteúdo, a evolução constante do design do site, das ferramentas e dos serviços disponibilizados, com a intenção de prover experiências de uso simples, objetivas e relevantes.

2. Isenção

Ser 100% isentos ou buscar a verdade absoluta são objetivos difíceis de alcançar, há quem os defina como utópicos. Não é do nosso interesse entrar em discussões filosóficas aqui, ou na subjetividade da isenção e verdade, somos simples.

Nosso time faz um esforço consciente para eliminar todos os vieses, crenças e valores pessoais que carregam para produzir o conteúdo mais isento possível para você.

Além disso, não vendemos publicações para instituições financeiras ou qualquer outra, e também não comercializamos qualquer favorecimento a quaisquer empresas em guias ou comparações que publicamos no site. Você pode entender como ganhamos dinheiro aqui.

Todo o time iDinheiro, bem como os redatores parceiros e especialistas que colaboram com o portal, privilegia sempre a isenção, a partir da informação mais correta, mais completa e mais clara, para que você forme a sua opinião sobre a melhor escolha a ser feita.

Para qualquer conteúdo no qual a opinião de um especialista está sendo livremente expressada e pode atuar de forma persuasiva indicamos como um conteúdo de opinião no começo do artigo.

2.1. Indicação de conteúdos de opinião.

Em busca de oferecer as mais completas informações sobre os serviços financeiros, o iDinheiro também dá espaço para a voz de especialistas com diferentes perspectivas sobre mercado e negócios.

Acreditamos que a pluralidade de opiniões contribui para a democratização da educação financeira. Portanto, temos a responsabilidade de comunicar, de maneira clara, legível e descomplicada, sempre que uma publicação se tratar da opinião pessoal e exclusiva do autor convidado, que pode ser diferente do posicionamento editorial do iDinheiro.

2.2. Compromisso jornalístico.

A responsabilidade na busca pela isenção editorial também está nas práticas jornalística de todo o time, parceiros e especialistas.

Com o objetivo de compartilhar as mais recentes e relevantes informações sobre o que importa para você e seu dinheiro, buscamos sempre fontes públicas ou diretas com as instituições que originaram a informação em primeiro lugar.

Para os casos onde não conseguimos essa fonte direta de dados, cruzamos as informações com várias fontes diferentes para garantir os mais seguros parâmetros de qualidade na apuração da veracidade dos fatos.

Mantemos ainda o compromisso de procurar a máxima agilidade para eventuais revisões e correções nas publicações, e apreciamos a colaboração da comunidade para a identificação de deslizes que possam ocorrer.

3. Responsabilidades

Somos um site que busca oferecer os melhores artigos, guias e ferramentas para que você encontre tudo o que procura, de forma completa, descomplicada e confiável. No entanto, o uso das informações apresentadas no site é de sua inteira responsabilidade.

  • Nenhum conteúdo apresentado constitui aconselhamento financeiro profissional, portanto recomendamos que sempre avaliar as suas circunstâncias para fazer as melhores escolhas.
  • Ainda que procuremos oferecer as mais precisas e atualizadas informações no momento da publicação, infelizmente os preços e taxas podem mudar a qualquer momento. Portanto cheque sempre os valores.
  • Frequentemente linkamos outros sites em nossos artigos, mas não nos responsabilizamos por seu conteúdo.
  • Opiniões expostas em comentários de publicações no site podem não representar nossa opinião.

4. Inclusão e diversidade.

4.1 Diversidade de conteúdo.

Falar de dinheiro, especialmente no Brasil, é considerar as desigualdades socioeconômicas do país a todo instante. Dessa forma, a intenção do iDinheiro de democratizar o acesso a serviços financeiros e à educação financeira passa por buscar oferecer conteúdo relevante a diferentes públicos, de diferentes realidades e com diferentes desafios.

Portanto, encorajamos nossos consumidores a colaborarem sempre com sugestões de novos temas e abordagens ao iDinheiro, a fim de que os assuntos, dúvidas e recomendações sejam capazes de ajudar e facilitar a vida financeira de cada perfil de consumidor.

4.2 Comentários da comunidade.

Um dos espaços mais importantes do iDinheiro são os comentários e discussões que surgem em resposta a cada publicação do site. As colaborações com diversas dúvidas, opiniões e críticas também enriquecem a democratização do conhecimento.

Para preservar o iDinheiro como um espaço saudável e respeitoso para essas trocas, reservamos aos nossos editores-chefes a prerrogativa de moderação dos comentários feitos e a eventual remoção daqueles que contenham discursos de ódio ou mensagens com a intenção de constranger, humilhar ou incentivar o ataque ou violência a uma pessoa ou grupo de pessoas com base em raça, etnia, nacionalidade, sexo, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, religião, deficiências ou doenças.

5. Privacidade

Quando o assunto é dinheiro, a relevância da privacidade é ainda mais especial, e isso se estende ao nosso compromisso no iDinheiro.

Nenhum dado pessoal individual sobre usuários (como nome ou detalhes de contato, por exemplo) poderá ser compartilhado ou comercializado com terceiros, nem mesmo com outros negócios do grupo ao qual pertence o iDinheiro, sem que haja a autorização dos editores-chefes e o consentimento expresso do usuário.

As únicas informações que poderão ser usadas são dados agregados e/ou anonimizados (ou seja, consolidados, não individualizados e não identificados)  a respeito do comportamento do usuário, com o intuito de se buscarem melhorias de experiência no site e demais canais do iDinheiro.

Além desses tópicos, também consideramos importante esclarecer ainda as formas pelas quais o iDinheiro é monetizado, ou seja, como ganhamos dinheiro com o portal. Para que você saiba tudo em detalhes sobre o assunto, consulte nosso artigo Como o iDinheiro ganha dinheiro.

Estabelecidas essas diretrizes, nós esperamos que a sua experiência se informando e se atualizando conosco seja a mais completa e enriquecedora possível. Quaisquer dúvidas ou sugestões a respeito no nosso Código Editorial, entre em contato conosco.