WooCommerce: o que é, como funciona e como usar o plugin!

Se você está em busca de uma ferramenta de e-commerce prática, vale a pena conhecer o WooCommerce, do Wordpress. Veja os benefícios e saiba como instalar!

Escrito por Vitor Braga

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Planos WooCommercePreçoCaracterísticas
GratuitoGrátisO próprio empresário terá que configurar e cadastrar os produtos da loja virtual
InicianteR$297,00Layout básico e cadastro de até 50 produtos
BásicoR$497,00Layout profissional pré-pronto e cadastro de até 300 produtos
CompletoR$760,00Layout profissional e cadastro de até 600 produtos.
Informações sobre WooCommerce

A tradicional plataforma WordPress agora oferece a sua própria ferramenta de e-commerce, chamada WooCommerce, e pode interessar empreendedores que buscam novas opções na internet.

A proposta do grupo é manter as operações dentro de seu ecossistema, evitando que o usuário precise recorrer a outras alternativas para trabalhar com vendas na plataforma.

Para usuários do WordPress que estão no segmento de comércio eletrônico, essa pode ser uma solução atrativa.

Por esse motivo, vale a pena conhecer mais detalhes sobre o WooCommerce, como ele funciona, os custos operacionais e se ele faz sentido para o negócio.

Confira essas e outras informações no conteúdo especial que preparamos sobre a ferramenta. Veja mais sobre esse lançamento e se ele combina com o seu perfil!

O que é o WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin desenvolvido pelo WordPress para ser inserido dentro da sua plataforma.

Ela foi criada com o intuito de apoiar as transações comerciais, sendo um recurso especial para quem utiliza a plataforma e realiza operações de vendas no comércio eletrônico.

Como um plugin, o WooCommerce é mais leve e fácil de operar. Por esse motivo, vem ganhando notoriedade entre os usuários. 

O portal G1 destaca que as vendas por e-commerce cresceram significativamente no Brasil, principalmente após a pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2021.

E como o WordPress é o Sistema Gerenciador de Conteúdos mais utilizado do mundo, com inúmeras funcionalidades e operabilidade simples, muitas pessoas o escolhem para alocar suas páginas.

Assim, ao oferecer o plugin de e-commerce, a plataforma passa a englobar uma série de soluções que a tornam ainda mais interessante para quem deseja ter um site próprio, inclusive com o intuito de vendas.

Atualmente, cerca de 26% de todas as lojas online do mundo são geridas a partir desse plugin, que permite vendas de qualquer tipo de produto. Isso engloba desde itens duráveis até assinaturas digitais.

Além disso, um de seus principais diferenciais é a quantidade de meios de pagamento integrados ao seu sistema. Pelo WooCommerce é possível receber por:

  • Cartão de crédito e débito;
  • Boleto bancário;
  • Transferência;
  • Plataformas de pagamento, como Mercado Pago e PayPal.

Isso torna a ferramenta ainda mais completa, a concorrente direta de outras alternativas de vendas digitais que não operam como plugin.


Leia também: Conheça as 20 melhores plataformas de e-commerce para o seu negócio!


Como funciona o WooCommerce? Veja os principais recursos!

O WooCommerce é um recurso com intenção de gerenciar as transações comerciais diretamente da plataforma WordPress.

Nesse caso, não é necessário sair do ecossistema WordPress para poder realizar vendas online, uma das principais vantagens da plataforma.

Além disso, a ferramenta ainda conta com uma série de funcionalidades ideais para quem deseja criar e gerir seu e-commerce pela ferramenta. Confira alguns desses recursos:

Cadastrar produtos

Pelo WooCommerce, o usuário pode fazer o cadastramento dos produtos na loja virtual de maneira facilitada.

Por exemplo, ele permite a edição rápida das descrições, facilita a duplicação de itens parecidos e otimiza a alteração de dados mais simples.

Outro benefício dessa funcionalidade é poder destacar produtos em uma vitrine virtual, de modo a atrair os clientes para determinados itens.

Flexibilizar as formas de pagamento

Além das opções de meios de pagamento mais tradicionais, o plugin WooCommerce ainda conta com mais de 140 formas que podem ser oferecidas aos clientes, incluindo diversos gateways de pagamento.

Essa é uma maneira de aumentar as chances de finalização na conversão, proporcionando uma experiência mais completa para os usuários.

Recuperar carrinhos abandonados

Pessoas que atuam com vendas online podem vivenciar situações como abandono de carrinho, um dos principais problemas nas conversões finais das vendas digitais.

Isso ocorre quando o cliente se aproxima de finalizar a compra, mas, por outro motivo, desiste da operação antes do pagamento.

O módulo do WooCommerce estimula o cliente a retomar a sua compra, enviando uma série de notificações e e-mails, demonstrando as vantagens da aquisição dos itens escolhidos.

Acompanhar os pedidos dos clientes

O processo de pós-venda se configura como um dos mais importantes para garantir a satisfação do cliente.

Nesse sentido, o plugin WooCommerce ajuda a manter esse contato entre empresa e consumidor durante todas as etapas de pedido, envio e entrega.


Leia também: Mercado digital: o que é, seus tipos e como investir nele!


Personalizar o plugin

Como o WooCommerce possui código aberto, ele pode ser personalizado com a identidade visual da loja.

Além disso, essa funcionalidade facilita a integração com outros sistemas que a empresa utiliza, auxiliando na gestão administrativa.

Habilitar a função de pagamentos recorrentes

Empreendedores que trabalham com a venda de assinaturas ou de serviços com cobranças mensais podem aproveitar a funcionalidade de pagamento recorrente do plugin.

Essa ferramenta possibilita cadastros automáticos e reduz as chances de inadimplência. Além da cobrança no meio de pagamento cadastrado, ele ainda pode ser configurado para enviar mensagens aos usuários.

Emitir relatórios

A gestão do negócio também pode ser favorecida pelo uso do plugin WooCommerce, já que ele organiza e permite a emissão de relatórios gerenciais, onde é possível verificar:

  • Quais foram os itens mais vendidos;
  • O índice de carrinhos abandonados;
  • O faturamento total, entre outras métricas.

Ativar promoções

Por fim, uma funcionalidade que vale a pena conhecer são as promoções. Pelo plugin, o lojista contará com a opção de utilizar recursos atrativos na própria plataforma.

Por exemplo, destacar um produto específico para promoção, ativar uma contagem regressiva, cupons de desconto e outras estratégias que aumentam as chances de vendas.

Como instalar o plugin WooCommerce no WordPress e criar sua loja virtual?

O processo de download e instalação do WooCommerce segue algumas etapas específicas, e é fundamental se atentar a elas.

O primeiro passo de como montar uma loja virtual consiste em encontrar o plugin no diretório do WordPress. Esse passo a passo ocorre da seguinte maneira:

  1. No painel de controle do WordPress, que fica do lado esquerdo da página, clique em “Plugins” e, depois, em “Adicionar Novo”;
  2. Pesquise por “WooCommerce”;
  3. Ao encontrar, clique no botão “Instalar agora”;
  4. Assim que o download for finalizado, clique em “Ativar”.

Automaticamente, o plugin será instalado no painel de controle e poderá ser configurado para personalização posterior.

Configurando o WooCommerce

A configuração do WooCommerce não é complexa, mas exige atenção em algumas etapas.

Assim que o usuário clica no plugin, ele inicia a sua operação e abre o painel para ser configurado com as informações que devem ser inseridas. São elas:

  • Shop: a página que os produtos serão exibidos;
  • Cart: o carrinho;
  • Checkout: a etapa de finalização da compra, onde os clientes realizam o pagamento;
  • My Account: o espaço onde os clientes podem constatar o seu histórico de compra e acompanhar seus pedidos.

Ao inserir os dados de configuração dessas etapas, clique em continuar. Em seguida, a plataforma irá solicitar mais algumas informações, tais como:

  • Store Locale: o endereço onde a loja online será cadastrada, com o CEP e moeda local;
  • Shopping & Tax: configuração sobre o envio dos produtos e as tarifas que serão cobradas;
  • Payments: quais os meios de pagamento que irá disponibilizar.

Adicionando produtos

Quando toda a configuração do plugin estiver completa, o usuário já poderá adicionar os produtos na loja virtual.

Basta clicar no plugin, disponível no menu esquerdo, e localizar a opção “Products”. Assim, será possível criar a descrição com imagens e aplicar técnicas de SEO para contribuir com a visibilidade do item nas pesquisas.


Confira também: Como vender na Shopee: veja como montar a loja e vender bem!


Planos e pacotes: quanto custa vender no WooCommerce?

O plugin WooCommerce é gratuito para download, instalação e configuração. Também não existem custos de comissão de vendas e manutenção.

No entanto, caso deseje implementar funcionalidades mais abrangentes, precisará contratar pacotes de serviços.

Além disso, para ter uma plataforma de e-commerce dentro do WordPress, o usuário precisa considerar custos com:

  • Hospedagem e o domínio da página;
  • Gateway de pagamento: o WooCommerce possui várias opções disponíveis, como PagSeguro, Cielo e Vindi, por exemplo;
  • Envio de produtos, caso opte por uma estratégia de frete grátis para os clientes;
  • Certificado digital e outros recursos de segurança;
  • Extensões para a loja virtual.

Para os lojistas que estão iniciando as operações em ambiente virtual ou não desejam realizar a configuração do seu plugin, é possível contratar o serviço de desenvolvimento de sites que a equipe WooCommerce oferece.

Nesse caso, existem três opções de planos disponíveis:

PlanoPreçoCaracterísticas
InicianteR$297Layout básico e cadastro de até 50 produtos
BásicoR$497Layout profissional pré-pronto e cadastro de até 300 produtos
CompletoR$760Layout profissional e cadastro de até 600 produtos.
Informações sobre WooCommerce

Quanto mais robusto o plano, maiores serão as funcionalidades agregadas. Por isso, para quem não deseja criar a própria loja, essa pode ser uma solução interessante.

WooCommerce: vantagens e desvantagens

O WooCommerce é um recurso vantajoso lançado pelo WordPress. Afinal, ele facilita as operações em e-commerce na própria página e, ainda, conta com funcionalidades interessantes para os usuários.

Dessa forma, passou a ser considerado uma boa opção de integração para plataformas de vendas online.

Além dessas características positivas que o plugin apresenta, ainda é possível citar alguns outros benefícios, como:

  • O WooCommerce é fácil de usar, mesmo por quem não possui tanta familiaridade com a plataforma do WordPress;
  • Por estar atrelado a uma plataforma que prioriza o SEO, a visibilidade das páginas que utilizam o plugin é maior;
  • A instalação e configuração são gratuitos, e não exige contratação de plano para o download;
  • O WooCommerce é atrativo para desenvolvedores, com fácil usabilidade, funcionalidades e por fazer parte do grupo de soluções do WordPress.

No entanto, apesar das vantagens, ainda existem alguns pontos menos positivos que vale a pena avaliar. São eles:

  • Algumas funcionalidades só podem ser ativadas por um desenvolvedor;
  • A segurança do site é de total responsabilidade do lojista, incluindo a inserção de um certificado de segurança e de usar plugins e temas originais, que podem ter custos;
  • É essencial fazer backup do site com frequência, para que as funcionalidades fiquem sempre gravadas.

O WooCommerce é bom e vale a pena?

O WooCommerce é uma ferramenta que vale a pena conhecer, especialmente usuários que já utilizam o WordPress e trabalham com vendas no comércio eletrônico.

Esse plugin permite o uso diretamente integrado à plataforma, prático de instalar e configurar.

Ainda, para usuários do Sistema Gerenciador de Conteúdos, essa é a solução ideal para poder realizar vendas via e-commerce sem precisar migrar da plataforma.

Além disso, por ser gratuito e configurado pelo próprio usuário, torna-se uma alternativa ainda mais vantajosa financeiramente.

Vale a pena destacar também a quantidade de funcionalidades agregadas, que otimizam o trabalho do e-commerce e favorecem a operação.


Leia e saiba mais: Loja virtual para iniciantes: guia completo para montar a sua!


WooCommerce: conclusão

O plugin WooCommerce é uma solução oferecida pelo WordPress que torna a plataforma ainda mais completa para empreendedores digitais.

Para quem deseja uma loja virtual fácil de configurar, com ferramentas úteis e não deseja investir muito, essa pode ser a alternativa ideal.

Por esse motivo, vale a pena conferir se o WooCommerce atende aos interesses do seu negócio e combina com a sua estratégia. Caso identifique benefícios em utilizá-lo, poderá ativar o plugin com facilidade.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. O que é o WooCommerce?

    O WooCommerce é um plugin que pode ser ativado na plataforma WordPress e possibilita a criação de uma loja online diretamente na página, com recursos e funcionalidades que ainda otimizam essa operação.

  2. Por que usar o WooCommerce?

    O WooCommerce conta com diversas funcionalidades que otimizam a atuação de um e-commerce, é grátis e fácil de mexer. Além disso, evita que a operação de venda seja migrada para outra página.

  3. Como trabalhar com o WooCommerce?

    Para trabalhar com o WooCommerce, basta baixá-lo no diretório do WordPress e ativar o seu funcionamento. Em seguida, basta configurá-lo com os detalhes especiais da sua loja online e utilizá-lo no dia a dia da empresa.

  4. Como se instala o WooCommerce?

    O processo de instalação ocorre por meio do painel de controle, disponível no menu lateral. No menu “Plugins”, localize o WooCommerce na barra de busca. Faça o download e clique em ativar. Em seguida, basta configurá-lo com informações da sua empresa.

Referências do artigo
    1. WooCommerce. “Home”. Link.
    2. Portal G1. “E-commerce: como o mercado online se fortaleceu durante e após a pandemia; confira dicas de como abrir um negócio”. Link
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp