Confira as melhores 13 ideias para bares que querem inovar em 2022!

Se você está buscando ideias para bares, poderá conferir neste conteúdo 13 soluções inovadoras que vão fazer o seu negócio se destacar nesse mercado tão competitivo.

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Muitos empreendedores buscam se destacar em meio à concorrência, e, para isso, ter ideias para bares que sejam inovadoras é importante. 

O mercado de bares e restaurantes é um dos mais competitivos do país, já que, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, há milhões de estabelecimentos neste ramo no território nacional.

Continua após a publicidade

Isso mostra que esse mercado não é um dos mais simples para se abrir um novo negócio ou impulsionar o crescimento de um existente. Para isso, é preciso oferecer diferenciais que sejam atraentes aos consumidores. 

Por isso, as ideias para bares devem buscar a inovação e oportunidades interessantes, pensadas especialmente para atrair seu público-alvo. 

Continua após a publicidade

Em um mercado tão competitivo, encontrar formas de alcançar essa inovação e destaque é, sem dúvidas, desafiador. Assim, veja algumas dicas para tornar essa essa tarefa um pouco mais tranquila para quem deseja apostar nesse ramo de negócio.

13 melhores ideias para bares em 2022

Quem busca pelas melhores ideias para bares pode acabar se perdendo em meio a um leque amplo de possibilidades, que nem sempre são produtivas. 

Assim, o primeiro passo para as sugestões certas é ter um modelo de negócio bem estabelecido antes de adicionar mais ideias ao projeto.

Essa organização vai servir como um guia para o planejamento de cada passo que vai levar o empreendimento a funcionar de forma eficiente. 

Continua após a publicidade

Enquanto algumas ideias podem ser aplicáveis para qualquer tipo de bar, outras podem não ser interessantes para alguns modelos. 

Por exemplo, investir em uma equipe acolhedora e entrosada e oferecer um bom atendimento é algo que qualquer negócio deve almejar. 

No entanto, se você tem em mente um público-alvo jovem e um ambiente descolado, pode não ser muito interessante contratar um pianista clássico para tocar em uma noite temática, por exemplo.

Então, é preciso ter uma ideia clara do tipo de bar que se deseja montar e adaptar qualquer dica a essa realidade e contexto. 

Continua após a publicidade

Outro ponto importante de se considerar é o orçamento disponível para ser aplicado nas mudanças que deseja fazer.

Por isso, é preciso ter cautela e talvez começar por mudanças menores, que demandam menos capital, até chegar naquelas de maior complexidade. 

Agora, veja algumas das ideias para bares que podem ajudar seu negócio a se destacar nesse cenário em 2022.

  1. Decoração original
  2. Espaços acolhedores
  3. Noites temáticas
  4. Descontos para grupos de amigos
  5. Happy Hour
  6. Brindes para os clientes
  7. Cartão fidelidade
  8. Drinks personalizados
  9. Parceria com aplicativos de carros
  10. Balcão para barman
  11. Karaokê
  12. Boliche
  13. Cabine de fotos

1. Decoração original

Algo que pode atrair o público inicialmente é a sensação de novidade e de que aquilo que estão vendo é diferente do rotineiro. 

Continua após a publicidade

A maioria dos bares seguem uma temática semelhante, com o mesmo tipo de mobília, iluminação, esquema de cores e até as músicas que tocam são invariavelmente as mesmas em vários estabelecimentos.

Em um primeiro momento, isso pode parecer bom, porque ajuda o público a identificar que tipo de estabelecimento é aquele. 

No entanto, é possível fazer alterações que continuem assumindo essa função, mas que ao mesmo tempo tragam originalidade ao local.

Um exemplo é apostar em uma decoração temática, que vá de acordo com o que é oferecido no cardápio de alimentos e, claro, de bebidas. 

Continua após a publicidade

Pensando em uma decoração temática, existem diversas possibilidades:

  • geek;
  • western/country;
  • medieval;
  • viking;
  • esportes;
  • música;
  • carros e motos. 

Agora, para quem não quer se limitar a uma decoração que possa restringir seu público, pode apostar em um estilo de decoração, como:

  • industrial;
  • contemporâneo;
  • sofisticado;
  • burlesco;
  • rústico;
  • retrô/vintage. 

Nem sempre será preciso gastar muito em um projeto de arquitetura e móveis de design, já que, com criatividade e algumas inspirações nas redes sociais, por exemplo, é possível economizar bastante. 

Em uma decoração industrial ou rústica, pode-se usar caixotes, pallets, latões e muitos outros elementos que, muitas vezes, é possível conseguir até de graça. 

2. Espaços acolhedores

Independente do tipo de decoração e outras ideias para bares, é importante se certificar de que o local seja aconchegante e convidativo. 

Continua após a publicidade

Algumas estratégias são quase obrigatórias para isso, como luzes ambientes quentes, amarelas, que promovem um sentimento de maior intimidade. 

Outra alteração no ambiente que pode trazer essas características é a música, que não deve ser muito alta, já que as pessoas gostam de conversar em bares, e fazer isso por cima de uma música exageradamente alta pode ser bastante desconfortável. 

No entanto, tornar um ambiente acolhedor demanda esforços além do ambiente físico. As pessoas desempenham um grande papel para alcançar isso. 

É importante formar uma equipe de confiança, com pessoas não apenas capacitadas para sua função, mas que sejam também simpáticas, gentis e acolham os clientes, fazendo-os se sentir em casa. 

Continua após a publicidade

O treinamento e alinhamento constante de planos com a equipe pode ser muito útil para isso, além da promoção de um ambiente de trabalho saudável e recompensador.

3. Noites temáticas

As noites temáticas são uma das ideias para bares utilizados há décadas, mas que, muitas vezes, têm seu impacto positivo no negócio subestimado. 

Alguns empreendedores tentam apostar em noites temáticas e desistem diante da primeira dificuldade, ou após não terem um retorno almejado na primeira experiência. 

No entanto, fazer noites temáticas de maneira aleatória, ou muito esporadicamente, de fato pode não trazer um impacto expressivo no movimento. 

Continua após a publicidade

O ideal é planejar um calendário, aproveitando datas comemorativas como o Carnaval, o Halloween, o dia de São Patrick, que é pouco conhecida, mas muito comemorada em pubs ao redor do mundo e muitos outros. 

Nessas noites, pode-se oferecer descontos para quem estiver fantasiado, contratar artistas para se apresentar em noites como a do rock, dos anos 60, 80, 90, por exemplo, com diversas opções. 

Pode-se planejar também noites temáticas que se repetem mensal ou semanalmente, como uma noite de sertanejo às quintas-feiras ou um sábado de stand-up na última semana de cada mês, por exemplo.

4. Descontos para grupos de amigos

Nenhuma das muitas ideias para bares pode ser melhor do que o bom e velho marketing boca a boca, uma das melhores estratégias que existem. 

Continua após a publicidade

Algumas divulgações muito simples podem incentivar essa prática, e trazer mais pessoas para o seu negócio.

Por isso, uma dessas estratégias é oferecer descontos para grupos, o que pode incentivar que um amigo chame o outro, até que, em vez de um cliente, um grande grupo comece a frequentar seu estabelecimento.

Esses descontos podem ser progressivos, por exemplo, a partir de 5 pessoas, a mesa recebe 5% de desconto, a partir de 10 pessoas 10% até um limite de, por exemplo, 15% de desconto para 15 pessoas ou mais. 

Os descontos não precisam ser necessariamente sobre o valor da conta inteira, mas podem ser especiais para um tipo de prato ou bebida. 

Continua após a publicidade

É preciso sempre avaliar, entretanto, quanto de desconto é possível dar sem prejudicar os lucros sobre os produtos. 

5. Happy Hour

O Happy Hour é uma das ideias para bares mais utilizadas por esse tipo de estabelecimento e não à toa, já que essa estratégia, quando bem executada, pode, de fato, atrair muitos clientes. 

Estabelecimentos localizados em centros comerciais ou próximo a eles costumam colher ainda mais frutos com o período do Happy Hour. 

No entanto, é importante estabelecer os dias, que normalmente são de quarta a sexta e uma hora certa para o início e o fim dele. Por exemplo, das 17:30 às 20h, já que é um horário que pode se aproveitar das pessoas que estão saindo de seus expedientes. 

Continua após a publicidade

Uma vez estabelecido o horário do happy hour, é preciso preparar a casa para receber o fluxo de pessoas e não deixar isso influenciar a qualidade dos atendimentos. 

Para ser mais simples, é interessante apostar em um cardápio promocional para esse evento, com chope em dobro e opções de petiscos para dividir ou de pratos em porções menores e preços mais em conta. 

Outra aposta interessante é, se o seu bar servir drinks, é criar um específico para esse momento, talvez com um menor teor alcoólico, para ser uma opção para quem deseja beber, mas fica preocupado em ter que trabalhar no dia seguinte. 

6. Brindes para os clientes

Não há quem não goste de ganhar presentes e, ao pensar em ideias para bares, isso pode e deve ser levado em consideração. 

Continua após a publicidade

Oferecer brindes para os clientes é uma excelente forma de fidelização, que pode ser feito de diversas formas. 

Por exemplo, oferecer uma sobremesa ou bebida gratuitas para aniversariantes é uma prática comum e que ganha a fidelidade de muitos. 

Outra opção é oferecer brindes mediante o consumo, por exemplo, quem pedir um balde de cerveja leva um prato de aperitivos. 

Essa ideia pode ser aproveitada de inúmeras maneiras, dependendo das preferências de seu público-alvo e das possibilidades do seu negócio. 

Continua após a publicidade

7. Cartão fidelidade

O cartão fidelidade é uma das ideias para bares que não são tão aproveitadas, principalmente porque muitos não pensam em sua aplicação nesse tipo de estabelecimento. 

Essa estratégia normalmente é implementada com um cartão físico em que se fazem marcações a cada vez em que o objetivo é alcançado e, após completar o cartão, o cliente pode trocá-lo por um desconto ou um item do cardápio. 

Um cliente que, por exemplo, consumir 5 ou mais chopps em uma noite, pode ganhar um carimbo e, depois de completar o cartão, receber um brinde de sua preferência, que pode ser um drink, um prato, desconto, ou o que for mais adequado ao seu negócio. 

Hoje, existem aplicativos que fazem a mesma função do cartão fidelidade, mas poupam da necessidade de imprimir o objeto físico. 

Continua após a publicidade

8. Drinks personalizados

Enquanto isso, os drinks personalizados são uma das ideias para bares mais populares hoje e, nessa categoria, existem diversas alternativas. 

Alguns estabelecimentos apostam em drinks clássicos ou releituras, outros desenvolvem suas próprias criações. Tudo vai depender do que for mais atrativo para o seu público.

Se houver espaço físico para isso, é interessante que o preparo dos drinks seja feito às vistas do cliente, já que isso pode proporcionar um espetáculo à parte.

9. Parceria com aplicativos de carros

Uma das principais regras existentes é “se beber, não dirija”. Por isso, uma das ideias para bares é reforçar essa máxima fazendo parcerias com aplicativos de carros. 

Continua após a publicidade

Pode ser difícil conseguir fazer parcerias com aplicativos maiores, como Uber ou Cabify, mas muitas cidades hoje já possuem aplicativos próprios, com os quais é mais fácil negociar condições especiais para clientes. 

Caso não tenha cobertura desses aplicativos na cidade, a parceria pode ser feita também com uma empresa de carros particulares ou de táxi. 

10. Balcão para barman

Como já mencionamos em uma das ideias para bares, assistir o preparo de um drink pode ser um espetáculo à parte.

Assim, ter um balcão para barman pode dar ainda mais destaque a essa atração e pode ser uma chance de oferecer um outro tipo de experiência para os clientes. 

Continua após a publicidade

Colocar o balcão como uma opção para se sentar pode dar ainda mais opções aos clientes, sendo um atrativo para aqueles que só desejam entrar, tomar um drink e ir para casa. 

11. Karaokê

O karaokê é um sucesso nacional, mas deixou de estar presente massivamente nos estabelecimentos, tornando-se uma sensação entre aqueles que ainda não o conhecem. 

Para ter um karaokê no seu bar, não é preciso buscar em alguma loja de antiguidades, por exemplo. 

Isso porque a melhor forma de fazer isso é reservar um espaço para colocar uma plataforma, banquetas, microfone e uma tela onde acompanhar a música. 

Continua após a publicidade

É interessante anunciar quais serão as noites de karaokê para que os clientes não sejam pegos de surpresa e aqueles que são mais animados se planejem para estar lá.

12. Boliche

O boliche é uma das ideias para bar que possuem um grande peso no quesito inovação, mas que é, muitas vezes, descartada porque requer um investimento bem maior do que a maioria das demais opções. 

Fazer um bar com um espaço de boliche requer planejamento, obras, maquinário e todos os elementos necessários para tornar isso possível. 

No entanto, para aqueles que possuem o orçamento necessário para executar essa ideia de empreendimento, com certeza vai ser um grande diferencial no mercado.

Continua após a publicidade

13. Cabine de fotos

Por fim, são poucas as pessoas que estão fora das redes sociais e uma das cenas mais comuns nos bares hoje é ver clientes com o celular fazendo fotos e vídeos para postar online. 

Essa é uma forma de ganhar curtidas, mas também de eternizar momentos, e a busca por lugares e objetos “instagramáveis” atrai cada vez mais pessoas para alguns estabelecimentos. 

Assim, uma das ideias para bares que podem aproveitar essa tendência é a instalação de uma cabine de fotos. 

A similaridade com os filmes estrangeiros e a oportunidade de ter uma foto impressa de um momento de descontração com certeza é um grande cartão de visitas. 

Continua após a publicidade

Como inovar em um barzinho?

Alcançar destaque no segmento de bares e restaurantes não é uma tarefa fácil, uma vez que a competitividade do setor é uma das maiores que encontramos no mercado. 

Além disso, a gestão desse tipo de negócio apresenta alguns desafios, por ser algo muito dinâmico e possui muitas variáveis que precisam ser controladas.

Por isso, a primeira coisa a se fazer para ter destaque em seu bar é investir em desenvolver uma boa gestão.

Existem cursos de gestão gratuitos e com excelentes conteúdos que podem ajudar a ter um empreendimento de sucesso nessa área. 

Continua após a publicidade

Com os conhecimentos certos e aplicando algumas das ideias para bares que mencionamos, certamente você terá as ferramentas necessárias para inovar. 

Não tenha medo de usar a sua criatividade, mas lembre-se sempre da necessidade de manter as contas equilibradas e pensar nas preferências de seu público em primeiro lugar. 

O que fazer para atrair clientes para seu bar?

Uma das formas mais eficazes de atrair clientes para seu bar é uma das máximas mais consolidadas do mundo dos negócios: oferecer um bom atendimento. 

Ter uma equipe preparada, solícita, gentil e cortês é um dos elementos principais para conseguir atrair e fidelizar clientes. 

Continua após a publicidade

Em um ambiente como um bar, em que as pessoas vão para se divertir, espera-se também encontrar descontração e a equipe deve tentar passar isso também. 

Além disso, com certeza as redes sociais e a internet são ferramentas potentes para divulgar seu estabelecimento. 

Uma prioridade é colocar o bar no Google Meu Negócio, que é gratuito e garante um fluxo orgânico, já que seu estabelecimento irá aparecer em pesquisas feitas na plataforma e derivados, como o Google Maps. 

Impulsionar publicações nas redes sociais de maneira paga também costuma trazer bons resultados a um baixo custo. 

Continua após a publicidade

É possível investir em anúncios geolocalizados, que serão entregues apenas para pessoas a uma certa distância do estabelecimento. 

Por isso, é sempre importante manter as redes sociais alimentadas, com informações como cardápio, promoções e eventos, além de postar stories ao vivo e interagir com o público. 

Conclusão: Vale a pena buscar novas ideias para bares?

Buscar ideias para bares é essencial para quem deseja ter sucesso no mercado de alimentação fora do lar. 

Esse é um ramo muito competitivo, com milhares de estabelecimentos buscando os mesmos clientes, em todos os municípios do país. 

Continua após a publicidade

Por isso, é sempre preciso pensar em maneiras de inovar os serviços e oportunidades ofertadas ao público, a fim de se diferenciar da concorrência. 

Muitas das ações que podem ser tomadas para alcançar esse diferencial demandam apenas um pouco de criatividade, e não custam muito. 

No entanto, existem saídas que demandam um investimento financeiro e um planejamento bem maior para serem executadas, mas que, provavelmente, também vão trazer um retorno um pouco mais expressivo. 

Não importa o tamanho do orçamento que esteja disponível, a inovação deve estar sempre nos planos dos empreendedores que atuam no mercado de bares e restaurantes, a fim de que não sejam engolidos pelo mercado. 

Por fim, vale a pena lembrar que os estabelecimentos precisam apresentar uma organização eficiente em todos os seus aspectos.

Assim, investir em uma boa gestão, ter um plano de negócios claro, manter o orçamento e o caixa sob controle e estar sempre em dia com tarefas essenciais como o controle de estoque é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. 

Perguntas frequentes

  1. O que fazer de diferente em um bar?

    Existem inúmeras opções de coisas diferentes que se podem fazer em um bar para diferenciá-lo da concorrência. Noites temáticas, programas de fidelidade, karaokê, happy hour, drinks personalizados são apenas algumas das opções mais populares.

  2. O que fazer para atrair clientes para seu bar?

    Uma das principais ações para atrair novos clientes é investir na divulgação pelas redes sociais, impulsionando anúncios pagos e mantendo uma presença ativa no perfil da empresa. Utilizar o Google Meu Negócio também pode trazer ótimos resultados. 

  3. O que mais vende em um bar?

    No Brasil, quando se pensa em bar, pensa-se imediatamente em cerveja, que com certeza é o produto mais vendido. Por isso é interessante apostar em variações do produto no cardápio, como marcas artesanais e chopp. Petiscos para acompanhar também podem ajudar a completar a experiência. 

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.