Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como montar um pequeno negócio? Aprenda em 13 passos práticos!

Quer começar a empreender? Veja algumas dicas que você deve considerar ao decidir montar um negócio!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha Especialista em Negócios

Entender como montar um negócio nem sempre é fácil, mas é essencial para o início do empreendimento. Para isso, é necessário pensar nas ideias mais atrativas, projetar uma carreira e trabalhar para conseguir sua tão sonhada independência financeira.

Apesar disso, ainda existem pequenas empresas que não estão se desenvolvendo com sucesso. Então, é bastante desafiador quando você decide mergulhar de cabeça e se tornar um pequeno empresário.

Continua após a publicidade

Por isso, listamos em 13 passos como montar um negócio e ter sucesso. Assim, você estará no caminho certo para se tornar bem-sucedido. Acompanhe!

Como montar um pequeno negócio do zero?

Seja um empreendedor veterano ou alguém que deseja se aventurar neste caminho, entender como montar um negócio pode ser um divisor de águas. A seguir, listamos os principais passos de como montar um negócio na prática, veja!

Continua após a publicidade

1. Faça uma boa pesquisa

Após identificar que tipo de negócio irá explorar, é hora de equilibrar a ideia com a realidade, executando um processo de validação antes de avançar para as próximas etapas.

Para que uma pequena empresa seja bem-sucedida, ela deve satisfazer uma necessidade ou oferecer algo que o mercado deseje. 

Logo, há várias maneiras de comprovar a hipótese, incluindo pesquisas, grupos focais e até mesmo o método de tentativas e erros. Para auxiliar nesse processo de começar um negócio, é importante responder algumas perguntas, como:

  • Existe uma necessidade de seus produtos ou serviços?
  • Quem precisa deles?
  • Existem outras empresas oferecendo produtos ou serviços similares?
  • Como é essa competição?
  • Como o seu negócio se encaixa no mercado?

2. Elabore um plano de negócios

Para tornar a sua ideia em algo real, é importante contar com um plano de negócios, que lhe orientará desde a fase de inicialização até o estabelecimento e, eventualmente, o crescimento do da empresa.

Continua após a publicidade

A boa notícia é que existem diferentes tipos de planos para diferentes tipos de negócios e você pode utilizar o mais adequado à sua situação.

Se você pretende obter apoio financeiro de um investidor ou instituição financeira, um plano de negócios tradicional é obrigatório, devido ao seu tipo de planejamento mais completo. 

Porém, se você ainda não sabe a qual tipo de apoio recorrer, pode optar por um planejamento mais simples, que pode dar-lhe clareza sobre o que você espera alcançar e como planeja fazê-lo

3. Teste e valide sua ideia de negócio

Outro passo importante na hora de montar um negócio é validar a sua ideia para saber se ela terá chances de sucesso no mercado. Esse processo ajuda a analisar qual será o nível de aceitação do público em relação ao seu produto ou serviço e se vale a pena investir nele.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, algumas boas ideias para fazer isso são apostar em entrevistas com o público ou até na criação de protótipos para realizar testes de funcionamento e aceitação.

Além disso, é necessário aplicar alguns outros processos para que a validação do seu negócio seja a mais positiva possível, tais como:

  • identificar os principais conceitos da sua empresa;
  • avaliar todas as suas suposições, por meio de questionamentos, como: “meu produto é inovador?”, “meu público necessita dessa solução?”;
  • realizar testes com clientes potenciais, apresentando seu produto ou serviço;
  • estreitar o relacionamento com o cliente, realizando pesquisas e ouvindo sugestões de melhorias;
  • definir o diferencial da sua solução, que possa conquistar seu público-alvo.

4. Converse com outros empreendedores

Montar um negócio não é tarefa fácil, principalmente quando você ainda não tem um direcionamento mais definido sobre sua atuação no mercado. 

Nesse contexto, é importante conversar com outros empreendedores, seja com os que estão no mesmo ramo que você pretende atuar ou até com empresários de outros segmentos, para buscar ideias que possam servir na sua área de atuação.

