Quais os melhores negócios lucrativos em 2021? Veja 9 ideias para investir!

As ideias de negócios lucrativos garantem ao empreendedor um importante passo rumo ao sucesso. Entenda quais são as apostas com maiores chances de lucros!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Para muitas pessoas, o sonho de empreender pode parecer algo distante, mas, na realidade, ele começa com apenas algumas ideias de negócios lucrativos para 2021.

O desejo de ter a própria empresa é comum para uma parte significativa da população, seja como um objetivo de vida, a ambição de seguir uma nova carreira ou, simplesmente, a vontade de ser o próprio chefe.

Continua após a publicidade

No entanto, quase sempre essas finalidades acompanham outra pretensão: a aspiração por lucros. Afinal, ter um negócio também significa ser capaz de potencializar os rendimentos e conseguir um dinheiro extra.

Por esse motivo, muitos empreendedores buscam investir nas melhores modalidades de serviço, que possam trazer mais resultados positivos. Mas, na maioria dos casos, eles podem ter dúvidas sobre como começar, e o que fazer.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial com as melhores ideias de negócios lucrativos para apostar em 2021, com sugestões de diversas categorias que podem ser bons começos para uma empresa rentável e bem-sucedida.

Continue acompanhando a leitura para conferir nossa lista com 9 ideias para começar, além de dicas essenciais sobre o que é preciso para abrir seu próprio empreendimento.

9 ideias de negócios lucrativos para 2021

A definição de negócios lucrativos muda com frequência, de modo que possa se adaptar às novas demandas que surgem todos os dias.

Por isso, é fundamental ficar atento para quais as modalidades que estão em alta, pois elas podem perder a força, e dar lugar para novas ideias que ganham a atenção dos consumidores.

Continua após a publicidade

No entanto, se você busca as melhores ideias de negócios lucrativos para 2021, vale a pena conferir alguns desses projetos, e porque eles são interessantes para o seu perfil de empreendedor. Confira:

1. Alimentação saudável

Temáticas como alimentação saudável e hábitos de bem-estar estão se tornando cada vez mais comuns, ganhando espaço na mídia e na rotina dos consumidores.

No entanto, nem sempre é possível acompanhar a dieta, especialmente com a correria do cotidiano, que pode exigir comidas rápidas e processadas para otimizar o tempo.

É nesse cenário que surge uma das melhores ideias de negócios lucrativos em 2021: os estabelecimentos voltados para alimentação saudável.

Continua após a publicidade

Uma vez que as pessoas não têm tempo, ou mesmo disposição, para elaborar sua própria comida saudável, elas podem contar com um empreendimento que faça isso por elas.

Empresas de preparo de refeições saudáveis ganharam o mercado, especialmente nas redes sociais, onde a divulgação pode alcançar exatamente os públicos que pretendem.

Por isso, vale a pena considerar abrir um negócio de alimentação fitness, que também possua diversas ramificações.

Por exemplo, é possível fazer marmitas congeladas, para pessoas que preferem comprar toda a comida da semana e deixar armazenadas em casa.

Continua após a publicidade

Ou, ainda, o seu estabelecimento pode cozinhar para entregas, aproveitando as horas de almoço e de lanche.

Além disso, muitas empresas também se especializam em categorias específicas, como apenas um alimento ou uma combinação de alimentos saudáveis.

As possibilidades são diversas, e trata-se de um negócio que vem se tornando cada vez mais lucrativo. 

Outro fator que contribuiu para esse sucesso foi a pandemia de coronavírus, em 2020, que promoveu medidas de distanciamento e isolamento social.

Continua após a publicidade

Dessa forma, as pessoas passaram a pedir cada vez mais comidas à domicílio, enquanto se preocupam com a saúde, especialmente durante o confinamento.

Assim, a tendência é que esse setor cresça ainda mais, e traga bons resultados para o empreendedor.

2. Doces gourmet

Seguindo a mesma lógica da alimentação saudável, os doces gourmet ganharam a atenção e a preferência dos consumidores, tornando-se uma das grandes ideias de negócios lucrativos de 2021.

