Como emitir nota fiscal MEI grátis? Veja o passo a passo!

Saiba como emitir nota fiscal MEI e quais os tipos disponíveis. Veja também mais informações sobre os sistemas de emissão gratuitos e como eles funcionam!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Se você é microempreendedor individual, em algum momento precisará aprender como emitir nota fiscal MEI. Afinal, esse é um benefício e um dever de todo prestador de serviços autônomo devidamente registrado.

Muitos profissionais buscam formalizar o seu negócio como MEI para passar mais confiança e profissionalismo para os clientes, já que há a possibilidade de emitir nota fiscal para as vendas e serviços.

Continua após a publicidade

No entanto, além de uma facilidade permitida aos empreendedores individuais, alguns casos exigem a obrigatoriedade de emissão do documento, tornando-o ainda mais importante para esta categoria.

Nesse caso, é fundamental aprender como emitir nota fiscal MEI, e conhecer os diferentes tipos de registros disponíveis para esses profissionais.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, elaboramos um guia prático com tudo que você precisa saber sobre notas fiscais para MEI, além de um passo a passo completo para emitir o documento gratuitamente no dia a dia. Acompanhe!

Quais são os tipos de nota fiscal?

Para microempreendedores individuais iniciantes, além de dúvidas sobre como emitir nota fiscal MEI, é possível que existam questionamentos sobre quais os tipos de documentos existentes.

Nesse caso, vale a pena conferir as principais modalidades, e verificar quais notas estão disponíveis para emissão:

Nota fiscal avulsa (NFA)

Também conhecida como nota fiscal do MEI, a Nota Fiscal Avulsa (NFA) é um documento individual com características semelhantes à nota tradicional. 

Continua após a publicidade

No entanto, a principal diferença é que a NFA é específica para o microempreendedor individual.

Sendo assim, para começar a emitir a NFA é necessário que o microempreendedor procure a Secretaria de Fazenda para obter a autorização correta.

Nesse caso, é preciso verificar os requisitos exigidos no seu município, pois as condições variam de estado para estado. A NFA possui dois modelos:

  • modelo 55: específica para produtos elétricos;
  • modelo 1-A: pode ser emitida de forma eletrônica, mas somente a sua versão impressa é considerada um documento fiscal.

Ao aprender como emitir nota fiscal MEI, os profissionais poderão registrar esse tipo de documento especialmente por conta da sua categoria.

Continua após a publicidade

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

Enquanto isso, a NFA-e funciona de forma semelhante a NFA. No entanto, a NFA-e possibilita o download pela internet, diferentemente da NFA.

Porém, esse tipo de nota ainda não está disponível em todos os estados brasileiros.

Por isso, para saber se o seu estado autoriza a emissão da NFA-e, basta consultar o site da Secretaria de Fazenda estadual.

Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e)

A Nota Fiscal Eletrônica está entre os modelos mais utilizados por microempreendedores. Dessa forma, é fundamental saber mais sobre esse documento para aprender como emitir nota fiscal MEI.

Isso porque ela pode ser emitida para diferentes finalidades, tais como:

No entanto, para emitir a NF-e é necessário dispor de uma assinatura eletrônica. Para ter o certificado digital, basta acessar o site da Secretaria de Fazenda e cadastrar a sua empresa.

Continua após a publicidade

Além disso, é necessário utilizar um software que transmita as informações da nota fiscal para a Secretaria. 

Nesse caso, é possível utilizar algumas das opções de softwares citadas no tópico anterior ou recorrer ao sistema disponibilizado pela prefeitura da sua cidade.

Nota Fiscal de Venda a Consumidor (NFC)

Por fim, a NFC é um tipo de nota utilizada para comprovar a realização de uma compra e venda feita no varejo. Logo, ela é destinada ao cliente final que adquiriu um produto ou serviço, e também possui uma versão digital: a NFC-e.

Nesse caso, a diferença para outros modelos pode incluir o número de informações impressas no documento e outros formatos técnicos. Contudo, a validade como documento jurídico permanece a mesma.

Continua após a publicidade

Como emitir nota fiscal MEI?

Para empreendedores que necessitam do documento de comprovação de venda ou serviço, é possível aprender como emitir nota fiscal MEI em apenas algumas etapas.

Confira o passo a passo a seguir para realizar a emissão de maneira rápida e simples!

1. Solicite o credenciamento

O primeiro passo é fazer o credenciamento junto à Secretaria de Fazenda da sua cidade para que o seu CNPJ tenha autorização para emitir nota fiscal.

Tendo em vista que cada município possui um sistema de emissão de nota fiscal único, é importante ir até a prefeitura para saber qual procedimento é utilizado na obtenção da autorização.

