Calculadora de Diferença entre Datas

Cálculo de Diferença Entre Datas

Data inicial
Data final

Resultado

Descrição Dias
Dias corridos

O que é a diferença entre datas?

Para utilizar corretamente a calculadora de datas, é importante saber como ela pode ser bem aplicada.

Continua após a publicidade

Basicamente, a diferença entre datas é o número corrido de dias que se passaram entre um período, e você pode usar a calculadora de dias para chegar a esse resultado de forma precisa.

Por que é importante usar uma calculadora de dias corridos?

Saber a quantidade de dias corridos entre um intervalo é importante para vários cálculos do cotidiano, trabalhistas, contratuais, legais e de investimentos.

Alguns exemplos, são:

  • dias de vida de uma pessoa;
  • contagem de dias entre datas de início e fim de uma estadia;
  • prazo de vigência de um contrato de prestação de serviço temporária;
  • prazo de notificação de multas e a necessidade de apresentação a Justiça;
  • tempo de aplicação em investimentos de rendimento diário.

Cálculo correto para dias corridos

Antes de mais nada, aprender como usar a calculadora de diferença entre datas irá proporcionar um cálculo correto, mais preciso e objetivo.

Dessa forma, o cálculo correto e a lógica da calculadora de datas é que todos os dias, úteis e não-úteis, são contatos de forma contínua e ininterrupta no período.

Continua após a publicidade

Entender Isso irá facilitar o propósito pelo qual se quer saber o número de dias passados dentro de determinado período. Por exemplo, para o preenchimento de um documento, ou um cálculo do vencimento de um prazo longo.

Nesse sentido, a calculadora também possui recursos para fazer o cálculo sem problemas, mesmo com grande diferença entre as datas do período, evitando erros que podem custar caro. Imagine, por exemplo, perder um prazo de 250 dias para apresentar um recurso na justiça?

Em quais momentos é importante usar a calculadora de datas?

Existem diversas situações onde é importante determinar a diferença entre datas, como já exemplificamos anteriormente.

Desde momentos do dia a dia, até ocorrências em ambiente profissional, é fundamental ter acesso à essa ferramenta, e saber como utilizá-la.

Por isso, veja algumas das situações onde vale a pena utilizar a calculadora de diferença entre datas.

Cálculo de férias do trabalho

As férias remuneradas são um direito do trabalhador contratado pelo regime CLT, e, para muitos, trata-se de um momento para descansar e aproveitar uma folga mais longa.

Continua após a publicidade

Por isso, é importante fazer a contagem de dias de férias, o que ajuda no planejamento do funcionário, e também da empresa.

Isso porque, existem várias alternativas, como dividir as férias, estender o período ou mesmo calcular o número de folgas acumuladas.

Nesse caso, com a calculadora de diferença entre datas, o funcionário poderá incluir as datas do período de férias e ter um resultado preciso e rápido sobre o número de dias entre esse período.

Se você desejar calcular outros elementos das suas férias, pode acessar nossas calculadoras e descobrir todos os detalhes sobre esse e outros direitos trabalhistas.

Continua após a publicidade

Número de dias corridos que foram trabalhados

Enquanto isso, algumas situações também podem precisar de um número de dias corridos trabalhados. Pode ser para o preenchimento de um documento, ou para comprovações trabalhistas como no caso de analisar se o trabalhador tem ou não direito ao seguro-desemprego por tempo trabalhado.

Isso também é muito comum no caso de estagiários, por exemplo, que precisam calcular dias e comprovar quantos deles foram trabalhados.

Assim, o empregado pode utilizar a ferramenta de cálculo para ter um resultado preciso, sem precisar contar manualmente.

Preenchimento de contratos e gestão de causas legais (multas)

Como mencionado, calcular o número de dias trabalhados ou corridos dentro de determinado período é fundamental para alguns contratos, especialmente no ambiente empresarial, que necessita de um cálculo preciso para esses documentos.

Por isso, é importante saber usar a calculadora de diferença entre datas, para diminuir as chances de erros e datas discrepantes.

Continua após a publicidade

Em alguns casos mais significativos, essa inexatidão pode levar a consequências sérias para a empresa ou para as partes envolvidas. É o caso de contestações de multas que inicialmente chegam por notificações a e empresa tem alguns dias para apresentar sua defesa.

Para contratar advogados ou preparar o recurso internamente, é fundamental saber qual a data final do prazo em dias corridos, permitindo assim, que a empresa se organize para não ter o prejuízo de uma multa indevida.

Assim, uma ferramenta de cálculo exato da diferença entre datas é uma das melhores alternativas para assegurar a regularidade do documento.

Planejamento de estadias e despesas com viagens

Enquanto isso, calcular a diferença entre datas também é importante no cotidiano. Por exemplo, no momento de realizar algum planejamento no futuro. 

Continua após a publicidade

Durante viagens ou férias, saber quantos dias corridos se passam dentro de determinado período ajuda a ter uma organização mais completa. Isso proporcionará um maior controle da situação, além de se preparar para eventuais contratempos.

Viajantes para alguns países da Europa podem precisar apresentar uma quantia em Euros por dia de viagem, garantindo para o controle de fronteiras que o passeio está seguro e com o objetivo de lazer. Nada melhor do que uma calculadora de dias corridos para confirmar o quanto você precisa provisionar, certo?

Operações financeiras

Ou mesmo em questões financeiras, como um investimento ou poupança. Saber a diferença entre datas auxilia em um melhor controle das finanças.

Por exemplo, para saber quanto tempo precisará poupar para atingir determinado valor, ou quantos dias o investimento ficará ativo.

Continua após a publicidade

Essas e outras praticidades são disponíveis conhecendo a diferença entre datas, e a ferramenta de calculadora proporciona resultados rápidos e práticos para qualquer situação.

Como usar a calculadora de diferença entre datas?

Por fim, depois de entender mais sobre a importância de um cálculo preciso e rápido, chegou o momento de aprender como usar a calculadora de diferença entre datas.

calculadora de dias corridos
Calculadora iDinheiro de dias corridos

Assim como seu conceito, a ferramenta é intuitiva e de fácil utilização. Aqui vai o passo a passo:

  • Preencha a data inicial e final na calculadora de dias corridos;
  • Clique em Calcular para acionar a calculadora de diferença entre datas;
  • Use o comando Limpar para tirar as informações armazenadas e fazer um novo cálculo de dias corridos.

Ou seja, basta conhecer a data inicial e a data final do período no qual quer se descobrir a diferença.

Dessa forma, o sistema irá fazer a contabilização dos dias corridos que passaram entre essas duas datas.

Um diferencial da ferramenta é que ela permite grandes faixas de período, além de datas do futuro, não apenas datas que já passaram.

Dúvidas frequentes sobre a calculadora de diferença entre datas

Qual o formato da data a ser preenchida na calculadora de dias corridos?

dd/mm/aaaa, que significa dia, mês e ano, sendo os primeiros com dois dígitos e o último com quatro dígitos.

O que o resultado da calculadora de diferença entre datas aponta?

O resultado indica quantos dias corridos existem entre a data inicial e a final registrada na calculadora. Ou seja, quantos dias, na sequência, se passaram ou vão passar no período estipulado para a pesquisa.

Continua após a publicidade