Continua após a publicidade

Esse relacionamento também é importante para entender o mercado e como o público tem reagido às soluções dos seus concorrentes.

Assim, você pode estudar o que vem sendo feito e aplicar as melhorias necessárias para que seu produto ou serviço ganhe espaço no mercado mais rapidamente. Lembre-se que, no mundo dos negócios, aprender com os erros dos outros é importante para sua evolução.

5. Encontre parceiros de negócios

Um ponto fundamental para quem quer montar um negócio de sucesso, é contar com as parcerias certas, que vão ajudar tanto você quanto seus parceiros a ganharem mais mercado.

Sendo assim, é importante estudar o mercado e buscar por parceiros que tenham algo a acrescentar ao seu negócio, da mesma forma que o seu possa ajudar a alavancá-lo. 

Continua após a publicidade

Um exemplo é a relação de parcerias que pode existir entre os parceiros, dando mais visibilidade às duas marcas, ao atingir uma parcela maior de público. Além disso, ter uma outra visão de estratégia pode ser fundamental para alçar seu nome no mercado.

Mas não pense que essa parceria se limita apenas a empreendedores. Você também pode buscar uma aliança com investidores, ao demonstrar a perspectiva de crescimento da sua empresa e os diferenciais de seus produtos ou serviços.

6. Planeje suas finanças

A princípio, é possível apostar em empreendimentos com pouco investimento. Contudo, dependendo do ramo, pode envolver muito investimento para manutenção inicial, bem como a capacidade de cobrir as despesas antes de conseguir obter lucro.

Por isso, organize os custos estimados para iniciar sua empresa, tais como: seguros, evento de inauguração, equipamentos, aluguel, caneta, lápis, papel etc.

Continua após a publicidade

Tendo isso em mente, você pode recorrer várias maneiras de financiar seu pequeno negócio, escolhendo a que melhor se encaixe no perfil da empresa, incluindo:

7. Escolha uma estrutura comercial

Seu pequeno negócio pode ser uma empresa unipessoal, uma parceria, uma empresa de responsabilidade societária limitada ou uma corporação.

No entanto, o tipo de entidade comercial que você escolher afetará muitos fatores do seu negócio, a sua responsabilidade e a forma como você arquiva seus impostos.

Você pode escolher uma estrutura comercial inicial e, posteriormente, reavaliar e mudá-la à medida que sua empresa cresce.

Continua após a publicidade

Dependendo da complexidade do seu negócio, vale a pena consultar um advogado ou um contador para garantir que você esteja fazendo a escolha da estrutura certa.

8. Escolha e registre seu nome comercial

O nome da empresa desempenha um papel importante em quase todos os aspectos se você quiser montar um negócio com mais chances de sucesso. Então, ele precisa ser bom.

Desse modo, é recomendado que você pense bastante antes da decisão final.

Depois, você precisará verificar se a marca comercial está ou não atualmente em uso. Se não estiver, registre-a.

Não se esqueça também de registrar o nome de domínio do seu site depois de ter selecionado o nome da sua empresa.

Continua após a publicidade

9. Obtenha licenças e permissões

A papelada é parte do processo quando você decide montar um negócio.

Há uma variedade de licenças e autorizações de pequenas empresas que podem ser aplicadas à sua situação, dependendo do tipo de negócio que você está iniciando e onde ele está localizado.

Nesse sentido, você precisará pesquisar quais licenças e permissões que se aplicam ao seu negócio durante o processo de inicialização para aplicá-las.

10. Crie um sistema de contabilidade

As pequenas empresas se desenvolvem mais eficazmente quando há sistemas no local. Dessa forma, um dos mais importantes é o sistema de contabilidade.

Ele é necessário para criar e gerenciar seu orçamento, definir suas tarifas e preços, conduzir negócios com terceiros e arquivar seus impostos.

Continua após a publicidade

Você pode configurar seu próprio sistema de contabilidade ou contratar um contador, o que normalmente costuma sair mais em conta no início.

Agora, se você decidir começar por conta própria, certifique-se de considerar questões que são vitais ao escolher o software de contabilidade.

11. Encontre o local ideal

Encontrar o local ideal para montar um negócio é muito importante para seu desenvolvimento. Ele pode ser no escritório de sua casa, um espaço com vários gabinetes compartilhados ou uma sala privada.

Seja ele qual for, você precisará pensar sobre sua localização, equipamentos e configuração geral.

Fique atento também para saber se seu lugar comercial funciona para o tipo de negócio que você está fazendo.

Continua após a publicidade

Você precisará pensar, ainda, se é melhor comprar ou alugar seu espaço.

12. Prepare a sua equipe

Na hora de montar um negócio, caso você deseje contratar funcionários, certifique-se de separar um tempo para descrever as posições que precisam ser preenchidas e as responsabilidades de cada um, agindo de maneira organizada.

Caso você opte por não contratar funcionários, mas sim trabalho terceirizado independente, procure um advogado para obter seu contrato de contratado independente e começar sua busca.

Se você for autônomo, talvez não necessite de funcionários ou contratados, porém, ainda precisará de sua própria equipe de suporte.

Esse time pode ser composto por um mentor, treinador de pequenas empresas ou mesmo sua família, e serve como seu recurso para conselhos, motivação e tranquilidade quando tempos ruins chegarem.

Continua após a publicidade

13. Promova a sua pequena empresa

Uma vez que seu pequeno negócio já esteja funcionando, você precisa começar a atrair clientes. Já ouviu falar de Unique Selling Proposition (USP)?

Criado no início da década de 1940 pelo publicitário norte-americano Rosser Reeves, trata-se de características de um determinado produto ou serviço, que o diferencie dos seus concorrentes.

É extremamente importante saber isso para montar um negócio, pois é o que lhe permitirá construir uma estratégia eficaz e atrair clientes, como um plano de marketing diferenciado para ele.

Em seguida, explore ideias de marketing de pequenas empresas já existentes para que você possa decidir como promover o seu negócio de forma mais competente.

Continua após a publicidade

Que tipo de negócio abrir?

Na hora de montar um negócio, opções não faltam para você se integrar ao mercado. Conheça algumas boas ideias!

1. Revenda de produtos

A revenda de produtos é uma ótima opção para quem quer montar um negócio, principalmente se você ainda não pode dispor de muito dinheiro para um investimento inicial.

Além de ser barato, esse segmento pode entregar um retorno rápido de investimento, desde que você escolha o produto certo para revender e crie boas estratégias para atrair os seus clientes.

2. Delivery de comida

Você pode ingressar no ramo de alimentação e distribuir seus produtos por delivery. Assim, não é necessário nem manter um ponto fixo, reduzindo ainda mais os custos iniciais. 

Continua após a publicidade

Esse modelo de negócio está em alta ultimamente e existem até grandes empresas que adotaram esse sistema e não fazem mais atendimento presencial. 

Assim, com o dinheiro que seria investido em pontos fixos, é possível investir em produtos de maior qualidade, cardápio mais variado, embalagens mais personalizadas, entre outras coisas que chamem mais a atenção dos clientes.

3. Franchising

As franquias são uma boa aposta para quem quer montar um negócio. O principal benefício desse modelo, é que você entra com o investimento e a franqueadora executa todos os processos necessários para abertura da loja.

Além disso, a empresa oferece todo o treinamento necessário para que você e sua equipe consigam se enquadrar nos padrões de qualidade e atendimento da franqueadora.

Continua após a publicidade

E se engana quem pensa que precisa de um investimento inicial alto para abrir uma frachising. Atualmente, é possível abrir uma franquia barata e lucrativa gastando bem pouco.

4. Vendas online

Outro setor que só cresce no Brasil é o de vendas online. Para quem quer montar um negócio, essa pode ser uma solução bastante viável, principalmente se você fabrica produtos artesanais ou pretende revender algumas marcas.

O custo inicial é baixo e, mesmo que você ainda não tenha dinheiro para investir em um site próprio, pode utilizar diversas plataformas de marketplace que, em vez de cobrar mensalidades, recebem uma porcentagem por venda realizada.

E mesmo que você não queira utilizar esse recurso, pode fazer suas vendas pelas redes sociais, pagando impulsionamentos para seu perfil e fazendo com que ele apareça para mais pessoas.

Continua após a publicidade

5. Estética e beleza

Essa área sempre teve uma grande demanda, principalmente do público feminino. Por isso, se você tem familiaridade com o assunto e as técnicas necessárias, pode abrir um pequeno estúdio em sua casa.

Veja também outras alternativas para empreender com pouco dinheiro!

Quais as vantagens de montar um negócio?

As principais vantagens de montar um negócio, mesmo que pequeno, são:

  • chance de ouro de conquistar sua independência financeira mais rapidamente;
  • liberdade para gerenciar o próprio tempo, da maneira que achar mais conveniente;
  • total autonomia nas tomadas de decisões, desde que não seja um regime de sociedade;
  • possibilidade de selecionar uma equipe de colaboradores mais adequados ao seu negócio;
  • promover o planejamento do próprio crescimento de modo mais eficiente possível;
  • obter a famosa realização profissional.

O que considerar antes de começar a empreender?

Antes de montar um negócio, é preciso levar em consideração diversos fatores que podem influenciar positivamente nesse processo. Confira alguns dos principais pontos:

  • avaliar se você tem aptidão para integrar o segmento desejado;
  • definir o quanto você está disposto a correr riscos e enfrentar os problemas durante os processos;
  • ter um planejamento sólido e bem elaborado para entrar no mercado;
  • confiar em seu próprio potencial e na qualidade do seu trabalho;
  • estar ciente que terá que lidar com críticas e estar disposto a usá-las como incentivo a melhorias;

Conclusão: afinal, como montar um pequeno negócio?

E aí, ficou animado para montar um negócio? Estamos torcendo por você! 

Não se esqueça de, antes de tudo, de organizar suas finanças. Afinal, você precisará de dinheiro e de que seu orçamento esteja saudável para não se endividar nem entrar em falência.

E para te ajudar nessa missão, indicamos que você utilize uma planilha ou um aplicativo de gerenciamento financeiro pessoal. Assim, você ficará sabendo exatamente o que está acontecendo com o seu dinheiro.

E então? Gostou do nosso conteúdo e está empolgado agora que descobriu como montar um pequeno negócio? Assine a nossa newsletter para receber diversas informações sobre empreendedorismo!

Perguntas frequentes

  1. Que tipo de negócio abrir?

    Os principais tipos de negócio para 2022 são nos segmentos de revenda de produtos; delivery de comida; franquias; vendas online e estética.

Como montar um negócio do zero?

  1. Faça uma boa pesquisa

    Há várias maneiras de comprovar uma hipótese de negócios, incluindo pesquisas, grupos focais e até mesmo o método de tentativas e erros.
    montar-um-negocio-150x150

  2. Elabore um plano de negócios

    Para tornar a sua ideia em algo real, é importante contar com um plano de negócios, que lhe orientará desde a fase de inicialização até o estabelecimento e, eventualmente, o crescimento do da empresa.

  3. Teste e valide sua ideia de negócio

    Algumas boas ideias para fazer isso são apostar em entrevistas com o público ou até na criação de protótipos para realizar testes de funcionamento e aceitação.

  4. Converse com outros empreendedores

    É importante conversar com outros empreendedores, seja com os que estão no mesmo ramo que você pretende atuar ou até com empresários de outros segmentos, para buscar ideias que possam servir na sua área de atuação.

  5.  Encontre parceiros de negócios

    É importante estudar o mercado e buscar por parceiros que tenham algo a acrescentar ao seu negócio, da mesma forma que o seu possa ajudar a alavancá-lo.

Continua após a Publicidade

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.