Simulador de Empréstimo
Anúncio ADS
Empréstimo online EasyCrédito
Processo 100% online
Conta digital Sofisa Direto
Investimento por liquidez diária a partir de 110% CDI
Anúncio ADS
Sobre esta calculadora
Escrito porAmanda Gusmão
Supervisora de Conteúdo B2C
Texto atualizado em:
Cálculo atualizado em 07/06/2024 para incluir informações adicionais de anos, meses e semanas, além dos dias corridos e o feriado nacional de 20 de novembro.
Nossa calculadora considera a diferença entre duas datas no calendário, excluindo deliberadamente a data final no cálculo. Isso significa que o resultado não incluirá o último dia no intervalo calculado. Os resultados apresentados têm caráter informativo e educacional, e não são válidos legalmente.
Referências utilizadas
Como usar a calculadora de diferença entre datas?
- Preencha a data inicial e final na calculadora de dias corridos;
- Clique em Calcular para acionar a calculadora de diferença entre datas;
- Use o comando Limpar para tirar as informações armazenadas e fazer um novo cálculo de dias corridos.
Ou seja, basta conhecer a data inicial e a data final do período no qual quer se descobrir a diferença. Dessa forma, o sistema irá fazer a contabilização dos dias corridos que passaram entre essas duas datas.
Um diferencial da ferramenta é que ela permite grandes faixas de período e datas futuras. Experimente!
Qual o cálculo correto do intervalo de dias entre duas datas?
O cálculo correto e a lógica da calculadora de datas é que todos os dias, úteis e não-úteis, são contatos de forma contínua e ininterrupta no período.
Entender isso irá facilitar o propósito pelo qual se quer saber o número de dias passados dentro de determinado período. Por exemplo, para o preenchimento de um documento, ou um cálculo do vencimento de um prazo longo.
Nesse sentido, a calculadora também possui recursos para fazer o cálculo sem problemas, mesmo com grande diferença entre as datas do período, evitando erros que podem custar caro. Imagine, por exemplo, perder um prazo de 250 dias para apresentar um recurso na justiça?
Anos bissextos
O que é a diferença entre datas?
Para utilizar corretamente a calculadora de datas, é importante saber como ela pode ser bem aplicada. Basicamente, a diferença entre datas é o número corrido de dias que se passaram entre um período, e você pode usar a calculadora de dias para chegar a esse resultado de forma rápida e precisa.
Por que é importante usar uma calculadora de dias corridos?
Saber a quantidade de dias corridos entre um intervalo de tempo é importante para vários cálculos do cotidiano, trabalhistas, contratuais, legais e de investimentos.
Alguns exemplos, são:
- Dias de vida de uma pessoa;
- Contagem de dias entre datas de início e fim de uma estadia;
- Prazo de vigência de um contrato de prestação de serviço temporária;
- Prazo de notificação de multas e a necessidade de apresentação a Justiça;
- Tempo de aplicação em investimentos de rendimento diário.
Exemplos de uso da calculadora de dias
Existem diversas situações onde é importante determinar a diferença entre datas, como já exemplificamos anteriormente. Desde momentos do dia a dia, até ocorrências em ambiente profissional.
Cálculo de férias do trabalho
As férias remuneradas são um direito do trabalhador contratado pelo regime CLT, e, para muitos, trata-se de um momento para descansar e aproveitar uma folga mais longa.
Por isso, é importante fazer a contagem de dias de férias, o que ajuda no planejamento do funcionário, e também da empresa.
Isso porque, existem várias alternativas, como dividir as férias, estender o período ou mesmo calcular o número de folgas acumuladas.
Nesse caso, com a calculadora de diferença entre datas, o funcionário poderá incluir as datas do período de férias e ter um resultado preciso e rápido sobre o número de dias entre esse período.
Se você desejar calcular outros elementos das suas férias, pode acessar nossas calculadoras e descobrir todos os detalhes sobre esse e outros direitos trabalhistas.
Número de dias corridos que foram trabalhados
Enquanto isso, algumas situações também podem precisar de um número de dias corridos trabalhados. Pode ser para o preenchimento de um documento, ou para comprovações trabalhistas como no caso de analisar se o trabalhador tem ou não direito ao seguro-desemprego por tempo trabalhado.
Isso também é muito comum no caso de estagiários, por exemplo, que precisam calcular dias e comprovar quantos deles foram trabalhados.
Assim, o empregado pode utilizar a ferramenta de cálculo para ter um resultado preciso, sem precisar contar manualmente.
Preenchimento de contratos e gestão de causas legais (multas)
Como mencionado, calcular o número de dias trabalhados ou corridos dentro de determinado período é fundamental para alguns contratos, especialmente no ambiente empresarial, que necessita de um cálculo preciso para esses documentos.
Por isso, é importante saber usar a calculadora de diferença entre datas, para diminuir as chances de erros e datas discrepantes.
Em alguns casos mais significativos, essa inexatidão pode levar a consequências sérias para a empresa ou para as partes envolvidas. É o caso de contestações de multas que inicialmente chegam por notificações a e empresa tem alguns dias para apresentar sua defesa.
Para contratar advogados ou preparar o recurso internamente, é fundamental saber qual a data final do prazo em dias corridos, permitindo assim, que a empresa se organize para não ter o prejuízo de uma multa indevida.
Assim, uma ferramenta de cálculo exato da diferença entre datas é uma das melhores alternativas para assegurar a regularidade do documento.
Planejamento de estadias e despesas com viagens
Enquanto isso, calcular a diferença entre datas também é importante no cotidiano. Por exemplo, no momento de realizar algum planejamento no futuro.
Durante viagens ou férias, saber quantos dias corridos se passam dentro de determinado período ajuda a ter uma organização mais completa. Isso proporcionará um maior controle da situação, além de se preparar para eventuais contratempos.
Viajantes para alguns países da Europa podem precisar apresentar uma quantia em Euros por dia de viagem, garantindo para o controle de fronteiras que o passeio está seguro e com o objetivo de lazer. Nada melhor do que uma calculadora de dias corridos para confirmar o quanto você precisa provisionar, certo?
Operações financeiras
Ou mesmo em questões financeiras, como um investimento ou poupança. Saber a diferença entre datas auxilia em um melhor controle das finanças.
Por exemplo, para saber quanto tempo precisará poupar para atingir determinado valor, ou quantos dias o investimento ficará ativo.
Essas e outras praticidades são disponíveis conhecendo a diferença entre datas, e a ferramenta de calculadora proporciona resultados rápidos e práticos para qualquer situação.
Data de início e fim: como estabelecer prazos corretamente?
Quando precisamos contar um prazo de 60, 90, 120 dias, por exemplo, sempre surge a dúvida se contamos o dia atual ou só a partir do próximo. O ideal, nesses casos, é consultar a lei, regra ou documento relacionado.
Alguns prazos de Processos começam a contagem no primeiro dia útil após a data da publicação. E processos eletrônicos ou físicos podem ser contabilizados diferentemente.
Dúvidas frequentes sobre a calculadora de dias
- Qual o formato da data a ser preenchida na calculadora de dias corridos?
dd/mm/aaaa, que significa dia, mês e ano, sendo os primeiros com dois dígitos e o último com quatro dígitos.
- O que o resultado da calculadora de diferença entre datas aponta?
O resultado indica quantos dias corridos existem entre a data inicial e a final registrada na calculadora. Ou seja, quantos dias, na sequência, se passaram ou vão passar no período estipulado para a pesquisa.
- A calculadora de dias considera os dias não úteis?
O cálculo correto e a lógica da calculadora de datas é que todos os dias, úteis e não-úteis, são contatos de forma contínua e ininterrupta no período.
- O que é dia útil?
Dias úteis são todos aqueles onde o trabalho não está suspenso, com o funcionamento normal dos estabelecimentos de bens e serviços. É o caso de sábados, domingos ou feriados.
- O que é dia corrido?
Dias corridos são caracterizados por serem contínuos e não serem suspensos em dias não-úteis, como os sábados, domingos e outros dias que não sejam considerados úteis, como feriados.
Escrito por Amanda Gusmão - Supervisora de Conteúdo B2C
Cursou Administração de Empresas e Empreendedorismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e é graduanda em Marketing Digital pela Faculdade Anhanguera. No mercado financeiro atuou como gestora de contas, orientadora financeira e de investimentos no Banco Itaú, com experiências de gestão anteriores no setor da aviação civil e Tecnologia da Informação. Desde 2008 trabalha com marketing de conteúdo, em especial na área de finanças pessoais e administração. No iDinheiro supervisiona o time de conteúdo B2C (Business to Consumer), Jornalismo, PR e Comunicação Interna.