17 planilhas de controle financeiro pessoal super úteis para você!

Veja diversos tipos e escolha a planilha de controle financeiro que mais de adequa ao seu estilo de vida.

Continua após a publicidade

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Você costuma se assustar quando confere sua conta bancária e ela está quase negativa? Fica com aquela pulga atrás da orelha sobre onde foi parar toda a sua renda? Ou pior, não sabe explicar como o seu saldo ficou no vermelho, algumas vezes até antes mesmo do meio do mês?

Se você respondeu “sim” pelo menos uma vez, é porque não está gerenciando suas despesas de forma efetiva e, provavelmente, não utiliza nenhum método de controle financeiro, nem mesmo alguma das diversas planilhas de gastos pessoais que são disponibilizadas de forma gratuita pela internet.

Continua após a publicidade

Pois sabia que uma planilha de controle financeiro pessoal pode simplificar sua vida! Elas são ideais para pessoas que estão buscando se livrar das dívidas, economizar dinheiro ou utilizá-lo de maneira mais consciente.

Ou seja, você pode ainda não ter percebido, mas organizar uma tabela de gastos mensais, receitas e ter um controle efetivo de toda sua movimentação financeira pode te ajudar muito. E para isso, como já comentamos, existem diversas formas. Controle financeiro no Excel, planilha de gastos ou aplicativos, por exemplo.

Continua após a publicidade

A pergunta é: qual é a melhor para você? No decorrer deste post você vai descobrir pois aqui, trataremos:

  • para que servem as planilhas de gastos;
  • como elas podem ajudar você a sair do vermelho, quitar suas dívidas e acumular uma boa quantia de dinheiro;
  • e 17 exemplos de planilhas pra você escolher a sua!

Mantendo o controle e a organização

É necessário compreender que você precisa de um mínimo de organização para desenvolver sua educação financeira.

Você não pode usar desculpas como “tive que fazer um gasto emergencial”, “comprei porque mereço” ou “esqueci de lançar uma informação na minha planilha”. Para que uma destas planilhas de controle de gastos funcione e te auxilie de verdade, é preciso ser fiel a ela e acessá-la periodicamente.

Por isso, a mudança deve começar a partir do seu comportamento. As planilhas de gastos, independentemente de qual você opte por utilizar, serão apenas ferramentas para te ajudar a consolidar a mudança de como lidar melhor com seu dinheiro.

Continua após a publicidade

Além deste comprometimento, não se esqueça que é preciso conhecimento, pelo menos básico, em ferramentas de planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel, LibreOffice ou Google Planilhas. Isso porque, por mais automatizada que uma planilha financeira pessoal Excel grátis seja, é bom entender um pouco sobre as fórmulas utilizadas, até mesmo para que você possa incrementá-las e fazer o controle financeiro pessoal a sua maneira.


Apps para controle financeiro pessoal grátis: os TOP 17 do ano


13 tipos de planilha de controle financeiro

De modo geral, todas as planilhas financeiras para uso pessoal seguem a lógica de que você deve inserir todas as suas receitas e despesas para que, automaticamente, retornem o cálculo do saldo disponível. Algumas delas utilizam formatações condicionais para que as cores, tipos e tamanho de letras (fontes) destaquem alertas para o usuário, como por exemplo, se ele ultrapassar determinada margem de segurança do orçamento.

Além disso, as planilhas ajudam a visualizar onde você está gastando mais, sua média de renda mensal e o tamanho do seu patrimônio, por exemplo. Muitas vezes essas informações não são claras no nosso dia a dia, mas essa ferramenta consegue ajudar a organizar tudo.

Confira os principais tipos de planilhas para controle de gastos:

1. Planilha de controle financeiro pessoal

Para quem quer organizar a própria vida financeira, registrar receitas e despesas e entender pra onde está indo o dinheiro, a planilha de controle financeiro é o ideal. Nela, você consegue manter as finanças organizadas e avaliar seu orçamento mensal com bastante clareza.

Continua após a publicidade

Para isso, indicamos a planilha do Mobills, que é bastante simples e perfeita para quem não gosta de complicar ou detalhar muito o seu controle.

planilha de controle financeiro pessoal do mobills

Clique aqui para baixar esta planilha para Excel gratuitamente.

1.1 Alternativa: planilha online e automatizada Mobills

Se você preferir, o Mobills também oferece uma planilha online e automatizada que permite que você acesse seu controle financeiro a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet. O sistema te ajuda a organizar seu orçamento e sincroniza smartphone Android/iOS, laptop/desktop ou ainda um tablet via web. Através deste aplicativo, você conta com lançamentos ilimitados, gerenciamento de contas e de despesas e receitas.

planilha online mobills

Clique aqui para acessar o Mobills e fazer seu cadastro para começar a usar a planilha automatizada.

