Cartpanda(ex-CartX): é boa para iniciar um e-commerce?

A plataforma Cartpanda oferece uma série de soluções para quem está pensando em montar um e-commerce! Conheça quais são!

Escrito por Vitor Braga

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Planos CartpandaValores
LightR$4,99 por mês + 2,5% por transação
StarterR$127,00 por mês + 2% por transação
PremiumR$597,00 por mês + 1% por transação
EnterpriseR$1.649,00 por mês + 0,5% por transação
Informações sobre os preços da Cartpanda

Para quem está pensando em empreender online, a Cartpanda pode ser uma alternativa interessante para viabilizar a sua operação digital.

Isso porque, a plataforma especializada em comércio digital disponibiliza uma série de recursos para tornar a sua loja online mais completa.

Dentro de um ambiente de negócios tão concorrido, ter um e-commerce bem desenvolvido pode ser o diferencial que irá te ajudar a escalar as vendas e conquistar mais lucratividade.

E além de sua funcionalidade voltada para a criação e hospedagem de lojas online, ela ainda oferece soluções de integração para quem pretende trabalhar com o sistema dropshiping.

Se você está interessado em montar um negócio online e deseja iniciar com uma estrutura mais robusta e completa, sem precisar se preocupar com uma equipe de desenvolvimento, a Cartpanda é uma opção a se avaliar.

No conteúdo que preparamos, você vai poder conhecer com mais detalhes o funcionamento desta plataforma, seus custos e as vantagens e desvantagens da adesão. Confira!

O que é a Cartpanda (ex-CartX)?

A Cartpanda, antiga CartX, é a plataforma desenvolvida pela empresa de mesmo nome, que oferece um sistema especialmente voltado para o comércio digital. Por ela, é possível criar lojas online, agregando ferramentas e recursos que otimizem a experiência de navegação dos clientes.

A proposta da Cartpanda é baseada nessa otimização de navegabilidade, levando em conta que o índice de conversões tende a aumentar.

Para tanto, ela disponibiliza um ecossistema completo para a implementação de e-commerces. Por meio da inserção de plug-ins, todos os principais serviços das lojas podem ser criados e gerenciados pela plataforma.

Nesse caso, estamos falando desde a hospedagem dos sites, até a integração de sistemas de pagamento, vendas e checkout.

Logo, a Cartpanda é uma plataforma que faz um serviço “tudo em um”. Ainda, nela é possível personalizar o seu e-commerce, inserindo todos os recursos necessários para a sua operação de forma facilitada e fluida.

E, além das ferramentas disponibilizadas, a Cartpanda garante a oportunidade de integrar o sistema com outros canais de venda.

Por isso, ela vem sendo muito utilizada, também, por empreendedores digitais que trabalham com o formato de dropshipping, já que garante essa conexão de maneira simples e dinâmica.

Como funciona a Cartpanda?

A Cartpanda pode ser considerada como um ecossistema de e-commerce, pois funciona como um facilitador para a criação das lojas virtuais, reunindo os principais serviços que elas devem ter.

Isso significa que, por ela, é possível escolher desde o tema que será usado para o layout do site até integrá-lo em mídias sociais.

Um dos diferenciais que tornam a Cartpanda uma plataforma ideal para quem está iniciando no empreendedorismo online, é a facilidade de operação. 

Além disso, todos os recursos são gerenciados de forma simples pela sistemática de blocos, favorecendo para a criação de uma loja onde cada etapa possa ser desenvolvida de forma personalizada.

Por exemplo: o processo se inicia com a escolha do layout, depois o cadastramento dos produtos, seguido pela inserção do checkout, e assim sucessivamente, até a criação de toda a loja.

E com o e-commerce hospedado, a Cartpanda ainda oferece o sistema de gerenciamento para o lojista, onde ele pode:

  • Acompanhar todas as transações e o fluxo financeiro;
  • Conferir a entrada e os detalhes de pedidos;
  • Fazer cadastramento de clientes;
  • Realizar análises sobre a atuação do e-commerce;
  • Criar promoções e propor descontos especiais.

