Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Corretora de Seguros: o guia definitivo para escolher a sua

A escolha de uma corretora de seguros é muito importante para sua estratégia financeira. Veja as informações e dicas práticas que vão ajudar.

lucas proenca
Lucas Proença Estagiário de Conteúdo

O que é mais importante para você, contratar a melhor Corretora de Seguros do Brasil ou, a que atenda suas necessidades financeiras e preste um bom serviço de assistência?

É claro que as duas coisas podem estar reunidas em uma só solução, mas existem critérios gerais que determinam a melhor corretora de seguros do mercado de acordo com cada perfil. Veja alguns dos principais:

Continua após a publicidade

Melhores corretoras de seguros por categoria

ClassificaçãoEmpresaContratate agora
Melhor corretora de seguros onlineMinuto SegurosCote grátis
Maior corretora de seguros do BrasilMarshConheça a corretora
Mais bem avaliada no Reclame AquiMinuto SegurosCote grátis

No entanto, essas categorias, embora estejam entre as mais importantes, não são as únicas que podem guiar a sua escolha.

Por essa razão, fizemos um guia para escolha da corretora de seguros que tem todas as características e diferenciais relevantes para você e, claro, indicamos aquelas que se destacam no mercado. Confira!

Continua após a publicidade

O que é uma corretora de seguros?

O primeiro ponto é entender o que é uma corretora de seguros. Ela é a intermediadora da contratação da proteção oferecida pelas seguradoras aos clientes, ou melhor, segurados.

Porém, para cada tipo de seguro, existem muitas opções e, principalmente, configurações para atender o perfil do segurado.

Pessoas da mesma faixa etária, mas que moram em cidades diferentes, por exemplo, podem ter valores de seguros diferentes.

Isso acontece porque a seguradora cobra por seu serviço de acordo com a possibilidade (ou, risco) de cada cobertura ser acionada.

Continua após a publicidade

Em outras palavras, quanto maior a probabilidade do seguro ser acionado, mais caro ele pode ser.

Dessa forma, a corretora de seguros, que é fiscalizada pela SUSEP, presta uma assessoria na contratação oferecendo as melhores opções ao cliente e, também, fazendo sua devida configuração do plano.

Diferenças entre corretoras de seguros e seguradoras?

Outro ponto importante é a diferença entre corretora de seguros e seguradora. Já deu para entender que uma é a intermediadora enquanto a outra é a prestadora de serviços, certo?

A corretora atua de forma comercial e ganha a partir de comissionamentos sobre as vendas, enquanto as seguradoras são operacionais assegurando seus clientes.

Continua após a publicidade

Na verdade, a seguradora tem duas fontes de ganho:

  • com a venda do seguro, que, obviamente tem uma margem de lucro que torna o negócio viável;
  • com o investimento do fundo de recursos que ela precisa manter para o pagamento das eventuais coberturas acionadas.

Outra diferença está nos produtos que oferecem, já que no caso da corretora de seguros, ela não precisa, necessariamente, trabalhar com exclusividade para uma seguradora.

Vamos entender, então, quais são seus produtos?

Quais produtos a corretora de seguros e seguradora oferecem?

Uma corretora de seguros pode oferecer apólices de diferentes seguradoras e segmentos, ou seja, seguro de carro, imóvel, vida, empresarial e de viagens, por exemplo.

Nesse caso, ela é a representante do cliente e oferece o serviço de consultoria. A partir de suas necessidades e riscos, sugere a melhor opção de coberturas e empresa.

Já a seguradora tem como serviço central assumir as despesas previamente estipuladas, também chamadas de prêmio, caso o produto passível de seguro incorra em um dos riscos mapeados e previstos na apólice.

Continua após a publicidade

Os riscos mapeados e listados na apólice do seguro também são chamados de cobertura e, para cada um deles existem regras para o acionamento, bem como a quantia que será paga.

Então, vamos resumir em tópicos o que explicamos até aqui:

  • a corretora de seguros atua como uma consultora do cliente para a definição de qual seguro e seguradora são mais adequadas para seu perfil;
  • a seguradora é a empresa que oferece seguros, um contrato que prevê a indenização do segurado nos sinistros contratados;
  • a corretora não precisa ter, necessariamente, exclusividade com apenas uma seguradora;
  • a corretora, assim como a seguradora, é fiscalizada pela SUSEP, o que é um fator importante na hora de escolher qual delas contratar.

Ou seja, uma das características essenciais para a escolha da corretora de seguros é que ela seja autorizada pela SUSEP e siga suas orientações.  

Quais são as melhores corretoras de seguros do Brasil?

É importante ter uma consultoria especializada orientando a compra de um serviço tão importante quanto os seguros, não é mesmo?

Mas, como mencionamos no início desse conteúdo, os critérios para a escolha da melhor corretora de seguros é muito pessoal e deve atender às suas necessidades.

Continua após a publicidade

Porém, criamos uma lista com corretoras de seguros espalhadas no Brasil para ajudar na sua pesquisa pessoal.

Os critérios que utilizamos, foram a popularidade, mix de seguros oferecidos, ranking de sites especializados, pontuação no Reclame Aqui, entre outros.

logo

Minuto Seguros

A Minuto Seguros tem uma das melhores notas no Reclame Aqui. Com 100% dos registros respondidos, tem uma nota de 9,1 pontos, o que é considerada ótima.

Juntamente com esse desempenho, a empresa tem um portfólio com várias seguradoras como Bradesco Seguros, Allianz, Zurich, dentre outras.

Continua após a publicidade

Segundo o ranking da A.M Best, a Marsh ocupa o primeiro lugar mundial entre as corretoras de seguros. Em 2019, teve uma receita de US$ 14,8 milhões.

Dessa maneira, oferece seguros em diversos segmentos, como automóvel, marítimo, aviação, carga etc.

A Youse é uma corretora de seguros que oferece os produtos da Caixa Seguradora.

Assim, é uma plataforma online com opções de seguro residencial, vida e automóvel com alto nível de personalização.

Além disso, nota da Youse no Reclame Aqui em 2020 é ótima, com 8.2 pontos.

A Rodobens é um grupo que atua em diversos segmentos, inclusive como corretora de seguros. Nesse caso, o nome da empresa gera confiança entre os clientes, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Outra característica interessante é que a Rodobens tem parceria com as principais seguradoras, ou seja, mais opções de escolha.

No entanto, a empresa não possui registros suficientes no site Reclame Aqui.

A Alper Seguros tem mais de 1,3 milhões de vida seguradas a partir de suas consultorias como corretora de seguros. Dos 4 registros no site Reclame Aqui, 100% estão respondidos.

Ainda mais, atende tanto pessoas jurídicas quanto físicas, e tem um porfólio variado de seguradoras e tipos de seguros.

bidu

Bidu corretora

A Bidu Corretora é uma empresa no modelo online, assim, é possível fazer boa parte da contratação dos seguros pela internet.

Continua após a publicidade

Ela também oferece empréstimos com garantia e soluções de cartão de crédito.

Além disso, no Reclame Aqui, a pontuação da empresa é boa (7,0 em 10) e 100% dos registros estão respondidos, o que é um bom sinal para o relacionamento com o cliente.

Como escolher a melhor corretora ou seguradora?

Essa lista é uma referência e conta apenas com algumas corretoras.

Então, como escolher aquela que vai atender suas necessidades e oferecer as melhores opções de seguradora?

Nossa dica é que você faça uma lista de critérios que são importantes para suas necessidades, como:

  • variedade de opções de seguros para oferecer;
  • ter especialização em um tipo de seguro (ex: carros) ou trabalhar com um mix amplo;
  • ser uma corretora local, de outro estado ou online;
  • ter o menor valor para contratação;
  • ter o maior conjunto de coberturas;
  • oferecer condições de pagamento flexíveis;
  • melhor preço;
  • receber a indicação de conhecidos;
  • não ter nenhuma inadimplência fiscal;
  • ser idônea.

Como consultar se a corretora e seguradora estão regularizadas na Susep?

Quer uma dica de como saber se a corretora e a seguradora são confiáveis? Basta fazer uma consulta no site SUSEP no seguinte passo a passo:

Continua após a publicidade

  • acesse o site www.susep.gov.br/;
  • clique em “Informações ao público”;
  • depois, acesse “Mercado Supervisionado”;
  • selecione a opção “Entidades supervisionadas”;
  • consulte o nome da seguradora e seu status.

Para a consulta da corretora de seguros, o caminho da pesquisa é:

  • acesse o site www.susep.gov.br/;
  • clique em “Serviços ao cidadão”;
  • selecione “Consulta ao cadastro de corretores de seguros”

Você também pode fazer a consulta pelo CNPJ da corretora de seguros, ok?

Conclusão

A contratação de seguros não envolve, necessariamente, apenas a cobertura por fatalidades, como o falecimento do titular ou a perda total de um veículo depois de um acidente.

Na verdade, seu principal objetivo é evitar que você tenha uma despesa inesperada muito grande em situações que podem acontecer a qualquer um.

Mesmo que você faça suas economias e investimentos, imagine ter que gastar, de uma só vez, todo seu dinheiro guardado e começar do zero para construir seu patrimônio?

E, da mesma forma que é importante entender a função dos seguros na sua estratégia financeira, a escolha da corretora que vai intermediar a contratação também é fundamental.

Por isso, escolha a corretora de seguros considerando todas as dicas desse post, faça cotações nas mais interessantes e tome uma decisão mais consciente sobre a contratação. Combinado?

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.