Como montar uma loja virtual de roupas: leia e aprenda!

Nos últimos anos, o número de novas lojas virtuais na internet aumentaram consideravelmente. Isso se deve bastante ao avanço da tecnologia. Sendo assim, confira um passo a passo de como montar uma loja virtual para de roupas e veja também dicas para divulgar seu e-commerce!

Escrito por Vitor Braga

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Nos últimos anos, o número de novas lojas virtuais na internet aumentaram consideravelmente. Isso se deve bastante ao avanço da tecnologia, à pandemia de Covid-19 e também pela facilidade de criar um e-commerce, hoje em dia. Para ajudar pessoas que, assim como você, querem entender melhor como montar uma loja virtual de roupas, preparamos um passo a passo bem simples.

São dicas super importantes que lhe ajudarão desde a concepção de uma ideia até a parte mais técnica, como a escolha de uma boa plataforma, por exemplo. Veja e aproveite!

Como montar uma loja virtual de roupas: passo a passo

Preparamos este conteúdo tanto para quem quer começar no mercado quanto para quem já possui uma loja física e agora quer passar a vender na internet. Sendo assim, leia e confira o passo a passo de como montar uma loja virtual de roupas!

1. Escolha um nicho: qual tipo de roupa você irá vender?

O primeiro passo para quem quer entender como montar uma loja virtual de roupas é saber quais tipos de peças você vai vender. Já possui um nicho em mente? Nesse mercado, quanto mais nichada for a sua loja, mais chances de construir um público “fiel” à sua marca você irá ter.

Para isso, você deve pensar em necessidades não supridas do mercado, tipos de roupas pelas quais muitas pessoas procuram, mas há pouca demanda dentro da região que você irá atuar. Um exemplo disso são as roupas para moda evangélica/gospel, Plus Size ou até peças direcionadas para as gestantes. Afinal, podemos concordar que são três públicos com poucas opções de escolhas no mercado, não é mesmo?

2. Como montar uma loja virtual de roupas: estude seu público-alvo

Com o nicho bem definido, possivelmente você já terá um público mapeado em mente, mas é preciso ir um pouco mais além. Isso, porque, entendendo seu público, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Pois, sabendo para quem você quer vender, é possível escolher as peças certas para evitar estoque parado e pensar em estratégias de marketing digital e vendas para conquistar o seu público.

Para isso, faça uma pesquisa de mercado dentro da região que você atenderá. Mapeie desde dados demográficos como idade, gênero, formação, ocupação e renda, até dados comportamentais como hábitos de compra, gostos, canais de interação e tecnologias utilizadas. Inclusive, você poderá aproveitar essas informações para construir a persona do seu negócio.

3. Lembre-se de regularizar sua empresa!

Convenhamos que não há como montar uma loja virtual de roupas sem antes estar com a sua empresa 100% regularizada, não é mesmo? Isso será necessário para toda a parte contábil do seu negócio, que vai desde a emissão de notas para o consumidor final até o pagamento correto dos tributos e impostos.

Além disso, com uma empresa regularizada você pode ter acesso a diversos benefícios como linhas de crédito com juros reduzidos, a possibilidade de contratar pessoas, comprar com descontos para empresas, etc. Para isso, será preciso estar com um CNPJ ativo, solicitar cadastro estadual para emissão de notas e pagar as licenças e alvarás necessários.

4. Procure e escolha bons fornecedores

Esse passo é crucial para o sucesso da sua loja virtual. Isso porque sem um bom fornecedor você poderá ter bastante dor de cabeça por conta de problemas como atrasos nas entregas ou materiais de qualidade ruim. Consequentemente, acabará perdendo vendas e clientes. Não é isso que queremos, não é mesmo?

Por isso, pesquise bastante as opções de fornecedores disponíveis, tanto na sua região quanto fora, no caso de importações. Além de fatores como prazo de entrega, qualidade do material e variedade de produtos, verifique também informações que possam indicar algum tipo de risco para a sua empresa, como muitas reclamações não resolvidas no Reclame Aqui, por exemplo.

Mesmo que você mesmo produza suas peças, muito provavelmente ainda será necessário comprar alguns materiais de outros fornecedores, como tecidos, linhas, botões, zíperes, etc. Por isso, de qualquer forma será preciso avaliar a procedência e qualidade dos fornecedores. Aliás, essa é outra dica: tenha mais de um fornecedor para cada tipo de material.

5. Escolha sua plataforma de vendas online

Característicasnuvemshop-2
Nuvemshop
Logo Loja VirtUOL

Loja VirtUOL
Tipo de PlataformaPlataforma SaaSPlataforma SaaS
ValorA partir de R$50,15 no plano anualA partir de R$46,67 no plano anual
Funcionalidades• Loja personalizável;
• Sistema de gestão;
• Central de envio e recebimento de vendas;
• Integração com marketplaces e redes sociais.
• Loja personalizável;
• Sistema de gestão;
• Central de envio e recebimento de vendas;
• Integração com marketplaces e redes sociais.

Enfim, chegamos ao ponto mais “técnico” sobre como montar uma loja virtual de roupas: a escolha da sua plataforma de vendas online – ou e-commerce. Para isso, precisamos avaliar uma série de fatores como facilidade em criar e operar, velocidade no carregamento, funcionalidades e suporte.

Pronto para analisar as duas melhores opções que encontramos para você? Vamos lá, então!

A NuvemShop é uma empresa brasileira, fundada no ano de 2011. Atualmente, conta com mais de 100 mil lojas ativas, o que faz dela a maior plataforma de e-commerce da América Latina. Entre seu público-alvo estão empresas de todos os tamanhos e nichos de mercado.

Por meio dessa plataforma é possível criar sua loja de maneira fácil e rápida. Isso, porque a Nuvemshop disponibiliza mais de 25 layouts gratuitos e prontos, caso não queira criar o seu do zero. Além disso, há também integração com meios de pagamentos e não possui limites quanto a número de produtos, visitas ou vendas. Bem legal, não é mesmo?

A plataforma disponibiliza três tipos de planos: 

  • Essencial: para quem já vende e quer se profissionalizar;
  • Impulso: para quem quer impulsionar suas vendas;
  • Escala: para quem quer escalar o seu negócio. 

É possível ter descontos ao pagar de forma trimestral ou anual. Além disso, é possível criar sua loja de forma gratuita e testar a plataforma por 30 dias. Veja os valores dos planos atuais para quem deseja pagar de forma mensal e as funcionalidades de cada um:

Essencial Impulso Escala
R$ 59 /mês no plano mensalR$ 119 /mês no plano mensalR$ 249 /mês no plano mensal
Atendimento por e-mail e Messenger

+30 Meios de envio integrados

Todos meios de pagamento integrados
Atendimento por WhatsApp

Ações em massa sobre vendas e produtos

Acesso ao código-fonte (HTML/CSS/JS)
Atendimento por telefone

Relatórios ilimitados

Controle de restrição de usuários

Uma das maiores vantagens da NuvemShop é a forma de cobrança, já que não cobra tarifa por venda, como fazem outras plataformas disponíveis no mercado. Outro fator interessante é a sua pontuação superior a 8 pontos no Reclame Aqui, considerada uma nota ótima.

Loja VirtUOL

2. Loja VirtUOL

A Loja VirtUOL é uma das diversas soluções da UOL para negócios. Por meio dessa plataforma é possível montar uma loja virtual de roupas em poucos minutos. Seu visual é bastante intuitivo, conta com diversos templates gratuitos para você utilizar e é integrável com outras soluções.

Aliás, se você ainda não possui um domínio para seu site, também é possível adquiri-lo com o próprio UOL.

Por meio da Loja VirtUOL é possível personalizar todo o visual com as cores, logos, campos e produtos da sua loja de roupas. Além disso, você terá acesso à relatórios, cálculo de frete, criação de cupons de descontos e ofertas, integração com meios de pagamentos e redes sociais e muito mais.

Ademais, a plataforma oferece quatro planos diferentes, que também podem ter descontos, caso queira pagar de forma trimestral ou anual. Todos contam com os mesmos recursos, a se diferenciar pelo preço e por alguns pontos, como:

Start Essencial Up Mega Store
R$ 49,90 por mês no plano mensalR$ 69,90 por mês no plano mensalR$ 99,90 por mês no plano mensalR$ 199,90 por mês no plano mensal
Até 50 produtos cadastrados

2 caixas de e-mail inclusas
Até 300 produtos cadastrados

5 caixas de e-mail inclusas
Até 600 produtos cadastrados

7 caixas de e-mail inclusas
Produtos ilimitados

7 caixas de e-mail inclusas

Domínio “.online” gratuito por 1 ano

Atendimento VIP

E-mail marketing

2 meses grátis de UOL Anúncios

Entre as grandes vantagens da Loja VirtUOL, podemos destacar a integração com marketplaces como Mercado Livre e Shopee. Entre as desvantagens, a empresa UOL, responsável pela plataforma, não tem um bom histórico de responder às reclamações no Reclame Aqui.

6. Configure e personalize o layout da sua loja online

Caso contrate alguma dessas duas plataformas que citamos anteriormente, você já terá alguns templates prontos para utilizar. Porém, sempre é possível fazer alguns ajustes para deixar a loja com a sua cara. Altere cores, insira sua logo, crie banners, edite páginas e seções, etc.

7. Cadastre produtos de qualidade

Na hora de cadastrar os seus produtos na loja, não esqueça de utilizar fotos com qualidade e de preferência com modelos ou manequins. Forneça também uma boa descrição para o seu produto, que forneça todos os detalhes sobre a peça e destaque suas vantagens. Além disso, utilize palavras-chave para a página do seu produto ficar otimizada para SEO.

8. Escolha as melhores plataformas de pagamento online

Não há como montar uma loja virtual de roupas sem definir também como seus clientes poderão pagar. Como estamos falando de uma loja online, procure soluções de pagamento que integrem com a sua plataforma e ofereçam taxas competitivas. Dê uma maior atenção àquelas que já disponibilizam pagamentos por PIX.

9. Defina quais serão os meios de envio dos seus produtos

Como os produtos serão entregues? Possui frota própria? Será pelos Correios? Tem um parceiro nesse sentido? Tudo isso precisa ser definido e sinalizado no seu site, por meio das Políticas de Entrega. Para facilitar, é possível integrar sua loja com essas plataformas de entrega, de modo que o cliente possa calcular o valor do frete no momento em que estiver comprando.

10. Crie os canais de atendimento ao cliente da sua empresa

Roupa é um tipo de produto que sempre dá problema, seja por defeitos nas peças ou por insatisfação do cliente. Aliás, toda compra feita pela internet dá direito de até 7 dias para que o cliente se arrependa. Para casos assim, é preciso ter todos os canais bem alinhados e disponíveis para os seus clientes entrarem em contato.

11. Pronto, agora comece a vender!

Enfim, chegamos ao último passo, é hora de dar o start nas suas vendas. Pode até parecer bastante coisa de início, mas essas dicas são essenciais para que a sua loja virtual tenha o sucesso que você espera. Aliás, trouxemos algumas dicas extras para isso. Vamos conferir?

Extra: como divulgar a sua loja virtual de roupas recém-criada?

Não basta apenas criar sua loja virtual e deixar ela lá, esperando alguém aparecer para comprar. É preciso divulgá-la, seja boca a boca entre os familiares e amigos ou investindo em outras ações para que alcance um público ainda maior. Mas não se preocupe, trouxemos algumas dicas para lhe ajudar na divulgação!

Elabore uma boa estratégia de marketing digital

Por meio dos passos anteriores você já mapeou bastante coisas como nicho, características do público e, inclusive, informações que podem ajudar na criação de persona. Com isso em mãos, é possível criar uma estratégia de marketing digital mais assertiva, que ajude a chegar no público certo.

Planeje suas ações diárias, semanais e mensais. Defina quais canais irá utilizar na sua estratégia, quanto pretende investir e como medir a taxa de sucesso. Assim, você poderá otimizar o seu investimento e ter resultados ainda melhores.

Como montar uma loja virtual de roupas: use e explore as redes sociais

Divulgue seus produtos nas redes sociais em que o seu público está presente. Integre sua plataforma com o Facebook e Instagram para a criação de um catálogo automático e a famosa “lojinha do Instagram”, onde você pode marcar o produto sempre que fizer uma publicação no feed.

Contrate uma empresa de marketing digital para lhe auxiliar

Caso você tenha orçamento para investir em empresas especializadas em estratégias e soluções de marketing digital, contrate-as. Tanto agências quanto plataformas de marketing podem ser boas aliadas para o seu negócio, se feito de maneira correta.

Por isso, trouxemos duas opções de empresas que podem apoiar a sua loja virtual com soluções de marketing digital. São plataformas que ajudam centenas de negócios a viabilizarem suas ações de marketing por meio de suas ferramentas. Confira!

Por meio do RD Station Marketing é possível criar e disparar e-mail marketing, criar landing pages e pop-ups, assim como automatizar diversas atividades, como a nutrição de leads, por exemplo. Na parte de CRM, há a possibilidade de criar vários funis de acordo com o seu negócio, gerenciar as oportunidades e analisar o desempenho do time de vendas.

Meu Negócio UOL

2. UOL Meu Negócio

O UOL Meu Negócio fornece várias ferramentas para apoiar as empresas em suas estratégias de marketing digital. As soluções vão desde hospedagem e domínios para construção de sites até plataforma para criação de lojas virtuais e blog. Além disso, a empresa conta também com ferramenta de envio de e-mails e veiculação de anúncios próprios.

Como montar uma loja virtual de roupas: conclusão

Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre como montar uma loja virtual de roupas. Entendemos que o empreendedorismo é super importante para a movimentação da economia, geração de emprego e renda.

Por isso, criamos conteúdos como este para tentar auxiliar pessoas que, assim como você, querem empreender e ter ótimos resultados.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Como montar uma loja virtual do zero?

    Primeiro escolha o nicho, depois estude o público-alvo, regularize sua empresa, procure bons fornecedores, escolha sua plataforma, personalize o layout da sua loja, cadastre os produtos, escolha as plataformas de pagamento, defina os meios de envio dos seus produtos e, por fim, crie canais de atendimento ao cliente.

  2. Qual o valor de investimento para abrir uma loja de roupas?

    O valor de uma plataforma de e-commerce varia de R$ 46,67 a R$ 249,00 por mês. Mas é preciso levar em conta também custos com estoque de roupas, domínios, investimento em marketing, taxas de pagamentos e outros valores relacionados ao administrativo da sua empresa.

  3. Qual o faturamento de uma loja virtual?

    Não há um valor específico. Na verdade, tudo vai depender do nicho de atuação, investimento, ticket médio e tipos de produtos que uma empresa vende.

  4. Quantas peças são necessárias para abrir uma loja virtual?

    A partir de um produto já é possível criar sua loja online. Mas, a fim de disponibilizar uma maior variedade aos seus clientes, o ideal é cadastrar no mínimo 50 produtos na sua loja virtual.

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