Dígito da agência: veja o que é, como saber e onde fica!

Também chamado algarismo de controle, trata-se de um protocolo de segurança para garantir que a sua agência realmente existe. Veja como descobrir o seu!

Escrito por Regyane Bittencourt

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Sugestão iDinheiro

Conta Confia Santander

Conta Confia Santander

Conta Confia Santander Solicitar
  • Taxa de R$ 25,90/mês
  • Conta Corrente Digital
  • Cartão de Débito, com Linha de Crédito

Conta Itaú padronizada

Conta Itaú padronizada Solicitar
  • Taxa de R$ 50,40/mês
  • Conta Corrente Tradicional
  • Cartão Múltiplo, com Linha de Crédito

Conta Digital Inter

Conta Digital Inter Solicitar
  • Sem tarifa mensal
  • Conta Corrente Digital
  • Cartão Múltiplo, com Linha de Crédito
Voltar ao topo

Muito provavelmente você já teve que fazer uma transferência ou até mesmo uma compra online e teve algumas dúvidas em relação à maneira correta de preencher alguns dados da sua conta, como o dígito da agência, por exemplo.

Se você já se sentiu perdido ao lidar com tantos números, não sabe ao certo para que eles servem e já se perguntou onde fica o dígito da sua conta e se deve preencher seus dados com ou sem ele, não se preocupe! Aqui, você vai aprender o que é dígito da agência, para que ele serve, como encontrá-lo em cada banco e o que colocar quando não tem dígito. Acompanhe a leitura!

O que é dígito da agência?

Este número aparece logo após um traço “-” ou espaço, sendo um mecanismo de autenticação utilizado para verificar a autenticidade e validade de um valor numérico. O objetivo é evitar possíveis erros de digitação e fraudes.

Também conhecido como algarismo de controle, esse número tem como função garantir a validade e a autenticidade da sua conta bancária, confirmando que a sua agência realmente existe.

Dessa forma, esta é uma informação extremamente importante para garantir a sua segurança e da instituição financeira.

Como encontrar o dígito da agência nos principais bancos

Em geral, nos cartões físicos dos bancos, os números que se referem à agência são localizados na parte frontal do cartão.

Dessa forma, para encontrar o dígito verificador, basta procurá-lo logo após o número da agência (normalmente com 4 números). Como já mencionado anteriormente, na maioria das vezes, fica localizado logo após um traço “-” ou espaço. Outra dica interessante é que, independentemente de qual seja o banco, ele só tem um caractere.

Veja um exemplo a seguir:

dígito da agência no cartão Bradesco

Para ficar mais claro, vamos mostrar onde encontrá-lo nos cartões dos principais bancos.

Dígito da agência Santander

No Santander, de forma similar aos demais bancos, você consegue facilmente encontrá-lo logo após o número da agência, que tem quatro números. Então, procure em seu cartão físico um padrão numérico 0000-0 ou 0000 0.

Pronto, o número após o espaço ou traço é o dígito.

Conta Confia Santander
Conta Confia Santander

Dígito da agência Caixa

No caso da Caixa Econômica Federal, é possível encontrá-lo na parte frontal do cartão físico, no canto inferior direito, logo após o “-“.

Vale frisar que esse número garante a segurança e autenticidade nas operações realizadas.

Você deve sempre utilizá-lo ao realizar movimentações financeiras, isso inclui depósitos e transferências, seja para conta-corrente ou para a poupança.

Isso porque, é justamente o algarismo de controle que confirma que a conta e agência de destino do dinheiro, de fato, existem.

Garantindo, assim, que não tenha risco de enviar dinheiro para uma conta bancária inexistente.

Conta Fácil Caixa
Conta Fácil Caixa

Dígito da agência Itaú

No banco Itaú, você encontra o dígito verificador na parte de trás do cartão, logo após o número da conta.

Conta Itaú padronizada
Conta Itaú padronizada

Dígito da agência Bradesco

No cartão do Bradesco, você encontra o dígito da conta logo após o número da agência, na parte frontal do cartão.

Conta Bradesco
Conta Bradesco

Dígito da agência Banco do Brasil

No Banco do Brasil, você encontra o dígito verificador (DV) na parte frontal do cartão, logo após o número da agência que contém quatro algarismos.

Conta corrente Banco do Brasil
Conta corrente Banco do Brasil

E se a minha conta não tiver DV da agência?

Em alguns casos existem contas que tem agência sem dv no cartão ou facilmente acessível no aplicativo. No entanto, isso, muitas vezes, é um problema, pois para realizar transferências é solicitado a agência com o dígito.

Logo, caso você não encontre o dv da sua agência, o ideal é entrar em contato com seu banco.

Porém, para facilitar, vamos mostrar os dois principais casos de dv sem agência e como resolver.

Qual é o dígito da conta Nubank?

Por se tratar de um banco digital, o Nubank tem somente uma agência digital de número 0001.

Sendo assim, não é necessário ter um dígito verificador para sua agência, já que ela só existe de forma digital.

Porém, talvez você esteja se perguntando: como preencher a agência para fazer uma transferência, TED ou DOC para o Nubank?

A maneira certa de preencher é com: 0001 (se solicitar um digito obrigatoriamente, você pode preencher com um zero: 0001-0)

Conta digital Nubank
Conta digital Nubank

Onde fica o dígito da agência no Banco Inter?

O número da agência com o dígito para qualquer conta no Banco Inter é 0001-9. Portanto, o número 9 é o dígito verificador (DV) deste banco digital.

Conta Digital Inter
Conta Digital Inter

Quando utiliza-se o dígito verificador?

Você deve utilizar o dígito verificador em movimentações financeiras como DOC, TED, depósitos e transferências, seja para conta corrente ou poupança.

Número da agência com 5 dígitos: quando usar?

Fique atento, pois se o campo agência tiver espaço para 5 números, quer dizer que você deve preencher o número da agência (quatro números) seguido do dígito de verificação da conta.

Quando a agência do seu banco não tem dígito, você deve completar preenchendo com o número 0. 

Por exemplo, caso sua agência seja o número 1234, ao realizar uma transferência, você pode preencher 1234-0.

Perguntas frequentes

  1. Qual é o dígito da agência?

    Este número aparece logo após um traço “-” ou espaço, sendo um mecanismo de autenticação utilizado para verificar a autenticidade e validade de um valor numérico. O objetivo é evitar possíveis erros de digitação e fraudes. Também conhecido como algarismo de controle, esse número tem como função garantir a validade e a autenticidade da sua conta bancária, confirmando que a sua agência realmente existe.

  2. Qual é o dígito da agência da Caixa?

    No cartão da CAIXA, os 4 primeiros dígitos são da agência e os 9 últimos dígitos são da conta, sendo que o último número é o dígito verificador.

  3. É necessário colocar o dígito da agência?

    Não é necessário colocar o dígito da agência em todas as transferências.

  4. Como saber a agência da Caixa?

    No cartão da CAIXA, os 4 primeiros dígitos são da agência e os 9 últimos dígitos são da conta, sendo que o último número é o dígito verificador.

  5. Como saber o dígito da agência do Itaú?

    No Itaú, você consegue facilmente encontrar o dígito da agência logo após o número da agência, que tem quatro números. Então, procure em seu cartão físico um padrão numérico 0000-0 ou 0000 0. Pronto, o número após o espaço ou traço é o dígito.

  6. Como saber o dígito da agência do Bradesco?

    No Bradesco, você consegue facilmente encontrar o dígito da agência logo após o número da agência, que tem quatro números. Então, procure em seu cartão físico um padrão numérico 0000-0 ou 0000 0. Pronto, o número após o espaço ou traço é o dígito.

  7. Onde ver o dígito da agência do Banco do Brasil?

    No Banco do Brasil, você consegue facilmente encontrar o dígito da agência logo após o número da agência, que tem quatro números. Então, procure em seu cartão físico um padrão numérico 0000-0 ou 0000 0. Pronto, o número após o espaço ou traço é o dígito.

  8. Qual o dígito da agência do Santander?

    No Santander, você consegue facilmente encontrar o dígito da agência logo após o número da agência, que tem quatro números. Então, procure em seu cartão físico um padrão numérico 0000-0 ou 0000 0. Pronto, o número após o espaço ou traço é o dígito.

  9. Qual é o dígito verificador da conta Nubank? Onde ver o digito da agência?

    Por se tratar de um banco digital, o Nubank tem somente uma agência digital de número 0001.
    Sendo assim, não é necessário ter um dígito verificador para sua agência, já que ela só existe de forma digital.
    Mas como preencher a agência para fazer uma transferência TED ou DOC para o Nubank? A maneira certa de preencher é com: 0001 (se solicitar um digito obrigatoriamente, você pode preencher com um zero: 0001-0)

  10. Qual o dígito verificador e dígito da agência do Banco Inter?

    O número da agência com o dígito para qualquer conta no Banco Inter é 0001-9. Portanto, o número 9 é o dígito verificador (DV) deste banco digital.

  11. O que colocar quando a agência do banco não tem dígito?

    Quando a agência do seu banco não tem dígito, você deve completar preenchendo com o número 0. Por exemplo, caso sua agência seja o número 1234, ao realizar uma transferência, você pode preencher 1234-0.

Referências do artigo
  1. João Dioni

    Gostaria de saber se é possível dois bancos diferentes ter agências com o mesmo número? Ex: Banco da Esquina agência nº 2312 e Banco Esquilo comercial agência 2312. Isto pode ocorrer?

  2. Larissa Alves

    Olá gostaria de sabe o dígito da agencia do banco 3860 next pois preciso para cadastrar e receber através da conta

  3. silvio orlando

    Fiz tempo atrás no Banco Itau um deposito em conta de uma pessoa. Esqueci em qual agencia eu efetuei o deposito. Tenho comprovante. Como saber o numero da agencia na autenticação?

  4. Fernanda lopes

    E quando depois do número da agência tem um X o que eu faço, já que não aceitam letras no lugar de números?

  5. Lhorrany christiny

    Realizei um pedido de restorno e eles estão pedindo o digito da minha agência só que não meu cartão não tem digito só tem somente os 4 número da agência oque eu faço

  6. Ingrid Ferreira

    Fui solicitar meu seguro desemprego,coloqueia conta do Itaú,mas dps vi que a agência foi com um dígito 4 que n coloquei,vou terproblemas?

  7. Maria Angela

    Eu estou fazendo a conta do Bradesco, e veio por e-mail 5 números, mas no app só pode 4, o que eu faço?

  8. JAIANA DA

    Bom dia, gostaria de saber se pode deixar o espaço em branco, pois tinha a opção de colocar mas eu não coloquei nada. Será que tem algum problema

  9. Jehmerson

    Boa tarde! Ao cadastrar minha conta do Itaú para receber o meu seguro desemprego. Pediu DV e coloquei o dígito que fica no final. Aquele depois da conta. Vou ter problemas para receber? O dinheiro vai para outra conta? O quê devo fazer?

  10. Alice

    Parabéns pelo conteúdo. Estava aqui batendo cabeça, querendo saber o dígito da conta C6! Muito obrigada pela explicação. Tô aliviada!!

  11. Josélia

    Fiz uma transação do caixa tem pra minha conta Itaú , porem digitei um digito a mais ao Ives de 4 dígitos coloquei 5 dígitos , será que foi pra outra conta ?

  12. Antoniel costa

    Opa minha conta Itaú e tem um DV
    Na agência não tem
    Mais fui fazer transferência e pediu o Dv da agência

    Posso completar com o número 0 tbm?

  13. Luna Conceição

    Boa noite ,meu banco é o Banpará
    Queria saber qual seria o Dv da Agência
    0033-00 ?
    Pois entrei em contato com o Banco e me falaram que não tem Dv da agência só da conta ,nesse caso posso colocar o 0 ?

  14. Adriana Cavalcante

    Obrigada. Ótimo e muito esclarecedor o seu artigo.

  15. Felipe

    O dv da caixa eh o mesmo da agencia e conta?porque só tem um dv depois da conta,na agência não.

  16. Danielle Ariane

    Maravilhoso o conteúdo
    Entendi perfeitamente.
    Porém o banco c6 bank 0001 simplesmente o banco do Brasil não aceita essa numeração como agência
    E pede a numeração( agência sem DV
    000 óbvio que não entra
    Já liguei nós dois bancos e ninguém resolve
    E preciso receber minha restituição de imposto de renda
    Enfrentar o banco lotado não era uma opção
    Muito chateada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp