Checkout: o que é e por que ter ele no seu e-commerce?

Um bom checkout de pagamento num e-commerce faz toda a diferença para o sucesso de um negócio. Conheça as opções e faça sua escolha!

Escrito por Vitor Braga

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Provavelmente, você conhece o termo em inglês checkout, normalmente usado para marcar o fim de um estadia em hotéis.

Mas a verificação de saída, na tradução ao pé da letra para o português, também ocorre no e-commerce, viu? Trata-se do momento em que o usuário vai até o carrinho de compras conferir quais itens vai levar, consulta preço e prazo do frete, digita suas informações pessoais e escolhe o meio de pagamento.

Há diferentes tipos de checkout de pagamento de uma loja virtual, como o padrão, o transparente e o lightbox. Mas o que ninguém discute é a importância dessa etapa da jornada de compra para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, um usuário confuso e inseguro na hora de concluir sua compra tem menos chances de efetuá-la, não é mesmo?

Confira o que é o checkout de pagamento de uma loja virtual, os seus principais tipos e porque é importante ter um bom checkout no seu e-commerce!

O que é o checkout de pagamento de uma loja virtual?

Em português, o termo checkout quer dizer finalização de um processo de compra. Em um e-commerce, é nesse momento que o usuário vai até o carrinho de compras conferir quais itens vai levar, consulta preço e prazo do frete, digita suas informações pessoais e escolhe o meio de pagamento. Ou seja, é a etapa em que ele efetua a sua compra.

Quais tipos de checkout existem?

Há diferentes tipos de checkout, como checkout padrão, checkout transparente e checkout lightbox. Basicamente, o que os difere é a maneira como o pagamento é processado. Veja a seguir.

Checkout padrão

No checkout padrão, na hora de concluir a compra o usuário é redirecionado para a página de quem faz a intermediação do pagamento, que normalmente é alguma plataforma de pagamento online, como o Mercado Pago ou o PagSeguro.

Porém, o lado ruim disso é que a pessoa pode se sentir insegura de ter que digitar o número do seu cartão de crédito numa página diferente da que ela estava inicialmente.

Checkout transparente

Já no checkout transparente, a efetivação do pagamento ocorre no ambiente da loja virtual. Ou seja, é ali mesmo que o usuário escolherá a forma de pagamento desejada, digitará seus dados pessoais e, por fim, receberá a confirmação de que seu pedido foi realizado com sucesso. O lado bom é que, por não ser necessária a mudança de página, as chances de desistência da compra diminuem.

Checkout lightbox

O checkout lightbox, por sua vez, é um meio termo entre o checkout padrão e o checkout transparente. Afinal, ele é um pop-up do intermediador de pagamento que será aberto na etapa final da compra numa loja virtual. Assim, o usuário não será redirecionado para uma outra página, como no checkout padrão.

Contudo, é importante ter em mente que, muitas vezes, o pop-up pode não funcionar adequadamente em dispositivos móveis. E, além disso, também pode estar associado a anúncios indesejados, o que acaba por ser um problema.


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Por que é importante ter um bom checkout de pagamento no seu e-commerce?

Um bom checkout de pagamento num e-commerce é fundamental para uma boa taxa de conversão do seu negócio. Isso porque pouca adianta atrair visitantes para a sua página, oferecer os melhores produtos e os melhores preços do mercado, se, na hora do checkout, o usuário fica confuso ou inseguro para efetivar a compra. Concorda?

Para ter uma ideia, um dos principais motivos de abandono do carrinho de compras é justamente a falta de usabilidade. Por exemplo, como você se sente quando está para concluir uma compra numa loja virtual, mas o formulário de cadastro é extenso, o checkout tem muitas etapas e não há botões visíveis de call to action (CTA) para realizar alguma ação? Você pensa em desistir da compra, não é mesmo?

Outro ponto importante é minimizar quaisquer tipos de distração na hora da compra em seu próprio site. Retire os links e menus desnecessários para que o foco do usuário seja a compra. Afinal, outras interrupções, como uma ligação ou uma notificação de mensagem do WhatsApp, não temos como evitar.

Como otimizar o checkout de um e-commerce?

Para otimizar o checkout de um e-commerce e, assim, converter um visitante em um cliente, siga as dicas abaixo.

Ofereça opções de login

Atualmente, a maioria das pessoas possuem diferentes logins e senhas de acesso. Então, que tal oferecer opções de login ao usuário por e-mail ou pelas redes sociais? Isso pode favorecer a experiência dele em seu site.

Solicite somente as informações essenciais

Como já falamos, um cadastro extenso prejudica a usabilidade da página de checkout. Logo, solicite somente as informações essenciais para que a pessoa conclua a compra, como nome, e-mail, CPF e endereço de entrega.

Conte com diferentes formas de pagamento

Quanto mais formas de pagamento sua loja online tiver, mais seus usuários se sentirão atendidos. A dica, portanto, é investir na variedade. Afinal, tem gente que não gosta de pagar com cartão de crédito. Outros preferem boleto bancário e ainda há quem prefira o PIX, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (Bacen) que foi lançado em 2020 e que caiu no gosto dos brasileiros.

Apresente informações sobre frete e prazo de entrega

Assim que o usuário preencher seu endereço, apresente as informações sobre frete e prazo de entrega. Pois, ninguém quer esperar para saber o valor do frete somente no checkout, concorda? O quanto antes souber, melhor. Também pode ser uma boa ideia mostrar o preço da entrega por cada transportadora.

Confirme a realização da compra

Confirme a realização da compra e deixe claro que o pagamento já foi aprovado ou está aguardando aprovação. Parece uma dica muito simples, mas saiba que há e-commerce que não deixa isso claro para o cliente.


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Plataformas de pagamento online e checkout: qual a relação?

Quando fazemos uma compra presencial, o dinheiro é recebido ou por uma maquininha de cartão ou por um vendedor, que atuam como intermediários da venda. No virtual, também é preciso receber e repassar o dinheiro, mas, no caso, esse papel é desempenhado pelas plataformas de pagamento online.

Por isso, entre as etapas necessárias para garantir o sucesso de um negócio está a escolha de uma boa plataforma de pagamento online, porque é ela quem torna a loja mais segura e mais prática para os clientes concluírem a compra. E, para o proprietário do e-commerce, é ela também quem assume o risco de fraudes e possibilita o adiantamento dos recebíveis.

Veja, a seguir, algumas das plataformas de pagamento online mais populares:

PagSeguro

O PagSeguro está entre as empresas líderes do mercado, o que gera mais segurança para o usuário e, consequente, aumenta as chances de finalização da compra dentro do site. Ele conta com taxas competitivas, isto é, na média dos demais produtos. No entanto, o período de recebimento é longo, sem a possibilidade de antecipação para um dia útil, por exemplo.

Destaque para a a implementação do botão de pagamento em mídias sociais e a interação com diversos aplicativos de gerenciamento. No Reclame Aqui, sua nota é de aproximadamente 8,2/10.

Mercado Pago

O Mercado Pago também se destaca entre as principais plataformas de pagamento online e é de propriedade do Mercado Livre, maior marketplace da América Latina. Assim como o PagSeguro, também inovou com a integração com as redes sociais, ampliando as possibilidades de vendas na internet.

Como desvantagem, podemos mencionar que as suas soluções de pagamento online não possuem valor de transação, mas contam com taxa de transferência para conta corrente. Além disso, sua tarifa de venda é um pouco mais alta do que a de outras empresas. Por outro lado, uma vantagem é o recebimento mais rápido, em apenas 14 dias. Por fim, sua nota no Reclame Aqui é de aproximadamente 7,2/10.

MOIP

A MOIP pertencia, originalmente, a Wirecard, mas foi adquirida pela PagSeguro, que passou a administrar seus serviços. Com isso, ela se tornou uma das plataformas de pagamento online mais populares do mercado, com cartão próprio e integração com as redes sociais. No Reclame Aqui, sua nota é de aproximadamente 6,9/10 em 2021.

Yapay Pagamentos Online

A Yapay Pagamentos Online, atualmente conhecida como Vindi Pagamentos, é uma solução da Locaweb para pagamento online. No Reclame Aqui, sua nota é 8,9/10 e conta com o selo RA 1000.

Ainda, a Yapay não possui taxa de transferência e custos de parcelamento. Por outro lado, suas tarifas de vendas não são fixas, logo, variam conforme os valores e a classificação do empreendimento. Isso acaba por dificultar a avaliação do gestor que considera essa opção para o seu negócio, mas não pode simular seus recebimentos.

Depois de conhecer mais sobre as plataformas de pagamento online, vale frisar que cada uma delas possui diferentes tipos de checkouts com suas características específicas, certo? Eles podem ser mais ou menos seguras e adequadas a um ou outro perfil de negócio.

Por fim, para um lojista mais experiente, existe também a opção de fazer a contratação direta de um gateway de pagamento, como o Cielo. No entanto, nesse caso, ele terá que administrar os recebimentos e contratar outros serviços, como o antifraude.

Conclusão

Se você leu até aqui, já sabe o que é checkout de pagamento de uma loja virtual, seus principais tipos e, principalmente, qual é a sua importância para o sucesso do seu e-commerce.

Como falamos acima, não se esqueça de otimizá-lo com opções de login, solicitação apenas das informações fundamentais para a conclusão da compra, variedade de formas de pagamento, informações sobre frete e prazo de entrega e confirme a realização do negócio.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. O que é checkout em um supermercado?

    O checkout em um supermercado, diferentemente do e-commerce, é físico. Logo, o checkout de um supermercado é o local em que os clientes aguardam na fila para pagar suas compras, ou seja ele é o caixa de pagamento!

Referências do artigo
    1. Reclame Aqui. “PagSeguro”. Link.
    2. Reclame Aqui. “Mercado Pago”. Link.
    3. Reclame Aqui. “MOIP”. Link.
    4. Reclame Aqui. “Vindi (Yapay)”. Link.
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