21 filmes de empreendedorismo para se inspirar!

Confira 21 filmes de empreendedorismo para se inspirar no dia a dia e melhorar sua performance como gestor!

Escrito por Dalila Bispo

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Os filmes de empreendedorismo são capazes de emocionar todos os tipos de público, mas especialmente aqueles que buscam a inspiração necessária para seguir seus sonhos de negócio.

Sejam histórias reais ou fictícias, assim como os livros, o cinema tem o poder de trazer lições poderosas por meio de diálogos, interações e atuações de profissionais, que passam a emoção necessária para tocar o telespectador.

Além disso, essas produções são ótimas maneiras de passar o tempo, se distrair ou simplesmente consumir um conteúdo de qualidade, que traz mais do que apenas biografias, mas também histórias que encantam e divertem.

Por isso, vale a pena conferir alguns filmes de empreendedorismo para diversificar o seu repertório, e nós te ajudamos montando uma lista com as 21 melhores recomendações de 2023, que são as seguintes:

  1. Walt antes do Mickey
  2. Steve Jobs
  3. O Lobo de Wall Street
  4. O Jogo da Imitação
  5. A Grande Aposta
  6. Barry
  7. O Poderoso Chefão
  8. A Rede Social
  9. À procura da felicidade
  10. O Menino que Descobriu o Vento
  11. Fome de Poder
  12. Um senhor estagiário
  13. Cidadão Kane
  14. O Homem que Mudou o Jogo
  15. GirlBoss
  16. Coco antes de Chanel
  17. A Vida e a História de Madam C. J. Walker
  18. Cinderella (2021)
  19. Joy: o nome do sucesso
  20. Julie & Julia
  21. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento

Agora, continue a leitura para saber mais sobre cada obra!

Quais os melhores filmes de empreendedorismo?

É claro, a qualidade e as recomendações dos filmes de empreendedorismo podem variar para cada pessoa, devido aos seus gostos e preferências pessoais.

No entanto, separamos algumas sugestões de filmes sobre empreendedorismo que foram bem avaliados pela crítica, além da sua relevância histórica e cinematográfica.

Para isso, consideramos as narrativas mais relevantes e que estão disponíveis em diferentes plataformas de streaming, como Netflix; HBO Max; Amazon Prime Video;; Globo Play e Star Plus.

Então, veja os melhores filmes para empreendedores que buscam inspiração no dia a dia ou têm curiosidade para aprender mais sobre grandes figuras deste meio!

1. Walt antes do Mickey

Este filme traz a cinebiografia de ninguém menos do que Walt Disney, o animador americano que construiu um império a partir do desenho de um simples ratinho.

A trama apresenta a história de Walt Disney antes do seu sucesso com Mickey Mouse, que o levou à fama e ao estrelato no entretenimento, tornando-se uma das marcas mais valiosas e populares do mundo.

Até atingir o sucesso, Walt passou por uma série de situações que colocam em cheque seus valores, e trazem para o empreendedor lições sobre liderança, foco e resiliência.

O filme é baseado no livro de mesmo nome, lançado com base em pesquisas e biografias oficiais do criador da Disney.

Atualmente, é possível assistir o título na plataforma Amazon Prime Video.

2. Steve Jobs

O título não apresenta dúvidas quanto a história de um dos filmes de empreendedorismo mais populares atualmente.

As filmagens também trazem a história de um dos maiores nomes corporativos do mundo, dono de um império bilionário e de grande sucesso, o cofundador da Apple.

Além de focar na personalidade do protagonista, e acompanhar o lançamento de diferentes empresas que marcaram a sua trajetória, o filme também conta com a atuação de Michael Fassbender, grande nome de Hollywood.

Embora seja uma cinebiografia, este é um dos filmes de empreendedorismo que inspiram iniciantes no ramo, mostrando a determinação de grandes magnatas até chegarem ao topo.

Atualmente, o título pode ser assistido pela Netflix.

3. O Lobo de Wall Street

São poucas as pessoas que não conhecem um dos filmes de empreendedorismo mais famosos do mundo, O Lobo de Wall Street.

Interpretado por Leonardo DiCaprio, aclamado pela crítica e vencedor de dezenas de prêmios, o filme traz a vida de Jordan Belfort, apresentando mais sobre sua ganância, ostentação e excessos, que fizeram dele um dos nomes mais conhecidos do coração financeiro de Nova York.

O protagonista começa como um simples corretor em 1987, que perde o emprego em um dos dias históricos de queda brusca do índice Dow Jones.

Ao se reerguer, com perseverança e foco, Belford construiu uma pequena fortuna, abrindo sua própria empresa com um estilo agressivo de trabalho.

No entanto, seus objetivos passam a se tornar cada vez mais ambiciosos, o que leva a uma série eminentes de complicações em sua carreira.

O Lobo de Wall Street apresenta lições de coragem e foco nos objetivos. Embora seja um filme considerado mais fictício do que biográfico, serve de inspiração para muitos empreendedores iniciantes, e pessoas que se interessam pelo ramo.

No momento, o filme está disponível na plataforma Amazon Prime.

4. O Jogo da Imitação

Baseado em uma história real, este é um dos filmes de empreendedorismo com as melhores lições sobre confiança em si mesmo, liderança e trabalho em equipe.

A obra traz a história da vida real do matemático britânico Alan Turing, considerado pai da computação.

No cenário da Segunda Guerra Mundial, um grupo de especialistas, que incluía Turing, tem cerca de 18 horas para decifrar mensagens criptografadas vindas da Alemanha.

No entanto, o gênio matemático enfrenta dificuldades ao trabalhar em equipe, considerando arrogante e persistente em suas opiniões.

Além disso, Alan Turing também lidava com o preconceito dos colegas por conta da sua sexualidade, especialmente no contexto em que se passa a história.

Com uma atuação elogiada de Benedict Cumberbatch, que interpreta o matemático, esse filme aborda questões pertinentes até os dias de hoje. 

Ele ensina não apenas sobre empreendedorismo e a construção de um império, como também sobre trabalhar com a negatividade alheia e as barreiras pessoais encontradas no meio empresarial.

O título está disponível na Amazon Prime para assinantes.

5. A Grande Aposta

Este é um dos filmes de empreendedorismo que foi indicado ao Oscar como melhor roteiro e melhor filme do ano, mostrando seu potencial de inspiração e emoção ao público.

A Grande Aposta conta a história da sequência de eventos que levaram os Estados Unidos à uma crise imobiliária, que resultou na implosão da economia em 2008.

Algumas pessoas descobrem, cada uma à sua maneira, que títulos ligados a hipotecas não eram mais tão seguros quanto parecia.

Nesse cenário, quatro investidores apostam que a rentabilidade dos títulos iriam despencar com o aumento da inadimplência, criando um cenário arriscado e ousado.

Embora a trama pareça complexa para leigos do mercado financeiro, ela traz uma adaptação envolvente sobre como quatro especialistas se tornam os pilares de uma trama econômica com escala global.

Além disso, as lições também trazem pontos importantes sobre confiança, liderança, trabalho em equipe e questões fundamentais para qualquer empreendedor que deseja se arriscar.

É possível conferir o filme na plataforma Netflix.

6. Barry

Um dos grandes filmes para empreendedores se inspirarem em personalidades reais, Barry traz a trajetória de ninguém menos que Barack Obama.

A obra conta como essa figura política lutou contra o racismo e suas diferenças culturais, enfrentando uma sociedade estagnada e trazendo mudanças significativas para o ambiente social, econômico e político.

Além disso, a cinebiografia também aborda questões pessoais de Obama, como a forma como ele via a si mesmo e sua visão empreendedora para se tornar um dos homens mais influentes do mercado corporativo.

