Quer empreender? Veja 15 ideias de negócios para abrir em casa!

Conheça alguns exemplos de negócios que você pode abrir em casa e veja as melhores dicas para ter sucesso desde o início das atividades!

Escrito por Victor Leitão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Após a pandemia de coronavírus, muitas pessoas começaram a buscar pelas melhores ideias de negócios para abrir.

Afinal, de acordo com a pesquisa do IBGE, desde 2018, o modelo de serviço home office vem crescendo a passos largos no Brasil. Nesse contexto, é grande a procura por ideias de negócios para abrir em casa e se tornar dono do próprio empreendimento.

Para te ajudar a empreender em casa, preparamos uma lista com 15 ideias de negócios e algumas dicas para que você já comece da maneira correta, obtendo sucesso na sua empreitada. Confira!

  1. Redação de conteúdo
  2. Agência de viagens
  3. Comida congelada
  4. Decoração de bolos
  5. Design de joias e bijuterias
  6. Passeios com cães
  7. Confecção de produtos aromáticos
  8. Produção de conservas
  9. Blog
  10. Secretariado remoto
  11. Hospedagem
  12. Consultório de nutrição
  13. Consultoria para noivas
  14. Agência de artistas
  15. Serviços de clipping

15 ideias de negócios para abrir em casa

1. Redação de conteúdo

Este profissional deve saber escolher a melhor forma de expressão para que seu cliente consiga se comunicar de maneira atrativa com o público-alvo, por meio de sites e redes sociais.

Para trabalhar nesse ramo, é necessário ter um domínio da língua portuguesa e de técnicas relacionadas aos seguintes temas:

Você ainda pode, posteriormente, se especializar em outros segmentos mais específicos, como tráfego orgânico, ampliando mais ainda seu leque de serviços.

Para trabalhar de forma autônoma, é necessário, além do conhecimento inicial, contar com:

  • uma boa internet;
  • aparelhos eletrônicos como computador e smartphone;
  • em alguns casos, pode ser necessário obter plataformas de análise e monitoramento de resultados de redes sociais.

2. Agência de viagens

Nesta opção de negócio para abrir em casa, o foco é a organização e compra de roteiros de viagem, indicando a melhor opção de turismo para o seu cliente.

O serviço também pode ser realizado de forma autônoma ou como representante de uma empresa do setor.

Hoje em dia, muitas pessoas buscam por serviços personalizados e que fujam daquele padrão oferecido pelas tradicionais agências de viagens. 

Por isso, você pode aproveitar essa mudança no comportamento do cliente e abusar da criatividade, proporcionando uma experiência única para os viajantes.

Veja algumas dicas de nichos interessantes:

  • casais em lua de mel ou aniversários de relacionamento;
  • estudantes no 3º ano do colégio;
  • formandos da faculdade;
  • recém formados que desejam passar um tempo viajando fora;
  • famílias com crianças;
  • famílias com adolescentes.

3. Comida congelada

Esse é um ramo crescente do mercado e é uma ótima oportunidade de negócios para cidades pequenas. Muito bom para quem tem talentos culinários e quer um negócio para abrir em casa.

Pode ser aquele pão de queijo ou uma receita de família que só você sabe fazer, o importante é dar o primeiro passo. Além disso, também é possível aproveitar aqueles nichos que estão em alta, como é o caso da alimentação saudável, por exemplo.

O ideal aqui é que você escolha um produto, verifique sua possibilidade de congelamento, os melhores meios de entrega e comece a divulgar seu trabalho na internet. 

Após atrair os clientes, é possível para começar a investir em equipamentos que facilitem a sua mão de obra, possibilitem um aumento da produção e abra oportunidades de investir em outras receitas.

Ademais, na área de alimentação, vale a pena saber mais sobre outras possibilidades, como bares e distribuidora de bebidas, por exemplo.

4. Decoração de bolos

A decoração de bolos é outro segmento que só cresce no Brasil e é uma das formas de empreender em casa.

Vários profissionais de confeitaria têm se especializado na decoração de bolos, com detalhes cada vez mais sofisticados. É possível encontrar diversas opções de decoração, inclusive com caracterizações que impressionam pelo realismo.

Muitas pessoas trabalham de forma autônoma ou como prestadores de serviço para famosas redes de confeitaria, ou em pequenos negócios como autônomo. 