1.2 Planilha de controle financeiro pessoal avançada

Se você prefere um controle mais completo, a planilha desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) traz mais detalhamento, com abas separadas por mês, categorias e subcategorias, aba para aplicações financeiras e gráficos com as informações consolidadas.

Continua após a publicidade

planilha de controle financeiro pessoal avançada do idec

Clique aqui para baixar a planilha de controle financeiro avançada do IDEC.

2. Planilha de controle financeiro familiar

Para quem prefere fazer o controle financeiro da família toda, uma planilha que integre receitas e gastos pode ser mais interessante. Assim, você garante uma visão geral de qual a renda total familiar e as despesas da casa, permitindo que, se preciso, todos entrem na contenção de gastos!

Nesse caso, você pode experimentar a planilha da Guide Investimentos, que é simples o suficiente para que qualquer membro da família possa utilizá-la, mas traz todas as informações de forma eficiente.

planilha de controle financeiro familiar da guide investimentos

Clique aqui para baixar a planilha orçamentária familiar da Guide.

3. Planilha de controle financeiro empresarial

Pra você que é autônomo ou tem uma pequena empresa, é muito importante que você separe as contas pessoais das contas da empresa. Mais do que isso, é preciso criar o hábito de separar totalmente as finanças entre as duas entidades. Assim, você mantém o controle do fluxo de caixa da empresa sem misturar receitas e despesas suas ou da família e correr o risco de descontrole.

Por isso, uma opção de planilha para esse fim é a da Contabilizei, que oferece um layout bastante simples para o empreendedor, mas eficiente no controle diário e mensal.

Continua após a publicidade

planilha de controle financeiro empresarial da Contabilizei

Clique aqui para acessar a página da Contabilizei e baixar sua planilha empresarial.

3.1 Planilhas de gestão empresarial Sebrae

Como grande apoiadora dos pequenos negócios, o Sebrae oferece diferentes ferramentas para ajudar o empreendedor a manter sua gestão em dia. Algumas dessas ferramentas são planilhas para todo o tipo de controle, como:

  • apuração de resultados;
  • cálculo de capital de giro;
  • cálculo de preço de venda;
  • controle de contas e estoque.

Existem, também, outras opções que você pode conferir e baixar clicando aqui.


Empreendedorismo: tudo o que você precisa saber para se tornar um empreendedor de sucesso


4. Planilha de orçamento para casamento

Eventos que envolvem muitos gastos, como é o caso da celebração de um casamento, também merecem uma planilha de controle financeiro. Isso porque um casamento implica em despesas que antecedem o evento, múltiplos fornecedores e, claro, pelo menos duas fontes de renda que são os noivos.

Fazer uma tabela de gastos e controlar as despesas de uma celebração do casamento pode ser muito importante para que o casal já comece seu controle financeiro familiar do jeito certo e evite fazer dívidas descontroladas. Além disso, também é muito comum que, nesse mesmo período, o casal também esteja comprando um imóvel por meio de financiamento ou móveis para casa.

Dessa forma, um ótimo modelo de planilha de controle financeiro para casamento é oferecido pelo blog especializado no assunto, Lápis de Noiva.

Continua após a publicidade

image

Clique aqui para baixar a sua planilha orçamento para casamentos na página do Lápis de Noiva.


Casamento civil gratuito: como casar de graça no cartório!


5. Planilha para controle de estudos

Precisando estudar para uma prova importante, um concurso ou para o ENEM? Então, uma planilha de controle de estudos pode te ajudar a organizar seu tempo de maneira eficiente.

Nesta ferramenta, você tem uma visão clara de quantos dias tem para estudar, pode elencar as matérias por nível de dificuldade e fazer um calendário com o dia certo para se dedicar a cada uma delas. Além disso, a planilha contabiliza as horas de estudo e revisão, possibilitando que você planeje um esquema que funciona para a sua rotina de estudos.

planilha de controle de estudos do Excel Prático

Clique aqui para baixar a planilha de controle de estudos do Excel Prático.

6. Planilha para controle de contas a pagar

Se você é dessas pessoas que se vê com vários boletos para pagar no início do mês e nunca sabe por onde começar, esta planilha super simples do Excel Prático pode te ajudar bastante.

Continua após a publicidade

Para usá-la, basta preencher com a data recebida, o nome da conta, o valor e a data de vencimento. Depois, é só anotar quando pagou e o valor total. Assim, você mantém o controle dos seus pagamentos e consegue visualizar se há algo atrasado.

planilha de controle de contas a pagar

Clique aqui para baixar a planilha de controle de contas a pagar do Excel Prático.

Mesmo assim, um conselho que podemos dar é automatizar o pagamento de contas para não precisar se preocupar com esse tipo de controle financeiro. Para isso, procure deixar as datas de vencimento o mais próximo possível umas das outras e autorizar o débito automático. Então, basta ter dinheiro na conta do banco no dia certo e você não precisará mais se preocupar!

7. Planilha calculadora do primeiro milhão

Você almeja ser um milionário? Então deve ser saber que, para conquistá-lo, vai precisar de muita disciplina, dinheiro e um bom conhecimento sobre investimentos, se esse for o caminho que escolher.

Continua após a publicidade

Mas antes de chegar lá, é preciso fazer um bom planejamento, ver quanto dinheiro você já tem e decidir o quanto vai aportar mensalmente. Por isso, essa calculadora do primeiro milhão do Quero Ficar Rico reúne todas essas informações, além da taxa de juros do investimento, inflação e o tempo necessário para chegar lá.

Se preferir, você também pode calcular qual o aporte ideal para chegar no seu 1 milhão de reais de acordo com o tempo em anos, ou seja, com que idade você quer ser um milionário.

planilha-calculadora-do-primeiro-milhao-1

Clique aqui para baixar a planilha calculadora do primeiro milhão do Quero Ficar Rico.

8. Planilha para controle de investimentos

Para você que já é investidor, o controle dos investimentos é extremamente importante. Assim, você consegue ter informações sobre os ativos da sua carteira, rentabilidade, balanceamento e diversificação, proventos e mais, além de guardar dados para fins de imposto de renda.

Nesse sentido, a plataforma online Status Invest, da casa de análises Suno Research, é bastante eficiente e traz seu controle de modo online, personalizável e editável. Você pode sincronizar a planilha com o CEI e receber as informações automaticamente ou adicionar seus ativos manualmente.

Continua após a publicidade

planilha para controle de investimentos status invest

Clique aqui para se cadastrar e usar a planilha de controle de investimentos da Status Invest.


Aplicativo de investimento: conheça os 21 melhores do mercado!


9. Planilhas: comprar ou alugar?

9.1 Comprar ou alugar um carro

Hoje, com tantas opções de aluguel de carro ou, mais recentemente, o carro por assinatura, pode ser que a compra de um veículo já não valha a pena para você. Pense nos gastos envolvidos: financiamento, combustível, seguro, IPVA, manutenção… Na verdade, a conta é bem mais alta do que apenas o custo do carro!

Mas, para saber com certeza, é preciso calcular as taxas e saber qual o cenário mais vantajoso. O que pode te ajudar, nesse caso, é a planilha comprar ou alugar um carro do Guia do Excel. Para usá-la, insira as informações requeridas e ela faz todos os cálculos para você.

planilha comprar ou alugar um carro do Guia do Excel

Clique aqui para baixar grátis a planilha comprar ou alugar um carro no site Guia do Excel.

Continua após a publicidade

9.2 Comprar ou alugar um imóvel

Saber se vale mais a pena comprar ou alugar uma casa é um dos grandes dilemas modernos das finanças pessoais. Apesar do sentimento da casa própria ainda ser bastante forte entre os brasileiros, nem sempre essa é a melhor escolha para o seu bolso.

A planilha do SaldoZero promete te ajudar a tomar essa decisão de forma consciente, colocando todos os números na tela para que você tenha clareza de quanto vai te custar a compra ou o aluguel do seu imóvel. O resultado pode te surpreender!

planilha comprar ou alugar um imóvel do SaldoZero

Clique aqui para baixar a planilha comprar ou alugar um imóvel no site SaldoZero.

10. Planilha de orçamento para reforma

Problemas na reforma? Nesta planilha específica para fazer o orçamento da sua reforma doméstica, você pode sinalizar um teto máximo de gastos. Assim, você vai sempre saber quando atingir seu limite! Além disso, as categorias ficam por sua conta, já que cada obra exige cuidados diferentes.

A planilha também te dá um espaço para especificar mais detalhes sobre a despesa, se ela foi parcelada, ou se é um gasto a ser pago semanalmente.

Continua após a publicidade

planilha de orçamento para reforma do Mobills

Clique aqui para baixar o modelo grátis de planilha para orçamento de reforma do Mobills.

11. Planilha de orçamento e planejamento para viagem

Depois de tanta dedicação com as economias, nada melhor que aproveitar um pouquinho, não é mesmo? Mas mesmo momentos de lazer exigem cuidado. Por isso, uma planilha de controle financeiro para viagens é o ideal para não sair da linha!

A planilha de custos abaixo é de autoria do Excel Easy e permite que você anote todas as suas despesas programadas, a partir do orçamento total para a viagem. Para facilitar seu uso, ela conta com uma parte gráfica para você saber rapidamente onde estão sendo suas maiores despesas.

planilha para planejamento e orçamento de viagem

Clique aqui para acessar a planilha de planejamento de viagens do Excel Easy.


31 sites e aplicativos primordiais para quem quer viajar barato


12. Planilha de finanças para freelancers e autônomos

Profissionais que atuam como freelancers ou autônomos precisam lidar com uma dinâmica financeira desafiadora. Portanto, é importante organizar as despesas pessoais e profissionais. Além disso, aqueles que têm sua atuação formalizada como MEI precisam fazer pagamentos de impostos e outras despesas que garantem o funcionamento do negócio.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, uma planilha de finanças pessoais e profissionais pode ajudar bastante, como essa abaixo, de autoria da Rock Content.

image-1

Baixe aqui a planilha gratuita de controle para autônomos e freelancers da Rock Content.

13. Planilha de controle financeiro para imprimir (Planner)

Existem diversos modelos de planner disponíveis na internet, mas afinal, para que eles servem? Diferentemente de uma planilha, os planners funcionam melhor quando são impressos.

Você poderá fazer suas anotações livremente e adaptar o uso do material da forma que lhe for mais conveniente. Anote seus hábitos rotineiros, por exemplo, e, no mês seguinte, verifique quais desses hábitos te fazem gastar mais.

É uma boa forma de administrar seu tempo e dinheiro. Clique nos links abaixo para baixar os modelos de planner da Enfim Resolvido para controlar seus gastos mensais!

Continua após a publicidade

Planner preto e branco / Planner diário

Como fazer uma planilha de gastos própria?

Para quem prefere montar uma planilha do zero e personalizá-la para seu estilo de vida, a ferramenta mais comum para montar uma planilha de gastos diários ou mensais é o bom e velho Excel. Mas você não precisa se amarrar a essa única opção (que custa caro)!

Existe o LibreOffice, um sotfware livre e gratuito, além de bastante similar ao anterior. Também é interessante utilizar o Google Sheets, que também possui recursos parecidos. Para utilizá-lo, basta tem uma conta Google.

O principal diferencial do Sheets é que seus dados ficam guardados na nuvem e podem ser acessados online de qualquer computador. Porém, se você quiser ter uma maior segurança, pode fazer download do arquivo para manter o backup.

Depois de escolhida a ferramenta, você pode tomar como inspiração algumas das planilhas financeiras que disponibilizamos aqui nesse post e adaptar da forma que supra melhor suas necessidades.

Continua após a publicidade


Aplicativos para ganhar dinheiro rapidamente? 43 garantidos!


Existe uma alternativa às planilhas?

Como mencionamos no início desse conteúdo, cada pessoa tem um estilo de controle e necessidades para fazer sua tabela de gastos para gestão. Assim, é natural que alguém queira outra alternativa além das que já apresentamos.

Organizador de contas online e automatizado

Se você prefere manter seu controle mais simples e rápido, sem precisar acessar o computador cada vez que for anotar um gasto, a solução pode ser um organizador de contas no seu celular. Considere, assim, adotar um aplicativo de controle financeiro para facilitar sua vida.

Mas lembre-se, ainda será necessário pelo menos um pouquinho de dedicação. Afinal, um organizador de contas possui diversas funcionalidades como:

  • gráficos interativos e personalizados;
  • definição de metas;
  • planejamento financeiro;
  • objetivos financeiros;
  • alertas de vencimento de contas e mais.

Assim, seu controle financeiro pessoal cabe na palma da sua mão e você consegue manter as informações em dia mais facilmente. Além disso, a interface desses organizadores costuma ser bem intuitiva e você não tem a necessidade de mexer em fórmulas complexas ou fazer contas.

Continua após a publicidade

Para saber mais sobre esse tipo de aplicativo, dê uma olhada neste artigo completo: Apps para controle financeiro pessoal grátis: os TOP 17 do ano

Conclusão

Agora não tem mais desculpa para não trabalhar no seu controle financeiro, hein? Temos certeza de que pelo menos uma dessas planilhas financeiras se adequa às suas necessidades e, se você começar pelas mais simples, vai perceber que não tem segredo para usar!

Como mostramos, também, se você quer ainda mais facilidade e agilidade para controlar suas despesas, um aplicativo de finanças pessoais pode ser a solução ideal para você.

De todo modo, o importante é criar o hábito de administrar seu dinheiro! Fazer um excelente controle dos seus gastos tem que começar a fazer parte da sua vida agora mesmo, não é uma escolha, mas, sim, uma necessidade.

Sugestões de leitura:

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

5 comentários

  1. Ana Paula

    gostaria de saber como baixar a planilha

  2. Filipe Luemba

    gostei muito e aprendi muita coisa, agora gostaria que me ajudassem baixar um planilha financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.