O filme está disponível em várias plataformas, como Netflix, e possui depoimentos reais sobre pessoas ligadas ao ex-presidente em sua carreira política e empreendedora.

7. O Poderoso Chefão

A premiada obra de Francis Ford Coppola marcou o cinema pelas atuações, roteiro, trilha sonora e direção. Ainda, O Poderoso Chefão se tornou uma das referências para quem busca lições que se aplicam aos negócios.

O filme conta a história de uma máfia familiar que precisa dominar os Estados Unidos no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Ao longo da trilogia, as sentenças do protagonista Vito Corleone, que é interpretado por Marlon Brando, se tornaram amplamente conhecidas no universo empreendedor.

Nesse sentido, as frases “Nothing personal, just business” e “Mantenha seus amigo por perto, seus inimigos mais ainda” são exemplos do impacto cultural da obra, que fazem desse um dos principais filmes para empreendedores na HBO Max; GloboPlay e Amazon Prime.

3 filmes de empreendedorismo para assistir na Netflix

Agora, se você busca filmes para empreendedores na popular plataforma de streaming, Netflix, pode se interessar pelas recomendações abaixo, acessíveis para todos os assinantes do serviço. Veja!

8. A Rede Social

Se você procura filmes para empreendedores, pode gostar de “A Rede Social”.

Ele traz a história de ninguém menos que Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, e como ele se tornou uma das personalidades mais influentes do mundo.

É inegável o império digital construído pelo empreendedor, e conhecer sua história é importante para entender os princípios que o levaram até onde ele chegou.

Além disso, esse é um dos filmes sobre empreendedorismo que aborda conflitos enfrentados por jovens empresários, como relacionamentos entre sócios, disputas por propriedade intelectual e a busca pelo investimento necessário para impulsionar uma ideia revolucionária.

A obra conta com a atuação de jovens atores aclamados pela crítica, e expõem a história de Zuckerberg de maneira envolvente.

9. À Procura da Felicidade

Esta incrível obra estrelada por Will Smith é um dos filmes de empreendedorismo mais emocionantes do catálogo da Netflix.

Ele conta a história trágica e realista do empresário norte-americano Chris Gardner, contando sua trajetória desde os piores problemas, até o momento em que alcança sua chance de sucesso.

Inspirado em uma história real, a obra traz lições de perseverança e fé mesmo nos momentos mais difíceis, como, por exemplo, quando Gardner é abandonado pela esposa, perde o emprego e é obrigado a morar na rua com seu filho de apenas 5 anos.

Mesmo com todas as adversidades, o empresário nunca deixou de buscar novas oportunidades, se prestando a serviços como estágios não-remunerados e favores de assistentes sociais para sobreviver.

Com uma narrativa emocionante, o filme é uma lição para empreendedores que passam por dificuldades em busca do seu sonho, e ensina a não desistir com facilidade.

10. O Menino que Descobriu o Vento

Para quem busca filmes para empreendedores emocionantes e baseados em histórias reais, a obra O Menino que Descobriu o Vento pode ser uma boa escolha.

Isso porque a narrativa conta a determinação de um jovem do Malawi para salvar o seu vilarejo da fome. Por meio da inspiração em um livro de ciências, o garoto decide construir uma turbina eólica, o que transforma a realidade local.

Dessa forma, o filme, que está disponível na Netflix, é uma fonte de motivação para empreendimentos de impacto social, além ser interessante para despertar a busca por soluções de problemas coletivos.

4 filmes para empreendedores em outras plataformas de streaming

Algumas filmes para empreendedores relevantes não estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Por isso, também selecionamos as principais obras que podem ser acessadas em diferentes plataformas de streaming, como HBO Max e Amazon Prime Video.

Confira a seguir!

11. Fome de Poder

Fome de Poder também é um dos filmes de empreendedorismo que trazem a história de magnatas corporativos, que mudaram o mercado de alimentos.