Continua após a publicidade

2. Aprenda a utilizar o sistema de emissão de nota fiscal

Além disso, cada município disponibiliza seu próprio sistema de emissão de nota fiscal.

Nesse caso, é fundamental verificar como a plataforma da sua prefeitura funciona, para não ter dúvidas quanto ao passo a passo de acesso.

Usualmente, o site de cada prefeitura disponibiliza orientações de preenchimento, e é importante conferir o sistema antes de seguir com a emissão oficial.

3. Preencha a sua nota fiscal 

Por fim, depois de verificar qual o sistema utilizado pelo seu município, fica mais fácil entender como emitir nota fiscal MEI.

Para isso, basta fazer o login no site com seu CPF ou CNPJ e a senha cadastrada, e seguir para a geração, conforme o passo a passo genérico:

Continua após a publicidade

  1. no menu, clique na opção “gerar NFS-e”.
  2. confira os dados referentes à identificação da nota fiscal;
  3. insira os dados do tomador de serviços.
  4. selecione a descrição do serviço prestado;.
  5. insira o valor correspondente ao trabalho;
  6. descreva o tipo de serviço prestado.
  7. clique em gerar nota e escolha uma das opções para fazer o download do documento.

Na prática, são poucas as alterações que cada sistema apresenta na plataforma de emissão.

Assim, a principal preocupação no momento de aprender como emitir nota fiscal MEI é inserir todos os dados corretamente, para evitar complicações com os órgãos de fiscalização posteriormente.

Como emitir nota fiscal MEI gratuita?

Enquanto isso, para facilitar o procedimento e auxiliar os profissionais em como emitir nota fiscal MEI, diversas instituições desenvolveram sistemas próprios para realizar essa operação.

Dessa forma, é possível utilizar esses serviços gratuitos para cadastrar novos documentos fiscais quando necessário.

A seguir, confira algumas opções disponíveis para microempreendedores!

Como gerar nota fiscal MEI pelo Sebrae?

O Sebrae é uma das principais instituições que apoiam o microempreendedor individual.

Por isso, além de conter inúmeros conteúdos educativos sobre o assunto, o Sebrae, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo, desenvolveu um software Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Continua após a publicidade

Dessa forma, qualquer empresa com CNPJ ou CPF + IE (produtor rural) e que seja credenciada pela Secretaria de Fazenda consegue utilizar.

Sendo assim, o sistema de Nota Fiscal Eletrônica do Sebrae permite que a pessoa jurídica: 

  • crie o arquivo da nota fiscal;
  • gerencie as nota fiscais que foram geradas;
  • cancele notas fiscais;
  • tenha acesso ao Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) entre outras funções.

Além disso, para quem está aprendendo como emitir nota fiscal MEI, o Sebrae disponibiliza um guia sobre como utilizar sua plataforma, explicando de maneira didática cada funcionalidade.

Como gerar nota fiscal MEI pelo site MEI Fácil?

Enquanto isso, o aplicativo MEI Fácil foi criado com o intuito de atender às principais demandas dos microempreendedores. 

Continua após a publicidade

Assim, reúne em uma única plataforma diversas funcionalidades que facilitam a vida dos pequenos negócios.

Com a ferramenta, é possível aprender como emitir nota fiscal MEI de serviços para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. 

Para isso, basta instalar o aplicativo e seguir as etapas propostas pela solução.

Ainda, o app oferece os seguintes serviços:

  • abrir MEI de forma gratuita;
  • efetuar o pagamento do DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
  • ter uma máquina de cartão; dentre outros recursos.

Dessa forma, profissionais que procuram uma alternativa mais simples de como gerar nota fiscal MEI podem fazer o download gratuito da plataforma.

Como gerar nota fiscal MEI pelo sistema NFE+?

O sistema NFe+ é outra alternativa para quem deseja aprender como emitir nota fiscal MEI grátis. 

Continua após a publicidade

Segundo o software, são oferecidas cópias de segurança e privacidade com base nas diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ao optar por utilizar essa ferramenta, o usuário tem acesso aos seguintes benefícios:

  • 15 notas gratuitas por mês;
  • benefícios ilimitados para os assinantes do plano profissional;
  • armazenado seguro dos arquivos gerados;
  • possibilidade de emitir a nota fiscal a partir de qualquer computador sem a necessidade de instalar aplicativos;
  • as notas fiscais geradas podem ser enviadas por e-mail com o formato XML ou DANFE.

Nesse caso, existe a alternativa de emissão gratuita, mas com possibilidade de contratação de assinatura para expandir os serviços disponíveis.

Como gerar nota fiscal MEI pela plataforma Tira Nota?

O Tira Nota é uma plataforma que foi pensada no empreendedor que não tem afinidade com tecnologia e, por isso, busca uma ferramenta simples de fácil entendimento para aprender como emitir nota fiscal MEI.

Por esse motivo, o software contém recursos simplificados que permitem ao usuário gerar a nota fiscal sem a necessidade de passar por um treinamento.

Continua após a publicidade

Além disso, o sistema do Tira Nota armazena as informações referentes aos produtos e clientes tornando mais ágil e prático o processo de emissão das notas.

Ainda, vale a pena destacar o custo-benefício, uma vez que ele possibilita emissões de notas limitadas.

Como tirar nota fiscal MEI pelo FreeFNE?

Por fim, diferentemente dos demais software de emissão de Nota Fiscal, o FreeNFe é um sistema desktop. 

Isso significa que ele deve ser baixado no computador. A instalação é muito simples podendo ser feita por todos os usuários, mesmo iniciantes e que estão aprendendo como emitir nota fiscal MEI.

Continua após a publicidade

O FreeFNe também é uma solução gratuita e disponibiliza os recursos listados abaixo:

  • Relatórios sobre os diferentes recursos presentes no meio empresarial.
  • O empreendedor consegue saber quando uma nota foi emitida contra o seu CNPJ.
  • Controle de estoque para um maior controle da quantidade de produtos armazenados.
  • Controle financeiro das notas que já foram pagas e quais ainda estão pendentes.
  • Caso alguma nota já tenha sido gerada para um determinado produto ou serviço, o sistema permite copiar os dados da nota anterior.
  • Função venda rápida voltada para quem utiliza o modelo de nota NFCe – Nota Fiscal do Consumidor.  

Trata-se de uma plataforma interessante para quem busca serviços adicionais além da emissão, e auxilia novos usuários a ter um controle aprimorado dos seus documentos.

Vale a pena aprender como emitir nota fiscal MEI?

Embora a maioria das situações não determine a obrigatoriedade da emissão do documento, vale a pena aprender como emitir nota fiscal MEI.

Dessa forma, os microempreendedores individuais poderão se preparar para momentos onde é necessário ter o documento de comprovação de venda ou serviço.

Além disso, caso o cliente solicite esse documento, já terá todos os registros prontos, e saberá o passo a passo para emitir a nota em apenas alguns minutos.

Continua após a publicidade

Isso permite que o MEI atue de maneira mais profissional, e agilize os procedimentos necessários para registrar o documento.

Ainda, depois de aprender como emitir nota fiscal MEI, é possível procurar por plataformas auxiliares, que tornam a operação ainda mais rápida e simples, além de trazer serviços adicionais interessantes para o controle fiscal do negócio.

Por esse motivo, vale a pena não apenas como emitir nota fiscal MEI, como também realizar essa emissão a cada serviço.

O documento servirá como prova da legalidade da operação de venda ou prestação de serviços, e também garantirá uma maior formalização das atividades do microempreendedor no dia a dia.

Agora, continue se informando sobre outras questões relevantes para a sua atuação enquanto microempreendedor! Veja também o que é o NIRE MEI e como ele pode ser útil para a formalização do seu negócio!

Por fim, assine a nossa newsletter e ative as notificações push para receber outros conteúdos como esse!

Perguntas frequentes

Como emitir nota fiscal gratuita?

  1. Se cadastre na prefeitura da sua cidade.

    O primeiro passo é fazer o credenciamento junto à Secretaria de Fazenda da sua cidade para que o seu CNPJ tenha autorização para emitir nota fiscal.
    como-emitir-nota-fiscal-MEI-150x150

  2. Faça o login com os dados informados após o cadastro.

    Usualmente, o site de cada prefeitura disponibiliza orientações de preenchimento, e é importante conferir o sistema antes de seguir com a emissão oficial.

  3. Acesse a plataforma de emissão de nota fiscal.

  4. Insira os dados do tomador e do prestador do serviço.

  5. Confirme o valor e a descrição do trabalho.

  6. Salve a nota e faça o download como preferir.

  1. O que precisa para emitir nota fiscal MEI?

    Para emitir nota fiscal como MEI é necessário se registrar no sistema do município, devendo possuir um CNPJ-MEI ativo. Além disso, é importante estar com os tributos em dia, para garantir que a emissão não terá problemas.

  2. Como emitir nota fiscal MEI pelo celular?

    Diversas prefeituras disponibilizam seu sistema de emissão de nota fiscal para dispositivos mobile. No entanto, também existem aplicativos de emissão que podem ser instalados diretamente no celular.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.