Seja qual for o modelo escolhido, certamente você tem chances de se integrar a esse mercado, usando a criatividade e dotes culinários.

Além disso, você pode investir nas suas redes sociais e criar uma página profissional para divulgar as sobremesas e os meios de contato para receber os pedidos. Assim, poderá concentrar o lucro para você, além de garantir maior liberdade na produção e organização.

5. Design de joias e bijuterias

O desenvolvimento e fabricação de peças de bijuteria é uma chance promissora de empreender em casa. Afinal, a grande maioria das pessoas gosta de utilizar acessórios na hora de sair para algum lugar. 

As criações podem ser vendidas tanto pela internet quanto diretamente para conhecidos, lojas, noivas etc.

E as opções são tantas que fica até difícil escolher quais bijuterias vender. Neste segmento, alguns dos objetos mais vendidos são: anéis, pulseiras, correntes, arcos, brincos, entre outros. Além disso, vale a pena estudar o mercado e apostar nas tendências previstas para cada ano, conquistando ainda mais clientes.

Alguns exemplos, são:

  • tendência dopamina, com joias coloridas;
  • novo vintage, dando um ressurgimento às pérolas;
  • talismãs;
  • peças divertidas, com apelo lúdico da tendência Y2K.

6. Passeios com cães

Esta ideia foi importada e já ganhou muitos adeptos aqui no Brasil, sendo uma das ótimas oportunidades de negócios para abrir.

Você pode utilizar esse empreendimento para ganhar uma renda extra ou até mesmo almejar lucros maiores, dependendo da sua organização e visão de mercado.

Os donos de cachorros que trabalham o dia todo contratam pessoas para alimentar, passear e brincar todo dia com os animais. Normalmente, o serviço é cobrado por mês, mas também dá para fechar outros tipos de pacotes mais personalizados.

Caso você queira aumentar seu portfólio, pode se especializar em outros segmentos que englobam essa função, como banho e tosa ou um adestramento básico. 

Assim, você ganhará mais destaque no mercado e prospectará ainda mais clientes por meio das indicações e divulgação do trabalho.

7. Confecção de produtos aromáticos

Produtos aromáticos são ótimos presentes para amigos ou familiares. 

Já imaginou produzi-los e vender para seus conhecidos ou até mesmo para empresas, como supermercados, perfumarias, lojas de conveniência etc? 

Atualmente, as pessoas têm comprado esses produtos para suas casas, não pensando apenas nos aromas que eles proporcionam mas, também, na decoração do ambiente. Assim, um bom exemplo são as velas de diferentes formatos e cores, que dão mais vida aos cômodos.

Isso fez com que esse mercado ganhasse bastante destaque no Brasil nos últimos anos, se tornando uma boa fonte de renda. Hoje, é possível atuar a partir de uma pequena estrutura em casa e vender para lojas ou pela internet.

Dentre os produtos mais procurados, estão:

  • velas perfumadas;
  • difusores;
  • sabonetes;
  • aromatizadores;
  • sachês aromatizados;
  • entre outros.

8. Produção de conservas

Aqui você pode fabricar para revenda ou sob encomenda, sendo uma boa opção de negócio para abrir em casa.

O fator positivo desse tipo de fabricação é que estes produtos contam com durabilidade maior e, por ser algo caseiro, acabam atraindo mais clientes, devido à sua composição com menos conservantes artificiais. 

E você não precisa se limitar às conservas de geléias ou pimentas. Nesse segmento, é válido apostar na produção de diversos tipos de legumes, como pepino, tomate, cebola, entre outros.

Caso não tenha familiaridade com a cozinha, não tem problema, pois existem diversos tutoriais bem didáticos na internet que ensinam como produzir os produtos.

Cabe destacar que apresentação do produto e higiene são fatores fundamentais neste negócio, sendo necessário utilizar potes de vidro e devidamente esterilizados.

9. Blog

Se você é especialista em determinado assunto pode criar um site ou blog sobre o tema e tornar-se um blogueiro.

Este segmento já está em alta no Brasil há alguns anos e sempre tem espaço para quem produz conteúdos relevantes sobre um determinado assunto.

Os blogs mais acessados podem contar com anúncios pagos, posts patrocinados e outras formas de remuneração.

Para isso, é necessário construir um público relevante e participativo, que gere movimento no seu site, fazendo com que ele apareça em boa colocação sobre o assunto quando alguém pesquisar nos buscadores da internet.

O segredo aqui é você aliar temas que curte bastante com o seu conhecimento sobre eles. Além disso, é importante conhecer o público que deseja atingir, para se adequar às suas linguagens e gostos, aumentando suas chances de ganhar seguidores.

10. Secretariado remoto

Um dos negócios para abrir em casa que tem ganhado bastante destaque é o de secretariado remoto.

E você não precisa ter vínculo empregatício com nenhuma empresa para exercer a função, trabalhando de maneira independente e para diversos clientes de uma vez.

O serviço é muito requisitado por pequenas e médias empresas e profissionais autônomos, e inclui desde a prospecção de novos clientes e agendamento de reuniões, até a transferência de ligações, como se estivesse no mesmo local de quem a contratou.

Para isso, é necessário contar com alguns materiais básicos, como um computador e um celular, fones de ouvido oupara facilitar a conversação e uma internet de qualidade.

Posteriormente, você pode investir no aprendizado de plataformas e softwares específicos deste ramo, aumentando ainda mais seu portfólio e conseguindo mais clientes

11. Hospedagem

Se você mora em uma região próxima de pontos turísticos ou que seja de fácil locomoção pela cidade, oferecer hospedagem é uma boa opção de negócio para abrir em casa.

O necessário, em um primeiro momento, é disponibilizar um quarto (ou mais), banheiro e café da manhã para seu hóspede.

E, claro, divulgar seu serviço na internet, para amigos e familiares ou quaisquer outros meios.

Hoje em dia, o AirBnb é uma plataforma que possibilita o aluguel de um quarto ou de residências inteiras por dias, semanas e até mesmo meses. Basta que você se cadastre e anuncie seu espaço.

Você também pode criar uma página no Instagram e em outras redes sociais para fazer a divulgação e aumentar as possibilidades!

12. Consultório de nutrição

Elaborar cardápios e indicar dietas adequadas para seus pacientes faz parte da rotina de um nutricionista. E você não precisa, necessariamente, estar em um escritório formal para fazer isso.

Com isso, você reduz os custos que um estabelecimento gera, podendo investir essa economia em outras frentes, como a compra de equipamentos.

Este profissional pode ser requisitado por pacientes, ser indicado por médicos, ou procurado também por empresas em busca de consultoria para seus refeitórios ou produtos alimentícios.

Uma outra boa opção para prospectar mais clientes, é anunciar seus serviços nas principais redes sociais, inclusive criando conteúdos informativos e promovendo mais interação com os seguidores.

13. Consultoria para noivas

Se você já atua no ramo e quer empreender em casa, apostar em consultoria para noivas é uma boa oportunidade de fazer isso.

Afinal, o casamento é uma data importante para os casais, na qual os dois querem que o evento seja o mais perfeito possível, começando pela preparação da noiva. 

Nessa horas, nada melhor do que contar com um profissional que tenha experiência nesse segmento, que vai auxiliar nessa decisão, diante de tantas opções disponíveis no mercado.

Você pode oferecer suporte cerimonial, escolha de fornecedores, decoração e cardápio. Quanto mais completo for seu trabalho, mais chances de conquistar novos clientes você terá.

14. Agência de artistas

Para que possam realizar seu trabalho da melhor maneira possível, muitos artistas optam por contratar um agente para administrar seus negócios. 

Dentro da função de agente, você será o responsável por gerenciar a carreira do artista em todos os aspectos, desde a marcação de presença em eventos ou trabalhos referentes à sua profissão até contratações e contato com a imprensa, publicidade etc.

Além disso, caso você já tenha experiência, pode usar seu conhecimento para prospectar novos talentos, ganhando ainda mais destaque no mercado.

Ainda, não é preciso ter um estabelecimento fixo para atuar como agente. Você pode fazer todo esse gerenciamento da sua própria casa, tendo a disposição, basicamente, um computador, celular, internet de qualidade e um ambiente que te permita se manter concentrado.

15. Serviços de clipping

O clipping é um serviço muito requisitado por empresas que precisam de um acompanhamento da imprensa, seja para guardar todas as suas aparições ou para acompanhar o mercado.

