Saiba o que é uma plataforma de vendas online e veja exemplos!

A pandemia acabou mudando os hábitos de consumo da maior parte das pessoas, trazendo os consumidores para o e-commerce. Logo, ter uma plataforma de vendas online se tornou mais importante para quem tem um negócio e quer alavancar suas vendas. Por isso, escrevemos esse post, leia e entenda!

Escrito por Vitor Braga

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Característicasnuvemshop-2
Nuvemshop
Logo Loja VirtUOL

Loja VirtUOL
Logo da Shopee
Shopee
Tipo de PlataformaPlataforma SaaSPlataforma SaaSPlataforma de Marketplace
ValorA partir de R$49,90A partir de R$46,67Gratuito
Funcionalidades• Loja personalizável;
• Sistema de gestão;
• Central de envio e recebimento de vendas;
• Integração com marketplaces e redes sociais.
• Loja personalizável;
• Sistema de gestão;
• Central de envio e recebimento de vendas;
• Integração com marketplaces e redes sociais.
• Central de Marketing;
• Sistema de gestão;
• Central de envio e recebimento de vendas;
• Central de Finanças.

Você lembra quantas compras online fez no último mês? E, antes da pandemia, sabe dizer se isso era tão frequente? Provavelmente, sua resposta é não. A pandemia acabou mudando os hábitos de consumo da maior parte das pessoas. Por conta disso, ter uma plataforma de vendas online se torna cada vez mais importante para quem tem um negócio e quer alavancar suas vendas.

Afinal, montar uma loja virtual é muito mais fácil e, às vezes, até mesmo mais rentável do que abrir uma loja física. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa da Neotrust, o e-commerce brasileiro bateu recorde em 2021 com um faturamento de R$ 161 bilhões, o que representa uma alta de 27% em relação a 2020. Em comparação a 2019, os dados são ainda mais expressivos: o aumento foi de 113,9%.

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Ainda, a projeção da Neotrust para este ano é de um crescimento de 9% do comércio eletrônico, com estimativa de um faturamento recorde de R$ 174 bilhões.

Em adição, vale lembrar que 2022 será um ano atípico, pois, além das eleições gerais, também teremos a Copa do Mundo no final do ano. Como esse evento esportivo começa na semana da Black Friday, isso pode vir a afetar uma das datas mais importantes para o e-commerce.

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Se você ficou curioso para saber o que é uma plataforma de vendas online, como funciona e exemplos das melhores plataformas pagas e grátis, confira o artigo que preparamos sobre o tema. Boa leitura!

O que é uma plataforma de vendas online?

Uma plataforma de vendas online é o local em que sua loja virtual pode ser criada e gerenciada. Por meio dela, você acompanhará todas as atividades rotineiras de um e-commerce. Em geral, a tecnologia utilizada é semelhante a de um site e um blog, mas com alguns recursos específicos para a venda online.

Mais à frente, vamos explicar as diferenças entre uma plataforma que opera Software as a Service (SaaS) e outra que é Open Source. Siga a leitura!

Melhores plataformas de vendas online

Confira, abaixo, as sete melhores ferramentas de vendas online pagas disponíveis no mercado.

A plataforma NuvemShop foi criada em 2011 e integra produtos, pagamentos e envios com diferentes canais de vendas, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Cada negócio pode ter o seu layout próprio, com a possibilidade de instalação de aplicações.

Com mais de 100 mil lojas ativas, ela opera em modelo Software as a Service (SaaS), assim, as atualizações do software ficam por conta da própria ferramenta. O plano inicial custa R$ 49,90 e o lojista paga R$ 1,99 por venda concluída.

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Se quiser saber mais detalhes sobre os planos disponíveis na Nuvemshop, clique aqui.

2. Bagy

Criado em Minas Gerais e adquirido pela Locaweb, a Bagy é uma plataforma de e-commerce em modelo SaaS focada em social commerce, que é a venda de produtos em redes sociais e demais plataformas como WhatAapp, Facebook Messenger e Mercado Livre. O plano inicial é de R$ 49,90 por mês e é possível testá-lo gratuitamente por 30 dias.

Loja VirtUOL

3. Loja VirtUOL – UOL Meu Negócio

A Loja VirtUOL é uma plataforma de e-commerce em modelo SaaS com integração aos marketplaces, ferramentas de marketing digital para divulgação e venda de produtos.

Além disso, o empresário que contratar esse serviço terá acesso ao conteúdos da Academia UOL Meu Negócio e terá uma equipe de suporte para montar a loja virtual.

O plano anual Start custa R$ 46,67 por mês e possibilita o cadastro de até 50 produtos. O mais avançado, o plano anual Up, custa R$ 69,90 por mês e possibilita o cadastro de até 600 produtos.

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4. Shopify

Criada em 2004, a canadense Shopify também opera em modelo SaaS, mas sua cobrança é em dólar, variando de US$ 29 no plano mais básico, até US$ 299 em seu formato mais avançado. 

É possível testar a ferramenta gratuitamente por 14 dias, sem ter que fornecer os dados de um cartão de crédito. Vale lembrar que, desde 2018, a plataforma está disponível em português, inclusive no suporte ao cliente, ok?

5. VTEX

Criada em 1999, a multinacional de tecnologia VTEX é voltada para grandes empresas, com soluções para vendas online B2C e B2B, marketplaces e operações omnichannel (venda em vários canais).

Operando em modelo SaaS, a plataforma é personalizável, com um conjunto de APIs, apps e componentes open-source para atender às demandas específicas de cada negócio.

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O plano On Demand custa R$ 3 mil mais 2,5% sobre o valor dos pedidos aprovados B2C e mais 1,3% em outros canais (marketplaces certificados, sellers certificados e televendas). Para as demais opções, é necessário entrar em contato com a empresa.

6. JET E-commerce

Criada em 1999, a JET E-commerce opera em modelo SaaS e tem hoje mais de 15 mil lojas ativas, entre negócios B2C, B2B e marketplaces. Oferece soluções e integrações para operações omnichannel (venda em vários canais), com gestão integrada de pedidos, estoque, logística e marketing.

Para mais informações sobre planos e valores, é necessário entrar em contato com a empresa.

7. Tray

Com mais de 18 anos de mercado, a Tray opera em modelo SaaS e é utilizada por lojistas que buscam usabilidade e gerenciamento facilitado. O plano simples custa R$ 69,00 por mês, com cadastramento de até 100 produtos e sem cobranças por pedidos na loja virtual e em marketplace.

A Tray Corp, por sua vez, é a versão mais robusta da Tray voltada para as empresas de médio e grande porte. Para informações sobre valores, é preciso entrar em contato com a empresa.

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Plataformas de vendas online grátis

Veja, a seguir, as quatro principais plataformas de vendas online grátis.

1. Wix

Ferramenta conhecida de criação de sites da web, o Wix também permite criar uma loja virtual. É possível começar um layout do zero ou usar os templates customizáveis da plataforma. Seu construtor é intuitivo, com um recurso de arrastar e soltar para facilitar a criação da página.

O e-commerce do Wix oferece cadastro ilimitado de produtos e categorias, pagamentos online com intermediadores ou com a sua própria solução (Wix Pagamentos), ferramentas de SEO e integração com soluções de marketing.

Pela plataforma, o vendedor consegue gerenciar todos os pedidos e estoques de outros canais como Instagram, Facebook e Amazon. Por fim, conta com um recurso de dropshipping de produtos de impressão sob demanda (camisetas, bonés, acessórios para celular, entre outros).

Para saber se o modelo de negócio dropshipping é legal no Brasil, clique aqui.

2. Mercado Livre

O Mercado Livre é como se fosse um shopping virtual, onde vendedores de diversos segmentos oferecem seus produtos em um espaço que incentiva o consumo diversificado.

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Para quem está iniciando no e-commerce, um marketplace como o Mercado Livre pode ser interessante, já que custos com logística, pagamentos, conciliação financeira e sistema antifraude são compartilhados com os outros lojistas.

Se você quer saber como ganhar dinheiro no Mercado Livre, clique aqui e confira o nosso guia completo!

3. Shopee

Criada em 2015 em Singapura, a Shopee é é uma plataforma de comércio eletrônico pertencente ao conglomerado Sea Group. O Brasil foi o primeiro país fora da Ásia a receber a empresa em 2019. Para se ter uma ideia, já em 2021, chegou ao México, Chile e Colômbia.

Atualmente, o site e o app da Shopee abrem espaço para que pequenos e médios empreendedores do Brasil e de fora exponham seus produtos. Para vender na Shopee Brasil, basta criar o login na plataforma para ter acesso à Central do Vendedor. Depois disso, cadastre seus dados e comece a criar seus anúncios de venda.

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Caso tenha dúvida se comprar na Shopee é seguro para o consumidor, clique aqui e tire todas as suas dúvidas!

4. Loja Integrada

Loja Integrada conta com um plano gratuito para quem nunca vendeu pela internet e quer abrir uma loja virtual para iniciantes com montagem rápida e gerenciamento de produtos. Para quem já possui alguma experiência, o plano Profissional custa R$ 49,90 por mês. E, dependendo do nível do e-commerce e da quantidade de produtos a ser cadastrada, há planos mais avançados.

Qual a diferença entre SaaS e Open Source?

O termo Software as a Service (SaaS) significa, em português, software como serviço. Assim, uma plataforma de vendas online do tipo SaaS é aquela que está hospedada na nuvem, possibilitando ao proprietário da loja online acessá-la de qualquer lugar. Isso, é claro, desde que tenha em mãos um dispositivo conectado à internet.

Já o termo Open Source quer dizer código aberto. Isso significa que a pessoa responsável pela plataforma do tipo Open Source pode visualizar e alterar o código-fonte do site. Mas, para isso, é necessário contar com alguém que entenda do assunto, normalmente, um programador. A Magento, por exemplo, é uma plataforma de e-commerce de código aberto.

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Para quem não tem formação técnica ou experiência na configuração de código-fonte de um site e sua hospedagem, a recomendação é optar por uma solução SaaS, que é um software de fácil utilização.

Isso porque, com um cadastro rápido e a definição do plano de assinatura, é possível fazer as configurações mais comuns de uma plataforma como customização do layout, inclusão de produtos, gerenciamento de frete e formas de pagamento e integração com ferramentas de marketing.

Extra: contrate uma empresa para auxiliar no marketing digital da sua loja virtual!

Toda loja virtual precisa de divulgação para chegar aos seus clientes e uma boa estratégia de marketing digital é a chave para alcançar o maior número de consumidores possíveis. Porque, com um bom planejamento de marketing, seu site estará bem posicionado nas páginas de resultados dos principais mecanismos de buscas.

No entanto, você não precisa elaborar seu planejamento de marketing digital sozinho. Hoje em dia, existem empresas, como a RD Station e o UOL Meu Negócio, que são especializadas em oferecer consultorias e soluções na área de marketing digital para empresários e seus negócios.

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Sendo assim, vale a pena dar uma olhada nos recursos oferecidos por essas empresas e, quem sabe, contratá-las. Afinal, essa contratação será um investimento que certamente trará resultados!

Meu Negócio UOL
UOL Meu Negócio

Conclusão: como saber escolher qual é a melhor plataforma de vendas online?

Se você leu até aqui, já sabe o que é uma plataforma de vendas online, qual a diferença entre uma plataforma SaaS e uma plataforma Open Source e conhece as principais plataformas de vendas online pagas e gratuitas.

A resposta para a pergunta sobre qual é a melhor plataforma de vendas online vai depender do seu negócio e da sua realidade atual. Nós, da equipe do iDinheiro, podemos dar algumas dicas, como a análise do seu orçamento e a avaliação das necessidades de sua loja online.

Depois disso, compare as diferentes opções disponíveis no mercado e pesquise qual delas pode atendê-lo melhor. Não se esqueça de buscar a opinião das pessoas nas redes sociais e em sites de reputação das marcas com o Reclame Aqui. Confira também se é fácil entrar em contato com a plataforma.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Qual a melhor plataforma de vendas?

    A melhor plataforma de vendas vai depender da sua experiência em vendas online, do tamanho do negócio e da verba disponível para investimento. Há opções de plataformas pagas e gratuitas, assim como aquelas operadas por Software as a Service (SaaS) ou Open Source.

  2. Quais as plataformas de vendas mais usadas?

    No segundo trimestre de 2022, em termos de tráfego total (desktop e mobile), o Mercado Livre é líder de sessões mensais, com 649 milhões sessões, seguido pela OLX (296 milhões) e pela Amazon (276 milhões). Os números são do estudo “State of Mobile 2022”, produzido pela data.ai, parceira da Similarweb.

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  • Nuvemshop
  • Loja VirtUOL
  • RD Station
  • Meu Negócio UOL
    1. NuvemShop. “Home page: NuvemShop”. Link.
    2. UOL Meu Negócio. “Loja VirtUOL”. Link.
    3. Shopify. “Home page: Shopify”. Link.
    4. Loja Integrada. “Home page: Loja Integrada”. Link.
    5. Bagy. “Home page: Bagy”. Link.
    6. RD Station. “Preços e Planos”. Link.
    7. UOL Meu Negócio. “Home Page: UOL Meu Negócio”. Link.
    8. Shopee. “Home page: Shopee”. Link.
    9. Poder 360. “Pesquisa Neotrust”. Link.
    10. VTEX. “Home page: VTEX”. Link.
    11. Jet E-commerce. “Home page: Jet”. Link.
    12. Tray. “Home page: Tray”. Link.
    13. Tray Corp. “Home page: Tray Corp”. Link.
    14. Wix. “Home page: Wix”. Link.
    15. Mercado Livre. “Home page: Mercado Livre”. Link.
    16. Reclame Aqui. “Home page: Reclame Aqui”. Link.
    17. Data.ai. “State of Mobile 2022”. Link.
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