Continua após a publicidade

Essa modalidade investe em doces mais elaborados, geralmente, com um preparo refinado, com mais ingredientes e maior composição.

Por exemplo, um brigadeiro gourmet possui a mesma receita do original, mas com diferenciais como recheios, caldas e outros adereços que atraem a vista e os clientes.

Dessa forma, é possível iniciar uma empresa de doces gourmet, e investir em algumas receitas que podem ser melhoradas de forma criativa e saborosa.

Um dos lados positivos do mercado de alimentos é que se trata de um setor indispensável, afinal, todos precisam se alimentar.

Além disso, os doces gourmet também são fáceis de fazer, e possibilitam uma série de ideias diferentes e inovadoras, permitindo um amplo leque de produtos.

Continua após a publicidade

Ainda, essa é uma das ideias de negócios lucrativos que demandam um baixo investimento inicial, sendo que o principal é o valor dos ingredientes para começar.

Pouco a pouco, é possível obter bons lucros, e potencializar a produção, de modo a expandir o empreendimento e ganhar mais dinheiro.

3. Hamburgueria

Como foi possível perceber, os negócios mais lucrativos são do setor alimentício, e a hamburgueria também faz parte da lista de boas ideias para investir.

Continua após a publicidade

Esses estabelecimentos também oferecem serviços mais especializados, e, como o nome indica, este costuma oferecer uma grande variedade de hambúrgueres.

Nos últimos tempos, especialmente com a pandemia de coronavírus, o setor apresentou uma leve queda, mas já volta a se recuperar, especialmente por conta da demanda e do público.

Com a diminuição das restrições de quarentena, muitos consumidores aproveitam para consumir esses produtos e ir para novos lugares.

Uma vez que existe uma grande quantidade de pessoas que apreciam esses alimentos, um lugar especializado no preparo de hambúrgueres é uma boa ideia para ter lucro.

Além disso, também é possível partir para várias ramificações, como tipos de lanche específico, ou a elaboração de um cardápio diferenciado.

Continua após a publicidade

Muitos negócios investem em alimentos gourmet, assim como os doces, e os sistemas de entrega ajudaram as empresas a continuar na ativa.

Por isso, essa é uma das ideias de negócios lucrativos para desenvolver em 2021.

4. Mercado pet

Para escapar das modalidades convencionais de negócios lucrativos, é possível apostar no mercado pet, uma área que vem apresentando grande crescimento nos últimos meses.

Milhões de pessoas consideram seus animais de estimação como filhos, e, por isso, buscam o melhor serviço para eles.

Dessa forma, pode ser interessante investir nesse mercado, por meio de diversas atividades, como:

  • banho e tosa;
  • creche;
  • passeios;
  • venda de acessórios;
  • parques recreativos.

São várias possibilidades relacionadas ao mercado pet, e todas apresentam potencial para se tornarem negócios lucrativos.

Continua após a publicidade

5. Loja de roupas

Muitos empreendedores acreditam que as lojas de roupas são modalidades ultrapassadas, e que não podem mais ser negócios lucrativos para 2021.

No entanto, essa opinião está equivocada, pois as lojas de roupas continuam tão em alta quanto antigamente.

O segredo está na inovação do setor, pois, assim como as ideias acompanham cada evolução, também é necessário que as lojas de roupas se mantenham dentro das tendências.

Além disso, os consumidores costumam buscar lugares diferentes, com produtos que eles não têm acesso de maneira recorrente.

Continua após a publicidade

Por isso, vale a pena considerar uma loja de vestuário, com produtos especializados, ou focada em determinada tendência de moda, para atrair clientes e se consolidar entre os concorrentes.

Ainda, outra dica também pode ser investir em negócios locais, em regiões e bairros com um número reduzido de moradores.

Dessa forma, a sua loja de roupa se tornará um ponto central de compras, o que potencializa as chances de vendas e faturamento.

Existem várias sugestões que podem tornar as lojas de roupas uma das ideias de negócios lucrativos mais vantajosas para o empreendedor, basta usar a criatividade.

Continua após a publicidade

6. Loja virtual

Ao mencionar lojas, vale a pena também trazer as lojas virtuais como uma das ideias de negócios lucrativos para 2021.

Com o avanço da pandemia de coronavírus, o mercado eletrônico cresceu exponencialmente, abrindo novas portas para esses empreendimentos.

De acordo com o blog PagSeguro, o faturamento do comércio digital superou $4,28 trilhões de dólares em todo o mundo, apenas em 2020, crescendo mais de 27% nos resultados.

Isso significa que as lojas virtuais não apenas são negócios populares, como também possuem um alto número de vendas, o que representa bons rendimentos.

Continua após a publicidade

Além disso, existe a possibilidade de criar uma loja virtual a partir de qualquer produto que você comercialize ou deseje comercializar.

A criação desse empreendimento é simples de ser feita, dependendo, muitas vezes, de apenas alguns cliques para desenvolver um site ou um perfil nas redes sociais.

Ou, ainda, o empreendedor pode contar com a ajuda de profissionais de outras áreas, que auxiliam na montagem da loja para algo mais profissional.

Esse segmento oferece uma série de possibilidades para quem deseja montar a própria empresa e vender na internet, podendo ter bons faturamentos.

Continua após a publicidade

7. Artesanato personalizado

Em 2021, uma das melhores ideias de negócios lucrativos é investir no artesanato personalizado.

Essa área engloba uma série de produtos, feitos a mão ou por máquinas que facilitam o trabalho.

Dessa forma, é possível elaborar itens como camisetas, canecas, bolsas e todo tipo de acessório de modo personalizado, a gosto do cliente.

Essa ideia de empreendimento se tornou particularmente popular na internet, especialmente entre consumidores que acompanham alguma categoria de cultura popular, como filmes, séries e artistas musicais.

Assim, investir em artesanato personalizado pode render um bom dinheiro, por conta desses públicos engajados.

Além disso, é uma ideia de empreendimento inovador, que ainda não se popularizou em larga escala, contando com um grande público cativo para realizar as vendas.

8. Assistência em informática

Pode não parecer, mas abrir um empreendimento de assistência em informática é uma das melhores ideias de negócios lucrativos em 2021.

Isso ocorre porque a tecnologia está presente em todas as rotinas de grande parte dos usuários e consumidores.

Seja na forma de celulares, tablets, computadores, ou mesmo eletroeletrônicos, esses aparelhos se tornaram parte fundamental da rotina de grande parte da população.

Assim, em momentos de imprevistos ou reparos, os profissionais de assistência são muito requisitados, e podem conseguir um bom faturamento nessa categoria.

Além disso, a demanda não se extingue, pois, com a popularização dos itens de informática no cotidiano, sempre existirá aparelhos que precisam de assistência.

Outro ponto interessante que torna esse negócio tão lucrativo é a possibilidade de ampliar o leque de opções.

Por exemplo, o usuário pode atuar com reparos físicos, como no hardware ou no equipamento. Mas também existe a possibilidade de trabalhar com assistência de informática digital, como em programas e recuperação de arquivos.

Desse modo, o empreendedor que tem habilidades nessa área, ou se interessa pelo setor, pode ter sucesso com sua empresa de assistência.

9. Mercado de afiliados

Por fim, entre os negócios lucrativos mais populares de 2021, é fundamental mencionar o mercado de afiliados.

Essa categoria atingiu níveis surpreendentes de lucros e popularidade, atraindo milhões de usuários para suas plataformas.

Basicamente, trata-se de um mercado onde os afiliados realizam a venda de produtos de terceiros, recebendo uma comissão por cada venda realizada.

No entanto, o diferencial é a facilidade para ingressar nessa área, além dos milhares de infoprodutos disponíveis para anúncio.

Com o mercado de afiliados, é possível criar a sua própria empresa digital, com baixo investimento e boas chances de retorno.

Muitas pessoas adquirem diversos produtos para vender, montando sua própria loja de anúncios, por exemplo.

Essa é apenas uma das maneiras de obter lucro com o mercado de afiliados, que também tem grandes chances de se tornar o futuro do comércio na internet.

5 alternativas de pequenos negócios lucrativos

Depois de conhecer algumas das melhores ideias de negócios lucrativos para 2021, também existem algumas sugestões de pequenos negócios que podem ser atrativos para o seu perfil.

Eles são voltados para pessoas que não planejam uma grande empresa, mas também buscam ganhar dinheiro extra com seu próprio empreendimento.

Assim, vale a pena conhecer algumas alternativas de pequenos negócios lucrativos:

1. Manicure e pedicure

Os serviços de manicure e pedicure são antigos, mas continuam igualmente lucrativos e vantajosos para o pequeno empreendedor.

Isso porque a demanda costuma permanecer em alta, independentemente da época. Dessa forma, pessoas com habilidades nesse setor podem ganhar dinheiro com seus serviços.

Além disso, o auxílio das redes sociais também permitem divulgações mais fáceis, atraindo clientes mais rapidamente.

O investimento é baixo, e mesmo sendo um pequeno negócio informal, ainda tem chances de ser lucrativo.

2. Blog

Pode não parecer, mas ter um blog é uma boa forma de investir em pequenos negócios lucrativos no dia a dia.

Isso porque essas plataformas possibilitam uma série de atuações, como inserção de anúncios pagos, que rendem comissão para cada visualização, por exemplo.

Ainda, muitos blogs conseguem parcerias para falar de determinados produtos, também sendo uma boa alternativa.

Nesse caso, os blogs ainda são alguns dos sites mais visitados pelos usuários, e podem render um bom faturamento.

3. Infoproduto

Como o nome indica, os infoprodutos são produtos digitais, comercializados na internet, inclusive pelo mercado de afiliados.

Desse modo, trabalhar com infoproduto pode ser uma boa forma de ter um pequeno negócio lucrativo.

Você pode produzir os infoprodutos, criando livros eletrônicos e cursos, por exemplo.

É possível criar todo tipo de material para disponibilizar na internet, até mesmo com algumas chances de obter lucro e credibilidade.

4. Serviços de reparos

No dia a dia, os serviços de reparos são extremamente solicitados pelos consumidores, e também podem configurar um dos melhores pequenos negócios lucrativos.

Por exemplo, serviços de jardinagem, eletricista e encanador são profissões requisitadas no cotidiano, assim como outros reparos, como instalação de móveis e chaveiros.

Assim, caso você seja um profissional com habilidades de reparos, pode abrir sua própria empresa, atendendo pequenas solicitações e ganhando um dinheiro extra.

5. Brechó

Por fim, uma das melhores alternativas de pequenos negócios, mas lucrativos, são os brechós.

Da mesma forma que lojas de roupas, muitos consumidores buscam diferentes estabelecimentos para se vestir e ficar na moda.

Além disso, um dos benefícios dos brechós é o baixo investimento, a partir de roupas usadas, que podem atrair diversos públicos interessados em vestuários abaixo do preço.

Para empreendimentos mais desenvolvidos, é possível receber doações ou comprar roupas por preços mais em conta para disponibilizar no negócio, com boas chances de lucros.

Qual o negócio mais lucrativo do Brasil em 2021?

De forma geral, é difícil falar sobre os negócios lucrativos mais relevantes no Brasil, pela diversidade de áreas bem-sucedidas ao longo de 2021.

No entanto, existem alguns setores que se destacam, sejam por seus números impressionantes, ou pela quantidade de consumidores que atraem.

A começar pelo negócio mais lucrativo em termos financeiros, a aposta para o ano são as franquias.

Essas empresas utilizam o nome, a marca, os produtos e todo tipo de técnicas de grandes corporações, realizando vendas em pontos diferenciados.

Por exemplo, lojas do McDonald’s que vendem sorvete em pontos fora de shopping centers. Trata-se de franquias adquiridas por terceiros, para obter rendimentos.

Além disso, as franquias se tornam cada vez mais populares e lucrativas, por sua acessibilidade, variedade de produtos e chances de faturamento.

Ainda, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Casa e Construção foi o que mais cresceu em 2020.

Nesse caso, esse pode ser um bom negócio lucrativo para 2021.

Enquanto isso, os setores de alimentação e vendas digitais também ganharam espaço no mercado, principalmente com a pandemia de coronavírus.

Assim, eles também podem compor alguns dos negócios mais lucrativos do Brasil, por conta da sua popularidade, demanda e número de clientes.

O que avaliar antes de abrir um negócio?

Agora, depois de conhecer algumas das principais ideias de negócios lucrativos, é importante saber o que avaliar antes de seguir com os seus planos.

Isso porque existem uma série de fatores que podem influenciar no sucesso da sua empresa, e, consequentemente, também nos lucros.

A começar pelo público, é fundamental ter pleno conhecimento sobre seus clientes, seus hábitos e o que eles procuram no seu setor.

Dessa forma, você poderá oferecer exatamente o que o público-alvo busca, aumentando suas chances de venda e faturamento.

Enquanto isso, analisar fatores de demanda também é essencial. Afinal, pode ser difícil se destacar da concorrência em mercados muito saturados.

Assim, realizar uma pesquisa detalhada sobre a demanda disponível ajuda a elaborar um modelo de negócio com mais chances de êxito.

Depois de fazer as devidas pesquisas, é essencial ter uma boa organização, investindo em documentos como um modelo de negócios e planilhas financeiras.

Dessa forma, será possível ter um empreendimento bem organizado, com estrutura sólida que permite alcançar bons lucros.

Por fim, antes de investir em qualquer ideia de negócios lucrativos, é fundamental avaliar a sua disponibilidade financeira.

Isso significa analisar o orçamento disponível, qual o valor do investimento para criar a empresa, qual o capital de giro e outros fatores semelhantes.

Um bom controle financeiro empresarial é a base para qualquer empreendimento, seja ele grande ou pequeno, e, para ter rendimentos, é preciso administrar bem as despesas e receitas.

Por isso, tenha em mente esses elementos antes de seguir com a sua ideia, para ter maior segurança durante a execução do projeto.

Vale a pena investir em negócios lucrativos?

Finalmente, muitos empreendedores se perguntam se vale a pena investir em negócios lucrativos.

Em um primeiro momento, pode parecer atrativo optar por sugestões mais populares e inovadoras. Afinal, elas trazem mais rendimentos, e isso significa mais dinheiro.

Além disso, ter o próprio negócio também oferece mais independência financeira, inclusive ajudando o empreendedor a consolidar seus sonhos e objetivos.

Com um negócio lucrativo, é possível ter mais segurança na hora de atuar, além de contar com públicos engajados e facilidades tecnológicas.

Por outro lado, ter um empreendimento demanda esforço, tempo e paciência, além de gastos iniciais para colocar o projeto na prática.

Outro ponto de atenção é que muitos negócios lucrativos estão com o mercado saturado, e pode ser difícil se destacar apropriadamente, embora a ideia seja, de fato, interessante para o público.

De forma geral, os pontos positivos são atrativos para o novo empreendedor, e os pontos mais negativos podem ser contornados com uma base sólida de atuação e criatividade.

Assim, podemos concluir que vale a pena investir em negócios lucrativos, especialmente, se você já tem o desejo de se tornar o dono do seu próprio empreendimento.

Confira algumas ideias, avalie o segmento que melhor combina com o seu perfil e lembre-se de analisar todos os aspectos do negócio antes de iniciá-lo efetivamente.

Desse modo, será possível alcançar os melhores lucros, e conseguir todas as suas metas como empreendedor, sejam elas financeiras ou não.

Quer receber outros conteúdos como esse? Não se esqueça de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push!

Perguntas frequentes

  1. Qual o negócio mais lucrativo do Brasil em 2021?

    A aposta para o ano são as franquias; o segmento de Casa e Construção; os setores de alimentação e de vendas digitais.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.