Mercado digital: o que é, seus tipos e como investir nele!

O mercado digital já é uma realidade no dia a dia, e vale a pena conhecer mais sobre esse conceito e as suas vantagens. Confira agora!

Escrito por Lucas Proença

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Empreendedores que desejam desenvolver um negócio de sucesso precisam conhecer sobre o mercado digital. Isso porque a transformação digital tem sido responsável por uma série de mudanças nas formas de comunicação, relação humana, e também de consumo. Veja, na tabela a seguir, as melhores plataformas online para empreendedores que desejam começarem a trabalhar no mercado digitial:

Sugestão iDinheiro

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  • Planos gratuitos e pagos a partir de R$59,00/mês
  • Layouts responsivos e personalizáveis
  • Canais de vendas integrados

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  • Canais de vendas integrados

Cada vez mais usuários estão integrando os aplicativos e plataformas, e aproveitando os benefícios que esse canal oferece, seja para consumidores ou para vendedores. No entanto, embora esse conceito seja conhecido, e popular, no dia a dia, muitas pessoas podem não saber o que ele abrange de fato.

Para te ajudar, preparamos um conteúdo especial sobre o mercado digital, explicando o que é, como ele se movimenta e quais as vantagens de investir nessa alternativa para desenvolver o seu próximo negócio. Acompanhe a leitura!

O que é o mercado digital?

O mercado digital é o local onde ocorrem processos de compra, venda e troca de produtos utilizando a internet em algumas das suas etapas.

O entendimento mais comum é que esse conceito define somente transações comerciais que aconteçam unicamente na rede, ou se refiram somente a produtos virtuais.

No entanto, qualquer operação que acontece por conta da internet, mesmo que uma das fases, já faz parte do mercado digital. Por exemplo, lojas físicas que vendem pelas redes sociais mas entregam os produtos pessoalmente, ou sites que usam a rede apenas para exibir seu catálogo.

Na prática, as interações comerciais que acontecem por conta da internet já classificam essa atividade como pertencente ao mercado digital. É por esse motivo que o conceito se tornou tão presente no cotidiano popular.

Afinal, o aumento do uso de aparelhos e dispositivos móveis permitiu uma maior conectividade entre vendedores e compradores. Mesmo vendas informais, como trocas ou seminovas, se tornaram mais acessíveis por conta da internet, e começaram a integrar esse segmento.

O dinamismo do mercado digital cresceu de maneira tão significativa que também passou a incorporar outros tipos de ações que não são, efetivamente, de venda e compra, mas estão diretamente ligadas.

Por exemplo, perfis que realizam transmissões ao vivo das suas lojas físicas estão atuando nesse segmento. Mesmo que os consumidores se dirijam até o local e comprem o produto físico, o marketing foi feito pela internet, e, por isso, faz parte do processo de compra.

Como funciona o mercado digital?

O mercado digital funciona como um comércio online ou e-commerce, onde todos os pontos de interações e transações ocorrem pela internet.

Na prática, seu conceito é como um espaço de compras convencional, mas que acontece na rede, possibilitado por meio de dispositivos tecnológicos, computadores e smartphones.

Além disso, também promove uma expansão flexível de transações, pois todos os vendedores e consumidores convergem ao mesmo tempo.

Por exemplo, em uma loja física tradicional, o vendedor aborda um cliente de cada vez, e realiza a venda e a oferta do produto somente para aquele indivíduo. No entanto, com o mercado digital, as lojas e pessoas que estão fazendo ofertas atingem todos os usuários simultaneamente.

Enquanto isso, todas as pessoas interessadas em determinado produto o compram ao mesmo tempo, sem precisar esperar por filas de pagamento, por exemplo.

Assim, embora o mercado digital funcione como um centro de compras tradicional, ele é mais abrangente, dinâmico e ágil.

O que o mercado digital precisa para funcionar?

Existem alguns fatores que ajudam a definir como o mercado digital funciona, como a presença dos dispositivos e da internet.

Inicialmente, sem a conexão, nenhum usuário seria capaz de entrar no espaço do e-commerce e realizar as atividades que ele deseja. No entanto, isso só pode ser feito por meio de um aparelho apropriadamente conectado.

Em outras palavras, o mercado digital depende de certos equipamentos para que esteja acessível e visível a todos os públicos.

Esses dispositivos estarão presentes nas principais fases da compra, seja na pesquisa, na finalização do pagamento ou até mesmo no consumo do item que foi adquirido. Em outras palavras, ele depende diretamente da internet para existir e continuar sendo um espaço de consumo.

E, para que as pessoas comprem, o mercado digital também precisou se adaptar para permitir isso. Um exemplo são as formas de pagamento online, que são possíveis graças a uma dinâmica diferente de segurança e criptografia.

Por exemplo, em vez do cartão de crédito ser inserido em uma maquininha, o usuário digita os dados em um gateway de pagamento. É necessário que existam essas adaptações dentro do e-commerce, para possibilitar todas as suas transações.

Quais são os tipos de mercado digital?

Uma vez que o conceito de mercado digital é tão abrangente, ele inclui uma série de categorias diferentes, especiais plataformas e canais que se comportam de forma distinta.

Por esse motivo, para entender, de fato, o que é esse espaço, é importante entender quais os tipos de mercado digital e qual o seu papel. Veja mais detalhes abaixo:

Sites

Pode ser surpreendente, mas os sites comuns, que não são desenvolvidos especificamente para vendas, também fazem parte do mercado digital.

Isso, porque eles funcionam com a arrecadação de dinheiro de maneira indireta, seja por anúncios ou por publicidade de afiliados.

Nesse caso, existe uma oferta implícita de produtos, e o usuário pode ser induzido a conhecer, e comprar, um item que está na página, mesmo que aquele não seja o propósito dela.

Dessa forma, esse canal também se transformou em parte do mercado digital, por conta da monetização que é possível por meio da internet e dos meios de acesso.

Do mesmo modo que é possível comprar produtos ou ser convencido em sites convencionais, sem esse propósito, os criadores desses conteúdos também podem ganhar dinheiro nesse formato.

Redes sociais

Enquanto isso, as redes sociais também são um tipo de mercado digital, inclusive um dos mais relevantes no momento.

Isso, porque elas se comportam como uma vitrine de divulgação e fonte de informações sobre o produto ou serviço oferecido.

Nesse caso, é um local utilizado, principalmente, para a divulgação do negócio e para a prospecção de clientes.

Com o número crescente de usuários que se cadastram nessas plataformas, os vendedores e empresas enxergam uma chance de promover campanhas de marketing digital mais assertivas para seus públicos.

No entanto, também existe a possibilidade de realizar todas as etapas de venda dentro da rede social. Por exemplo, um perfil de varejo conversa com o consumidor por mensagem dentro da plataforma e recebe o pagamento via transferência, no mesmo momento.

Apesar da função principal ter se concentrado na exposição do produto, também ocorreu a interação que permitiu a venda.

Essa sequência de atividades se configura, diretamente, no conceito de mercado digital, e, por isso, se tornou uma das categorias mais relevantes.

Serviços de venda: lojas virtuais e marketplaces

Ainda, existem os serviços de venda propriamente ditos, que compõem o mercado digital em sua forma mais simples. As lojas virtuais e marketplaces são os espaços que contribuíram para o avanço do e-commerce e para a consolidação desse conceito.

Atualmente, são os principais meios de vendas da internet, e reúnem vendedores e consumidores em uma mesma plataforma, de maneira simples e acessível.

Graças a esses sites, os compradores podem atender ao seu objetivo com mais facilidade, encontrar os produtos que desejam e finalizar sua transação pela internet, nos locais que foram desenvolvidos para isso.

Esse tipo de mercado digital também costuma apresentar ferramentas mais voltadas para seu propósito principal. Por exemplo, recursos para trabalhar com pagamentos, ou disposição de site mais amigável e responsiva.

Por ser um canal de vendas, ele precisa ser dinâmico e atender ao consumidor de forma prática. Afinal, a internet tem essa característica, que acaba sendo transmitida para os portais de venda.

Entretanto, com o avanço desse conceito, cada vez mais as lojas virtuais e marketplace desenvolvem técnicas de vendas, mesmo que indiretas. 

Por exemplo, já é possível integrar uma loja virtual com a rede social e vender por anúncios em sites. Ambos os formatos são mais subjetivos, mas também fazem parte do mercado digital.

Quais as vantagens de investir no mercado digital?

Investir no mercado digital apresenta diversas vantagens para o empreendedor, especialmente pelas oportunidades que ele pode ter dentro desse canal.

No entanto, se você ainda possui dúvidas se essa é a melhor alternativa para iniciar seu negócio, vale a pena conhecer os pontos positivos que acompanham esse novo formato de vendas. Confira os principais abaixo:

Boa visibilidade

Antes de mais nada, o mercado digital pode trazer uma boa visibilidade para o seu negócio, graças à ação da internet.

Embora existam milhares de concorrentes que estão atuando ao mesmo tempo no seu espaço, o número de públicos é ainda maior. Isso significa que é possível atingir a audiência certa para prospectar clientes.

Além disso, estar na internet é essencial hoje em dia. Mesmo pequenos negócios e lojas virtuais iniciantes podem ser encontradas nas buscas ou nas redes sociais, porque a internet permite que elas sejam vistas.

Essa é uma vantagem que não existe no mercado convencional, uma vez que, para alcançar uma posição de destaque entre os grandes concorrentes, os pequenos negócios precisam de um investimento massivo e estratégias pouco acessíveis.

Por outro lado, com as técnicas certas, a internet possibilita um bom posicionamento desde o primeiro momento.

E, mesmo pessoas que possuem uma loja física, estão entrando no mercado digital para aumentarem a visibilidade dos seus produtos, pois o canal permite que várias etapas das vendas aconteçam na rede, mesmo que mescle esses formatos.

Custo-benefício

Investir no mercado digital possui um custo-benefício mais atrativo do que construir um empreendimento convencional.

Isso porque os valores necessários para ter uma loja virtual ou trabalhar no marketplace são consideravelmente mais baixos, uma vez que não demandam espaço físico ou toda a estrutura tradicional necessária.

Pela internet, não é preciso ter estoques, por exemplo, ou uma loja consolidada para atender aos clientes.

Muitas pessoas trabalham diretamente pelas lojas virtuais, com armazenamento terceirizado, sem se preocupar com a logística de entrega ou com os custos de manutenção, como o dropshipping, por exemplo.

Além disso, as estratégias de marketing e vendas são mais acessíveis. Muitas vezes, a loja virtual pode trabalhar com tráfego orgânico para aumentar sua visibilidade. Ou, ainda, comprar anúncios, que são mais em conta do que as formas de publicidade convencionais.

Dessa forma, mesmo quem deseja começar um negócio do zero poderá ter um custo-benefício mais atrativo no mercado digital, dada as oportunidades e a acessibilidade desse formato.

Relacionamento com o cliente

Ainda, uma das vantagens que trabalhar no mercado digital é desenvolver um melhor relacionamento com o cliente.

Nas formas tradicionais de vendas, o vendedor não tinha possibilidade de se aproximar do público e conhecer seus hábitos e necessidades. As dinâmicas eram mais rápidas e impessoais, além dos empecilhos para desenvolver uma boa comunicação.

Problemas com o produto, por exemplo, levavam dias para serem resolvidos fisicamente na loja, seja pelo retorno ou pela devolução do item para que ele fosse consertado. Além dos obstáculos, também era mais burocrático.

Entretanto, com o mercado digital, o vendedor não apenas encontra formas mais acessíveis de trabalhar, como pode desenvolver seu relacionamento com o cliente de maneira mais próxima.

Os usuários estão mais ao alcance do empreendedor, para conhecê-los e entender como eles se comportam. Ainda, existem ferramentas que tornam essa interação mais satisfatória, como respostas rápidas e atendimento simplificado. 

Não é mais necessário sair de casa para resolver um problema ou tirar uma dúvida, e isso promove uma experiência mais positiva para ambas as partes, especialmente para o vendedor. 

Afinal, ele pode construir seu negócio com bases mais concretas, e trabalhar suas estratégias com o público com mais proximidade.

Como começar no mercado digital: veja 5 ideias de lojas virtuais para iniciantes

Depois de entender as vantagens do mercado digital, novos empreendedores podem começar a trabalhar nesse meio a partir de algumas plataformas simples e intuitivas.

Embora esse conceito tenha uma abrangência maior do que apenas e-commerce, esse é um dos segmentos mais populares no mundo dos negócios atualmente, sendo uma forma mais fácil de entrar nesse cenário.

Por esse motivo, vale a pena que iniciantes considerem trabalhar com possibilidades dentro do comércio eletrônico antes de tentararem outros formatos.

No entanto, antes de começar, é importante estar atento para algumas coisas, como possuir todas as ferramentas necessárias.

Mesmo com as facilidades de várias plataformas de vendas online, ter elementos como um domínio próprio e um sistema de gestão podem contribuir para o sucesso do seu e-commerce. Isso porque você terá mais credibilidade e maior destaque entre os concorrentes.

Esses elementos são fundamentais para quem está começando, para conseguir boas colocações e visibilidade na internet.

Por outro lado, para quem deseja trabalhar com uma loja virtual e começar de forma mais simples, existem algumas sugestões. Veja abaixo 5 ideias para começar no mercado digital:

A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce desenvolvida para ajudar empreendedores e pequenas empresas a criar sua própria loja virtual.

Com isso, eles podem vender na internet sem intermediários, diretamente com o cliente. Essa prática é facilitada com ferramentas que a própria empresa oferece, como formas de pagamento embutidas e layout amigável.

Além disso, o empreendedor também possui um painel administrador interno, onde pode gerenciar e configurar a sua loja virtual por meio dos recursos oferecidos.

Para iniciantes, trata-se de um canal facilitador para começar no mercado digital, pois não exige o desenvolvimento individual de um site completo, e traz várias ferramentas para ajudar quem está começando.

2. Shopee

A Shopee se tornou um dos marketplaces mais populares dos últimos anos, pela sua acessibilidade e preços mais baixos.

Nesse caso, se você possui uma loja física e quer começar a vender na internet, a plataforma pode ser uma boa opção.

Não é necessário ter seu próprio site ou trabalhar com sistemas de gestão complicados. Basta incluir os produtos na sua conta dentro do marketplace e interagir com os pedidos quando eles forem feitos.

A logística de entrega e as estratégias de descontos são feitas em parceria com a Shopee, o que torna essa atividade ainda mais simples para iniciantes.

Além disso, ela também possui todos os aparatos de pagamento e compras dentro das suas ferramentas, sem que seja necessário desenvolver isso pessoalmente para a sua loja virtual. Trata-se de um canal acessível e popular, com boa visibilidade para os vendedores.

Loja VirtUOL

3. Loja VirtUOL

A Loja VirtUOL é a solução da UOL para pessoas que desejam vender no mercado digital. Ela também funciona como uma plataforma de e-commerce com ferramentas para os empreendedores desenvolverem.

Os planos de assinatura permitem que o usuário aproveite uma série de recursos, como canais de pagamento, integração com as redes virtuais e controle de pedidos.

Dessa forma, não é preciso ter um site completo para começar a vender pela internet com segurança e praticidade. Além disso, existe a possibilidade de usar as soluções UOL, como as maquininhas e gateways, tendo um ecossistema ainda mais integrado.

4. Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos marketplaces mais populares da América Latona, e também permite a novos vendedores participar do mercado digital.

Ele funciona como o Shopee, permitindo inserir os produtos na sua conta e trabalhar com a logística de entregas da plataforma.

Isso facilita o anúncio dos itens e a conversa com os usuários, além de ser um canal popular, que ajuda na credibilidade de novos vendedores.

Leia também: Como fazer dropshipping no Mercado Livre e ganhar dinheiro?

5. Shopify

Ainda, para quem busca canais para começar a vender no mercado digital, a Shopify também é uma alternativa.

Essa plataforma de e-commerce permite criar lojas virtuais com mais facilidade e acesso para os vendedores. Suas ferramentas são interessantes para vendas protegidas, como checkout transparente e conexão com várias formas de pagamento.

Além disso, permite que o empreendedor digital configure sua loja para se integrar com redes sociais e aplicativos secundários, tornando a experiência do comprador mais completa.

Vale a pena investir no mercado digital?

O mercado digital se tornou a principal forma de comércio na internet, e vale a pena investir nele, mesmo para empreendimentos que estão começando.

Atualmente, a maioria dos consumidores estão presentes nesses canais, procurando alternativas para comprar os produtos e serviços de seu interesse pela internet, por conta da praticidade.

Por esse motivo, é essencial que os vendedores se mobilizem para fazer parte desse meio, e aproveitar os benefícios que ele oferece.

Ainda, para iniciantes, pode ser mais simples iniciar seu empreendimento em plataformas de e-commerce com ferramentas menos complexas e com custo acessível.

Assim, é interessante considerar estar no mercado digital, para ter mais sucesso com o seu empreendimento e alcançar ainda mais o seu público.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. O que é um mercado digital?

    Mercado digital é o espaço que permite transações comerciais pela internet, incluindo compra, venda e troca de produtos.

  2. O que é trabalhar no mercado digital?

    Trabalhar no mercado digital significa utilizar esse espaço para vender ou interagir com os consumidores.

  3. Como ganhar dinheiro com o mercado digital?

    Para ganhar dinheiro com o mercado digital é preciso investir em uma plataforma na internet, seja uma loja virtual ou outro tipo de e-commerce. Além disso, sites com anúncios também podem gerar dinheiro.

Referências do artigo
  • Nuvemshop
  • Loja VirtUOL
    1. Agência Brasil. “Mais da metade da população está conectada à internet, diz ONU”. Link.
    2. E-commerce Brasil. “E-COMMERCE BRASILEIRO CRESCE 27% E FATURA R$ 161 BILHÕES EM 2021, REVELA NEOTRUST”. Link.
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