Planilha de controle financeiro pessoal: 17 modelos para download grátis no Excel!

Veja 17 planilhas financeiras para baixar grátis no Excel e um planner financeiro para imprimir.

Escrito por Melissa Nunes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Para conseguir atingir seus objetivos, economizar dinheiro e manter o controle da sua vida financeira é necessário ter uma boa organização. Pensando nisso, elaboramos uma tabela que lista diversos apps que podem ajudar você a gerenciar suas finanças de maneira prática e eficiente.

Além disso, abaixo você encontrará uma lista com 17 modelos de planilha de controle financeiro pessoal para facilitar a sua vida, além de uma opção de planner, caso você seja adepto do caderninho de finanças, e apps de controle financeiro. Confira abaixo!

Sugestão iDinheiro

Organizze

Organizze

Organizze Solicitar
  • Alerta sobre pagamentos de contas;
  • Categorização de gastos e receita;
  • Permite o cadastro de múltiplas contas e cartões.

Mobills

Mobills Solicitar
  • Gerenciamento de contas e receitas;
  • Cadastro de cartões;
  • Lê notificações de bancos, automatizando o registro de gastos.

Organizze

Organizze Solicitar
  • Alerta sobre pagamentos de contas;
  • Categorização de gastos e receita;
  • Permite o cadastro de múltiplas contas e cartões.
Voltar ao topo

Você costuma se assustar quando confere sua conta bancária e ela está quase negativa? Fica com aquela pulga atrás da orelha sobre onde foi parar toda a sua renda? Ou pior, não sabe explicar como o seu saldo ficou no vermelho, algumas vezes até antes mesmo do meio do mês?

Se você respondeu “sim” pelo menos uma vez, é porque não está gerenciando suas despesas de forma efetiva e, provavelmente, não utiliza nenhum método de controle financeiro. Pois saiba que uma planilha de controle financeiro pessoal pode simplificar sua vida! Elas são ideais para pessoas que estão buscando se livrar das dívidas, economizar dinheiro ou utilizá-lo de maneira mais consciente.

Para que serve a planilha de controle financeiro pessoal?

É necessário compreender que você precisa de um mínimo de organização para desenvolver sua educação financeira. Justificativas como “tive que fazer um gasto emergencial”, “comprei porque mereço” ou “esqueci de lançar uma informação na minha planilha” não são suficientes.

Para que uma destas planilhas de controle de gastos funcione e te auxilie de verdade, é preciso ser fiel a ela e acessá-la periodicamente. Por isso, a mudança deve começar a partir do seu comportamento. As planilhas de gastos, independentemente de qual você opte por utilizar, serão apenas ferramentas para te ajudar a consolidar a mudança de como lidar melhor com seu dinheiro.

13 modelos de planilha de controle financeiro para baixar grátis

De modo geral, todas as planilhas financeiras para uso pessoal seguem a lógica de que você deve inserir todas as suas receitas e despesas para que, automaticamente, retornem o cálculo do saldo disponível. Além disso, as planilhas ajudam a visualizar onde você está gastando mais, sua média de renda mensal e o tamanho do seu patrimônio, por exemplo.

Como baixar as planilhas:

1. escolha o seu modelo;
2. clique no botão “baixe aqui”;
3. aguarde o redirecionamento para a página da planilha;
4. na planilha, clique em “Arquivo”, no canto superior esquerdo;
5. após, clique em “Salvar como”;
6. por fim, escolha “Salvar uma cópia” e pronto, a sua planilha será baixada no seu computador.

Confira os principais tipos de planilhas para controle de gastos a seguir.

1. Planilha de controle financeiro pessoal

captura de tela da planilha online mobills
Mobills
Mobills: planilha financeira automatizada

Para quem prefere uma planilha mais moderna, o Mobills oferece um sistema de controle financeiro que funciona como um quadro pessoal e permite que você acesse seus dados a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

O sistema ajuda a organizar seu orçamento e sincroniza dados entre smartphone Android/iOS, laptop/desktop ou ainda um tablet. Através da plataforma, você conta com lançamentos ilimitados, gerenciamento de contas e de despesas e receitas.

1.1 Planilha de controle financeiro pessoal simples

captura de tela da planilha de controle financeiro pessoal do iDinheiro
Planilha de Controle Financeiro Pessoal
Planilha de controle financeiro pessoal

Para quem quer organizar a própria vida financeira, registrar receitas e despesas e entender pra onde está indo o dinheiro, a planilha de controle financeiro pessoal é o ideal. Nela, você consegue manter as finanças organizadas e avaliar os seus gastos mensais com bastante clareza.

