Nomes para loja virtual: veja como escolher e mais 30 exemplos!

Entenda como escolher nomes para loja virtual que sejam criativos e que farão sucesso. Veja também 30 exemplos de nomes para seu e-commerce!

Escrito por Vitor Braga

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Ao contrário do que muitos imaginam, escolher nomes para loja virtual requer muito trabalho e, sobretudo, dedicação. Isso porque a escolha de um nome que não se conecta com o perfil da empresa ou tenha uma pronúncia difícil pode comprometer o sucesso do seu negócio antes mesmo de começar.

Afinal, o nome da empresa funciona como uma identidade. Essa identificação é o que garante que sua marca tenha destaque no mercado e, consequentemente, chame a atenção do cliente. 

Tendo em vista que uma escolha equivocada pode gerar efeitos muito negativos, é preciso ter em mente que esta é uma das etapas que precisa ser feita com bastante cuidado.

Para definir o nome de uma loja virtual, por exemplo, é necessário considerar a sonoridade da palavra digitada sem acentuação, além de analisar se a junção de dois ou mais termos transmitirá o sentido que você quer passar para o público.

Ou seja, são diversos fatores que precisam ser considerados para escolher um nome estratégico que traga os resultados esperados. Levando em consideração que o nome da sua empresa é um importante cartão de visitas, elaboramos este conteúdo com dicas valiosas para ajudar você a escolher o nome certo. Acompanhe a leitura!

Leia também: Saiba como montar uma loja virtual e quais as melhores práticas de gestão!

30 ideias de nomes para loja virtual: veja nossa lista!

Sabemos que é difícil criar nomes para loja virtual, principalmente porque o mercado digital aqueceu e se tornou extremamente competitivo nos últimos anos.

Pensando nisso, preparamos uma lista de ideias. Confira nossas 30 sugestões de nomes para loja virtual para você se inspirar!

Nomes para loja virtual de roupas

  1. Sempre Pronta;
  2. Passarela da Moda;
  3. Para Eles;
  4. Maria Bonita;
  5. Estilo Único;
  6. Preconceito Zero;
  7. João e Maria;

Ainda, caso você se interesse pelo segmento de moda, confira nosso posto sobre como montar uma loja virtual de roupas!

Nomes para loja virtual feminina de jóias e acessórios

  1. Coroa de Rainha;
  2. Jóia Rara;
  3. Brillhus Joias;
  4. Vitrine virtual das Joias;
  5. Acessorium;
  6. Ateliê das Jóias;

Nomes para loja virtual de variedades

  1. 1001 Coisas;
  2. Tem de Tudo;
  3. Loja Tem;
  4. Multicoisas;
  5. Tem Aqui;

Nomes para loja virtual de artesanato

  1. Canto do Artesão;
  2. Bel’Arte;
  3. ArtDecor;
  4. Tecendo Arte;
  5. Art’manhas;
  6. Mania de Arte;

Nomes para loja virtual de tecnologia

  1. Ponto da Informática;
  2. Assistência & informática;
  3. Planeta Tech;
  4. S.O.S. TEC;
  5. Solutech;
  6. Gamma TEC.

Como escolher nomes de sucesso para loja virtual?

Agora que você já tem algumas ideias de nomes para loja virtual, é preciso aprender a como escolher o melhor título para o seu negócio.

Tendo isso em vista, existem algumas práticas interessantes de aplicar na hora de realizar essa escolha. Portanto, confira nosso passo a passo com as principais dicas de como escolher nomes para loja virtual que façam sucesso!

1. Saiba qual é o nicho de mercado e o público-alvo da sua loja virtual!

O primeiro passo para conseguir acertar na escolha do nome, consiste em conhecer bem o seu negócio e, sobretudo, o seu público alvo. É muito importante entender de fato o trabalho da sua empresa, definir os seus valores e pensar em formas de transmitir esses princípios para o público. 

Além disso, é necessário levar em consideração o perfil do cliente que você espera atrair, pois tanto o nome da sua empresa quanto as demais ações realizadas por ela devem promover uma identificação com o público-alvo. 

Ao considerar todos esses elementos, você consegue encontrar um norte para onde deve seguir o processo de escolha do nome, que pode ser autoexplicativo, como Burger King, ou conceitual, como Apple por exemplo. 

Ainda, é preciso deixar claro que você deve respeitar o seu nicho, pois não é nada criativo utilizar um nome que faz referência a outro segmento em sua loja. Além de confundir o cliente, você perde a chance de ser reconhecido pela originalidade. 

Por fim, mesmo que o nome não tenha ligação com a atividade da empresa, é necessário que transmita a mensagem que a marca deseja passar para o cliente. 

2. Escolha um nome para loja virtual relacionado com o seu negócio

Essa dica tem relação com a anterior, pois quando você conhece bem o seu negócio e sabe quais são os valores que deseja transmitir fica mais fácil escolher um nome que faça sentido e que atraia o cliente. Baseado nisso, fica claro que não é viável abrir uma loja de roupas infantis chamada Hi-Tech Clothes, por exemplo.

Uma escolha errada assim provoca efeitos muito negativos, pois além de confundir os clientes contribui com o enfraquecimento da marca. Nesse contexto, é importante salientar o cuidado em escolher nomes que podem limitar a expansão do seu negócio.

Normalmente, quem está iniciando no mercado costuma aderir nomes muito específicos. Isso pode se tornar um problema caso você queira expandir a sua marca e alcançar novos públicos. Lembrando que esse mesmo cuidado deve estar presente no momento de analisar o significado da palavra. 

Isso, porque termos que mudam de sentido conforme a região podem causar estranheza e confundir ainda mais o público. Portanto, se você tem como meta expandir a sua marca, escolha um nome que consiga se comunicar com clientes de diferentes localidades. 

3. Prefira nomes para loja virtual simples e fáceis de serem lembrados!

Marcas com grafia simples e fáceis de serem pronunciadas costumam ser umas das primeiras que vem à mente do cliente quando ele está em busca do produto oferecido por elas. Por esse motivo, reforçamos a importância de evitar nomes, que apesar de curtos, sejam difíceis de pronunciar ou escrever. 

Esse cuidado é necessário não só para manter o nome da empresa na mente do cliente, como também para facilitar a sua busca pela marca. Nesse caso, evite nomes estrangeiros ou palavras com cedilha e acentos, pois no endereço do site eles não aparecem.

Além do mais, optar por um nome curto e simples facilita o registro da sua loja na internet. Pensar nisso é importante, pois o domínio não pode ser alterado depois.

4. Confira se o nome está disponível para ser registrado!

Para evitar problemas de direitos autorais na justiça e prejudicar a imagem do seu negócio, é sempre bom conferir se o nome escolhido já está em uso em outro comércio. Caso já exista, é necessário escolher outro nome.

Para saber se o nome escolhido já está em uso, basta consultar o INPOI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão brasileiro responsável por regular o registro de marcas e patentes. Após confirmar a ausência de registro no INPI, é recomendado que você registre o nome o mais rápido possível para evitar problemas com plágios.

Também, não se esqueça de verificar se o nome escolhido possui um domínio na internet, pois esse fator é de extrema importância para o sucesso do seu negócio.

Note, que a originalidade é um diferencial importante não só porque evita problemas de direitos autorais com a justiça, mas porque reforça a ideia de que sua empresa oferece algo novo e único. Esse fator é crucial para atrair o cliente e consolidar a sua marca.

5. Dica bônus: dê preferência para nomes que comecem com as primeiras letras do alfabeto 

Essa dica obviamente não é uma regra, pois você pode utilizar o nome que achar melhor. No entanto, essa ideia funciona mais como uma estratégia de marketing. Para você entender melhor, basta se lembrar do catálogo de telefone que organizava os nomes por ordem alfabética. 

Qual marca você encontrava primeiro? Certamente, as que estavam no topo da lista. Baseado nessa ideia, aconselhamos a escolha de um nome que comece com uma das primeiras letras do alfabeto. Se você optar por um nome que comece com a letra “A”, por exemplo, as chances de ser lembrado pelo cliente aumentam significativamente. 

Extra: dicas de plataformas onde você poderá criar sua loja virtual!

Depois de escolher um nome para sua loja virtual e registrar o domínio dele na internet, você certamente irá precisar hospedar seu negócio em uma plataforma de vendas online. Por isso, trouxemos algumas dessas ferramentas disponíveis no mercado onde é possível iniciar o seu empreendimento.

A plataforma NuvemShop foi criada em 2011 e integra produtos, pagamentos e envios com diferentes canais de vendas, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Cada negócio pode ter o seu layout próprio, com a possibilidade de instalação de aplicações.

Atualmente, o serviço conta com mais de 100 mil lojas ativas. Ainda, o plano inicial custa R$ 49,90 e o lojista paga R$ 1,99 por venda concluída. Por último, se quiser saber mais detalhes sobre os planos disponíveis na Nuvemshop, clique aqui.

2. Shopify

Criada em 2004, a canadense Shopify é uma das plataformas mais utilizadas para dropshipping no Brasil, mas sua cobrança é em dólar, variando de US$ 29 no plano mais básico, até US$ 299 em seu formato mais avançado. 

Porém, é possível testar a ferramenta gratuitamente por 14 dias, sem ter que fornecer os dados de um cartão de crédito. Vale lembrar que, desde 2018, a plataforma está disponível em português, inclusive no suporte ao cliente, ok?

Leia também: Como fazer dropshipping na Shopify: veja guia com 5 passos!

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3. Loja VirtUOL – UOL Meu Negócio

A Loja VirtUOL é uma plataforma de e-commerce que também possui integração aos marketplaces, além de também ser integrada a algumas ferramentas de marketing digital para divulgação e venda de produtos.

Ademais, o empresário que contratar esse serviço terá acesso ao conteúdos da Academia UOL Meu Negócio e terá uma equipe de suporte para montar a loja virtual.

Em adição, o plano anual Start custa R$ 46,67 por mês e possibilita o cadastro de até 50 produtos. O mais avançado, o plano anual Up, custa R$ 69,90 por mês e possibilita o cadastro de até 600 produtos.

Nomes para loja virtual: conclusão

Como vimos ao longo deste artigo, a escolha de um nome certo para sua loja virtual é crucial para garantir o sucesso do negócio. Além das sugestões para você se inspirar, indicamos o uso de um gerador de nomes online. Por meio dessa ferramenta você tem acesso a mais sugestões criativas que tenham relação com o seu segmento.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Como escolher um nome de loja virtual?

    Para acertar na escolha do nome da sua loja é importante conhecer o seu negócio, definir os valores da marca, considerar o perfil do cliente e fazer bom uso da originalidade.

  2. Como ter um nome criativo?

    Tenha uma ideia clara do que você deseja transmitir com o nome da marca. Além disso, faça uso de um gerador de nomes online, pois essa ferramenta irá te ajudar a definir nomes criativos e originais.

  3. Como criar um nome que chame atenção?

    Para escolher um nome que chame atenção é preciso conhecer o seu público-alvo e estar por dentro das principais tendências do mercado.

  4. Como criar um nome de sucesso?

    Estude seu público-alvo, esteja por dentro das tendências, prefira nomes simples e fáceis de pronunciar e conheça seu próprio negócio.

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