Outro ponto a ser considerado, é que a expectativa de faturamento dos e-commerces nos próximos anos é muito positiva, de acordo com o portal G1. Espera-se um crescimento de 54% nos rendimentos por esses canais, o que significaria algo em torno de R$400 bilhões.

Como montar uma loja virtual na Cartpanda e ganhar dinheiro?

A principal proposta da Cartpanda é facilitar o processo de criação e desenvolvimento de lojas virtuais. Por isso, o passo a passo para a montagem de um desses negócios online é bem simplificado.

Portanto, veja só como montar uma loja virtual na Cartpanda:

  1. Acesse o site da Cartpanda e clique em “Faça seu cadastro”. É possível experimentar a plataforma por 14 dias gratuitamente e, depois, migrar o seu plano para uma das opções disponíveis;
  2. Preencha o formulário com os dados solicitados, como e-mail, senha e o nome da sua loja virtual;
  3. Após essa etapa, você começará a desenvolver o seu e-commerce, escolhendo os detalhes de layout do site;
  4. Quando tiver terminado a personalização da página, é hora de cadastrar os seus produtos. Caso esteja vendendo itens com estoque próprio, faça a inserção dos itens com as descrições bem claras e objetivas. Invista em boas imagens, para que o público tenha acesso aos detalhes da peça;
  5. Se a sua ideia é trabalhar com dropshipping, ao invés de criar o seu próprio catálogo, você deverá integrar a plataforma Cartpanda com um dos dois apps que favorecem esse sistema de vendas, Nimble ou Wiio;
  6. Configure os últimos detalhes relacionados ao seu pós-venda, como as mensagens de notificação;
  7. Configure e conecte a sua conta digital, para onde serão enviados os valores recebidos a cada compra.

E pronto! Após encerrar essa última etapa, a sua loja na plataforma Cartpanda estará criada e pronta para funcionar!

Leia também: Empresa digital: veja o que é, como funciona e as vantagens!

Quanto a Cartpanda cobra por venda?

Por oferecer uma série de serviços voltadas para tornar a operação e-commerce mais simples e dentro de uma única plataforma, a Cartpanda realiza a cobrança de taxas sobre cada transação de compra e venda.

Essa cobrança varia de acordo com o plano de assinatura contratado. As opções são:

  • Plano Light: 2,5%;
  • Plano Starter: 2%;
  • Plano Premium: 1%;
  • Plano Enterprise: 0,5%.

Vale destacar que esse tipo de cobrança é um procedimento relativamente comum em plataformas de e-commerces. Entre elas, a Cartpanda merece destaque por ter taxas mais baixas e atrativas.

Nesse caso, elas variam de acordo com a solução escolhida. As taxas são identificadas no momento da criação do seu e-commerce.

Preços Cartpanda – Planos e pacotes

Para montar a sua loja online pela Cartpanda é necessário adquirir um plano de assinatura. No entanto, antes de fazer a contratação, é possível aproveitar para utilizar os recursos por 14 dias de maneira gratuita.

E, como adiantado no tópico anterior, há diferentes pacotes que podem ser adquiridos pelos lojistas.

São eles:

Planos CartpandaValores
LightR$4,99 por mês
StarterR$127,00 por mês
PremiumR$597,00 por mês
EnterpriseR$1.649,00 por mês
Informações sobre os preços da Cartpanda

Outro ponto que merece destaque é que a diferença de preço entre os planos está ligada de forma direta às funcionalidades da plataforma. 

Além disso, o pacote escolhido também tem influência na cobrança de cada transação, conforme explicado no tópico anterior. Logo, quanto mais completo for o plano contratado, menores serão as tarifas aplicadas sobre as vendas.

Como fazer dropshipping na Cartpanda?

Um dos diferenciais que mais atraem lojistas para a plataforma Cartpanda, é o fato de ela permitir a integração do sistema com alguns aplicativos que facilitam a realização do dropshipping.

O Nimble é um dos mais utilizados, mas é possível escolher, também, o Wiio, outro app que possui grande aceitação.

Ainda, os dois aplicativos permitem a venda via dropshipping usando o AliExpress como fornecedor principal. Logo, o lojista tem acesso a um catálogo de grande diversidade e com preços muito competitivos.

Por último, essa integração prevê a mesma vantagem que a plataforma oferece, destacando a navegação dos clientes e o gerenciamento da loja mais dinâmico para o operacional.

Integrando a loja Cartpanda com o Nimble

Para integrar o Nimble com a sua loja virtual no Cartpanda, é necessário realizar o seguinte passo a passo:

  1. Logue em sua loja Cartpanda;
  2. Em outra aba, acesse o site do Nimble e clique no botão com a inscrição “start trial”;
  3. Crie um login e uma senha de acesso para o site Nimble. Após acessar o seu perfil, você encontrará as opções de integração. Escolha a plataforma Cartpanda;
  4. Insira os seus dados de URL e token. Você consegue encontrar ambos em seu perfil como lojista, na página da plataforma Cartpanda;
  5. Clique na opção “Get Nimble” e autorize a associação com a sua conta no AliExpress. Caso ainda não tenha um perfil na página chinesa, crie-o primeiro;
  6. Após isso, selecione a opção “migrar apenas os produtos”;
  7. Depois, vá até a barra de pesquisa no Cartpanda e busque por “Nimble”. Clique na opção “push orders to Nimble”.

Depois desse processo, conclua a operação e as duas lojas estarão integradas. Após finalizar, você já poderá adicionar os produtos do AliExpress que deseja em sua plataforma Cartpanda.

Vale reforçar que é necessário estar logado nos dois sistemas, Nimble e Cartpanda,  para que a integração ocorra.

Integrando a loja Cartpanda com o Wiio

O processo para fazer a integração da sua loja na plataforma Catpanda com o app Wiio é realizado da seguinte maneira:

  1. Logue em sua conta Cartpanda e, no menu inicial, escolha a aba “Apps”;
  2. Na barra de pesquisa, busque por “Wiio”;
  3. Na nova página que será aberta, clique no botão de login. Ao ser redirecionado, escolha, novamente, a opção “sign in” e preencha os dados que forem solicitados. Registre e prossiga;
  4. Na nova página que será aberta, escolha a opção “Stores”, que fica no menu lateral;
  5. Clique na opção “Connect to Cartpanda”;
  6. Digite a URL da sua página Cartpanda e, também, o seu token.
  7. Depois de finalizar a conexão entre as duas plataformas, você já conseguirá visualizar uma nova opção que estará disponível no menu lateral esquerdo, com o nome “AliExpress Products”.

Ao clicar nesse botão, estarão disponíveis os produtos chineses para integrar com a sua loja online.

Vantagens e desvantagens dessa loja virtual

Para que você consiga ter uma maior noção sobre os motivos que tornam a Cartpanda uma boa opção de contratação, é interessante verificar as vantagens que a plataforma oferece.

Em lista, podemos citar os seguintes pontos positivos:

  • Facilidade em criar e desenvolver a loja virtual;
  • Possibilidade de personalizar a página;
  • Possibilidade de escolher entre os gateways de pagamento que oferecem mais vantagens;
  • Teste grátis de 14 dias;
  • Planos de assinatura com preços acessíveis;
  • Suporte via chat.

E mesmo que a plataforma Cartpanda tenha um bom serviço de criação e desenvolvimento de e-commerces, ela também possui alguns pontos que merecem maior atenção.

Veja o que podemos associar como pontos negativos do serviço:

  • Há poucos temas grátis para usar como layout;
  • Há cobrança sobre as transações executadas;
  • Apenas 2 apps podem ser usados para integrar o dropshipping na plataforma.

Cartpanda ou Shopify: qual é a melhor loja virtual?

A principal concorrente de mercado da Cartpanda no Brasil é a Shopify. Ela também oferece a solução de criação de lojas virtuais, com integração de ferramentas e recursos.

De modo geral, as duas plataformas possuem funcionalidades semelhantes. Ambas agregam plug-ins que facilitam a navegação dos clientes e oferecem portal para gerenciamento do lojista.

Em ambas é possível fazer o teste gratuito de 14 dias, antes de adquirir um plano. Em relação à assinatura, a Cartpanda sai em vantagem, pois oferece um serviço de custo menor.

O plano mais básico da plataforma custa apenas R$4,99 por mês, enquanto o da concorrente fica em torno de US$29 mensais. Sobre as taxas cobradas por transações, os valores também são semelhantes, bem como a integração com apps para facilitar o processo de dropshipping.

Logo, a escolha entre os dois serviços acaba sendo determinada, principalmente, pelo seu preço de assinatura, já que ambas contam com funções muito parecidas.

A Cartpanda vale a pena?

Se você pretende abrir um e-commerce, vale a pena recorrer à plataforma Cartpanda. Isso porque ela foi desenvolvida para ser uma loja completa, onde a usabilidade e os recursos oferecidos possam ser utilizados de maneira simples e rápida.

A principal vantagem desse tipo de serviço, é reunir todas as ferramentas para montar um e-commerce em um único lugar. Logo, mesmo os usuários que não possuem conhecimentos em códigos e programação, conseguem criar a sua própria página de forma dinâmica.

Além disso, a facilidade em cadastrar produtos ou integrar sistemas de dropshipping, favorece para que as lojas tenham um grande portfólio integrado. E com mais oferta, há maior chance de conversão.

A plataforma Cartpanda também promete aos lojistas associados a chance de aumentar as vendas em até 16%, com um crescimento significativo do faturamento mensal.

Então, vale a pena recorrer a essa alternativa de criação de loja online. Com um investimento baixo, você pode ter acesso a recursos profissionais e ver o seu e-commerce ganhar grande destaque no mercado.

Cartpanda no Reclame Aqui

A reputação da plataforma Cartpanda no Reclame Aqui é considerada “Ótima”, de acordo com as métricas do site.

Sua nota é de aproximadamente 8.1/10 e seu índice de solução de problemas fica por volta de 87.7%. Isso significa que os usuários percebem um grande comprometimento da empresa em realmente corrigir possíveis problemas entre as partes.

No entanto, algo que chama a atenção entre os dados obtidos no site do Reclame Aqui, é que apenas cerca de 51.9% dos reclamantes se sentem seguros e inclinados a voltar a negociar com a Cartpanda.

Conclusão

De maneira geral, a plataforma Cartpanda é uma solução inteligente e acessível, que garante que até os usuários que têm pouca afinidade com programação terão condições de criar a sua loja online.

Os custos para a associação são relativamente baixos, bem como as taxas cobradas sobre as transações.

Para quem pretende empreender online e não quer realizar um investimento logo de início em um site próprio, com desenvolvedores, a opção da Cartpanda se mostra como ideal.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. O que é o Cartpanda?

    Cartpanda é uma plataforma que permite a criação, desenvolvimento e hospedagem de lojas online. Ela conta com ferramentas integradas, como sistemas de checkout, vendas e até gateways de pagamento, que facilitam a gestão dos lojistas e tornam a experiência de navegação mais positiva.

  2. Qual a taxa do Cartpanda?

    As taxas cobradas sobre as transações que acontecem na plataforma Cartpanda variam de acordo com o plano de assinatura que a loja em questão possui. Esses valores podem ir de 2,5% a 0,5%.

  3. Qual a diferença entre Shopify e CartX?

    A Cartx, que hoje é Cartpanda, é uma empresa que oferece um serviço similar ao da Shopify, de criação e desenvolvimento de lojas online. Ambas disponibilizam uma plataforma para esses e-commerce, com recursos para tornar os negócios mais prósperos e aumentar as chances de conversão.


Referências do artigo
    1. Cartpanda. “Home”. Link.
    2. Portal G1. “E-commerce: como o mercado online se fortaleceu durante e após a pandemia; confira dicas de como abrir um negócio”. Link.
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