
Calculadora do rendimento da poupança
Use a calculadora de correção de valores pela poupança para conferir contratos que usam essa referência para ajustes de rendimentos e custos.
Escrito porAmanda Gusmão
Supervisora de Conteúdo B2C
Nossa calculadora de atualização de valores pela poupança permite que você calcule a correção real de um depósito na poupança entre duas datas, aplicando diferentes regras. Os resultados apresentados são de caráter informativo e educacional, e não possuem validade legal.
Os rendimentos da poupança são usados como índice para correção de valores de aplicações, contratos de financiamento imobiliário e até mesmo para atualização de valores em processos judiciais. Nesse caso, tais produtos e procedimentos também vão acompanhar as regras da caderneta.
Veja como fazer a simulação da correção da poupança, em que situações ela pode ser usada, quais são suas variáveis e como utilizar nossa calculadora para te auxiliar em suas decisões financeiras.
Veja como usar nosso simulador/calculadora da correção pela poupança:
Indique o valor a ser corrigido (dinheiro aplicado), informe a data de início (que vai ser a data-base para calcular os aniversários da poupança) e a data final, que será determinante para indicar quantos aniversários o montante contabilizou no período.
Indique se a simulação da correção da poupança deverá usar a nova ou antiga regra de juros da poupança.
A ferramenta apresentará um resumo detalhado das informações que você precisa, ou seja:
valor corrigido pela poupança, percentual de correção correspondente, valor aplicado, valor recebido e percentual de rendimento ao ano e ao mês.
A correção da poupança ocorre com base em um cálculo que leva em consideração dois fatores principais:
A correção acontece uma vez por mês, no aniversário da aplicação. Isso significa que o rendimento só é creditado se o dinheiro permanecer aplicado por pelo menos 30 dias. Assim:
O mesmo vai acontecer com outras operações que são corrigidas pela poupança, ou seja, elas serão ajustadas pelos índices da aplicação e por data-base (aniversários).
As regras da poupança mudaram em 2012 devido ao cenário econômico da época e à necessidade de evitar distorções no sistema financeiro.
Naquele ano, o Banco Central estava reduzindo a Taxa Selic, que chegou a 8,5% ao ano, um dos menores patamares da época. Como os títulos públicos usados no financiamento do governo rendiam menos que a poupança, os investidores podiam preferir a poupança, dificultando a captação de recursos pelo Tesouro Nacional.
Ainda, os bancos utilizam os depósitos da poupança para financiar empréstimos imobiliários. Assim, se a poupança se tornasse muito vantajosa, os bancos poderiam enfrentar dificuldades para captar dinheiro em outras modalidades e repassar crédito para a economia.
Então, para evitar esses problemas, o governo implementou a nova regra da poupança a partir de 4 de maio de 2012, ficando desta forma:
A taxa Selic atual está acima de 8,5% ao ano, o que faz com que o rendimento da poupança seja contabilizado como 0,5% ao mês + Taxa Referencial. Relembre a regra:
Depósitos anteriores a 4 de maio de 2012 também são remunerados em 0,5% ao mês + TR. Essa referência também pode ser utilizada para a correção da poupança que explicaremos a seguir.
A correção da poupança pode ser usada como referência para financiamentos, empréstimos, investimentos e outros contratos, já que todos envolvem negociações financeiras que precisam ser corrigidas ao longo do tempo.
Se um contrato ou investimento tiver sido realizado antes de 04 de maio de 2012 e usar a correção da poupança para seu reajuste, a base de cálculo será a remuneração antiga da poupança. Mas, no caso de novos contratos, a nova regra será utilizada.
Ainda, em alguns casos, valores depositados em contas judiciais vinculadas à poupança são corrigidos pela mesma regra de rendimento da caderneta. Isso ocorre, por exemplo, quando há bloqueios de dinheiro em disputas judiciais ou depósitos feitos por ordem judicial.
No iDinheiro, nos preocupamos em trazer os conhecimentos necessários para você tomar as melhores decisões na sua vida financeira. Veja aqui algumas sugestões de conteúdos que podem ser úteis para a sua jornada com a poupança:
A correção poupança anual, em 2025, é de 6,17%.
A poupança tem rendimento e correção igual em todos os bancos que oferecem a aplicação.
Sim, os campos e metodologia para o cálculo da correção pela poupança são os mesmos, mas a ferramenta ainda oferece exemplos e informações adicionais.
Se a taxa Selic for menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento poupança será de 70% da taxa Selic + TR (Taxa Referencial). Se a taxa Selic for maior que 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês + TR.
Essa calculadora da correção de valores pela poupança foi útil? Conheça nossos outros simuladores financeiros e aprenda com nossos conteúdos sobre finanças!
Escrito por Amanda Gusmão - Supervisora de Conteúdo B2C
Cursou Administração de Empresas e Empreendedorismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e é graduanda em Marketing Digital pela Faculdade Anhanguera. No mercado financeiro atuou como gestora de contas, orientadora financeira e de investimentos no Banco Itaú, com experiências de gestão anteriores no setor da aviação civil e Tecnologia da Informação. Desde 2008 trabalha com marketing de conteúdo, em especial na área de finanças pessoais e administração. No iDinheiro supervisiona o time de conteúdo B2C (Business to Consumer), Jornalismo, PR e Comunicação Interna.