O marketplace, atualmente, é um dos modelos de negócio mais rentáveis do mercado, e por isso se tornaram uma alternativa de e-commerce popular nos últimos anos.
Com a crescente recepção do público, o número de plataformas disponíveis para lojistas têm aumentado exponencialmente, uma vez que cada vez mais empreendedores tem buscado esse modelo de investimento.
Segundo dados da pesquisa elaborada pela Juniper Research, o crescimento desse mercado no Brasil deve dobrar em 2022, passando de US$ 19 bilhões para US$ 40 bilhões.
Diante disso, investir nesse modelo de negócio se torna, cada vez mais, uma opção atrativa para empreendedores que desejam aumentar a sua receita.
Contudo, nem todos os empresários têm domínio sobre o assunto, e podem ter dúvidas sobre como esse canal funciona, de fato.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para ajudar a entender melhor o que é um marketplace, suas vantagens, desvantagens, e dicas sobre como vender nesse tipo de plataforma. Confira!
O que é um marketplace?
Marketplace, em tradução literal, significa mercado, e pode ser definido como um modelo de comércio virtual que conecta vendedores e consumidores por meio de uma plataforma de vendas online.
Trata-se de um ambiente online onde diferentes empreendedores podem vender os seus produtos, oferecendo variedade para os clientes com mais praticidade e acesso facilitado.
As vantagens desse negócio atingem todas as partes, uma vez que os clientes podem comparar orçamentos e avaliações de vários profissionais, enquanto lojistas e prestadores de serviço podem divulgar o seu trabalho e conquistar novos clientes.
Como analogia, o marketplace funciona como um shopping virtual, onde os consumidores podem encontrar diferentes marcas e produtos em um único lugar.
Por isso, atualmente o segmento reúne empreendimentos de diversos nichos, além de reunir produtos, serviços e outras modalidades de vendas.
Como funciona um marketplace?
O marketplace possui três tipos de partes envolvidas no seu funcionamento, sendo administradores, lojistas e os consumidores. Confira mais detalhes sobre cada um:
1. Administradores
Os administradores, geralmente, são os proprietários do marketplace, sendo aqueles que gerenciam a plataforma, disponibilizando um espaço de vendas para lojistas oferecerem os seus produtos e serviços.
Esses responsáveis cobram uma comissão do empreendedor por cada negócio fechado ou uma mensalidade fixa, e, desse modo, viabilizam toda a estrutura comercial, de tecnologia e publicidade.
Um exemplo conhecido de administrador de marketplace é o Mercado Livre, uma das maiores plataformas de vendas da América Latina.
2. Lojistas
Os lojistas ou vendedores são aqueles que expõem os seus produtos no marketplace. Dentro da sua página, é possível desenvolver sua própria vitrine, ou ofertar serviços personalizados.
Para fazer parte de uma plataforma, o lojista precisa realizar um cadastro, e, para isso, deve se atentar às especificações da empresa, como, por exemplo, a documentação necessária para formalizar o negócio e as taxas que serão cobradas para a sua abertura e manutenção.
3. Consumidores
Os consumidores podem ser pessoas físicas ou jurídicas que adquirem produtos no marketplace. Eles também podem ser considerados os responsáveis pelo sucesso de uma plataforma. Isso, porque são as pessoas que realizam as compras nas lojas e contratam os seus serviços.
Para negociar com um empreendedor, o cliente deve acessar a plataforma de um comércio digital, usualmente de forma gratuita. Também consegue comparar ofertas, solicitar orçamentos e enviar avaliações dos profissionais.
Qual a diferença entre loja virtual e marketplace?
Tanto uma loja virtual quanto um marketplace fazem parte do universo do mercado digital. No entanto, são tipos de negócios diferentes, uma vez que o marketplace é tido como um shopping online, enquanto a loja virtual é uma página que trabalha com uma única marca.
Em um marketplace, existem muitos lojistas e empresas que oferecem os seus produtos ou serviços na plataforma de maneira diversificada.
Enquanto isso, uma loja virtual é um ambiente que conta apenas com a oferta de uma empresa. Ainda, ao contrário de um marketplace, essa modalidade exige que o empreendedor cuide de todos os processos, desde o marketing digital até a logística de entrega.
De certa forma, o alcance do marketplace é maior, e traz mais potencial de crescimento para um negócio.
Afinal, nesse modelo o lojista pode ser visto por milhares de usuários, nem todos do seu público-alvo. Na loja virtual, os acessos podem se limitar a determinados grupos que conhecem a marca.
Vantagens e desvantagens do marketplace
Vender em um marketplace pode trazer vantagens e desvantagens para um lojista. Por isso, é importante analisar todos os pontos antes de fazer a melhor escolha para o negócio. Veja mais sobre os pontos que se destacam:
Vantagens do marketplace
A princípio, confira os pontos positivos desse tipo de plataforma:
Visibilidade
Os marketplaces podem receber uma quantidade considerável de visitantes todos os dias, além de contarem com certa relevância no mercado.
Assim, ao vender em uma plataforma consolidada, um lojista poderá se beneficiar da autoridade do site e do seu tráfego, e, dessa maneira, ter maior visibilidade no seu comércio digital.
Mais oportunidade de vendas
Por meio do reconhecimento dos marketplaces, junto do investimento em estratégias de marketing e propostas de vendas seguras, essas plataformas de e-commerce se tornaram uma boa forma de aumentar as vendas de um comércio online.
Com essas qualidades, é possível atrair uma variedade de consumidores, não necessariamente do seu público-alvo, que estão em busca de diferentes marcas e produtos oferecidos, com facilidade para encontrar a sua marca.
Menor custo inicial
Por ser uma plataforma pronta e com toda a infraestrutura necessária para vendas, como tecnologia, marketing e segurança, um empreendedor não precisará de alto investimento inicial para a sua loja.
Nesse caso, não é necessário construir um site ou dispor de muitos custos para a divulgação da sua marca.
Público diversificado
Como um marketplace conta com muitos produtos de diferentes marcas e nichos, o site recebe públicos diversificados.
Isso significa que, ao disponibilizar a sua marca nesse modelo de negócio, novos consumidores podem ser atraídos, expandindo a sua visibilidade para outros nichos e potenciais compradores.
Desvantagens do marketplace
Por outro lado, é importante conhecer os pontos negativos que essa plataforma pode oferecer. Confira:
Falta de reconhecimento
Apesar de ganhar mais visibilidade, no marketplace uma marca pode ter dificuldade em ser reconhecida.
Isso pode acontecer por diversos motivos, como associar os produtos à plataforma, e não à marca, ou pela falta de individualidade.
Concorrência
Ainda, os marketplaces contam com várias lojas oferecendo produtos semelhantes, mas com valores e promoções diferentes, o que pode levar a concorrência mais acirrada.
Nesse caso, essa pode ser uma vantagem apenas para os clientes, pois permite que encontrem ofertas mais atrativas.
No entanto, para os lojistas, a concorrência pode comprometer sua margem de lucro, visto que a precificação das mercadorias precisa se adequar ao mercado.
Taxas
Geralmente, os marketplaces cobram uma comissão pelas vendas realizadas na plataforma, e, em alguns casos, a tarifa pode ser significativa.
Assim, esses custos são um fator que impossibilita o lojista de garantir uma alta margem de lucro, ou oferecer um preço competitivo, pois precisa incluir a taxa. Nesse caso, antes de optar por uma plataforma, é essencial analisar esse quesito.
Dependência
Para lojistas que utilizam apenas um canal de vendas e dependem de uma única plataforma para manter o seu comércio digital, isso pode ser uma desvantagem a longo prazo.
Afinal, se a página encerrar as suas atividades ou aumentar taxas de maneira repentina, o lojista pode ficar sem a sua principal fonte de divulgação, ou ter perdas significativas no seu faturamento.
Exemplos de marketplaces famosos
Após conhecer mais sobre o que é marketplace, existem alguns exemplos populares que podem inspirar os empreendedores e serem escolhas interessantes para novos lojistas.
Confira a seguir os 5 marketplaces com maior visibilidade no mercado digital, e veja quais principais tipos de empreendimento podem oferecer maior faturamento:
1. Mercado Livre
O Mercado Livre é líder no segmento de e-commerce, sendo um dos maiores marketplaces do Brasil, além de ser o maior da América Latina.
Fundado em 1999, atualmente o site conta com dados surpreendentes, como:
- mais de 300 milhões de usuários cadastrados;
- 19 milhões de empreendedores;
- média de 200 milhões de ofertas em tempo real;
- mais de 10 compras por segundo.
Isso o torna uma das principais plataformas usadas em todo o mundo.
2. Shopee
Atualmente, a Shopee é uma plataforma com uma das maiores taxas de crescimento de novos vendedores no Brasil.
Lançada em 2015, o marketplace oferece catálogo de produtos variados com baixo custo para consumidores.
Além disso, conforme pesquisa realizada pelo State of Mobile 2022, o aplicativo foi o mais baixado no segundo trimestre de 2022.
3. Amazon
A Amazon é uma das marcas mais valiosas de todo o mundo, e, além de ser referência no e-commerce, seu fundador Jeff Bezos é considerado um dos homens mais ricos do mundo.
Ainda que a plataforma não tenha começado como um marketplace, com foco apenas na venda de livros em 1994, se tornou um dos maiores e mais relevantes sites entre os comércios digitais do Brasil.
Segundo relatório da Digital Commerce 360, a Amazon faturou uma média de US$ 121,2 bilhões entre abril e junho de 2022, representando uma alta de 7,1% em relação a 2021, mostrando não apenas a sua popularidade, como o crescimento desse nicho em todo o mundo.
4. Airbnb
O Airbnb é um tipo de marketplace voltado para o aluguel de espaços, onde hóspedes oferecem quartos ou apartamentos inteiros para viajantes. Para monetizar o serviço, a plataforma cobra uma comissão em cima das transações realizadas.
Criado em 2008, hoje o Airbnb é o maior marketplace de aluguel do mundo, e oferece como diferencial a economia de acomodações de maneira segura, simples e eficiente.
5. Uber
O Uber é um dos principais marketplaces de serviços de mobilidade urbana do mundo, e conecta motoristas com passageiros por meio de solicitação simples e rápida via aplicativo.
No entanto, a empresa cobra uma comissão de 25% sobre as transações para quem está oferecendo o seu trabalho.
Lançado em 2009, atualmente a Uber também oferece atuação no nicho alimentício com a Uber Eats, um delivery que vem crescendo cada vez mais e apresentando sucesso no segmento.
Como vender em um marketplace e ser um vendedor de sucesso?
Para vender em um marketplace é fundamental seguir alguns passos que podem te ajudar a construir um negócio de sucesso. Confira algumas dicas podem facilitar a criação do seu comércio online:
1. Decida um nicho de mercado que está em alta, mas que não é muito concorrido
Para ter melhor lucratividade, o ideal é investir em um nicho que esteja em alta no mercado, mas que, em contrapartida, não seja muito concorrido.
Isso, porque esse fator diminuirá a concorrência acirrada e com isso aumentar a margem de lucro dos produtos.
Enquanto isso, possibilita que uma loja tenha boa visibilidade e mais procura entre os consumidores.
2. Escolha o melhor marketplace segundo os seus interesses
O mercado oferece diversas plataformas para marketplace, e mesmo que possa exibir diversos produtos, existem funcionalidades diferenciadas para determinados setores.
Nesse caso, para escolher o marketplace que corresponda com os interesses do empreendimento, é fundamental entender o nicho que o canal atende.
Por exemplo, se o negócio oferecer produtos esportivos, a Netshoes pode ser a plataforma ideal. Enquanto isso, se o comércio oferta mercadorias como celulares e computadores, a Magalu ou Americanas são opções populares.
3. Abra uma conta no marketplace escolhido
Após escolher a plataforma ideal conforme o nicho do e-commerce, o primeiro passo para começar a vender é abrir uma conta e realizar o seu cadastro.
No entanto, lembre-se de conferir atentamente os pré-requisitos, taxas e informações necessárias para formalizar o negócio. Geralmente, os dados solicitados incluem:
- Comprovante de Inscrição Estadual;
- Consulta Pública ao Cadastro do Estado;
- Declaração de regime de tributação;
- Alvará de funcionamento do estabelecimento;
- Certidões: de distribuição de ações e execuções cíveis e criminais da Justiça Federal, negativas de débitos tributários e previdenciários, trabalhistas, de débitos, falência e concordata;
- Contrato social atualizado.
Contudo, cada empresa possui uma política, e vale a pena confirmar com a plataforma escolhida.
4. Cadastre seus produtos
Após abrir uma conta no marketplace escolhido, a plataforma enviará uma autorização para venda, e os dados de acesso da área administrativa do sistema.
Em seguida, o próximo passo é cadastrar os produtos. Para isso, inclua:
- Boa imagem;
- Título;
- Descrição do produto;
- Tamanho, peso e medidas;
- Vantagens;
- Frete;
- Preço.
Ao realizar o cadastro, tenha em mente que quanto mais detalhada for a descrição da mercadoria, maior será a chance de realizar uma venda.
5. Pronto, agora é só divulgar e começar a vender!
Agora que todos os passos para vender em um marketplace foram realizados, é hora de começar a vender.
Posteriormente, redes sociais como Instagram e canais como WhatsApp podem ajudar na divulgação do empreendimento para um público mais amplo.
Mesmo que um marketplace ofereça planos de marketing e toda a estrutura digital para o comerciante, é importante trabalhar no engajamento independente do seu negócio.
Por isso, aposte nas divulgações online e comece a realizar vendas pela plataforma.
Vale a pena investir em um marketplace?
Se você deseja ampliar os seus lucros e investir em uma modalidade que vem crescendo cada vez mais no mercado digital, vale a pena fazer começar um marketplace para faturar mais.
Esse modelo de vendas é acessível para quem está considerando montar um novo negócio no mercado digital e ter mais chances de sucesso.
Além disso, as etapas para começar a negociar são simples, e existe a autonomia de escolher o canal que melhor combina com o seu perfil, e, assim, potencializar os seus resultados.
Por isso, vale a pena considerar essa solução e cadastrar seus produtos em marketplace, ampliando seu alcance e as possibilidades de vendas.
Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar, visto que entender mais sobre o segmento é essencial para ter mais sucesso no novo negócio!
- Loja virtual para iniciantes: guia completo para montar a sua!
- Empreendedorismo Digital: veja o que é, exemplos e vantagens!
- Loja integrada é boa e vale a pena? Veja como ela funciona!
- Elo7 é confiável? Veja como funciona e se vale a pena!
- Como vender pela internet: 11 dicas para começar online!
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!
Perguntas Frequentes (FAQ)
- O que é um marketplace e como funciona?
Um marketplace é como um shopping virtual. Ou seja, um tipo de plataforma online que reúne diversos vendedores ou prestadores de serviços no mesmo ambiente.
- Qual a diferença entre marketplace e loja virtual?
Uma loja virtual é um modelo de negócio que oferece apenas uma marca, enquanto o marketplace é semelhante a um shopping center, onde vários vendedores estão reunidos para comercializar em uma única plataforma.