Para isso, indicamos a planilha do iDinheiro, que é simples e perfeita para quem não gosta de complicar o dia a dia.

1.2 Planilha de controle financeiro pessoal avançada

captura de tela da planilha de controle financeiro pessoal avançada do iDinheiro
Planilha orçamento doméstico
Planilha de controle financeiro pessoal avançada

Se você prefere um controle financeiro mais completo, a planilha de orçamento doméstico traz mais detalhamento. Com abas separadas por mês e categorias, ela te ajuda a fazer uma análise de todas as suas entradas, saídas e gastos mensais, analisando o seu saldo e permitindo uma inspeção mais profunda da sua renda.

2. Planilha de Controle Financeiro Familiar

captura de tela da planilha de orçamento familiar do iDinheiro
Planilha de Controle Financeiro Familiar
Planilha de controle financeiro familiar

Para quem prefere fazer o controle financeiro da família toda, uma planilha que integre receitas e gastos de todos os integrantes pode ser mais interessante. Assim, você garante uma visão geral de qual a renda total familiar e as despesas da casa, permitindo que, se preciso, todos entrem na contenção de gastos.

Nesse caso, você pode experimentar a Planilha de Orçamento Familiar do iDinheiro, que é simples o suficiente para que qualquer membro da família possa utilizá-la, mas traz todas as informações de forma eficiente.

3. Planilha de controle financeiro empresarial

captura de tela da planilha de controle financeiro empresarial do iDinheiro
Planilha Controle Financeiro Empresarial
Planilha de controle financeiro empresarial

Se você é autônomo ou tem uma pequena empresa, é muito importante que você separe as contas pessoais das contas da empresa. Assim, você mantém o controle do fluxo de caixa da empresa sem misturar receitas e despesas suas ou da família e correr o risco de descontrole.

Por isso, uma opção de planilha para esse fim é a de Controle Financeiro Empresarial do iDinheiro, que oferece um layout bastante simples para o empreendedor, mas eficiente no controle diário e mensal.

3.1 Planilhas de gestão empresarial do Sebrae

Como grande apoiadora dos pequenos negócios, o Sebrae oferece diferentes ferramentas para ajudar o empreendedor a manter sua gestão em dia. Algumas dessas ferramentas são planilhas para todo o tipo de controle, como:

  • apuração de resultados;
  • cálculo de capital de giro;
  • cálculo de preço de venda;
  • controle de contas e estoque.

Existem, também, outras opções que você pode conferir e baixar no site do Sebrae.

4. Planilha de orçamento para casamento

captura de tela da planilha de orçamento para casamento do iDinheiro
Planilha orçamento de casamento
Planilha de orçamento para casamento

Eventos que envolvem muitos gastos, como é o caso da celebração de um casamento, também merecem um quadro de controle pessoal especializado. Isso porque um casamento implica em inúmeras despesas que antecedem o evento, múltiplos fornecedores e, muitas vezes, mais de uma fonte de renda.

Fazer uma tabela de gastos para o casamento e controlar as despesas da celebração pode ser muito importante para que o casal já comece seu controle financeiro familiar do jeito certo e evite fazer dívidas.

Para economizar, veja também: Casamento civil gratuito: como casar de graça no cartório!

5. Planilha para controle de estudos

captura de tela da planilha de orçamento para casamento do iDinheiro
Planilha de Controle dos Estudos
Planilha de controle dos estudos

Precisando estudar para uma prova importante, um concurso ou até mesmo para o ENEM? Caso sim, um quadro de controle pessoal de estudos pode te ajudar a organizar seu tempo de maneira eficiente.

Nesta ferramenta, você tem uma visão clara de quantos dias tem para estudar, pode elencar as matérias por nível de dificuldade e fazer um calendário com o dia certo para se dedicar a cada uma delas.

6. Planilha de controle de contas a pagar

captura de tela da planilha de controle de contas do iDinheiro
Planilha de controle de contas
Planilha de controle de contas

Se você é uma pessoa que se vê com vários boletos para pagar no início do mês e nunca sabe por onde começar, esta planilha de controle de gastos super simples pode te ajudar bastante.

Para usá-la, basta preencher com a data recebida, o nome da conta, o valor e a data de vencimento. Depois, é só anotar quando pagou e o valor total. Assim, você mantém o controle dos seus pagamentos e consegue visualizar se há algo atrasado.

Um conselho que podemos dar é de automatizar o pagamento de contas para não precisar se preocupar com esse tipo de controle financeiro. Para isso, procure deixar as datas de vencimento o mais próximo possível umas das outras e autorizar o débito automático. Então, basta ter dinheiro na conta do banco no dia certo e você não precisará mais se preocupar!

7. Planilha calculadora do primeiro milhão

captura de tela da planilha de cálculo do primeiro milhão do iDinheiro
Planilha calculadora do primeiro milhão
Planilha calculadora do primeiro milhão

Você quer ser milionário? Então, deve ser saber que, para conquistar seu 1 milhão, vai precisar de muita disciplina, dinheiro e um bom conhecimento sobre investimentos, se esse for o caminho que escolher.

Mas, antes de chegar lá, é preciso fazer um bom planejamento. Pensando nisso, essa planilha do primeiro milhão do iDinheiro reúne todas as informações necessárias, como taxa de juros do investimento, inflação e o tempo necessário para chegar lá.

Para fazer o cálculo online, veja também: Calculadora do Milhão – iDinheiro

8. Planilha de controle de investimentos

Para você que já é investidor, o controle dos investimentos é extremamente importante. Assim, você consegue ter informações sobre os ativos da sua carteira, da rentabilidade, balanceamento e diversificação, dos proventos e mais, além de guardar dados para fins de imposto de renda.

Nesse sentido, a plataforma online Status Invest, da casa de análises Suno Research, é bastante eficiente e traz seu controle de modo online, personalizável e editável. Você pode sincronizar a planilha com a B3 e receber as informações automaticamente ou adicionar seus ativos manualmente. Acesse o site para se cadastrar e usar a planilha de controle de investimentos da Status Invest.

Mas, se preferir um aplicativo, veja também: Os 20 melhores apps de investimento para Android e iOS.

9. Planilhas comprar ou alugar

9.1 Comprar ou alugar um carro

planilha-comprar-ou-alugar-veiculo-iDinheiro
Planilha comprar ou alugar carro
Planilha comprar ou alugar veículo

Hoje, com tantas opções de aluguel de carro ou, mais recentemente, o carro por assinatura, pode ser que a compra de um veículo já não valha a pena para você. Pense nos gastos envolvidos: financiamento, combustível, seguro, IPVA, manutenção e muito mais.

Na verdade, a conta é bem mais alta do que apenas o custo do carro. Mas, para saber com certeza, é preciso calcular as taxas e saber qual o cenário mais vantajoso. Nesse caso, utilize a planilha comprar ou alugar um veículo, basta inserir as informações requeridas e ela faz todos os cálculos para você.

9.2 Comprar ou alugar uma casa

planilha-comprar-ou-alugar-imovel-iDinheiro
Planilha comprar ou alugar imóvel
Planilha comprar ou alugar imóvel

Saber se vale mais a pena comprar ou alugar uma casa é um dos grandes dilemas modernos das finanças pessoais. Apesar do sentimento da casa própria ainda ser bastante forte entre os brasileiros, nem sempre essa é a melhor escolha para o seu bolso.

A planilha acima promete te ajudar a tomar essa decisão de forma consciente, colocando todos os números na tela para que você tenha clareza de quanto vai te custar a compra ou o aluguel do seu imóvel.

10. Planilha de orçamento para reforma

planilha-orcamento-para-reforma-iDinheiro
Planilha de orçamento para reforma
Planilha de orçamento para reforma

Problemas na reforma da casa? Nesta planilha específica para fazer o orçamento da sua reforma doméstica, você pode sinalizar um teto máximo de gastos. Assim, você vai sempre saber quando atingir seu limite! Além disso, as categorias ficam por sua conta, já que cada obra exige cuidados diferentes.

11. Planilha de orçamento e planejamento para viagem

planilha-orcamento-para-viagem-iDinheiro
planilha orçamento para viagem (idinheiro)
Planilha de orçamento para viagem

Depois de tanta dedicação com as economias, nada melhor que aproveitar um pouquinho, não é mesmo? Mas mesmo momentos de lazer exigem cuidado. Por isso, uma planilha de controle financeiro para viagens é o ideal para não sair da linha.

A planilha de custos acima é de autoria do iDinheiro e permite que você anote todas as suas despesas programadas, a partir do orçamento total para a viagem. Para facilitar seu uso, ela conta com uma parte gráfica para você saber rapidamente onde estão sendo suas maiores despesas.

Aproveite e veja também: Como viajar barato? 32 sites e apps para economizar na viagem!

12. Planilha financeira para freelancers e autônomos

planilha-orcamento-para-freelancer-iDinheiro
Planilha orçamento freelancers
Planilha de orçamento para freelancer

Profissionais que atuam como freelancers ou autônomos precisam lidar com uma dinâmica financeira desafiadora. Portanto, é importante organizar as despesas pessoais e profissionais.

Além disso, aqueles que têm sua atuação formalizada como MEI precisam fazer pagamentos de impostos e outras despesas que garantem o funcionamento do negócio. Nesse sentido, uma planilha de finanças pessoais e profissionais pode ajudar bastante.

13. Planilha de controle financeiro para imprimir: conheça o planner financeiro iDinheiro

Existem diversos modelos de planner financeiro disponíveis na internet, mas, afinal, para que eles servem?

Diferentemente de uma planilha, os planners funcionam melhor quando são impressos. Você poderá fazer suas anotações livremente e adaptar o uso do material da forma que lhe for mais conveniente. Anote seus hábitos rotineiros, por exemplo, e, no mês seguinte, verifique quais desses hábitos te fazem gastar mais.

É uma boa forma de administrar seu tempo e dinheiro. Baixe o nosso modelo de planner financeiro grátis para imprimir e controlar seus gastos mensais!

planner financeiro mensal para imprimir do iDinheiro

Qual a melhor planilha de controle financeiro pessoal?

Responder qual a melhor planilha de controle financeiro pessoal pode ser arriscado, pois cada uma tem as suas próprias necessidades a serem atendidas, que podem não ter nada em comum com as necessidades de outra pessoa. Logo, essa escolha deve ser analisada caso a caso.

No entanto, um método em que a maioria das pessoas se sente confortável e atendida é o aplicativo de controle financeiro. Ele atua como se fosse uma planilha, mas na palma da sua mão, te dando mais liberdade e praticidade ao anotar seus ganhos e gastos.

Ainda, alguns aplicativos se conectam às suas contas do banco e registram automaticamente as suas entradas e saídas. Veja alguns exemplos que recomendamos:

Mobills
Mobills
App gratuito ou versão premium por R$ 15,90/mês
Organizze
Organizze
Teste gratuito por 7 dias, depois, R$ 15,90/mês

Como fazer uma planilha de controle pessoal?

Para quem prefere montar uma planilha do zero e personalizá-la, a ferramenta mais comum para montar uma planilha de gastos mensais é o bom e velho Excel. Mas você não precisa se amarrar a essa única opção (que custa caro)! Existe o LibreOffice, um sotfware livre e gratuito, e o Google Planilhas, que também possui recursos parecidos.

O principal diferencial do Google Planilhas é que seus dados ficam guardados na nuvem e podem ser acessados online de qualquer computador, basta acessar sua conta Google. Porém, se você quiser ter uma maior segurança, pode fazer download do arquivo para manter o backup.

Depois de escolhida a ferramenta, você pode tomar como inspiração algumas das planilhas financeiras que disponibilizamos aqui nesse post e adaptar da forma que supra melhor suas necessidades. No entanto, os conceitos básicos e obrigatórios para fazer uma planilha pessoal de controle financeiro são:

Contas:as suas contas bancárias, onde você guarda e acumula o seu dinheiro, seja físico ou não;
Saldo:o valor em espécie que você possui em cada conta diferente;
Receitas:o somatório de todas as suas entradas mensais;
Despesas:o somatório de todas as suas saídas mensais;
Categoria:organização dos gastos em grupos para facilitar a sua percepção de gastos nas áreas da sua vida;
Orçamento:as suas projeções e expectativas de gastos para o mês, quanto você está disposto e pode gastar de forma realista;
Realizado:o acompanhamento do projetado versus o que foi feito ao longo do mês;
Balanço:a diferença, seja positiva ou negativa, entre o realizado e o projetado.

Alternativas às planilhas de controle financeiro pessoal

Como mencionamos no início desse conteúdo, cada pessoa tem um estilo de controle e necessidades para fazer sua tabela de gastos para gestão. Assim, é natural que alguém queira outra alternativa além das que já apresentamos.

1. Organizador de contas online e automatizado

Se você prefere manter seu controle mais simples e rápido, sem precisar acessar o computador cada vez que for anotar um gasto, a solução pode ser um organizador de contas no seu celular. Considere, assim, adotar um aplicativo de controle financeiro para facilitar sua vida.

Mas, lembre-se: ainda será necessário pelo menos um pouquinho de dedicação. Afinal, um organizador de contas possui diversas funcionalidades como:

  • gráficos interativos e personalizados;
  • definição de metas;
  • planejamento financeiro;
  • objetivos financeiros;
  • alertas de vencimento de contas e mais.

Assim, seu controle financeiro pessoal cabe na palma da sua mão e você consegue manter as informações em dia mais facilmente. Além disso, a interface desses organizadores costuma ser bem intuitiva e você não tem a necessidade de mexer em fórmulas complexas ou fazer contas.


Para saber mais sobre esse tipo de aplicativo, confira este artigo completo: 14 melhores apps de controle financeiro para baixar em 2024


Vale a pena usar uma planilha de controle financeiro?

Sim, vale a pena! As planilhas financeiras não precisam ser complicadas e podem te ajudar a manter as contas em dia, fazer planejamentos, economizar dinheiro e fazer orçamentos.

Com certeza existe pelo menos uma dessas ferramentas se adequa às suas necessidades e, se você começar pelas mais simples, vai perceber que não tem segredo para usar!

Como mostramos, também, se você quer ainda mais facilidade e agilidade para controlar suas despesas, um aplicativo de finanças pessoais pode ser a solução ideal para você.

De todo modo, o importante é criar o hábito de administrar seu dinheiro. Fazer um excelente controle dos seus gastos tem que começar a fazer parte da sua vida agora mesmo, não é uma escolha, mas, sim, uma necessidade.

Sugestões de leitura:

Perguntas Frequentes

  1. O que é uma planilha de controle financeiro?

    A planilha de controle financeiro serve como uma ferramenta de organização e controle das suas finanças pessoais, ajudando a manter o registro sobre gastos e receitas e permitindo uma melhor tomada de decisões pensando na saúde do seu bolso.

  2. Como montar uma planilha para controle financeiro?

    Uma planilha de controle financeiro é muito pessoal para cada pessoa. Para montar a sua, defina as categorias de entrada e saída, divida as abas por mês, tenha uma seção de metas e tudo mais que você achar necessário para se organizar!

  3. Qual a melhor planilha de controle financeiro pessoal grátis?

    A melhor planilha é aquela que se adequa às suas necessidades de controle. Consulte, neste artigo, diversas opções gratuitas para salvar e usar como quiser.

  4. Como fazer um planejamento financeiro pessoal no Excel?

    Para fazer um planejamento pessoal simples no Excel, você irá precisar separar os seus gastos e as suas receitas, criar as abas com os meses e, então, estruturar as colunas com as informações que você considerar necessária.

  5. Quais os 5 principais tipos de planilha de controle financeiro?

    Os 5 principais tipos de planilha são: planilha de controle de despesas e receitas, planilha de orçamento mensal, planilha de controle de dívidas, planilha de planejamento de investimentos e planilha de controle de gastos familiares.

  6. Como anotar as despesas do dia a dia?

    Anote diariamente suas despesas em uma planilha ou aplicativo específico, categorizando cada gasto (alimentação, transporte, lazer, etc.). Guarde recibos e atualize a planilha regularmente para garantir precisão.

  7. O que uma planilha financeira precisa ter?

    Uma planilha financeira eficaz deve incluir: categorias de despesas e receitas; registro de todas as transações; saldo inicial e final; gráficos ou resumos visuais; espaço para metas financeiras.

Referências do artigo
  1. José de

    Gostei das planilhas vai me facilitar a fazer o controle das minhas finanças mensalmente.

  2. amanda

    qual senha para desbloquear a planilha de viagens?

  3. daiana

    bom dia gostei muito gostaria de saber como faço pra baixa a planilha assim bem detalhada sobre financeiro

  4. Meire Menezes

    Gostei muito mas não consegui baixar.

  5. Ana Paula

    gostaria de saber como baixar a planilha

  6. Filipe Luemba

    gostei muito e aprendi muita coisa, agora gostaria que me ajudassem baixar um planilha financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp