O seguro desemprego é a salvação de muitas pessoas em momentos difíceis que, na maioria das vezes, chega de surpresa na vida do trabalhador. Ele pode ser utilizado da maneira que o cidadão bem entender, mas possui o objetivo de ser um auxílio nas despesas rotineiras para aqueles que acabaram de perder o emprego e não têm condições de se sustentar sozinhos. Mas como essa não é uma questão frequente na vida do trabalhador, quando é necessário fazer o saque dessa quantia, muitas pessoas ficam perdidas e não sabem como consultar a situação do seguro desemprego ou como fazer a solicitação da forma correta.
Em momentos de dificuldade como esse, é necessário ter bastante calma e seguir alguns passos para ter certeza de que você tem o direito de receber o benefício. Em seguida, basta fazer a solicitação e receber a quantia.
Continua após a publicidade
O que é o seguro desemprego
Antes de entender como consultar a situação do seguro desemprego para fazer a solicitação e o saque da quantia, é necessário entender do que se trata esse benefício. Existem algumas regras que dizem respeito a quem pode recebê-lo e em que situações ele é liberado para o trabalhador.
Em resumo, a Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento desse tipo de seguro. Ele diz respeito a um auxílio em dinheiro que os trabalhadores tem direito em momentos de dificuldade financeira, em que fica impossibilitado de trabalhar. Os motivos válidos para o recebimento são os seguintes:
- Trabalhador formal ou doméstico que foi demitido sem justa causa;
- Trabalhador que foi dispensado do emprego por não participar de curso de qualificação indicado, após contratado;
- Pessoas que foram resgatadas em condições de trabalho semelhante à escravidão.
O seguro desemprego serve para que essas pessoas possam ter tempo para retomar a vida normalmente, até encontrar outra forma de trabalho que garanta seu sustento. O valor a ser recebido e o prazo para depósito varia de acordo com a situação de cada trabalhador, que pode ser consultada a qualquer momento.
Como consultar a situação do seguro desemprego
A consulta da disponibilidade para receber o seguro desemprego pode ser feita pelo próprio trabalhador, por meio da internet. Caso o cidadão não tenha acesso, ele deve se dirigir à uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar informações sobre sua situação. Em ambos os casos, é necessário ter em mãos o RG, CPF e o número PIS, PASEP ou NIS, para liberação de acesso.
Para consultar a situação do seguro desemprego, tudo que você precisa fazer é acessar o site da Caixa Econômica Federal e clicar na opção “Cidadão” e depois em “Benefícios”. Se você preferir, pode clicar aqui. Em seguida, insira o número do PIS e sua senha, para em seguida acessar a opção “Serviço ao Cidadão”. Se ainda não for cadastrado, basta oferecer suas informações pessoais e cadastrar uma senha.
Em seguida, se este for seu primeiro acesso, você irá cadastrar uma senha de 6 a 8 dígitos para ser usada em seu cartão cidadão, que será emitido automaticamente durante esse processo. Feito isso, a página será redirecionada para a inicial, indicando o PIS e senha. A consulta do saldo do seguro desemprego estará disponível na tela, logo em seguida.
Consultar liberação do seguro desemprego
Para consultar outras informações sobre o andamento do pedido de liberação do seguro desemprego, é necessário acessar o site do Ministério do Trabalho e clicar na opção “Consulta de Habilitação do Seguro Desemprego”. Feito isso, você deve digitar o número do PIS e um código para liberação, que aparece na tela.
Serão mostradas as seguintes informações: número do PIS, nome do trabalhador, situação, tempo de serviço e procedimento.
Saque do seguro desemprego
Caso a situação já esteja resolvida e o pagamento do seguro desemprego já esteja disponível, para resgatar o valor há algumas opções. A quantia pode ser depositada em uma Poupança ou Conta Fácil Caixa, além de ser possível fazer o saque em casas lotéricas ou caixas eletrônicos, utilizando o Cartão Cidadão e sua respectiva senha, que foi cadastrada no momento da solicitação.
Continua após a Publicidade
Dei entrada no meu seguro desemprego pela carteira digital e até agora nada ,vocês passam um número de telefone do qual ninguém responde, 158 nem se fala ! Aí a quem sepode recorrer, qual direção tomar??
Olá, Ana! Tudo bem?
Infelizmente o que podemos te orientar é entrar em contato através do 158 mesmo ou indo até uma agência da Caixa.