O título aborda os eventos e concepções que transformaram McDonald’s em uma grande cadeia de fast food de escala mundial, e como os irmãos idealizadores dessa ideia perderam o negócio que construíram.

A história é um dos filmes sobre empreendedorismo interessantes, pois aborda diferentes questões de comodismo nos negócios, e a importância de acreditar na sua própria marca, se manter fiel a ela.

Todas essas lições são apresentadas por interpretações aclamadas, mostrando o dia a dia de Ray Kroc, que vê em um restaurante beira de estrada a chance de criar um negócio alimentício inovador.

Fatores como a arte da negociação, as injustiças do mercado e as etapas que levam a criação de um modelo operacional revolucionário também são pontos que tornam este um dos filmes para empreendedores mais interessantes da HBO Max.

12. Um senhor estagiário

Embora não pareça, este é um dos filmes de empreendedorismo mais marcantes do cinema.

A obra conta a história de Ben Whittaker, interpretado pelo famoso Robert De Niro, um viúvo aposentado que procura formas de se reinventar, e encontrar um novo sentido para a vida.

Ao encontrar uma vaga de estagiário em uma importante corporação, Whittaker não mede esforços para ser contratado, mas, ao conseguir o emprego, passa a enfrentar problemas com a geração que comanda a empresa.

O conflito de relação com sua chefe Jules Ostin, personagem interpretado por Anne Hathaway, é um dos principais pontos do filme, apesar de trazer outras lições valiosas para os empreendedores.

O título traz questões como o contraste de gerações, a necessidade de se reinventar para permanecer no mercado empresarial e a forma como liderança e fé em si mesmo são fundamentais para a criação de um profissional de sucesso.

Além disso, o tom do filme é leve e divertido, mostrando que sempre é possível aprender com as outras pessoas, independente da idade que elas possuem. O filme está disponível na HBO Max.

13. Cidadão Kane

Mesmo sendo de 1940, este é um dos maiores filmes de empreendedorismo já desenvolvidos.

O sucesso de crítica é inspirado na obra de Orson Welles, e trata sobre o preço da ambição desmedida de um grande magnata.

Charles Foster Kane é um personagem que sai da pobreza e constrói seu próprio império do zero, partindo do princípio de querer fazer a diferença na sociedade onde vive.

Para isso, investe na carreira de jornalista, e começa a acumular riquezas por seu trabalho inestimável e sua dedicação.

No entanto, suas conquistas despertam o interesse pelo poder e status, o que começa a prejudicar suas relações pessoais, tornando-o um magnata bem-sucedido e solitário.

Ainda que fictício, este é um dos melhores filmes para empreendedores na Amazon Prime Video refletirem sobre as dificuldades de ser um empresário, os sacrifícios necessários para atingir o sucesso e os momentos de solidão que acabam infringindo todos que se arriscam nesse meio.

14. O Homem que Mudou o Jogo

Também inspirado em uma história real, “O Homem que Mudou o Jogo” é um dos melhores filmes de empreendedorismo esportivo, e traz lições valiosas sobre se manter firme em suas decisões e inovar.

O longa foi inspirado na história de Billy Beane, um gerente de time de beisebol que assume a árdua tarefa de treinar uma equipe falida, sem investimentos e com um histórico de perdas que põe em risco a existência do time.

Com o orçamento limitado, Beane enfrenta críticos, seus jogadores e especialistas ao propor uma técnica ousada, com base na atribuição de pontos conforme as porcentagens que os jogadores chegam na base.

Embora criticado, o método foi revolucionário no cenário do esporte, pois levou o time ao campeonato nacional, conseguindo um recorde de 20 vitórias consecutivas.

Apesar de criticado, o técnico não desistiu da sua decisão, e inovou em um cenário onde não se imaginava ser capaz de criar novas estratégias.

Além disso, o filme é interpretado por Brad Pitt, alcançando boas críticas de especialistas e sendo premiado nos anos 2000, com um narrativa envolvente que prende o empreendedor na trama de autodescoberta e confiança em si mesmo.

A obra está disponível na Amazon Prime Video e no HBO Max.

7 filmes de empreendedorismo feminino para inspirar as mulheres

Além de cinebiografias e obras fictícias aclamadas, também existem grandes filmes de empreendedorismo feminino que podem inspirar mulheres em sua trajetória no mundo dos negócios.

Nem sempre este meio foi acessível para o público feminino, e assistir histórias sobre grandes personalidades que lutaram contra preconceitos e dificuldades no mercado corporativo pode trazer lições valiosas para quem compartilha desse sonho.

Por isso, confira 6 indicações premiadas que podem inspirar mulheres no empreendedorismo!

15. GirlBoss

Pensada como um filmes sobre empreendedorismo, mas desenvolvida como uma série, disponível na Netflix, “GirlBoss” foi inspirado pela série de livros de Sophia Amoruso, um dos maiores nomes do mundo da moda.

A obra conta a sua própria história, desde o momento em que começou a vender roupas em um brechó pelo eBay, até o momento em que se tornou uma das fashionistas mais respeitadas do meio, criando a marca multimilionária Nasty Gal.

Com personagens cativantes e uma trama envolvente, a série traz assuntos pouco abordados na TV e no cinema, o empreendedorismo feminino e a vontade de vencer, mesmo com tantas dificuldades.

Conhecida como a estilista de 100 milhões de dólares, GirlBoss pode inspirar mulheres de todas as áreas a valorizar sua marca e acreditarem em si mesmas.

16. Coco antes de Chanel

São poucas as pessoas que não conhecem a famosa Coco Chanel, e este é um dos maiores filmes de empreendedorismo feminino do cinema, que contam a história desse ícone da moda.

A cinebiografia traz a história de Gabrielle “Coco” Chanel, desde sua infância pobre, até o momento em que se torna uma grande empreendedora no século 20, com um império que reflete até nos dias atuais.

Este ícone não apenas revoluciona o mundo da moda até hoje, como também permitiu que mulheres no mundo todo fossem permitidas a usar calças, espartilhos e salto alto.

Neste filme sobre empreendedorismo feminino, as lições mostram como mulheres do ramo muitas vezes precisam assumir comportamentos masculinos para serem ouvidas.

A obra também traz lições sobre coragem, inovação, determinação e perseverança para manter seus princípios e seguir seus sonhos.

O filme está disponível na GloboPlay.

17. A Vida e a História de Madam C. J. Walker

E por falar em filmes de empreendedorismo feminino, é importante citar a história que conta sobre Madam C. J. Walker, disponível na Netflix, que é um dos ícones que revolucionou o mercado de produtos afros.

Como mulher escravizada e negra, sua história se tornou uma inspiração para todas as personalidades femininas que desejam investir no mercado corporativo.

Além de trazer as dificuldades de uma mulher negra nos anos 1900, especialmente tentando criar sua própria empresa, a obra também traz lições sobre problemas de autoestima e aceitação com a própria aparência.

Este é um dos melhores filmes de empreendedorismo feminino para aprender sobre a criação de uma grande empresa do zero, a busca por clientes, por investimento e como conciliar a vida pessoal com o sonho de ter o próprio negócio.

18. Cinderella (2021)

Pode parecer surpreendente, mas a nova adaptação deste clássico infantil, lançado pela Amazon Prime, é um dos grandes filmes de empreendedorismo de 2021.

A história adaptada do conto traz a figura de Cinderella como uma mulher empreendedora, que sonha em construir sua própria linha de vestidos, desenhando e costurando sozinha em seu pequeno quarto de empregada.

Esta nova gravação aborda temas como confiança no próprio trabalho e a coragem de perseguir seus sonhos, mesmo que isso signifique abdicar de um príncipe encantado.

A adaptação é uma boa inspiração para novas personalidades femininas, mostrando como Cinderella persegue seus objetivos, mesmo com impedimentos como a madrasta má.

Ao ir para o baile real com seu sapatinho de cristal, a princesa encanta uma influente rainha de outro reino, que a leva consigo para desenhar sua própria coleção exclusiva.

Por isso, este pode ser um título interessante para ensinar à jovens mulheres a importância de acreditar em si mesma e construir um negócio mesmo com as dificuldades.

19. Joy: o nome do sucesso

Outro título que compõe o catálogo de filmes de empreendedorismo feminino é a história de Joy Mangano, a inventora do “miracle mop”, um esfregão que se torce sozinho e revolucionou o mercado nos anos 90.

A obra traz uma abordagem interessante sobre a trajetória de Joy, interpretada pela aclamada Jennifer Lawrence, mostrando a concepção do primeiro protótipo, a busca por investidores e a construção do seu império.

Além disso, o título também traz lições sobre como é importante acreditar em si mesma, mesmo quando suas ideias parecem inusitadas.

Também aborda questões importantes como apoio familiar e a força para desenvolver seus próprios sonhos.

O filme está disponível na plataforma Star Plus.

20. Julie & Julia

Julie & Julia também é um dos filmes de empreendedorismo fictícios que mostram lições valiosas sobre garra e ambição feminina.

A obra gira em torno de duas personalidades, cujas histórias se cruzam ao transformar um hobby em um negócio de sucesso, embora poucas pessoas acreditassem em suas habilidades.

Nos anos 80, Julia experimenta um prato que muda sua vida, fazendo com que ela mude de carreira no auge dos 40 anos, entrando em uma renomada escola de culinária e tornando-se uma especialista.

Anos mais tarde, Julie decide fazer todos os 500 pratos do livro de receitas de Julia, transformando seu blog pessoal em um negócio popular e acompanhado por milhares de pessoas.

Mesmo que as mulheres nunca tenham se encontrado pessoalmente, passam a trocar experiências e se tornam uma rede de apoio uma da outra.

O filme traz questões sobre autoconfiança, a coragem para mudar de carreira e seguir seus sonhos, além de contar com grandes nomes no elenco, como Meryl Streep e Amy Adams.

Atualmente, ele está disponível na plataforma Star Plus.

21. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento

A atriz Julia Roberts interpreta a personagem Erin Brockovich, que trabalha num escritório jurídico e investiga uma poderosa companhia que estava poluindo as águas da cidade onde morava.

A personagem demostra a garra e a disposição necessárias para prosseguir na carreira sendo mãe solo de três filhos. Por isso, mesmo sem abordar a área de negócios diretamente, a história, baseada em fatos reais, pode ser um referencial para mães empreendedoras.

O filme pose ser assistido na HBO Max.

Quer mais sugestões de obras audiovisuais? Então, não perca a nossa lista com 13 filmes sobre finanças! Para ficar por dentro de outros assuntos relacionados ao seu dinheiro, assine a nossa newsletter e ative as notificações push!

Perguntas frequentes

  1. Quais os melhores filmes de empreendedorismo?

    Alguns dos principais filmes para empreendedores são: Walt antes do Mickey; Steve Jobs; O Lobo de Wall Street; O Jogo da Imitação; A Grande Aposta; Barry; Um senhor estagiário; Fome de Poder; A Rede Social; Cidadão Kane; À Procura da Felicidade; O Homem que Mudou o Jogo; GirlBoss e Coco antes de Chanel.

  2. O que assistir na Netflix sobre empreendedorismo?

    A Netflix conta com os seguintes filmes para empreendedores: Steve Jobs; Barry A Rede Social; À procura da felicidade; A Grande Aposta; O Menino que Descobriu o Vento; Girl Boss; A Vida e a História de Madam C. J. Walker; dentre outros.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp