Vitrine virtual: saiba o que é, como funciona e como montar!

Entenda o que é uma vitrine virtual, como ela funciona e veja também dicas de como montar uma boa vitrine estratégica para seu e-commerce!

Escrito por Vitor Braga

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Uma vitrine virtual bem organizada e com os elementos certos tem o poder de atrair a atenção do consumidor e convencê-lo de comprar o produto exposto. Dúvida? 

Então, veja só esse dado: 70% das decisões de compra são influenciadas pela vitrine. Tendo em mente que contra dados não há argumentos, fica claro que investir em uma boa vitrine gera retornos bem positivos para a sua empresa, independentemente de estar no ambiente físico ou virtual. 

Nesse caso, o que muda é a forma como a vitrine é apresentada ao cliente. Na loja física, o consumidor tem contato direto com os produtos e, assim, obtém uma experiência visual. Já na loja virtual, o gestor precisa contar com algumas estratégias para proporcionar a melhor experiência de navegação aos seus visitantes.

Devido a importância desse assunto para o lojista, reunimos neste conteúdo dicas valiosas para você montar a vitrine da sua loja virtual de maneira que consiga expressar a identidade da marca, valorizar os produtos e aumentar as suas vendas. Acompanhe a leitura!

O que é uma vitrine virtual?

Para você entender na prática o que é uma vitrine virtual, vamos utilizar como exemplo a varejista chinesa Shein. Ao acessar o site da marca, o usuário consegue visualizar, ainda na primeira página, diversas informações importantes como:

  • nome da marca;
  • anúncio de frete grátis em compras a partir de certo valor;
  • atalhos para categorias com descontos exclusivos;
  • banners destacando as principais ofertas;
  • categoria dos produtos;
  • banners anunciando ofertas relâmpago.

Todas essas informações compõem a vitrine virtual da Shein. Logo, estão posicionadas de maneira estratégica para chamar a atenção do usuário e instigá-lo a explorar o marketplace. Sendo assim, a vitrine de uma loja virtual nada mais é do que a primeira página do site. É onde o cliente visualiza as principais ofertas, lançamentos, novidades e tem acesso aos dados básicos da empresa.

Como funciona uma vitrine virtual?

Uma vitrine virtual tem a função de expor para o cliente os produtos que estão em destaque no e-commerce, seja porque são itens recém lançados ou que estão com descontos. Além disso, disponibiliza atalhos para que o visitante seja direcionado a categoria que deseja conferir. 

Dessa forma, uma vitrine precisa conter elementos que chamem a atenção do cliente e desperte nele o interesse em conhecer a loja. Nesse caso, é muito importante que as informações apresentadas sejam organizadas de maneira estratégica e objetiva. 

Isso porque uma vitrine com muitas informações pode cansar o cliente e tirar o foco daquilo que é importante. Então, como montar a vitrine do jeito certo? Leia a seguir no próximo tópico. 

Como montar uma vitrine virtual?

Como mencionamos, uma vitrine bem atraente precisa conter os elementos certos, organizados de maneira estratégica e na proporção certa. Sendo assim, para alcançar esse objetivo, é preciso se atentar aos seguintes detalhes.

1. Tenha um layout responsivo

Ter uma loja virtual significa expor os seus produtos diariamente para milhares de consumidores. Então, para garantir que todos tenham uma experiência de navegação positiva ao acessar a sua loja, é muito importante que a sua vitrine tenha uma layout responsivo. Assim, o consumidor consegue acessar a sua loja, por meio do celular ou computador, sem comprometer a qualidade de navegação. 

2. Evite a poluição visual e seja organizado

Encontrar um ponto de equilíbrio na organização de uma vitrine virtual é fundamental para alcançar o objetivo pretendido, que é o de atrair. Em tal caso, os banners e pop-ups são recursos muito utilizados para chamar a atenção do consumidor de maneira estratégica. Isso porque direciona o foco do cliente para o que realmente importa. 

Por esse motivo, devem ser utilizados com cautela para não perderem o sentido e prejudicarem a experiência do cliente. Tenha em mente que uma vitrine repleta de informações se torna menos atrativa e mais cansativa. Então, na hora de montar a sua vitrine tenha o cuidado de inserir apenas as informações mais importantes que despertam o interesse do consumidor.

3. Pense bem nas cores e na experiência visual do cliente!

Pode parecer que não, mas as cores escolhidas para compor a sua loja afetam a experiência visual do seu cliente. Afinal de contas, basta aprender um pouco sobre colorimetria para saber que as cores exercem uma grande influência sobre nosso estado emocional. 

Além disso, não precisa ser nenhum expert para saber que a apresentação visual de um produto (ou de uma empresa) é o primeiro ponto que os clientes analisam na hora de decidir pela compra. Portanto, tenha cuidado ao escolher as cores que serão utilizadas em sua vitrine e pense bem na experiência que você espera que seus clientes tenham ao ter contato com elas. 

Leia também: Como montar uma loja virtual de roupas: leia e aprenda!

4. Não use imagens e elementos que deixem o site lento!

Assim como a internet oferece diversas oportunidades de crescimento para sua empresa, ela também oferece as mesmas oportunidades para os seus concorrentes. Isso faz com que a competitividade no ambiente virtual seja muito grande. 

E o que isso tem a ver com site lento? Tudo. Afinal de contas, páginas lentas dificilmente retém a atenção do consumidor. Ainda mais quando se tem a facilidade de encontrar produtos semelhantes ao que você oferece. Então, em uma situação assim, o cliente não hesita em abandonar o seu site e ir para a concorrência. Por isso, utilize elementos leves que não deixem seu site pesado.

Vantagens de criar uma vitrine virtual

Provavelmente, você já percebeu que a criação de uma vitrine é fundamental para aumentar as suas vendas, certo? Mas para reforçar essa ideia, veja só quais são as vantagens de ter uma vitrine virtual bem organizada. 

Possibilidade de personalização da vitrine virtual

A organização de uma vitrine não precisa seguir um padrão. Logo, você tem mais possibilidade para customizar a sua página de acordo com as preferências de seus clientes. 

Aumento das chances de conversão

Uma vitrine virtual que consegue se conectar com o cliente atrai a sua atenção e, consequentemente, desperta nele o desejo de explorar a loja. Sendo assim, a medida que ele conhece os seus produtos aumentam as chances de concretizar a venda.

Divulgação de promoções

Uma vitrine serve para divulgar algo que merece destaque. Nesse caso, pode ser utilizada para divulgar promoções, lançamentos, ofertas relâmpagos entre outras novidades. Contudo, é muito importante que essa divulgação seja feita de maneira estratégica para alcançar os resultados esperados.

Diferencial competitivo

A vitrine é o primeiro ponto de contato que o cliente tem com a sua empresa. Por esse motivo, pode ser utilizada para destacar os diferenciais da sua empresa e sair na frente dos seus concorrentes.

Dicas para montar uma boa vitrine virtual

Para agregar ainda mais valor e originalidade a sua vitrine, você pode fazer uso de vídeos, imagens entre outros elementos. Veja só!

Use imagens de qualidade na sua vitrine virtual

Para garantir a satisfação do seu cliente é muito importante que as imagens dos produtos utilizados, na vitrine ou na loja, sejam de qualidade e, sobretudo, reais. Isso porque não há nada mais frustrante para o cliente do que adquirir um produto que não corresponda à imagem divulgada. 

Elabore descrições atrativas para os produtos da sua vitrine virtual

Em uma loja virtual o cliente não tem acesso a um atendente físico para esclarecer as suas dúvidas no momento da compra. Então, essa necessidade deve ser suprida por meio de uma descrição bem feita de cada produto.

Tenha em mente que uma descrição bem feita não precisa ser longa, apenas precisa deixar o cliente informado sobre as condições do produto. Por esse motivo, faça descrições objetivas e ao mesmo tempo atrativas. 

Leia também: 20 melhores plataformas de e-commerce para loja virtual 2023!

Utilize vídeos para vender seus produtos

Os vídeos são mais um recurso que você pode utilizar para agregar valor à sua vitrine. Nesse caso, pode ser utilizado vídeos que apresentam um produto específico ou que anunciem uma oferta ou o lançamento de uma coleção. 

Estratégias para sua vitrine virtual

Como mencionamos, a vitrine serve para evidenciar o que a sua empresa tem de melhor e divulgar produtos e serviços de maneira estratégica. Confira a seguir algumas estratégias para sua vitrine virtual:

Promoções e ofertas

Utilizar a vitrine para divulgar promoções e ofertas é uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade dos produtos e atrair os consumidores que estão em busca dos melhores preços. Nesse caso, a organização da vitrine separando as ofertas por faixa de descontos, como 50%, 40%, 30%, pode aumentar ainda mais a taxa de conversão.

Lançamentos e novidades

Devido a maior visibilidade alcançada, a vitrine se torna o local ideal para anunciar lançamentos e novidades. Para despertar o interesse do cliente, vale a pena fazer bom uso dos gatilhos mentais para convidá-lo a conhecer os seus produtos.

Mais vendidos

Expor os produtos mais vendidos é uma forma de garantir que o seu consumidor tenha acesso aos produtos com maior potencial de vendas. Essa estratégia serve para aumentar as chances de conversão e otimizar a experiência de compra do cliente.

Portanto, fica claro que investir em uma boa vitrine é essencial para aumentar as suas vendas. Contudo, para organizá-la de maneira que desperte o interesse de seus clientes é válido levar em consideração o gosto e a preferência do seu público. Ok?

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. O que é uma vitrine virtual?

    A vitrine virtual nada mais é do que a primeira página da sua loja virtual. Nele, contém as principais informações da sua empresa, anúncio de ofertas, divulgação de lançamentos e uma lista dos produtos mais vendidos.

  2. Como montar uma vitrine virtual?

    Para montar uma vitrine virtual atraente é necessário:
    1. criar um layout responsivo;
    2. evitar a poluição visual;
    3. organizar a vitrine de maneira estratégica;
    4. escolher corretamente as cores;
    5. evitar a utilização de elementos que pesam o carregamento da página.

Referências do artigo
    1. Gazeta do Povo. “Vitrine responde por 70% das decisões de compra; entenda o poder da boa exposição de produtos”. Link.
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