Calculadora de Financiamento SAC

Cálculo de estimativa de valor de uma prestação a ser paga em um financiamento SAC (Sistema de amortização constante). Sistema este utilizando pela Caixa para financiamento de imóveis.

Cálculo de financiamento SAC

Valor
Valor que você quer financiar.
Valor de entrada
Valor que pretende dar de entrada.
Valor em porcentagem que incidirá sobre o valor.
Período de tempo da dívida.

Resultado

Evento Valores
Primeira parcela
Última parcela
Prestação Juros Amortização Saldo devedor
Totais

Utilize a calculadora de financiamento SAC para ter uma ideia do valor da sua prestação.

O que é financiamento SAC?

Trata-se do Sistema de Amortização Constante. É a modalidade mais utilizada pelos bancos para o financiamento de imóvel. Nele, calculam-se as prestações pela soma dos juros e o valor fixo da amortização, que consiste na diminuição do saldo devedor a cada mês.

Continua após a publicidade

Então, com a tabela SAC, as parcelas iniciais são mais altas, enquanto os últimos meses do contrato têm valores consideravelmente menores.

Como é feito o cálculo com a tabela SAC?

Em um sistema que utiliza a tabela SAC, o valor da amortização sempre será fixo. Isso significa que a cada parcela paga, o seu saldo devedor diminui. Ou seja, o percentual de juros permanece o mesmo, mas como o saldo devedor diminui, o valor das parcelas também cai ao longo do tempo.

Ao fazer uma simulação na calculadora de financiamento SAC, fica mais fácil entender como essa dinâmica funciona na prática.

Como usar a calculadora de financiamento SAC?

Os planos de financiamento são a fórmula de calcular e reajustar a sua prestação. Porém, antes de tudo, é necessário conhecer o significado de alguns termos:

  • Valor a Financiar: é o preço do bem a vista, ou, em caso de empréstimo, valor do crédito.
  • Número de prestações: é a quantidade de parcelas em que você pagará seu bem ou dívida. Geralmente, essa informação aparece em formato de meses. Por exemplo: 360 meses (30 anos), em caso de financiamento imobiliário.
  • Taxa de Juros: custo do valor financiado, os bancos cobram essa taxa para emprestar o dinheiro. Por exemplo: 10% a.a. (ao ano).
  • Prestação: soma dos juros devidos mensalmente e da amortização de parte do saldo devedor.

Observação: Nesse cálculo não estão considerados os valores de IOF, TAC (taxa de abertura de crédito), seguros entre outras tarifas possíveis.

Então, para usar a calculadora de Financiamento SAC, basta informar o valor do imóvel (ou do empréstimo), quanto pretende oferecer de entrada, a quantidade de prestações (em meses) e a taxa de juros informada pelo banco.

Por fim, ao clicar em “calcular”, você verá qual é a tabela SAC para essa simulação e terá uma ideia do valor das parcelas do financiamento. Lembrando que se trata apenas de uma estimativa, já que o cálculo não considera algumas tarifas aplicadas pelos bancos.

Continua após a Publicidade