Entenda o que é gestão de negócios e como ela funciona na prática

O conceito de gestão de negócios é fundamental para o crescimento das pequenas empresas, por isso, saiba mais sobre essa definição e veja as melhores práticas nesse sentido!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

A gestão de negócios é uma prática indispensável em qualquer empresa, e se você deseja se tornar um empreendedor bem-sucedido, é importante aprender mais sobre essa habilidade.

O conceito é bastante difundido no mercado empresarial, mas poucas pessoas realmente entendem o seu significado ou importância para o desenvolvimento de um negócio próspero.

Continua após a publicidade

No entanto, a sua concepção é relativamente simples, e, uma vez que o empreendedor assimilar essa habilidade, poderá implementá-la em suas rotinas, aproveitando todos os benefícios de uma administração mais completa.

Pensando nisso, nós preparamos um guia completo sobre gestão de negócios, com tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto, e otimizar os resultados da sua empresa.

Continua após a publicidade

Continue acompanhando a leitura para conferir todos os detalhes sobre o que é e como realizar uma gestão estratégica eficiente!

O que é a gestão de negócios?

A princípio, gestão de negócios é um conjunto de habilidades e estratégias voltadas para a administração de uma empresa, com base em ações planejadas visando objetivos concretos.

Basicamente, trata-se de uma prática de gerenciamento, que possibilita um controle mais assertivo, aprimorado e completo das atividades da empresa.

No entanto, a gestão de negócios é um conceito que pode ter diversos significados e aplicações. 

Por exemplo, ela também pode ser entendida como uma área da administração de empresas, onde os profissionais trabalham de maneira focada em determinadas funções.

Continua após a publicidade

O empreendedor que está começando a atuar no mercado empresarial pode se deparar com esse conceito de diversas formas.

No entanto, em resumo, a habilidade está relacionada à administração de negócios, com base em atividades como liderança, monitoramento, planejamento e organização.

Sua atuação costuma ser mais ampla do que a de um administrador propriamente dito, e, atualmente, existem cursos de formação que preparam o profissional para ser um gestor de negócios.

Além disso, é comum que as pessoas associem o cargo a uma função macro, ou seja, de grande alcance dentro da organização.

Contudo, a gestão de negócios também pode, e deve, se destinar aos micro departamentos, focando em setores específicos como finanças, marketing, logística e recursos humanos.

Continua após a publicidade

Ainda, esse conceito pode representar um conjunto de estratégias, uma função administrativa e também uma habilidade pessoal.

Nesse caso, o empreendedor que adquire a prática de gestão de negócios se torna apto a gerenciar as práticas da sua empresa buscando um crescimento saudável e positivo.

Algumas das características relacionadas ao profissional da gestão de negócios podem incluir:

  • liderança;
  • visão de futuro;
  • organização;
  • criatividade;
  • capacidade de tomar decisões.

Vale reforçar, também, que esse papel pode ser desempenhado por diferentes profissionais, não precisando ser, necessariamente, o dono ou presidente da empresa.

Qual o papel da gestão estratégica de negócios?

Por conta da sua abrangência, a gestão estratégica de negócios desempenha uma série de papéis dentro da corporação.

No entanto, é importante conhecer suas principais funções, para compreender o conceito de maneira completa, e entender a melhor maneira de colocar suas estratégias em prática.

Por isso, confira alguns dos papéis desempenhados pela gestão de negócios

Administração de recursos

Uma das principais funções da gestão de negócios é realizar a administração dos recursos da empresa.

O profissional responsável por esse setor se torna diretamente encarregado do capital do negócio, além de outros recursos como equipamentos, investimentos, maquinários e fontes de receita.

Continua após a publicidade

Basicamente, a gestão estratégica de negócios tem o papel de gerenciar o setor financeiro da companhia, realizando a tomada de decisões com base nos objetivos traçados e nas análises de resultados.

Embora o profissional conte com a ajuda de todo o setor, será sua função encontrar as melhores estratégias para otimizar os recursos, e garantir uma saúde financeira apropriada para a empresa.

Gerenciamento de colaboradores

A gestão de negócios também é uma habilidade que envolve o gerenciamento de colaboradores. 

Nesse caso, o gestor também será encarregado dos funcionários, empregados e todos os profissionais que se relacionam, direta ou indiretamente, com a produção e com as atividades da empresa.

Por esse motivo, a área deve estar em constante integração com o Recursos Humanos, para acompanhar o monitoramento desses colaboradores e suas pendências.

Continua após a publicidade

Da mesma forma que a administração de recursos, a gestão de negócios não é responsável por funções diretas, como contratações ou demissões.

No entanto, é sua competência tomar decisões relacionadas a isso, possibilitando um crescimento estratégico na empresa.

Resolução de problemas

No cotidiano, a gestão de negócios é responsável pela resolução de problemas dentro da corporação.

São esses profissionais que determinam as etapas a serem seguidas, quais as melhores estratégias para cada situação e as decisões que devem ser tomadas em imprevistos.

Basicamente, esse setor deve ter conhecimento de tudo que ocorre na empresa, para ser capaz de resolver pendências da melhor maneira possível, de forma otimizada e ágil.

Foco no crescimento

Continua após a publicidade

Por fim, é papel da gestão de negócios elaborar um conjunto de estratégias que tenham foco no crescimento da empresa.

Todas as suas decisões e análises devem ser voltadas para esse objetivo, de modo a otimizar a administração do empreendimento em busca de resultados positivos.

Inclusive, este é um dos motivos pelos quais os gestores atuam com outros setores, para ampliar sua visão, que se concentra, muitas vezes, apenas no sentido prático.

Como fazer a gestão de negócios?

Depois de conhecer mais sobre a gestão de negócios e o que ela representa para a empresa, chegou o momento de entender como fazer essa administração no dia a dia.

Muitos empreendedores podem ter dificuldade de implementar esse conjunto de estratégias da maneira correta, e deixam de aproveitar todos os benefícios da prática.

Continua após a publicidade

Em um primeiro momento, cada corporação possui suas próprias necessidades e demandas, o que altera a função do gestor dentro do negócio.

No entanto, existem algumas dicas que podem auxiliar na execução dessas atividades com mais facilidade, permitindo uma adaptação mais confortável para a gestão.

Confira abaixo algumas das etapas principais para iniciar sua administração nesta categoria!

Tenha uma organização financeira

Antes de mais nada, para realizar a gestão de negócios da sua empresa, é fundamental determinar uma organização financeira eficiente.

Continua após a publicidade

Isso porque esse é o setor que permite a tomada de decisões e a execução de atividades competentes ao gestor.

Por exemplo, para administrar os colaboradores e funcionários, é preciso saber qual a porcentagem do orçamento voltada para a folha de pagamentos.

Ou, ainda, para que a gestão estratégica possa alcançar novos resultados, é necessário fazer investimentos em novos materiais, ou ampliar a produção.

De forma geral, todas as principais decisões que cabem aos profissionais dessa área dependem de um controle dos gastos e recebimentos.

Além disso, esta é a base para qualquer administração, pois também pauta a definição de metas e objetivos, e a execução de relatórios de comparação para acompanhar os resultados.

Continua após a publicidade

Assim, um dos principais passos para quem deseja ter uma gestão de negócios eficiente é investir no planejamento financeiro da empresa.

Acompanhe as rotinas administrativas durante a gestão de negócios

Enquanto isso, para implementar uma boa gestão de negócios na sua empresa, é importante acompanhar as rotinas administrativas da corporação. Essas atividades podem incluir, por exemplo:

  • reuniões com a diretoria;
  • acompanhamento de balanços e resultados;
  • análise de projeções;
  • elaboração de documentos;
  • interação com fornecedores.

Dessa forma, para que o profissional possa realizar um trabalho adequado, e a empresa possa aproveitar os benefícios da gestão estratégica, é importante ter o conhecimento das rotinas de administração.

Essa é uma forma não apenas do gestor de negócios compreender como a corporação funciona, como também é útil para determinar pontos de melhoria e resolução durante o cotidiano.

Continua após a publicidade

Isso permite um impulsionamento da gerência e, assim, o alcance mais rápido e efetivo dos objetivos.

Esteja em alinhamento com o setor de Recursos Humanos

Como mencionado, o profissional da gestão de negócios também é responsável pelo alinhamento dos colaboradores.

Ele deverá tomar decisões que impactam diretamente nesse setor, como investimentos ou cortes na folha de pagamentos, contratação de pessoal, ampliação da produção e outras necessidades.

Por esse motivo, é de extrema importância estar alinhado ao setor de Recursos Humanos, que atua de maneira específica com esse departamento.

Assim, será possível entrar em concordância com todas as decisões, e também conhecer as demandas dos funcionários e o que é possível fazer para otimizar o trabalho.

Além disso, muitas pessoas podem acreditar que a gestão de negócios é uma atividade voltada unicamente para grandes corporações.

No entanto, mesmo pequenos negócios devem investir nessa habilidade, mesmo que seu setor conte com poucos funcionários.

Inclusive, é importante que exista um responsável especialmente para o RH, que atue com o gestor geral, para que ambos executem as decisões da melhor forma possível.

Continua após a publicidade

Utilize ferramentas para otimizar o trabalho

Por fim, outra dica importante para implementar a gestão de negócios de maneira eficiente na sua empresa é contar com ferramentas para otimizar o trabalho.

Atualmente, existem diversos equipamentos e plataformas que ajudam na realização das rotinas de administração, de forma mais rápida e prática.

Por exemplo, programas que condensam informações financeiras, elaboram relatórios ou mesmo integram dados sobre os colaboradores.

Todas essas ferramentas são úteis para o profissional que busca reduzir o tempo hábil das suas funções, enquanto mantém o mesmo nível de qualidade no gerenciamento.

Além disso, no dia a dia, pode ser difícil encontrar todas as informações necessárias de forma manual, o que pode atrapalhar o fluxo da produção.

Continua após a publicidade

No entanto, com ferramentas automáticas, como planilhas e sistemas de gestão, existe a possibilidade de não apenas facilitar o trabalho, como também alcançar resultados ainda mais positivos.

Inclusive, esta é uma das dicas do Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que também indicam esses mecanismos para uma gestão estratégica de negócios.

Ainda, é importante contar com ferramentas integradas, para armazenar documentos e acessar informações de maneira mais simples e rápida.

Como melhorar a gestão do negócio?

Enquanto isso, se você já possui uma gestão de negócios na sua empresa, mas deseja potencializá-la, existem algumas recomendações que podem ser úteis.

Em muitos casos, a administração pode estar acontecendo de maneira desalinhada, o que prejudica os benefícios da prática.

Por isso, vale a pena ficar atento para algumas dicas que podem ajudar nesse caso, além de proporcionar rotinas mais práticas e organizadas. Confira!

Continua após a publicidade

Tenha objetivos claros

O primeiro passo para melhorar a gestão do seu negócio é ter objetivos e metas bem definidos.

São esses pontos que irão guiar todo o controle da empresa, desde seus recursos financeiros, colaboradores, até a tomada de decisões simples no dia a dia.

Mesmo que o objetivo da gestão de negócios seja o crescimento da empresa de maneira saudável, é preciso ter objetivos que apoiem essa busca.

Por exemplo, ampliar a produção, fazer investimentos, comprar determinado equipamento ou alcançar certos números no balanço.

Seja qual for a meta da sua empresa, é fundamental tê-la bem definida, bem como as etapas necessárias para chegar até ela.

Dessa forma, a gestão poderá se alinhar à essa demanda da melhor maneira possível, otimizando todo o fluxo de trabalho da forma correta.

Continua após a publicidade

Além disso, também é importante revisar os objetivos frequentemente. Afinal, a empresa está sempre em movimento, e pode alterar suas metas conforme o passar do tempo e dos resultados.

Assim, para que a gestão de negócios seja eficiente, é essencial não apenas ter objetivos sólidos, como também atualizados e correspondentes ao momento do empreendimento.

Invista em profissionais no micro e macro

Muitas vezes, falar sobre gestão de negócios faz com que as pessoas imaginem apenas um profissional responsável, ou uma equipe de colaboradores, mas que realiza a administração geral de todas as rotinas.

É claro, o gestor costuma ser uma posição de amplo alcance, que conhece todas as rotinas e interage com todos os setores, pois sua função é equilibrar a empresa para que ela possa crescer.

No entanto, para ter uma administração mais eficiente, pode ser interessante investir em profissionais no macro e também no micro.

Isso significa determinar uma equipe de gestores que atuem em conjunto na empresa e nos departamentos.

Por exemplo, os gestores de finanças, marketing e Recursos Humanos atuam em suas áreas e correspondem ao gestor geral.

Dessa forma, é possível dividir o trabalho, sem deixar nenhum colaborador sobrecarregado, enquanto especializa as funções para uma cobertura mais efetiva da empresa.

Afinal, os profissionais do micro espaço terão conhecimentos mais voltados para sua área, o que colabora para a tomada de decisões com mais conhecimento e experiência.

Assim, para ter uma gestão de negócios mais completa e abrangente, pode ser interessante investir em vários profissionais, que tenham essas habilidades, mas atuem em conjunto.

Use a tecnologia na gestão de negócios

Por fim, se você determinou que a sua gestão de negócios precisa de melhorias, pode ser o momento de utilizar a tecnologia a seu favor.

Atualmente, existem diversas plataformas automatizadas que possibilitam a automação e padronização de uma série de processos.

Além disso, como mencionado, o uso de ferramentas é uma maneira de implementar essa administração com mais facilidade.

Dessa forma, vale a pena procurar por sistemas automáticos, que integrem os setores e suas informações, permitindo que o gestor tenha um controle mais amplo e prático das suas atividades.

Ainda, o uso da tecnologia para a gestão de empresas também pode reduzir custos, otimizar procedimentos burocráticos e aumentar a segurança das informações compartilhadas.

Tudo isso com o uso de apenas alguns programas de computador, práticos e acessíveis.

Quais as principais diferenças entre gestão de negócios e administração?

Enquanto compreendem o conceito de gestão de negócios, muitos empreendedores podem ficar confusos quanto às diferenças com o conceito de administração.

Essa dúvida é normal, uma vez que ambos são semelhantes, e, de fato, complementares.

A administração é um setor que dedica mais o seu tempo para o planejamento e a construção de sistemas dentro da empresa.

O setor irá planejar documentações, fazer reuniões e analisar relatórios para cuidar da organização da empresa como um todo.

Enquanto isso, a gestão de negócios possui um foco mais voltado para a otimização de recursos e geração de valor.

Todas as suas decisões são baseadas, principalmente, nesse objetivo, que procura resultados mais positivos para a empresa.

Além disso, sua atuação também pode cuidar de atividades e planos já traçados, apenas garantindo que tudo ocorra como deve. Portanto, ambas as áreas são complementares, e seus profissionais costumam atuar em conjunto.

Então, basicamente, a gestão de negócios pode englobar a administração da empresa, entre outras áreas, enquanto o administrador procura manter seu foco apenas em algumas atividades referentes ao controle burocrático da corporação.

Quando vale a pena investir na gestão de negócios?

O conceito de gestão de negócios é simples, mas de extrema importância para as empresas, e é fundamental que o empreendedor compreenda e invista nessa habilidade.

Embora ela pareça vaga, como um profissional que cuida de todos os processos e setores, a função é muito mais complexa, e indispensável para corporações que buscam crescer de forma saudável.

Os colaboradores que são focados nesse setor tem por objetivo auxiliar na tomada de decisões que visam o crescimento da produção, e, por isso, eles podem ter um conhecimento mais aguçado dos processos.

Sua visão é mais prática e objetiva, visando sempre as metas definidas e buscando administrar os recursos e as pessoas para um funcionamento adequado.

Dessa forma, vale a pena investir na gestão de negócios, mesmo para empresas pequenas, que também podem aproveitar as vantagens de ter um profissional com essas habilidades.

Por isso, se você busca um gerenciamento mais completo para suas atividades comerciais, e deseja se tornar um empreendedor bem-sucedido, é importante conhecer e aplicar esse conceito no seu dia a dia.

Assim, sua empresa poderá crescer com mais saúde financeira, organização e eficiência, concretizando suas metas muito mais rapidamente.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.