Como empreender com pouco dinheiro? Veja 10 ideias para testar em 2022!

Quer aprender como empreender com pouco dinheiro? Conheça 10 ideias de negócio para colocar em prática e abrir seu negócio!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Aprender como empreender com pouco dinheiro pode ser a solução para quem sonha com o próprio negócio, mas não possui um alto valor de investimento inicial.

Embora abrir uma empresa possa parecer uma realidade distante para inúmeros brasileiros que desejam trabalhar de forma independente, alternativas mais acessíveis podem ser boas alternativas para aqueles que buscam qual o melhor negócio para investir com pouco dinheiro.

Continua após a publicidade

Além disso, o panorama que o mercado enfrentou, com a pandemia de coronavírus, pode ter sido um fator de desmotivação para algumas pessoas.

No entanto, opções criativas e diferenciadas aqueceram o cenário econômico brasileiro, e nunca houve tantos novos empreendedores quanto nos últimos anos.

Continua após a publicidade

É o que diz o relatório sobre empreendedorismo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil em parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com informações divulgadas pelo portal G1, o número de empreendedores que abriram um CNPJ cresceu de 26% para 44% em 2020, a maior alta em quatro anos.

E cada vez mais brasileiros estão motivados a ter o próprio negócio, chegando a 50 milhões o número de interessados em se formalizar de maneira autônoma nos próximos 3 anos.

Assim, para quem deseja ser parte dessa estatística e abrir o próprio negócio, mas não sabe como investir tendo poucos recursos, vale a pena conhecer algumas formas de como empreender com pouco dinheiro.

Continua após a publicidade

Confira 10 ideias que separamos para quem quer ter uma empresa gastando menos de R$1.000,00:

  1. Alimentação
  2. Beleza
  3. Revenda
  4. Artesanato e costura
  5. Infoprodutos
  6. Marketing digital
  7. Aulas particulares
  8. Consultorias e mentorias
  9. Freelancer
  10. Fotografia

Continue acompanhando e veja dicas para saber como empreender com pouco dinheiro!

10 ideias para empreender com pouco dinheiro em 2022

Começar o próprio negócio pode ser custoso para muitas pessoas, principalmente quando não existe uma alta margem de investimento inicial.

No entanto, existem alternativas de como empreender com pouco dinheiro e ter chances de sucesso no mercado.

Por outro lado, é importante que o empreendedor tenha em mente que grande parte das ideias para o próprio negócio começam de maneira mais simples.

Continua após a publicidade

Para quem deseja ter uma empresa formal, com estabelecimento comercial e outros requisitos, o valor de investimento será consideravelmente mais alto.

No entanto, há algumas possibilidades, que já listamos no iDinheiro, para quem busca oportunidades de negócios lucrativos, que são mais acessíveis, e podem custar menos de R$1.000,00 em sua aplicação inicial, com chances de retorno nos primeiros meses.

Assim, vale a pena conferir como empreender com pouco dinheiro a partir das ideias que separamos abaixo. Veja mais detalhes sobre 10 propostas que podem ser interessantes para começar uma empresa gastando menos:

1. Alimentação

O ramo de alimentação é uma das áreas mais abrangentes do mercado, e, por isso, traz diversas possibilidades para quem busca aprender como empreender com pouco dinheiro.

Continua após a publicidade

Em um primeiro momento, é comum que diversos empreendedores iniciantes associem a área de alimentação com estabelecimentos como restaurantes, por exemplo.

No entanto, desenvolver uma empresa como essa pode demandar um maior investimento, e existem alternativas mais baratas para começar em casa.

Por exemplo, é possível criar negócios de alimentação saudável, fazendo marmitas fitness para pessoas que não tem tempo de cozinhar, mas desejam comer bem. No dia a dia, essa é uma das ideias para empreender que mais fazem sucesso no segmento.

Além disso, marmitas específicas, como comidas típicas, também são uma sugestão interessante.

No ramo de doces, diversas empresas começaram produzindo em casa, com ideias inovadoras e criativas que conquistam os clientes, como brigadeiros gourmet e doces caseiros.

Continua após a publicidade

Para começar a empreender no ramo alimentício, é possível gastar uma pequena quantidade para adquirir os ingredientes, e produzir até aumentar o faturamento gradativamente.

2. Beleza

O mesmo se aplica para o ramo da beleza, que continua em alta, sendo um dos mais tradicionais e procurados pelos consumidores.

Não é preciso possuir um salão de beleza completo para trabalhar no próprio negócio. É possível iniciar em casa, por exemplo, com atendimentos a domicílio, oferecendo serviços de:

  • manicure;
  • pedicure;
  • maquiagem;
  • massagem;
  • corte e hidratação de cabelo;
  • depilação;
  • tratamentos de pele.

Para quem quer saber como empreender com pouco dinheiro e alcançar a independência profissional, existem diversos cursos de beleza acessíveis, o que permite realizar esses procedimentos de forma qualificada.

Continua após a publicidade

3. Revenda

Pessoas que trabalham com revenda também podem começar a empreender gastando pouco.

Essa atividade realiza o intermédio entre o fabricante e o consumidor final, mas também pode ser desenvolvido por meio de outros consultores, que contratam vendedoras terceirizadas e tornam o serviço mais acessível.

Esta é uma ideia interessante para iniciar o próprio negócio, pois não existe necessidade de adquirir, de fato, as peças revendidas. Além disso, o lucro repassado para a revendedora permite pegar ainda mais mercadorias, e expandir o negócio.

Eventualmente, existe a possibilidade de começar a própria loja, por exemplo, e começar a intermediar os produtos direto com o fabricante, aumentando o repasse financeiro.

Além disso, outro ponto positivo das revendas é a diversidade de produtos, como:

  • roupas;
  • lingeries e biquínis;
  • sapatos;
  • perfumaria;
  • joias e semijoias;
  • acessórios.

Assim, o revendedor pode trabalhar com diferentes produtos e ampliar seu catálogo.

4. Artesanato e costura

O ramo de artesanato e costura também é uma área popular, mas ideal para quem busca como empreender com pouco dinheiro.

Continua após a publicidade

Isso porque o investimento é relativamente baixo, se concentrando nos equipamentos e ferramentas utilizados.

Para pessoas que já possuem habilidades de artesanato ou costura, se torna ainda mais simples iniciar um negócio nesse ramo.

Enquanto isso, existem diversos cursos e tutoriais, inclusive gratuitos, na internet, para ensinar formas variadas de produzir e arrumar peças.

Ainda, essa é uma das ideias para empreender que requer criatividade, para que o negócio possa se destacar no mercado por sua originalidade.

Para quem quer começar gastando ainda menos, é possível oferecer seus serviços de consertos, por exemplo, conquistando os clientes com pequenos reparos, para, então, passar a criar peças novas.

Continua após a publicidade

5. Infoprodutos

O mercado de infoprodutos também cresceu consideravelmente nos últimos anos, e configura uma boa alternativa para empreender com pouco dinheiro.

Isso porque existe mais de uma possibilidade para essa área, como:

  • produzir os próprios produtos digitais;
  • trabalhar como afiliado;

Dessa forma, o empreendedor tem a opção de divulgar seus próprios conteúdos, ou revender conteúdos de terceiros, sem a necessidade de produção.

Além disso, todo o processo é feito pela internet, diminuindo consideravelmente os custos de investimento. Com um computador e acesso à internet, por exemplo, já é possível começar um negócio de infoprodutos.

6. Marketing digital

Assim como os infoprodutos, a área de marketing digital também está se consolidando fortemente no mercado.

Continua após a publicidade

Com a popularização da internet, a presença online vem se tornado cada vez mais relevante para usuários e empresas.

Desse modo, existem diversas possibilidades de trabalho nesse segmento, incluindo:

  • publicidade;
  • campanhas estratégicas;
  • otimização de visualizações;
  • produção de conteúdo;
  • construção de identidade virtual.

A área de marketing digital oferece cada vez mais alternativas para quem deseja trabalhar no ramo e empreender com pouco dinheiro.

No entanto, é importante que o profissional tenha certos conhecimentos mais específicos, pois o segmento é competitivo e demanda algumas qualificações.

Contudo, também existem cursos online, muitos gratuitos, para especializações, possibilitando a atuação no marketing digital.

Continua após a publicidade

7. Aulas particulares

Para quem deseja aprender como empreender com pouco dinheiro e possui algum conhecimento, dar aulas particulares pode ser uma ótima alternativa.

É possível iniciar um negócio com pouco investimento, como materiais de ensino. Em muitos casos, o tutor realiza as orientações pela internet, diminuindo ainda mais os gastos.

Além disso, não é necessário apresentar formações profissionais para dar aulas particulares. Embora seja um diferencial, qualquer pessoa que tenha conhecimentos específicos sobre determinado assunto pode ensinar.

Com o tempo, existe a possibilidade de ampliar o número de clientes, exercendo um serviço de qualidade na área de ensino.

Continua após a publicidade

Assim, o profissional pode expandir seu negócio e transformá-lo em um empreendimento de fato.

8. Consultorias e mentorias

Da mesma forma que as aulas particulares, a área de consultorias e mentorias também apresenta forte influência no mercado, e pode ser uma opção interessante para começar o próprio negócio.

Apesar de não apresentar diferenças significativas entre mentoria e ensino, as aulas particulares costumam ser voltadas para matérias de ensino mais convencionais.

Enquanto isso, como profissional, é possível oferecer consultorias na sua área de especialização.

É comum que muitas pessoas fiquem desempregadas e procurem alternativas, como empreender com pouco dinheiro, por exemplo. 

Nesse caso, pode oferecer seus conhecimentos e habilidades em determinada profissão, realizando mentorias para outros profissionais.

Continua após a publicidade

Muitos negócios de sucesso no ramo de consultoria começam com baixo investimento, uma vez que as atividades podem ser feitas pelo computador.

9. Freelancer

Para quem deseja empreender com pouco dinheiro, tornar-se um freelancer também é uma opção atrativa.

Esses profissionais independentes oferecem serviços sem contrato de trabalho, o que permite uma relação mais autônoma e simples entre contratante e contratado.

Além disso, a área está se popularizando, especialmente em segmentos como marketing digital e computação.

Continua após a publicidade

Dessa forma, é possível começar com alguns clientes, e expandir até desenvolver uma empresa própria, por exemplo.

Ainda, muitos freelancers podem começar apenas com um computador e acesso à internet, com baixo investimento inicial.

10. Fotografia

Por fim, para quem quer aprender como empreender com pouco dinheiro e atividades práticas, a fotografia é um segmento de influência no mercado.

Entre as alternativas mencionadas, esta área pode demandar um valor de investimento relativamente maior, por conta dos equipamentos necessários.

Continua após a publicidade

No entanto, com diversas opções de smartphones e câmeras de qualidade, pessoas que gostam de fotografia podem começar com um celular, por exemplo.

Para se destacar nesse mercado, é importante procurar se especializar em técnicas e qualificações profissionais.

Além disso, o fotógrafo também pode atuar em diferentes nichos, de acordo com suas afiliações e preferências.

Dessa forma, será possível conquistar mais clientes e montar um negócio gastando pouco.

Qual comércio abrir com pouco dinheiro?

Abrir um comércio é uma atividade que demanda certo investimento, mas algumas atividades podem apresentar um melhor custo-benefício para quem se interessa por qual o melhor negócio para investir com pouco dinheiro.

Continua após a publicidade

Antes de mais nada, é importante definir o tamanho do comércio e detalhes como localização, se existirá um estabelecimento comercial e qual o nicho de atuação.

Desse modo, o empreendedor poderá ter uma ideia mais sólida sobre o valor necessário para ter seu próprio negócio comercial.

Algumas ideias para empreender que podem demandar um menor investimento são:

  • loja virtual, sem estabelecimento físico;
  • comércio de roupas e sapatos;
  • ramo alimentício, como entrega de comida;
  • artesanato e produtos personalizados sob encomenda;
  • franquias.

O custo de cada comércio pode variar de acordo com fatores como segmento, demandas e produção. No entanto, algumas ideias podem se tornar empresas bem-sucedidas gastando pouco dinheiro.

4 dicas de como empreender com pouco dinheiro

Por fim, depois de aprender algumas ideias para empreender, chegou o momento de conferir algumas dicas de como empreender com pouco dinheiro.

Continua após a publicidade

Além da ideia inicial, também é fundamental que o empreendedor se atente para outros fatores que podem influenciar as chances de sucesso para o seu negócio.

Por isso, vale a pena conhecer recomendações que podem fazer a diferença. Veja 4 dicas que separamos para te ajudar a empreender com pouco dinheiro!

1. Escolha o modelo de negócios mais adequado para a sua realidade

Em um primeiro momento, é importante que o empreendedor tenha conhecimento da própria realidade, e saiba escolher um modelo de negócio que seja adequado.

Mesmo que possua uma ideia de empreendimento, ela pode não ser a mais indicada para o ambiente onde o profissional irá atuar.

Continua após a publicidade

Por exemplo, um local com diversos estabelecimentos alimentícios pode apresentar maior concorrência nesse segmento.

Ou, ainda, caso o seu público seja mais adulto ou da terceira idade, pode não se adaptar aos empreendimentos digitais.

Nesse caso, realizar um estudo da realidade onde o negócio está inserido ajuda a potencializar as chances de sucesso.

2. Estude o seu público-alvo e o mercado onde atuará

Outra recomendação para quem está pesquisando sobre qual o melhor negócio para investir com pouco dinheiro é estudar também o público-alvo e o mercado onde o seu empreendimento irá atuar.

Isso não apenas permitirá uma visão mais concreta da realidade, como também possibilitará ao empreendedor desenvolver a sua ideia da melhor maneira possível.

Continua após a publicidade

Para um negócio ser bem-sucedido, é fundamental que ele ofereça ao seu público o que ele procura na área.

Assim, mesmo que um segmento pareça promissor, o empreendedor deverá aprimorar o seu negócio para atender aos clientes.

E isso só é possível ao estudar o público-alvo, entender suas demandas e as carências do mercado.

3. Faça treinamentos e cursos na sua área de atuação

Mesmo para aprender como empreender com pouco dinheiro é necessário se especializar na área de atuação.

Continua após a publicidade

Isso porque, independente do setor onde o negócio atua, o profissional deve oferecer serviços e produtos de qualidade aos clientes, para fidelizá-los e se destacar entre os concorrentes.

Além disso, muitos empreendimentos com baixo custo inicial dependem, quase que exclusivamente, das habilidades do empreendedor.

Por esse motivo, vale a pena procurar treinamentos e cursos de especialização na área de atuação, veja algumas das sugestões de cursos que já listamos no iDinheiro:

Mesmo atividades práticas também podem ser aperfeiçoadas por meio de cursos e conteúdos que auxiliem o empreendedor em sua jornada profissional.

Continua após a publicidade

Com as facilidades da internet, existem diversas alternativas gratuitas e acessíveis, nos mais variados nichos.

Assim, para quem deseja empreender com pouco dinheiro, é importante se tornar um especialista, para atender ao cliente com máxima qualificação.

4. Desenvolva um plano de negócios

Por fim, em termos práticos, mesmo empreendimentos mais baratos, que começam com uma ideia de baixo investimento, precisam de um plano de negócios.

Esse planejamento determina os principais detalhes que a empresa necessita para se solidificar e apresentar previsões concretas para o futuro.

Continua após a publicidade

Assim, mesmo ideias caseiras e negócios mais acessíveis precisam de uma estrutura firme para se desenvolverem.

Com o plano de negócios, o empreendedor poderá determinar fatores como:

  • custo total de investimento;
  • valor necessário de produção;
  • quais as matérias-primas para desenvolver o produto;
  • quem é o público-alvo e quais as suas demandas;
  • previsão de faturamento;
  • despesas e custos fixos e variáveis;
  • indicadores de desempenho.

Em resumo, o plano de negócios é o documento que traça todos os detalhes de atuação do negócio, por mais simples e barato que ele seja.

Dessa forma, é fundamental desenvolver esse planejamento corretamente, para aprender como empreender com pouco dinheiro de maneira bem-sucedida.

Vale a pena empreender com pouco dinheiro? 

Finalmente, mesmo com diferentes ideias e alternativas, muitas pessoas ainda podem questionar se vale a pena aprender como empreender com pouco dinheiro.

Continua após a publicidade

O sonho do próprio negócio pode parecer distante para quem não possui muitos recursos, mas opções diferenciadas mostram que é possível tirar os planos do papel.

As vantagens de empreender com pouco dinheiro são diversas, como, por exemplo, a realização de um objetivo pessoal e a independência financeira.

Diversos empregados buscam maneiras de se desvincular profissionalmente e dar início a uma nova carreira independente, e buscar o empreendedorismo é uma alternativa acessível para essa meta.

Além disso, empreender com pouco dinheiro pode trazer bons resultados no futuro, com um alto faturamento, em comparação ao investimento necessário.

Continua após a publicidade

Afinal, diversas empresas surgem de pequenas ideias, como comércios caseiros, e se tornam negócios de sucesso.

Para pessoas desempregadas, essa alternativa também se apresenta como uma solução financeira para encontrar uma ocupação formal e que pode trazer lucros.

Por outro lado, existem alguns pontos de consideração, como, por exemplo, a concorrência enfrentada no mercado. Dependendo do nicho escolhido, pode ser necessário investir em diferenciais para se consolidar.

Além disso, um baixo orçamento pode não permitir alguns elementos, como um estabelecimento físico. Nesse caso, é importante se atentar para as limitações físicas do negócio, que pode demandar um maior esforço para atender ao público.

No entanto, de modo geral, para quem sonha em ter uma empresa, vale a pena entender qual o melhor negócio para investir com pouco dinheiro, pois os benefícios e as possibilidades são diversas, e podem ajudar novos empreendedores a atingir seus objetivos e ter sucesso no mercado.

Gostou do conteúdo? Então ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para receber outras dicas e novidades do universo financeiro!

Pergunta frequente

  1. Qual comércio abrir com pouco dinheiro?

    Algumas ideias que podem demandar um menor investimento são: loja virtual, sem estabelecimento físico; comércio de roupas e sapatos; ramo alimentício, como entrega de comida; artesanato e produtos personalizados sob encomenda e franquias.

  2. Qual o melhor negócio para começar com pouco dinheiro?

    Algumas ideias para empreender que podem demandar um menor investimento são:
    loja virtual, sem estabelecimento físico; comércio de roupas e sapatos; ramo alimentício, como entrega de comida; artesanato e produtos personalizados sob encomenda; franquias.

  3. Quais os melhores ramos para empreender?

    No geral, as melhores ideias para empreender são aquelas relacionadas aos ramos de comércio, alimentação, produtos personalizados e franquias.

  4. Que tipo de negócio posso abrir com pouco dinheiro?

    As melhores opções para quem deseja como como abrir um negócio com pouco dinheiro são nas áreas de: alimentação, beleza, revenda, artesanato e costura, infoprodutos, marketing digital, aulas particulares, consultorias e mentorias, freelancer e fotografia.

  5. Como empreender com 500 reais?

    Algumas opções de como empreender com pouco dinheiro são: marketing de afiliados, revenda de produtos, aulas particulares, confeitaria, estética, freelancer e fotografia.

Continua após a Publicidade

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.