Eu fiz a solicitação do seguro desemprego pela primeira vez porém fiz a solicitação pelo aplicativo carteira trabalho digital faz mais de um mês e mostra que meu CPF está duplicado e que tenho um nis ativo e outro convertido mais até o momento não tive nenhuma resposta.
Entrei no Caixa tem e lá mostra que o meu seguro desemprego está previsto pra uma data mais quando chegou a data não tinha saldo nem consegui sacar .
Olá, Samuel! Tudo bem?
Como é um caso mais específico, sugiro que você vá até a Caixa para verificar.
Trabalhei 1 ano e 4 meses em uma empresa,pedi as contas para entrar em outra,com 3 meses fui mandada embora,consigo junta as 2 empresas para pega o seguro desemprego?
Não.
Continua após a publicidade
dei entrada no meu pela carteira digital mas ate hoje nada tava previstas para 11.03.2022 e nada o q fazer.
Olá, Juliana! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato com a Caixa.
A minha terceira parcela do seguro desemprego ainda não caiu era 16 mas até agora não recebi oque que fasso?
Olá, Mailson! Tudo bem?
Se o valor ainda não caiu, sugiro que entre em contato através do número 158.
E muito bom esse dinheiro amigos
Precisava saber sobre a entrada do seguro que fiz em dezembro e até agora não obtive resposta!!!
Olá, Andréia! Tudo bem?
Acompanhe o status da solicitação no aplicativo ou através do número 158.
Continua após a publicidade
Mês passado recebi a primeira parcela do seguro no banco q indiquei. Esse mês não recebi. Já consultei o site e lá diz que está disponível em uma ag da caixa ,hj fui na caixa e lá consta que no dia 22 foi depositado no banco que indiquei mas até agora nada .
Olá, Sônia! Tudo bem?
Nesse caso, sugiro que entre em contato através do número 158.
Dei entrada no meu seguro dia 31 de janeiro ,apareceu pra mim divergência nós meu dados ,então respondi um formulário do MT e enviei depois veio a resposta eles fizeram o acerto,porém,guando fui verificar no meu requerimento,não havia nenhuma parcela ,então olhei na notificação da minha carteira digital estava falando q não foi encontrado nenhum cnpj,então não entendi ?
Olá, Adriana! Tudo bem?
Sugiro que entre em contato com o Ministério do Trabalho para verificar.
Boa tarde sou o ueslei Souza meu minha parcela era para cair hj mas não caiu o q devo fazer
Olá, Ueslei! Tudo bem?
É necessário entrar em contato através do número 158.
Boa tarde,tenho direito a receber 5 parcelas do seguro desemprego, porém,recebi só 4 ,o que faço, alguém aí nessa mesma situação?
Olá, Ivanuzia! Tudo bem?
Sugiro que entre em contato através do número 158.
Continua após a publicidade
Oi Bom dia Não conseguiu sacar meu dinheiro seguro desemprego tá falando que ia cair hj na minha conta mais até agr nada
Olá, Ana! Tudo bem?
Nesse caso, é necessário entrar em contato com a Caixa.
Está disponível no caixa tem. Só instalar o aplicativo caixa tem
oi gente o pergunta sobre de seguro desemprego nao recebem meu seguro de 2015
Não entendi sua dúvida, Marinaldo.
Nao recebi a quarta parcela do auxilio desemprego ja liguei para 158 e nao consigo falar com ninguem estou precisando muito desse dinheiro.
Olá, Tamires! Tudo bem?
Sinto muito por isso… No entanto, a única informação que temos da Caixa é de que é necessário entrar em contato através do número 158 mesmo.
Boa Tarde,
Dei entrada no meu seguro desemprego em março, só que o nome da minha mãe estava errado.
Já foi corrigido e peguei o novo número de entrada, mas não consigo ver minha situação pois diz que tenho que comparecer a agência de minha cidade. Por motivo de isolamento esta fechada.
Poderia me informar qual o procedimento neste caso.
Obrigado, Rosane
Você tentou pelo site? https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego
Eu estava com meu contrato suspenso por causa da pandemia”gestante” então passei a receber as parcelas dos seguro desemprego, só que no dia 19/10 minha bebe nasceu então entrei de licenca Maternidade pela empresa essa 4° parcela caiu dia 29/11 queria saber se eu tenho direito de sacar ela ?
Olá, Gracinéia! Tudo bem?
Se estiver liberada no aplicativo e na sua conta, sim.
E muito bom esse dinheiro amigos