Encontre no iDinheiro informações sobre as principais instituições financeiras e escolha a melhor opção de conta pra você.
Não sabe por onde começar? Selecionamos alguns filtros que podem te ajudar:
O conceito mais acertado na atualidade para contas digitais é aquele que as classifica como contas que podem ser abertas, fechadas e movimentadas pela internet, sem a necessidade de ir até uma agência física.
Isso porque até mesmo os bancos tradicionais oferecem movimentações online e aplicativos completos que permitem que os usuários transfiram, apliquem e contratem produtos e serviços bancários depois que suas contas tradicionais são abertas dentro dos trâmites presenciais. Assim, essas podem ser chamadas de contas virtuais.
Os principais tipos de contas digitais são a corrente e a de pagamento.
A conta corrente tem a movimentação completa, inclusive com o cartão de crédito ou múltiplo vinculado de forma direta. Existem serviços como a aplicação automática do saldo, mas ela é opcional. Outro ponto importante é que elas podem ter tarifas de manutenção e movimentação, assim como cobranças avulsas no caso de exceder os pacotes previamente contratados.
Por se tratar de uma conta corrente digital, ela também pode oferecer a conta poupança vinculada na conta como parte de seus serviços.
A conta de pagamento tem uma movimentação mais modesta, mas que atende as principais funcionalidades da conta corrente convencional. É possível usar cartão de débito, pagar boletos, contas de consumo e até contratar alguns serviços, como é o caso de seguros de vida.
Todavia, os melhores bancos digitais que oferecem a conta de pagamentos também podem oferecer outros serviços como o cartão de crédito e investimentos.
Ou seja, em alguns casos, o banco digital consegue atender plenamente, todas os serviços e produtos bancários dos bancos tradicionais, com o adicional que o saldo da conta pode ter rendimento sem que esse serviço seja cobrado.
Cada cliente tem seus critérios. Todavia, alguns pontos podem ser levados em consideração, como:
Outros aspectos também podem ser considerados, como a disponibilidade do aplicativo para seu dispositivo móvel, políticas de segurança de dados, opinião de outros clientes, benefícios extras que ajudam a reduzir seus custos mensais (cashback no cartão de crédito e em compras no débito, descontos em streamings) etc.
Os bancos digitais confiáveis são regulados e fiscalizados pelo Banco Central. Assim, precisam atender uma série de requisitos de segurança de dados. Além disso, como um dos principais diferenciais deles é a tecnologia, as melhores contas digitais estão, regularmente, sendo aprimoradas.
Não. Algumas delas cobram tarifas avulsas de saque, como é o caso do Nubank, e até mesmo taxa de manutenção ou pacote de serviços. Todavia, na maioria dos casos, tais custos são bem menores se comparados aos dos bancos tradicionais.
Sim. Na verdade, como a maioria deles é gratuito, você pode abrir conta digital em dois bancos ou mais e usufruir de seus serviços e diferenciais.