Confira dicas para vender mais mesmo na crise e saiba como usar a internet a seu favor

Está a procura de dicas para vender mais na pandemia? Confira nosso guia completo com algumas recomendações para aperfeiçoar suas técnicas de venda!

Escrito por Thainá Cunha

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Momentos de crise podem ser prejudiciais para os lucros do seu negócio, e, quando os números caem, buscar dicas de como vender mais é o primeiro passo para encontrar a solução ideal.

É claro, não há fórmulas mágicas para aumentar o seu número de vendas. No entanto, existem algumas recomendações que podem melhorar a sua abordagem e expandir suas chances de fechar um bom negócio.

Além disso, conhecer as técnicas certas pode ajudar não apenas no seu comércio, como também na fidelização dos seus clientes, algo essencial para o sucesso do seu empreendimento.

Assim, quando se trata de um negócio, vender mais deixa de ser somente um desejo, e se torna uma necessidade.

Por isso, se você está procurando maneiras de alavancar suas negociações e seus rendimentos, nós preparamos um guia completo com algumas dicas para vender mais e melhor.

Essas sugestões podem ser aplicadas tanto em negócios online quanto em pequenos comércios. Acompanhe a leitura para conferir todos os detalhes!

O que fazer para vender mais e melhor?

No momento da negociação com o cliente, é comum encontrar dificuldades para descobrir quais técnicas são realmente efetivas.

E apesar de cada empreendimento apresentar suas próprias particularidades, existem algumas dicas que podem ajudar o profissional a vender mais e melhor.

Vender mais significa aumentar o número de negócios fechados, ou mesmo o número de clientes fidelizados.

Enquanto isso, vender melhor significa potencializar o acordo, como aumentar o ticket médio, por exemplo. Ou seja, fazer com que o cliente leve mais produtos, e consuma mais serviços que o negócio oferece.

Para atingir esses dois objetivos, é essencial ter uma boa base de conhecimentos e técnicas. Essa base pode ser adquirida por meio de cursos de vendas, que estão disponíveis online e gratuitamente. 

Dessa forma, será possível adaptar as abordagens de acordo com a necessidade de cada situação, e, assim, aumentar as chances de fazer uma boa venda.

Por isso, conhecer o seu público, atender bem o cliente e ter uma boa estratégia são algumas das recomendações para vender mais e vender melhor no seu dia a dia. Abaixo, saiba mais sobre cada uma delas!

Conheça seu público

Esta é uma das dicas mais conhecidas e básicas, e muitos vendedores podem achar que se trata de um clichê comercial. No entanto, esta é realmente uma recomendação importante.

Conhecer o seu público permitirá que você tenha uma base sólida para abordar seus clientes e potencializar suas chances de vendas.

Não é importante apenas saber qual seu público-alvo, por exemplo, mas também quais seus hábitos de compra, seus costumes e suas preferências.

Desse modo, você poderá montar um plano estratégico de abordagem que apresente mais chances de sucesso.

Por exemplo, o seu público pode apresentar uma tendência maior a fechar negócio nos fins de semana ou em determinado período do mês.

Assim, as suas campanhas devem focar nessas datas, para expandir suas possibilidades de venda.

Sem conhecer o seu público, não é possível elaborar estratégias como essa, diminuindo o seu potencial para vender mais.

Para conhecer bem o seu público, é importante não apenas acompanhar seus hábitos, mas também monitorá-los periodicamente, por meio de relatórios, análises de vendas e canais de contato.

Foque no atendimento

Pode parecer contraditório, mas, para vender mais, é necessário deixar de focar diretamente em fechar negócio, e passar a direcionar o foco no atendimento.

Isso ocorre porque as vendas são apenas uma das consequências de um atendimento eficiente.

Nesse caso, é preciso investir em etapas assertivas de aproximação e negociação, de modo que o cliente se sinta confortável ao ser atendido, e, assim, considere a compra de forma mais definitiva.

Em um primeiro momento, é fundamental realizar uma abordagem cordial e convidativa, que desperte o interesse do cliente para prosseguir para as próximas etapas.

