Saber qual o melhor marketplace para vender é uma boa opção para quem deseja investir em um dos modelos de negócio mais rentáveis do mercado, uma vez que eles se tornaram destaque entre as formas de vender no e-commerce nos últimos anos.
Com a crescente recepção de clientes, o número de páginas disponíveis na web tem aumentado exponencialmente. Nesse sentido, cada vez mais empreendedores tem buscado esse investimento.
Desse modo, conhecer qual a popularidade desses canais entre os consumidores é um dos critérios mais importantes para analisar antes de escolher a plataforma ideal para um tipo de negócio, visto que esse é um quesito fundamental para quem deseja alcançar mais compradores.
Diante disso, saber qual o melhor marketplace para vender é uma alternativa interessante para empreendedores que desejam ter volume de acessos mensais e bom número de vendas.
No entanto, muitos podem ter dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso, elaboramos neste conteúdo dicas para te ajudar a entender melhor o que é um marketplace, qual o melhor, como vender bem, dentre outras informações. Confira!
O que é marketplace?
O marketplace, em tradução livre, significa mercado, e pode ser definido como um modelo de comércio virtual que conecta vendedores e compradores por meio de uma plataforma online.
Trata-se de um ambiente onde diversos lojistas podem vender os seus produtos com variedade. Em comparação, um marketplace funciona como um shopping virtual, onde consumidores podem encontrar diferentes produtos e marcas em uma única página.
Nesse sentido, atualmente existem lojas direcionadas para diversos nichos e segmentos, além das mais populares voltadas para vendas e serviços para atacado.
Por isso, saber qual o melhor marketplace para um determinado tipo de negócio é essencial para ter sucesso nas vendas e mais acessos.
Qual o melhor marketplace para vender: veja uma lista com os 17 maiores!
Para saber qual o melhor marketplace para vender, consideramos os dados do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion que considera a audiência dos principais canais para investir. Confira as plataformas que melhor se posicionam na lista:
1. Mercado Livre
Entre as opções de qual o melhor marketplace para vender, o Mercado Livre, fundado em 1999, possui 12,8% de market share, contando com mais de 10% do mercado nacional entre os marketplaces.
Além disso, o site conta com mais de 336 milhões de visitas mensais, 300 milhões de clientes cadastrados e 19 milhões de empreendedores. Por conta disso, possui uma média de 200 milhões de ofertas em tempo real, e mais de 10 compras a cada segundo.
2. Shopee
Atualmente a Shopee conta com uma das maiores taxas de crescimento de novos vendedores no Brasil, possuindo um market share de 7%, ocupando a segunda posição entre os marketplaces com maior audiência.
Lançada no Brasil em 2015, a plataforma oferece catálogo de produtos variados com baixo custo para consumidores, tendo a média de 167 milhões de visitas mensais.
3. Magazine Luiza
Dentre as opções de qual o melhor marketplace para vender, o Magazine Luiza, também conhecida como Magalu, conta com o volume médio de 111 milhões de visitas mensais e R$10,2 bilhões em vendas online.
Para se cadastrar como vendedor parceiro no site especialmente elaborado para o marketplace da marca é necessário registrar a loja e responder às perguntas iniciais seguindo o passo a passo que o sistema disponibiliza.
Leia também: Magazine Você é confiável? Entenda como funciona o Parceiro Magalu!
4. Aliexpress
Em 2021, o Aliexpress, o marketplace chinês, abriu oportunidade para vendedores brasileiros se cadastrarem na plataforma com uma das menores taxas de comissão do mercado, oferecendo prazos de entrega mais competitivos.
Assim, apesar de recente no país, a página conta com mais de 43 milhões de visitas, oferecendo cadastro também descomplicado e soluções tecnológicas para os lojistas.
5. Amazon
A Amazon é uma das marcas mais valiosas de todo o mundo, sendo referência no e-commerce, e estando entre as principais opções de qual o melhor marketplace para vender.
Inicialmente, a plataforma não começou como um marketplace, visto que no seu ano de fundação, a empresa tinha como foco apenas a venda de livros.
No entanto, atualmente a Amazon é conhecida por praticar alguns dos preços mais competitivos do mercado online.
6. Via Marketplace
O Via Marketplace é uma plataforma de destaque, sendo responsável pelas principais empresas de renome no Brasil, como, por exemplo, CasasBahia.com, Extra.com e Loja HP.
Com mais de 1 milhão de pedidos registrados mensalmente por diversos tipos de consumidores, a plataforma é bastante diversa. Por isso, consegue comercializar quase todos os tipos de produtos dentro das suas lojas online.
7. Americanas Marketplace
Para quem busca qual o melhor marketplace para vender, é importante conhecer a Americanas Marketplace, visto que a marca que abarca sites renomados, como Americanas, Shoptime e Submarino.
Com cadastro descomplicado e facilitado, a empresa conta com uma grande base de consumidores ativos, oferecendo benefícios como pagamento integral e zero investimento, vantagens ideais para lojistas iniciantes.
8. Madeira Madeira
Esse é um marketplace direcionado para o ramo de utilidades para casa, sendo uma referência no mercado digital.
Com mais de 1 milhão de produtos cadastrados, a página conta com mais de 8 mil entregas realizadas diariamente.
Além disso, a MadeiraMadeira possui mais de 12 milhões de visitas mensais, e oferece sincronização de estoque e repasse integral aos vendedores.
9. Netshoes
A Netshoes é plataforma é ideal para quem busca qual o melhor marketplace para vender produtos específicos de artigos esportivos no Brasil.
Com produtos diversificados como tênis, equipamentos de musculação, acessórios e roupas, o site tem um número expressivo de usuários cadastrados, além de 54 milhões de visitas mensais de usuários propensos a realizar compras.
10. Elo 7
O Elo 7 é o maior marketplace da América Latina sobre o nicho de artesanato. Isso porque o site conta com uma procura expressiva por consumidores que buscam produtos autorais.
Com mais de 90 mil parceiros e 4,8 milhões de produtos cadastrados, a plataforma atende a mais de 4 mil cidades brasileiras, sendo a melhor opção para lojistas que vendem produtos customizados, e para consumidores que desejam entrar em contato diretamente com os lojistas.
11. Centauro
A Centauro é um marketplace voltado para artigos esportivos, contando com um diferencial competitivo de valores acessíveis e entrega rápida.
Com 15 milhões de visitantes únicos por mês e mais de 5 milhões de usuários conectados às redes sociais da empresa, a plataforma é uma referência nacional em artigos esportivos, tendo lojas físicas estão espalhadas por todo o país.
12. Enjoei
A Enjoei pode ser uma boa alternativa para quem busca qual o melhor marketplace para vender produtos para um público mais jovem, visto que a empresa tem uma postura descontraída.
Inicialmente associada a um “brechó online”, atualmente os produtos comercializados na plataforma abrangem eletrônicos, móveis, celulares e outras categorias, tendo milhares de usuários buscando por produtos novos e usados.
13. OLX
Conhecida pelo público brasileiro, atualmente a OLX está entre as plataformas mais acessadas do país, oferecendo a vantagem de não realizar nenhuma cobrança de taxa pela divulgação dos produtos.
Também é utilizada para encontrar produtos novos e usados em diversas categorias e segmentos, a página está presente em mais de 40 países, possuindo escritórios em mais de 30 cidades.
14. Facebook Marketplace
Essa é uma opção de integração exclusiva da rede social Facebook, e por isso pode ser considerado mais do que um site de vendas.
Inicialmente utilizado para que os usuários da rede social pudessem vender ou trocar produtos com outros usuários, atualmente esse marketplace conta com a credibilidade do Facebook, além de milhares de usuários.
15. Carrefour Marketplace
O Carrefour Marketplace é um modelo de plataforma que se assemelha aos mais conhecidos e utilizados do mercado, sendo uma plataforma ideal para quem busca qual o melhor marketplace para vender diversos produtos, desde eletroeletrônicos, a produtos de limpeza, móveis e outros.
Com credibilidade nacional, a empresa também oferece comissão acessível de 16%, entre outros benefícios, como cartão Carrefour que conta com programa de fidelidade, sendo possível parcelar compras em até 24 vezes.
16. Zoom
Apesar de ser uma plataforma com pouco tempo no mercado, o Zoom é um dos marketplaces que atualmente mais se destaca entre investidores no mercado online.
Com atendimento de qualidade, o site é uma integração do Bling, e oferece a possibilidade do cliente encontrar na página todas as informações do produto no site e fechar o pedido no próprio checkout do site.
17. Global Fashion Group
O Global Fashion Group é um grupo de e-commerce de capital aberto de Cingapura responsável pelas páginas da Dafiti, Kanui e Tricae.
Considerado um grande varejista online de itens de moda que atua na América Latina, a plataforma tem sedes na Argentina, Chile, Colômbia e Brasil, podendo ser uma boa opção para quem comercializa acessórios e roupas.
Por que vender em um marketplace? Veja vantagens!
Vender em um marketplace pode trazer muitas vantagens para um lojista. Isso porque, conforme a Chanel Advisor, nos Estados Unidos o faturamento anual de comércios desse modelo podem chegar a 33%, enquanto na China, o percentual é de 90%.
No Brasil, o cenário não se difere, conforme dados da Precifica. Em 2018, o mercado virtual cresceu cerca de 90%, e nos últimos anos, grandes marcas que aderiram aos marketplaces aumentaram o faturamento. Veja a seguir mais algumas vantagens:
Visibilidade
Em geral, os marketplaces recebem uma quantidade expressiva de visitas todos os dias, além de contarem com uma grande relevância no mercado.
Assim, ao vender em uma plataforma de vendas online reconhecida, o lojista poderá se beneficiar da autoridade do site e do seu tráfego, tendo maior visibilidade no seu comércio.
Mais oportunidade de vendas
Com a visibilidade dos marketplaces, devido ao seu investimento em estratégias de marketing e vendas seguras, essas plataformas se tornaram uma boa forma de aumentar as vendas de um comércio virtual.
Isso porque, eles atraem uma grande variedade de consumidores em busca de diferentes produtos e marcas oferecidos em um único local.
Menor custo inicial
Por ser uma plataforma que oferece toda a estrutura necessária de marketing, tecnologia, segurança e meios de pagamento, um lojista não precisará dispor de investimento inicial para o seu negócio.
Isso ocorre porque não é preciso construir site e nem dispor de muitos custos iniciais para divulgar a marca.
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Público diversificado
Como um marketplace conta a diversidade de produtos variados, marcas e nichos, é possível receber acessos de públicos diversificados.
Isso significa que, ao oferecer produtos nesse modelo de negócio, novos clientes podem ser atraídos, inclusive aqueles que não estavam procurando itens na sua loja.
Como vender bem em um marketplace?
Além de saber qual o melhor marketplace para vender, é importante conhecer como vender bem na plataforma. Confira algumas dicas:
1. Trabalhe com produtos de qualidade
Trabalhar com produtos de qualidade pode ser um bom diferencial e vantagem sobre a concorrência, sendo um fator capaz de fidelizar clientes e agregar mais valor para vender com facilidade.
No entanto, é importante saber que produtos inferiores e com preços mais o baixo não consegue manter clientes a longo prazo, uma vez que geralmente buscam produtos duradouros, e que de fato atendem as suas necessidades.
2. Tenha fotos de qualidade e representativas
Em geral, as fotos são o primeiro contato que o consumidor de um marketplace tem com o produto. Desse modo, é importante investir em imagens de qualidade que explorem o potencial dele.
Por isso, apresente cada item em várias cores e ângulos. Além disso, é importante ressaltar que essa etapa faz com que sua vitrine virtual tenha maior possibilidade de se destacar e ganhar mais visibilidade.
3. Elabore descrições objetivas e fiéis
Comprar em uma plataforma virtual ainda pode ser um desafio para muitas pessoas. Assim, é fundamental ganhar a confiança do consumidor fornecendo o máximo possível de informações sobre cada produto disponível na loja.
Isso porque, descrições objetivas e fiéis podem esclarecer todas as dúvidas sobre um determinado item, tornando a compra mais segura e com pouca margem de desistência por falta de detalhes.
4. Use técnicas SEO nos títulos dos seus produtos
O Search Engine Optimization (SEO), que significa “otimização para motores de busca”, pode auxiliar lojistas que buscam por tráfego orgânico.
Afinal, alcançar os primeiros lugares nas pesquisas online traz maior visibilidade, mas pode ser um desafio.
Nesse sentido, investir em técnicas para ter os melhores títulos e conteúdos para os produtos de uma loja pode fazer diferença na hora de atrair clientes.
5. Ofereça um bom atendimento
Atualmente, é comum encontrar clientes insatisfeitos com o atendimento das lojas onlines onde realizaram suas compras, visto que muitas empresas deixam a sua clientela sem informação, satisfação e contato.
Assim sendo, oferecer um bom atendimento fará com que um marketplace conquiste público fiel e boa reputação no mercado digital.
Dicas
Qual o melhor marketplace para vender: conclusão
Se você deseja ter lucros e investir em uma modalidade que vem crescendo cada vez mais no mercado digital, é importante saber como escolher o melhor marketplace para vender conforme o nicho do seu negócio.
Isso porque, para ter sucesso nesse modelo de empreendimento, é essencial optar pela plataforma ideal para o perfil dos seus produtos.
Apresentamos muitas dicas nesse conteúdo e informações acerca dos melhores sites disponíveis no mercado online, possibilitando identificar a melhor opção para o segmento da sua loja.
Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar, uma vez que entender mais sobre assunto é fundamental para ter mais sucesso no novo negócio!
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Perguntas Frequentes (FAQ)
- Quais são os marketplaces que mais vendem?
Atualmente os marketplaces que mais vendem no Brasil são o Mercado Livre, Amazon Brasil, Shopee e Magazine Luiza.
- Qual a melhor plataforma de vendas?
Entre as melhores plataformas de vendas da atualidade estão a Bag, Dooca, Tray e WooCommerce.
- Em qual marketplace vender?
Antes de escolher em qual marketplace vender, é importante levar considerar o perfil e nicho de produtos do empreendedor. Assim, alguns exemplos de marketplaces do segmento esportivo pode ser o Netshoes, de moda o Enjoei e de produtos eletrônicos a Magalu.
- Quais são os 5 maiores marketplaces do mundo?
Atualmente os 5 maiores marketplaces do mundo são a Amazon, PayPay Mall, Mercado Livre, AliExpress e Flipkart.