É por meio delas que a empresa consegue saber como está sua imagem na mídia, os pontos que estão sendo destacados pela imprensa e quantas vezes ela foi citada em todos os veículos de comunicação.

Este serviço pode ser realizado em casa a partir do acompanhamento e leitura de artigos publicados na internet pelos principais jornais, revistas e sites e até mesmo em conteúdo impresso. 

E não é necessário muito investimento para trabalhar com clipping. Com um computador ou um celular e uma boa conexão de internet, você já pode começar a atender seus clientes.

Qual o melhor negócio para abrir em casa?

Devido aos diversos fatores do mercado que influenciam diretamente o modo de crescimento da sua empresa, não há como apontar o melhor negócio para abrir em casa.

Portanto, diante das várias formas de empreender, é importante que você escolha com exatidão o ramo que deseja seguir e, de preferência, que seja algo que você goste e que tenha uma boa perspectiva de mercado.

Como ter sucesso ao empreender em casa?

A seguir, veja algumas dicas que você pode considerar ao escolher a melhor opção de negócio para abrir em casa e para definir como adequar as atividades conforme as diferentes formas de empreender.

Organize-se

Faça uma lista com as coisas que gosta de fazer ou tem experiência. Assim, ficará mais fácil decidir em qual ramo atuar, trabalhando com mais prazer e disposição.

Defina seus horários

Estipule o tempo que você tem disponível para desenvolver a atividade e converse com a sua família sobre a nova proposta de trabalho.

Consiga um espaço

Dedique um espaço exclusivo para o trabalho, mesmo que seja pequeno. De preferência, em um ambiente em que você possa focar completamente na tarefa.

Formalize sua empresa

Consulte órgãos públicos sobre os trâmites legais, licenças, impostos e procure formalizar sua empresa, passando mais segurança e credibilidade aos seus clientes.

Abra a categoria de empresa certa para seu negócio

Verifique com seu contador a possibilidade de enquadrar a atividade no Simples ou como Microempreendedor Individual (MEI).

Mantenha a disciplina

Trabalhar em casa não significa trabalhar menos. Por isso, crie uma rotina para otimizar suas atividades para manter um equilíbrio diário

Crie um plano de negócios

Desenvolva um plano de negócios, as estratégias de marketing para sua empresa e aprenda o básico de informática e das ferramentas que vão te auxiliar nesse processo.

Organize as finanças

Separe as finanças pessoais do patrimônio da empresa. O ideal, para isso, é que você utilize um aplicativo de controle financeiro para ajudá-lo nessa tarefa.

Trabalhe na prospecção de clientes

Assim como o mercado está em constante evolução e sua empresa também deve seguir esse caminho. Portanto, sempre busque novos clientes e reinvista parte dos seus ganhos.

Agora que você já conhece várias ideias de negócios para abrir em casa, é hora de estudar o mercado para saber qual dessas opções são mais apropriadas para investir. Depois é só começar a colocar a mão na massa, rumo à sua independência profissional.

E aí, o que achou do artigo “Quer empreender? Veja 15 ideias de negócios para abrir em casa!”? Para conhecer ainda mais sobre o empreendedorismo, assine a nossa Newsletter!

Perguntas frequentes

  1. Que tipo de negócio abrir?

    Alguns dos principais negócios para abrir em casa são: Redação de conteúdo; Agência de viagens; Comida congelada; Decoração de bolos; Design de joias e bijuterias; Passeios com cães; Confecção de produtos aromáticos; Produção de conservas e Blog, dentre outros.

  2. Qual o melhor produto para empreender?

    Para quem deseja empreender em casa, um dos melhores ramos é a alimentação, já que é possível testar várias ideias nessa área e atender uma demanda constante do público. Por isso, alimentos pode ser considerado um dos melhores produtos para empreender.

  3. Quais são as formas de empreender?

    As principais formas de empreender são: empreender em casa; online; por meio de estabelecimentos físicos; por meio de startups; por meio de negócios sociais, dentre outros.

  1. Alessandra Riquena

    Hoje em dia empreender está muito mais fácil que antigamente. Tem muito material bom e sites bons na internet. Empreender parou de ser um tabu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp