Cálculo de dia da semana: faça de forma automatizada!

Descubra rapidamente qual o dia da semana em que uma data ocorreu, ou ocorrerá!

Cálculo de Dia da Semana

Selecione a data que deseja saber o dia da semana correspondente

Resultado

Data

De quais formas diferentes podemos fazer o cálculo de dia da semana?

Pode não parecer, mas fazer o cálculo de dia de semana pode ser uma ferramenta útil para o cotidiano. A todo momento estamos lidando com datas, seja para realizar um planejamento ou se organizar melhor. Assim, verificar o dia da semana pode ajudar em diversas situações.

Por isso, confira algumas formas diferentes de utilizar essa ferramenta de cálculo de dia de semana e suas vantagens.

Cálculo de férias

Um dos períodos mais aguardados do ano são as férias.

Fazer um bom planejamento é essencial para aproveitar ao máximo esse descanso. Dessa forma, é possível utilizar o cálculo de dia da semana para determinar a melhor data para pedir a sua folga. Em muitas empresas, o trabalhador pode escolher o mês e o dia em que suas férias começam. Assim, com essa ferramenta, existe a possibilidade de optar por datas estratégicas.

Continua após a publicidade

Por exemplo, você pode analisar possíveis feriados e os dias da semana em que eles caem, para escolher uma data que prolongue as suas férias em alguns dias. Ou, ainda, calcular a data de retorno ao trabalho, e estender um pouco o período de descanso.

Nesse caso, calcular o dia da semana pode ser vantajoso para o seu planejamento e para as suas férias.

Cálculo de dia da semana para saber o dia do pagamento

Assim como as férias, o dia do pagamento também é um momento esperado pelos trabalhadores, e requer um planejamento estratégico. Por isso, saber qual o dia da semana que está agendado o recebimento ajuda a ter uma organização mais completa.

Continua após a publicidade

Por exemplo, se a empresa informou o dia útil de pagamento, é possível verificar quando ele cai, como na segunda, quarta ou sexta-feira. Cada dia oferece uma vantagem diferente, e para poder aproveitar esse benefício ao máximo, é importante se planejar.

Caso o dia do pagamento seja no começo da semana, você pode agendar o pagamento das contas antecipadamente, o que torna o seu perfil de consumidor mais confiável.

Ou, ainda, se o dia do pagamento estiver agendado para o fim de semana, pode ser que ele seja adiado automaticamente para o próximo dia útil, por conta dos bancos. Existem diversos planejamentos diferentes para esse caso, e fazer o cálculo de dia da semana do recebimento pode ajudar com uma organização ainda mais eficiente.

Data de nascimento

Seja por curiosidade, seja para fins científicos, muitos já ficaram curiosos para saber o dia da semana em que alguém nasceu. Com uma ferramenta de cálculo de dia da semana, é possível descobrir a data de nascimento com maior precisão. Por exemplo, várias pessoas utilizam essa informação para determinar o mapa astrológico. Ou, ainda, por ser uma curiosidade entre a família e amigos.

Continua após a publicidade

Cálculo de dia da semana para saber prazos de entrega

Os prazos de entrega estão presentes em diversas áreas do nosso dia a dia, como a entrega de uma encomenda, ou o prazo final para a entrega de um relatório. Seja como for, esses prazos são essenciais para um bom planejamento de rotina, e é importante saber o dia da semana em que eles caem.

Por exemplo, se o prazo final para a entrega de um trabalho escolar coincide com o fim de semana, é possível adiar o limite para a segunda-feira. O mesmo se aplica para um relatório do emprego, ou o prazo de entrega de uma encomenda pelos Correios.

Assim, realizar o cálculo de dia da semana pode auxiliar na sua programação, tornando-a mais eficiente, além de outros benefícios, como diminuir a ansiedade e ter um melhor controle dos afazeres.

Como saber o dia da semana de uma data?

A princípio, para fazer o cálculo de dia da semana de uma data, é preciso conferir manualmente por meio de um calendário.

Continua após a publicidade

Graças à Organização Internacional de Padronização (ISO), a leitura dos calendários é universal, e todos seguem os mesmos padrões. Assim, se você deseja saber o dia da semana de determinada data, basta localizá-la no mês e ano indicados pelo instrumento.

Considera-se a segunda-feira como o primeiro dia da semana, e o domingo o último. Além disso, o primeiro dia do mês necessariamente segue a ordem dos dias da semana. Por exemplo, se o dia 31 é uma terça-feira, o dia 1° do mês seguinte será uma quarta-feira. O mesmo vale para feriados.

Para conferir datas antigas ou no futuro, é possível utilizar a padronização, para facilitar a busca manual. Isso ocorre porque os mesmos dias do mês normalmente seguirão a ordem do dia da semana com o passar dos anos.

Assim, se o dia 1° de janeiro de 2021 caiu em uma sexta-feira, o dia 1° de janeiro de 2022 será um sábado, assim como o dia 1° de janeiro de 2019 foi uma quinta-feira.

Continua após a publicidade

Isso se aplica para todos os dias do ano, o que pode ajudar a determinar o dia da semana de uma data muito distante.

No entanto, hoje em dia já existem maneiras automatizadas de fazer essa busca, utilizando alguns algoritmos de programação, que informa o cálculo em questão de segundos.

Como usar a calculadora de dia de semana?

Com a nossa calculadora de dia de semana, você poderá descobrir o dia de qualquer data que desejar. Para isso, basta informar o dia no campo indicado. É possível digitar a data completa, ou localizá-la na ferramenta de calendário.

Contudo, é importante ressaltar que o formato de data segue o padrão brasileiro, sendo DIA/MÊS/ANO. Em alguns países, como Estados Unidos, a data é lida como MÊS/DIA/ANO, mas esse modelo não retorna resultados na calculadora. Por fim, basta clicar em “calcular” e verificar o resultado abaixo, com o dia da semana. Se desejar fazer um novo cálculo de dia da semana, clique em “limpar” e informe uma nova data.

Continua após a publicidade