Dessa forma, o vendedor poderá seguir com a oferta do produto, e orientar o comprador para fechar negócio.

Atendimentos muito diretos ou com grande foco em fechar a venda podem ter o efeito oposto do desejado, acabando por prejudicar o interesse do público na compra.

Assim, focar nas etapas de recepção e assistência é uma das melhores recomendações para vender mais e melhor.

Tenha uma estrutura estratégica

Embora os resultados de uma venda estejam diretamente relacionados com as estratégias de abordagem do vendedor, existem algumas dicas sobre a estrutura do seu negócio que podem ajudar a vender mais.

É importante analisar a disposição dos seus produtos, e alinhá-los de maneira que ative os gatilhos dos clientes, permitindo que você possa vender melhor. Ou seja, aumentar o volume dos negócios.

Por exemplo, é comum que carteiras e cintos fiquem na mesma parte da loja. Isso porque ambos são acessórios comuns, com uma forte associação.

Dessa forma, quando um cliente procura por uma carteira, automaticamente irá ver os cintos e considerar levar o acessório também.

Com uma pequena estratégia de disposição dos produtos, foi possível aumentar o valor da venda.

Essa estratégia possui diversas utilidades, e está presente em vários tipos de negócios, como as franquias, por exemplo.

É comum que roupas, acessórios, sapatos, e até mesmo produtos alimentícios sigam essa lógica estrutural, de modo que o cliente se sinta encorajado a levar artigos que possuem relação.

Por isso, vale a pena analisar quais produtos do seu negócio podem estabelecer essa conexão, e estruturá-los de modo que estimulem a compra do cliente.

Qual o segredo para uma boa venda?

Muitas vezes, o vendedor foca suas estratégias somente na quantidade de vendas, deixando a qualidade de lado.

No entanto, esse requisito também é essencial para alavancar os seus resultados e, consequentemente, trazer mais lucros para o seu negócio.

É importante saber não apenas como vender mais, mas também como realizar boas vendas, de modo que o cliente se torne fidelizado e traga rendimentos no futuro.

De forma resumida, o segredo para realizar boas vendas consiste em gostar do que faz, conquistar a confiança do cliente e personalizar o seu atendimento.

A seguir, confira mais detalhes para fechar negócios de qualidade, e, assim, conquistar o seu público!

Goste do que faz

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não é necessário ser um vendedor nato para vender mais, ou fazer boas vendas.

É comum que muitos profissionais acreditem que apenas vendedores com dom ou talento podem se tornar especialistas no segmento comercial.

No entanto, qualquer vendedor pode aumentar seu número de vendas, e a qualidade do seu serviço, desde que demonstre entusiasmo e dedicação pelas suas atividades.

A venda é uma parceria que o profissional estabelece com o cliente, indo além dos produtos ou serviços negociados, mas construindo uma relação sólida e duradoura.

Caso contrário, a venda pode até ser feita, mas as circunstâncias prejudicam a fidelização de um cliente em potencial ou as chances de vender melhor.

Além disso, provavelmente você já teve experiências com um vendedor mal-humorado, por exemplo, ou com baixo empenho. Nesse caso, sabe como essa situação pode afastar os clientes.

Por isso, ser dedicado à profissão, ou mesmo demonstrar entusiasmo, é um dos primeiros passos para realizar boas vendas, pois isso irá conquistar o público e ajudará a estabelecer uma boa relação.

Conquiste a confiança do cliente

Depois de assumir o cargo com confiança e empenho, a próxima etapa é conquistar a confiança do cliente.

Assim como mencionamos, o foco no atendimento é crucial para vender mais, pois é por meio dessa relação que você poderá convencer o público a consumir mais produtos.

Por esse motivo, o vendedor deve atrair o interesse do cliente, e deixá-lo confortável para fazer as compras.

Além disso, a transparência é um fator imprescindível, mesmo que seja em situações negativas.

Por exemplo, quando o cliente está em busca de um produto em falta no estoque, ou que não faz parte do catálogo da loja.

Nesse caso, a sinceridade é a melhor alternativa, pois mostra ao cliente que o vendedor é confiável, e pode criar um vínculo positivo.

Em situações como essa, caso exista uma relação de confiança, o cliente pode optar por outro produto semelhante indicado pelo vendedor, o que garante uma boa venda.

Dessa forma, trabalhar na relação com o público é essencial para vender mais.

Personalize o atendimento ao cliente

Outra recomendação que pode fazer a diferença na hora de potencializar seus resultados e ter boas vendas é personalizar o atendimento ao cliente.

Estabelecer um roteiro de vendas é importante para construir a identidade do negócio, por exemplo, ou mesmo para treinar a equipe de colaboradores.

No entanto, o cliente pode se sentir mais valorizado diante de um atendimento personalizado, que reconheça suas necessidades e seus objetivos.

Nesse caso, pode ser viável determinar estratégias mais flexíveis, que possam atender o público de forma mais individual.

Por exemplo, levando em consideração a história do cliente, o que ele procura, quais suas motivações e suas preferências.

Com essas informações, o time de vendas também poderá elaborar táticas que aumentem as chances de vendas, ou promovam um valor maior de consumo.

Um roteiro pré-estruturado pode impedir a coleta desses dados, e diminuir as oportunidades do vendedor em contato direto com o cliente.

Por isso, vale a pena testar estratégias de atendimento personalizado e que combinem com cada cliente.

Como fazer muitas vendas?

Outra preocupação que pode ser recorrente entre vendedores é saber como realizar muitas vendas. 

Essa necessidade pode ter diversos motivos, como metas da empresa, ausência de resultados ou interesse em alcançar níveis superiores na profissão, por exemplo.

Seja como for, também existem algumas recomendações que podem ajudar a vender mais, em números. 

Nesse caso, o foco está na quantidade de negócios fechados. Para isso, é importante seguir dicas práticas, que apresentem um impacto real e positivo nas compras.

Confira algumas sugestões que separamos para te ajudar a fazer muitas vendas:

  1. Otimize e agilize o atendimento.
  2. Elabore campanhas atrativas e estratégicas para vender mais.
  3. Conheça as necessidades e os gatilhos do cliente.

Agora entenda como aplicar cada uma delas!

Otimize e agilize o atendimento

Para realizar muitas vendas, em termos de quantidade, é preciso atender o maior número de clientes possível.

Assim, uma das principais recomendações é otimizar e agilizar o processo de recepção e assistência do público.

O primeiro passo é identificar clientes em potencial. Se o objetivo é fazer mais vendas, o tempo hábil pode ser melhor aproveitado com clientes que já aparentam interesse na compra.

Dessa forma, você terá mais chances de fechar negócio, além de potencializar seus resultados em um período menor.

Elabore campanhas atrativas e estratégicas para vender mais

Para fazer mais vendas, é fundamental investir em campanhas atrativas e que sejam estratégicas para o negócio.

Por exemplo, é comum que os estabelecimentos realizem promoções especiais em feriados, com campanhas tradicionais que movimentam o comércio.

Entretanto, se você deseja vender mais, em menos tempo, é preciso utilizar essas estratégias também em outros períodos.

Alguns exemplos populares são promoções de queima de estoque, descontos progressivos ou condicionais e estratégias como “Leve 2, Pague 1”.

Essas campanhas são atrativas para o público, despertam o interesse e podem aumentar as chances de vendas.

No entanto, é importante analisar seu público e os hábitos de compras que eles apresentam, para que as campanhas surtam efeito.

Por isso, é fundamental alinhar as estratégias com outros métodos de vendas, para conseguir resultados concretos e prolongados.

Conheça as necessidades e os gatilhos do cliente

Ainda sobre o relacionamento com o público-alvo, conhecer apenas os hábitos do cliente pode não ser suficiente para aumentar seu número de vendas.

Nesse caso, conhecer mais sobre as necessidades e os gatilhos de cada comprador pode ajudar.

Essas informações são coletadas durante o processo de aproximação e recepção do cliente, e também com um atendimento personalizado.

Por exemplo, ao conhecer a história do público e o que o levou até seu estabelecimento, você poderá elaborar estratégias para vender mais, com maior frequência.

Ao perceber que seu público procura um tipo específico de produto, esse produto pode estar na vitrine, atraindo a atenção inicial.

Em seguida, os vendedores podem realizar um atendimento estratégico, que convença o comprador a passar para as próximas etapas de compra.

Além disso, a disposição dos produtos também ajuda a criar gatilhos que aumentam as possibilidades de fechar um bom negócio.

Em resumo, para fazer mais vendas, é fundamental oferecer algo que seu cliente esteja interessado em comprar, e atrair mais públicos com essa necessidade.

Qual a melhor forma de vender mais pela internet?

O e-commerce global na categoria Business to Consumer (B2C), ou seja, negócios entre empresas diretamente com os consumidores, pode chegar a U$4.5 trilhões em 2021.

Esses dados foram revelados pelas estatísticas de marketing do portal Hubspot e mostram a força do comércio eletrônico, com a tendência de que cada vez mais vendas sejam feitas pela internet.

Nesse cenário, é fundamental se adaptar para o cenário digital, e conhecer algumas dicas para vender mais nas plataformas virtuais.

Assim como as estratégias de abordagem em estabelecimentos físicos, é preciso adequar as recomendações para combinar com o perfil do seu negócio.

No entanto, essas são algumas sugestões simples que podem fazer toda a diferença nos seus resultados. Por isso, confira dicas para vender mais pela internet, e aumentar seu alcance digital:

Tenha mais de um canal de vendas

Antes de mais nada, é importante entender que a internet oferece um amplo cenário de oportunidades, mas também de competitividade.

Ou seja, é preciso estar à frente dos concorrentes, e uma das formas de fazer isso é por meio de variedade nos seus canais de vendas e divulgação.

Estar em apenas uma plataforma pode prejudicar seu alcance, além de não atingir todo o seu público-alvo, prejudicando seu potencial.

Por isso, procure estar em mais de um canal ao mesmo tempo.

Atualmente, os mais indicados incluem redes sociais e lojas virtuais. Dessa forma, você poderá diversificar seu catálogo e suas formas de abordagem.

Por exemplo, plataformas como Facebook e Instagram permitem fazer negócios dentro das próprias redes, sem que o cliente precise sair do site para adquirir o produto.

Essa possibilidade é útil, especialmente em um momento onde as redes sociais se tornaram fundamentais para o e-commerce.

Enquanto isso, também vale a pena investir em um site próprio, que atribua personalidade e destaque seu negócio.

Assim, você terá a oportunidade de vender tanto nas redes sociais, quanto na sua plataforma.

Outras alternativas incluem marketplaces, como Mercado Livre, por exemplo. Isso pode ampliar ainda mais seu alcance, e, assim, possibilitar que você venda mais.

Invista no marketing digital

Vender mais não significa apenas aperfeiçoar estratégias e abordagens, mas também tornar sua marca conhecida no mercado. Para alcançar esse objetivo na internet, é fundamental investir em marketing digital.

Essa ferramenta permite a criação de conteúdos planejados para otimizar suas páginas, tornar seus produtos conhecidos e atrair mais públicos.

Por isso, vale a pena investir nesse segmento, especialmente por conta da competitividade do ambiente digital.

Se destacar dos seus concorrentes também depende de uma boa publicidade, e com o marketing digital, é possível se destacar online.

Invista em conteúdos com engajamento, que sejam criativos para o público, além de tornar seu negócio popular. Também é recomendável variar seu portfólio, com diferentes formatos, como textos, fotos e vídeos.

Quanto mais sua marca for conhecida, maiores as chances de aumentar seu número de vendas.

Quer vender mais? Ofereça um atendimento rápido!

Na era da internet, a agilidade é um dos requisitos indispensáveis para fazer bons negócios. Por isso, é importante que você ofereça um atendimento rápido.

Os clientes que entram em contato com seu negócio já apresentam um nível maior de interesse, e podem ser compradores em potencial.

Assim, o tempo indicado de espera não pode ser superior a 10 minutos. Para contatos feitos em redes sociais, esse prazo diminui ainda mais.

Nesse cenário, é indicado, inclusive, ter um funcionário ou uma equipe que fique responsável por esse atendimento.

Dessa forma, os clientes não precisarão esperar para tirar dúvidas, fazer pedidos e efetivar, de fato, a compra.

Quais as melhores estratégias para vender mais na pandemia?

Os momentos de crise podem ser decisivos para a continuidade de um negócio, como a pandemia de coronavírus indicou ao longo dos últimos meses.

As medidas de isolamento e distanciamento social implementadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante 2020 trouxeram inúmeros prejuízos para diversos estabelecimentos.

Por isso, muitos empreendedores buscam dicas de como vender mais na pandemia, para manter suas atividades e seus lucros.

Embora a situação seja diferente para cada empresa, existem algumas dicas que podem ajudar a otimizar as vendas durante esse período. Confira:

Analise as necessidades do seu público para vender mais

A princípio, é importante reavaliar as necessidades do seu público, que também foram afetadas com a pandemia.

Dessa forma, você poderá adaptar seus produtos e oferecer o que seus clientes procuram e precisam.

Por exemplo, um restaurante pode ter tido uma queda em suas vendas, mas, com a necessidade de evitar contato social e sair de casa, oferecer marmitex e comida a domicílio pode ser uma opção interessante.

Diversos estabelecimentos passaram por situações semelhantes, e realizar uma análise do que o público-alvo busca é o primeiro passo para se reinventar no mercado.

Com isso, você poderá recuperar suas vendas, além de vender mais e ter maior qualidade em suas negociações, conquistando os clientes por meios alternativos.

Adapte seus métodos de venda

Durante a pandemia, diversos empreendimentos passaram a adotar métodos de venda diferenciados, que pudessem se adaptar às medidas de saúde.

Assim, também é importante que seu negócio busque outras alternativas de venda, como entrega a domicílio, por exemplo, além de pagamentos à distância, como Pix e máquinas de cartão com tecnologia contactless ou possibilidade de venda digitada.

Disponibilizar essas opções para os clientes amplia as possibilidades de vendas, além de serem facilidades que destacam o seu negócio entre os concorrentes.

Por isso, vale a pena pesquisar e escolher qual a melhor opção para o seu negócio. Dentre as maquininhas disponíveis no mercado, por exemplo há alternativas com taxas menores e que podem ajudar muito.

Outro fator é que, nesse período, é fundamental priorizar a segurança e a saúde de colaboradores e clientes. Por isso, adaptar os métodos de venda é fundamental.

Além disso, medidas alternativas como vendas em balcão, por vias digitais ou telefone também fazem a diferença.

Invista em plataformas digitais para vender mais

Por fim, as plataformas digitais se tornaram grandes aliadas dos estabelecimentos na pandemia, e você pode voltar a vender mais por elas.

Afinal, além de práticos e acessíveis, sites e redes sociais, por exemplo, também permitem compras com segurança, sem necessidade de contato físico.

Por isso, busque investir na sua marca online, com perfis atrativos, cardápios digitais e maneiras de realizar pedidos e fazer o pagamento virtualmente.

Desse modo, você poderá aumentar suas vendas de forma prática, além de se adaptar às novas práticas comerciais.

Quais as melhores estratégias para vender mais em 2021?

Como mostramos ao longo deste guia, existem diversas estratégias para vender mais, além de dicas para potencializar seus resultados e lucros.

No entanto, para determinar quais as melhores estratégias de venda, é fundamental avaliar as necessidades do seu negócio.

Afinal, cada estabelecimento possui demandas diferentes, e, com isso, técnicas e práticas que podem trazer retornos mais positivos.

Por isso, determinar as estratégias mais eficientes depende diretamente do que o seu negócio precisa.

Como mostramos ao longo desse artigo, obter mais informações do seu público, investir em atendimento personalizado e se dedicar às vendas online são as principais estratégias nesse sentido.

Mas é essencial considerar suas próprias necessidades, e testar diferentes abordagens para determinar o que funciona para você.

Dessa forma, você poderá vender mais e com maior qualidade, aumentando, assim, as suas chances de sucesso.

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