Magento: essa plataforma de e-commerce é boa?

Pretende montar uma loja virtual e está em busca de informações sobre as principais plataformas de e-commerce disponíveis no mercado? Você está no lugar certo, pois neste artigo você vai conhecer a Magento e conferir tudo o que ela pode oferecer para o seu negócio. Leia e saiba mais!

Escrito por Vitor Braga

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Pretende montar uma loja virtual e está em busca de informações sobre as principais plataformas de e-commerce disponíveis no mercado? Conte com a gente! Neste artigo, você vai conhecer a Magento e conferir tudo o que ela pode oferecer para o seu negócio. Acompanhe a leitura!

O que é a Magento?

A Magento é uma plataforma de e-commerce open source (código aberto). Atualmente, ela faz parte do grupo Adobe e, além de ser desenvolvida na linguagem PHP, é distribuída livremente entre a comunidade de desenvolvedores e o próprio site da empresa.

E, por se tratar de uma plataforma de código aberto, qualquer pessoa que tenha conhecimentos de programação é capaz de fazer alterações e desenvolver novas funções no sistema.

Dessa forma, a customização da Magento é praticamente ilimitada, o que contribui positivamente para a reputação da plataforma diante do mercado.

Como funciona a Magento? Veja os principais recursos!

A Magento funciona como um sistema de criação e implementação de e-commerce para diversos tipos de empresas.

Como mencionamos, é desenvolvido totalmente na linguagem de programação PHP, com elementos de Zend Framework (framework para aplicações web de código aberto).

Além disso, ela trabalha com a integração de módulos independentes, cuja estrutura permite o desenvolvimento de novas funcionalidades e soluções de acordo com a necessidade de cada e-commerce.

Módulos disponíveis para integração

Entre os módulos que podem ser encontrados para integrar às lojas virtuais, podemos destacar:

A construção em módulos é ainda mais simples graças a possibilidade de integração com outros sistemas, como Google Analytics, SEO, ERP e ferramentas de e-mail marketing.

Também vale destacar que a construção a partir de módulos é econômica, pois é gratuita na Magento.

No entanto, apesar do sistema ser relativamente simples, é necessário contratar um profissional de programação para criar a loja.

Inclusive, existem diversas agências especializadas na criação de lojas virtuais a partir da Magento.

Principais recursos da plataforma

Confira abaixo os recursos básicos que mais chamam a atenção dos empreendedores digitais.

  • Magento Marketplace: loja oficial de extensões e temas;
  • Magento Performance Toolkit: recurso que mede e otimiza a performance do site;
  • Gestão de catálogo intuitiva: cadastro de produtos de forma simples:
  • Painel para gerenciamento de pedidos: permite que você visualize, crie e edite pedidos em poucos cliques;
  • Cupons de desconto: para impulsionar suas vendas;
  • Área do cliente: espaço em que o cliente visualiza o status do pedido. 

Agora que você já conhece os recursos básicos, veja a seguir os recursos técnicos disponibilizados pela Magento.

  • APIs avançados que facilitam a criação de novos aplicativos e a integração com outros sistemas;
  • armazenamento de página completa e entrega de conteúdo global;
  • otimização do desempenho no front-end;
  • otimização do desempenho no back-end;
  • ambientes de integração;
  • monitoramento e testes de desempenho.

Outras funcionalidades da Magento

Além de tudo isso, a Magento ainda oferece uma série funcionalidades diferenciadas para quem optar por criar uma loja virtual a partir dessa ferramenta.

  • Disponibilidade e confiabilidade: o sistema Magento garante 99,99% de nível de disponibilidade do serviço e possui uma arquitetura altamente confiável;
  • Magento Business Intelligence: permite a integração dos dados do seu e-commerce com outras ferramentas analíticas, gerando dashboards com dados importantes;
  • Magento Order Management: sistema que envia os pedidos dos clientes para as lojas físicas;
  • Marketplace Extensions: ecossistema de parceiros que permite que você turbine a sua loja virtual e ofereça a melhor experiência para os clientes. 

Por último, a plataforma ainda conta com várias ferramentas de gestão que auxiliam na administração do seu e-commerce.

Planos e pacotes: quanto custa vender na Magento?

O valor das versões pagas da Magento não são divulgados pela Adobe, visto que o preço é personalizado de acordo com o porte e volume de vendas de cada e-commerce.

Para pequenos e médios negócios, os planos são mais acessíveis, mas é preciso entrar em contato com um representante de vendas. Já na versão gratuita, é necessário solicitar um orçamento com um profissional ou empresa especializada para saber quanto custaria o projeto.

De todo modo, um e-commerce bem simples desenvolvido em Magento não custa menos de R$ 2 mil.

Além disso, é preciso considerar outros custos que estão atrelados à criação de uma loja virtual, como marketing, hospedagem, registro de marca, abertura de empresa, criação de identidade visual e etc.

Planos e versões da Magento

Confira abaixo as versões da Magento disponíveis no Brasil.

  • Magento Open Source: versão gratuita da plataforma e uma das mais utilizadas do mercado.
  • Magento Commerce: versão paga da plataforma, voltada para empresas de médio e grande porte que possuem um alto volume de vendas.
  • Magento Commerce Cloud: solução paga de e-commerce na nuvem oferecida pela Adobe.

Como montar uma loja virtual na Magento e ganhar dinheiro?

Se interessou pela Magento e agora quer saber como montar uma loja virtual nessa plataforma de e-commerce? Então, veja a seguir o passo a passo que preparamos para você!

1. Faça um planejamento

Antes de tudo, é essencial criar um plano de negócio que inclua:

  • nome e segmento da loja;
  • pesquisa de mercado e concorrência;
  • produtos e/ou serviços ofertados;
  • modelo de negócio
  • público-alvo;
  • precificação;
  • logística;
  • gestão financeira;
  • canais de atendimento ao cliente;
  • equipe;
  • marketing.

2. Escolha a versão da Magento

A Magento está disponível em diferentes versões, sendo a de código aberto a mais popular. Ainda assim, é preciso analisar qual versão tem o melhor custo-benefício para seu negócio.

3. Contrate uma empresa ou profissional

Independentemente da versão que você escolher, será preciso contratar uma empresa ou profissional de programação para auxiliar na criação da sua loja virtual.

4. Contrate uma hospedagem

Contrate um serviço de hospedagem especializado em Magento para garantir o desempenho máximo da plataforma e para que você tenha seu próprio domínio online.

5. Customize o layout

A Magento disponibiliza diversas opções de extensões e personalização que auxiliam na criação de uma identidade visual impactante. Por isso, você deve aproveitar essa ferramenta para montar uma loja bonita, mas sem exageros!

Na criação do catálogo de produtos, também não faltam opções de personalização. Você pode classificar seus produtos em diferentes categorias, adicionar imagens e vídeos, cadastrar inúmeras variações (cor, formato, tamanho, embalagem, etc.), entre outras possibilidades.

7. Defina as formas de pagamento

Oferecer várias formas de pagamento pode impactar positivamente as vendas do seu e-commerce. Sendo assim, sempre escolha os melhores e mais confiáveis gateways de pagamento para concluir suas vendas sem dores de cabeça e para evitar fraudes.

8. Configure o checkout

O checkout é a etapa em que o cliente finaliza a compra. Para evitar abandonos de carrinho, é importante que esse processo seja transparente, sem redirecionamento a links externos. Além disso, é necessário possuir um checkout seguro e confiável para evitar fraudes na finalização dos pagamentos.

9. Configure a entrega

Configure as opções de frete e disponibilize uma calculadora de preços e prazos, além de uma opção de rastreamento de entrega. Tudo isso gera mais confiança no consumidor, pois deixa os processos mais transparentes.

10. Cuide da segurança

A Magento possui extensões de segurança de dados, como antivírus e mecanismos antifraude. Sendo assim, aproveite essas ferramentas para garantir que você nem seus clientes sofram prejuízos financeiros no futuro.

11. Estruture o atendimento

Escolha as opções de canais de atendimento que mais funcionam para a sua empresa e integre ao seu site. Além disso, você também pode adicionar outras funcionalidades, como ferramentas de avaliação, gestão de FAQ e etc.

12. Divulgue sua loja

Por fim, use as extensões de marketing digital para criar campanhas, otimizar o site para SEO, promover seu e-commerce nas redes sociais, movimentar seu tráfego e para aumentar suas vendas.

Vantagens e desvantagens da Magento

Agora que você já sabe mais sobre a Magento, veja a seguir quais são as principais vantagens e desvantagens dessa plataforma.

Principais vantagens

Entre os pontos positivos, podemos destacar:

  • Customização da loja virtual: a plataforma permite que cada e-commerce seja customizado de acordo com o gosto e necessidade do cliente, de forma bem intuitiva. 
  • Disponibilidade de recursos: fácil gestão de catálogos de produtos, atendimento ao cliente, gestão de frete e elaboração de relatórios, são alguns dos recursos úteis para os donos de e-commerce.
  • Comunidade ativa: os desenvolvedores estão sempre trabalhando para construir um sistema cada vez melhor.
  • SEO avançado: o sistema Magento facilita a indexação no Google, o que ajuda na publicidade da sua loja virtual.
  • Integração de ferramentas: na Magento é possível integrar diversas ferramentas ao site, como módulos dos Correios que possibilitam o cálculo automático do frete. Além disso, o Google Analytics e PagSeguro, por exemplo, também podem ser facilmente incorporadas na plataforma, permitindo que o lojista conheça o comportamento dos seus clientes.

Principais desvantagens

Já entre os pontos negativos, merecem destaque:

  • Demanda mais servidores: para que o sistema Magento tenha um bom desempenho, é necessário ter servidores mais robustos e, de preferência, não compartilhados.
  • Plataforma complexa: o sistema demanda que as alterações sejam feitas por desenvolvedores especializados. 
  • O sistema tende a ser um pouco mais lento: em razão da sua complexidade, o carregamento de uma loja virtual pode ser mais lento.

A plataforma Magento é boa e vale a pena?

Sim, a plataforma Magento é boa plataforma e vale a pena, especialmente quando comparada à outras soluções do mercado. O sistema apresenta quatro grandes diferenciais, são eles:

  • Flexibilidade: graças aos milhares de módulos disponíveis no Marketplace e empresas especializadas, a Magento entrega uma grande flexibilidade, além da possibilidade de estender seus recursos com customizações específicas, de acordo com a necessidade de cada e-commerce.
  • Portabilidade: se houver necessidade, você pode levar sua loja para outro fornecedor ou provedor de hospedagem.
  • Robustez: é possível encontrar lojas de todos os tamanhos criadas com as diversas versões da Magento.
  • Comunidade: a Magento possui milhares de desenvolvedores espalhados pelo mundo, sendo muitos deles certificados pela Magento/Adobe e por mais de mil empresas parceiras. Além disso, a comunidade é ativa e está sempre melhorando a plataforma.

Conclusão

A Magento é uma das plataformas líderes do comércio eletrônico no mundo. Ela trabalha com um sistema web completo, totalmente customizável e robusto, que pode ser utilizado por lojas virtuais de qualquer segmento ou porte.

No Brasil, grandes marcas também confiam na Magento, como Havan, Riachuelo, Obramax, Saraiva, entre outras.

No quesito segurança, a plataforma usa o Amazon Elastic Block Store (EBS) para armazenar os dados dos clientes. Isso significa que eles são criptografados com o algoritmo AES-265, que mantém os dados nessa condição mesmo quando estão em repouso. Portanto, é uma plataforma bastante segura.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Para que serve a Magento?

    A Magento serve para criar e-commerces de qualquer porte e se destaca por oferecer uma estrutura robusta e flexível para vendas online.

  2. Quanto custa um site Magento?

    Isso vai depender da empresa contratada e dos requisitos do seu projeto, mas, geralmente o valor fica entre R$ 2 mil e R$ 8 mil. Além disso, você terá custos mensais com o plano escolhido, hospedagem e registro de domínio.

  3. Quem usa a Magento?

    A Magento é utilizada por mais de 325 mil lojas virtuais. Entre elas, podemos destacar as seguintes empresas: Asus, Samsung, Saraiva, Nike, Burger King, Ford, Nestlé, Havan, Drogasil e Obramax.

  4. Qual linguagem é utilizada na Magento?

    A linguagem utilizada pela Magento é o PHP, amplamente conhecida pelos programadores e presente em outros sistemas web, como o WooCommerce, o Joomla e o WordPress.

Referências do artigo
    1. Adobe. “Magento”. Link.
    2. Adobe. “Home”. Link.
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