Saber como vender no Mercado Livre pode ser um grande diferencial para o seu negócio online, pois a empresa é um dos marketplaces com maior influência e sucesso da internet.
Porém, quem vê o Mercado Livre nos dias atuais não imagina que tudo começou em 1999 com apenas algumas ideias de vendas elaboradas pelo estudante argentino Marcos Galperin e apoiadas por um grupo de empreendedores. Assim, eles logo decidiram tiras as ideias do papel e lançaram o projeto e, desse modo, revolucionaram o e-commerce na América Latina.
Entretanto, no começo o protótipo era apenas um site de leilões pela internet. Ou seja, nessa época ainda não operava com o Mercado Pago nem o Mercado Envios, nem outros recursos que hoje enriquecem o ecossistema do Mercado Livre e facilitam as compras no ambiente online.
Além disso, o negócio se expandiu da Argentina para o mundo e atualmente já opera em 18 países, levando para esses lugares uma proposta de desenvolvimento tecnológico que contribui para a redução da desigualdade e crescimento do mercado de serviços.
Se interessou sobre o tema e deseja saber mais sobre como vender no Mercado Livre e como utilizar essa ferramenta ao seu favor? Então continue a leitura desse artigo e fique por dentro!
Como vender no Mercado Livre? Confira o passo a passo!
Antes de mais nada, vale salientar como funciona essa ferramenta. Basicamente, o Mercado Livre é uma plataforma de vendas online que opera como se fosse um shopping virtual, recebendo milhares de consumidores em busca do produto ideal. Além disso, ele é considerado o maior marketplace do Brasil na atualidade, e garante que qualquer pessoa compre, venda e anuncie seus produtos de forma prática por meio da internet.
Por dispor de um gigantesco público de consumidores, esse ambiente é ideal para potencializar as vendas de uma empresa.
Estima-se que a plataforma possui 60 milhões de ofertas em tempo real, sendo a mais importante da América Latina em termos de mercado digital. Mesmo sendo bastante popular, muitos gestores ainda não sabem como trabalhar utilizando o Mercado Livre.
Logo, para ajudá-lo nessa questão, confira agora um passo a passo de como vender no Mercado Livre!
1. Crie um conta
A primeira ação que deve ser realizada é criar uma conta no Mercado livre. Para isso, entre no site ou faça o download do aplicativo da plataforma no seu smartphone (que está disponível nas versões Android e iOS).
Ainda, vale comentar que, como a plataforma é feita para qualquer tipo de pessoa vender, consegue-se utilizar a sua própria conta de consumidor para vender um produto. Entretanto, para ajudar nas vendas é aconselhado deixar a sua conta o mais profissional possível utilizando um CNPJ.
E, caso não tenha uma conta, o procedimento para a criação é bastante simples: basta encontrar no canto superior direito do site o botão “criar sua conta”. Logo em seguida, você será direcionado para a aba de cadastro como pessoa física, mas você também é capaz de criar a conta como pessoa jurídica, basta clicar na opção “criar uma conta de empresa”.
Caso seja um cadastro pessoal, os espaços devem ser preenchido com:
- nome completo;
- CPF;
- e-mail;
- criar uma senha.
Já no caso de uma conta de empresa, deve-se preencher com:
- CNPJ
- razão social;
- e-mail;
- criar uma senha.
Na sequência, depois que preencher todos os itens, clique no botão “continuar”. No mesmo momento será enviado para o seu e-mail um código de confirmação de cadastro que deve ser digitado no espaço destinado e pronto, sua conta já estará ativa!
2. Monte sua loja virtual cadastrando e anunciando seu primeiro produto no Mercado Livre
Agora que sua conta está criada, o próximo passo é saber como anunciar no Mercado Livre. Desse modo, para realizar o seu primeiro cadastro de produto e anunciá-lo ,é preciso ir até a opção “vender” que se encontra na tela inicial do site. No entanto, é preciso lembrar que isso deve ser feito após estar logado com sua conta no site.
Dando continuidade, ao entrar na nova tela você deve cadastrar os seus produtos por meio de um anúncio de vendas. Neste momento, existem alguns pontos que você precisa levar em consideração ao anunciar no Mercado Livre, são eles:
- título;
- imagem do produto;
- descrição do produto;
- preço;
- quantidade de estoque;
- formas de pagamento.
3. Configure os tipos de anúncio no Mercado Livre
Uma ótima ferramenta presente na plataforma do Mercado Livre é o “Mercado Livre Publicidade”. Esse item oferece recursos de mídia para aqueles que pretendem vender utilizando a plataforma. Ou seja, é essa ferramenta que vai controlar o seu destaque no site.
Logo, ainda falando sobre como anunciar no Mercado Livre, sempre será necessário informar em qual categoria de product ads será utilizada para anunciar seu produto.
Em adição, o Mercado Livre distingue os anúncios em 3 categorias: Grátis, Clássico, Premium. Cada uma dessas opções possui taxas e comissões específicas. Entretanto, é preciso comentar que existem várias outras formas de impulsionar seus anúncios no site e que são relevantes para qualquer tipo de negócio
4. Faça a divulgação dos seus produtos
Para elevar o potencial de divulgação dos seus produtos é possível utilizar de várias estratégias de marketing. Uma delas é por meio das redes sociais. Para isso, é necessário criar conteúdos que sejam atrativos para a persona do seu negócio e estimule o envolvimento do público consumidor para com a sua marca.
Dentro de suas estratégias de vendas você pode, por exemplo, postar fotos dos seus produtos e de consumidores os elogiando, pois essa é uma boa forma de informar que seu serviço é confiável e seguro. Com a criação de bons planos de marketing de conteúdo, contendo chamadas claras para a ação, os clientes poderão acessar diretamente seus produtos no Mercado Livre por meio das redes sociais.
Além disso, outra alternativa é contratar uma plataforma de marketing digital para ajudar na elaboração de um plano estratégico de divulgação, aumentando consideravelmente o alcance e as vendas dos seus produtos no Mercado Livre. Um exemplo de empresa que atua nesse ramo é a RD Station Marketing Digital.
5. Conquiste a medalha de Mercado Líder
Ao começar a utilizar a plataforma, você irá perceber que no Mercado Livre há um sistema de termômetro que é apresentado ao consumidor para informar se o vendedor é confiável ou não.
Esse termômetro é conhecido como Mercado Líder e é ativado logo após a confirmação de 10 vendas. Sendo assim, conforme sua conta vai vendendo mais e conforme é prestado um bom serviço e atendimento, você ganha uma pontuação que vai do vermelho ao verde.
Dessa forma, o mecanismo de classificação faz total diferença para o seu crescimento na plataforma, uma vez que a cor verde indica que você é um bom vendedor, o que facilita ter destaque nos anúncios no Mercado Livre.
Já a cor vermelha demonstra que você é um vendedor ruim e sua reputação irá influenciar negativamente nos resultados em vendas. Isso quer dizer que os seus anúncios não terão boa visibilidade.
Se sua conta está na pontuação vermelha, será muito difícil conseguir a medalha de Mercado Líder, sendo esse um “prêmio” dado aos melhores vendedores da plataforma. Com essa medalha, o vendedor consegue desfrutar de algumas vantagens, como atendimento prioritário e redução do preço do frete. Por conta disso, o objetivo de todo usuário da plataforma deve ser conquistar e manter essa medalha.
Como vender no Mercado Livre por Dropshipping?
Pensando em atender todos os perfis de empreendedores, o Mercado Livre permite a venda por meio do dropshipping — modelo de negócio em que o vendedor intermedia a compra do cliente com o fornecedor.
Ou seja, o cliente realiza uma compra, o vendedor repassa o pedido para o fornecedor que envia o produto diretamente para o endereço do cliente. O gerenciamento desse modelo de negócio não é complexo, no entanto, o vendedor precisa se atentar a algumas particularidades da plataforma, tais como:
- Anúncios com prazos menores são priorizados;
- A plataforma favorece o próprio sistema de envio, o Mercado Envios. Então, se a distância do seu endereço for muito distante do fornecedor, pode ser cobrada uma taxa extra e sua margem de lucro diminui.
Por esse motivo, para que esse modelo de negócio funcione no Mercado Livre é preciso que você:
- escolha bem o que vai vender;
- encontre bons fornecedores;
- cadastre os produtos com informações completas;
- informe o prazo de entrega para o cliente;
- construa uma boa reputação;
- compartilhe o código de rastreio com o cliente;
- invista em um bom atendimento.
Leia também: Como fazer dropshipping no Mercado Livre e ganhar dinheiro?
Precisa de nota fiscal para vender no Mercado Livre?
Essa é uma das principais dúvidas de quem deseja vender pelo Mercado Livre. Indo direto ao ponto, não é necessário emitir nota fiscal em algumas ocasiões, principalmente no começo das suas vendas. Entretanto, é importante que você busque conhecimento sobre o impacto que você pode sofrer por não utilizar nota fiscal em suas vendas.
Basicamente, há dois grandes impasses que são gerados por quem opta por vender produtos como pessoa física. O primeiro tem a ver com as próprias restrições de funcionalidades dadas pela plataforma. O outro fator se refere à alta carga tributária.
Por fim, caso se interesse, leia nosso artigo sobre como emitir nota fiscal!
Como funciona a comissão do Mercado Livre?
Antes de mais nada, é importante falarmos que é possível utilizar a plataforma digital de modo totalmente gratuito. Ou seja, você não terá que pagar nenhum valor para realizar o cadastro, podendo fazer uso da modalidade de anúncios gratuitos do marketplace.
No entanto, caso sua intenção seja investir mais no marketing de conteúdo e desenvolver as suas vendas talvez a forma de anúncios pagos seja a melhor opção.
Nesse caso, estamos nos referindo aos anúncios Clássico e Premium. Somente essas duas modalidades de anúncios possuem comissão. Entretanto, as taxas variam de acordo com o tipo de produto comercializado. Além disso, há uma regra: mercadorias com valores abaixo de R$79 possuem taxa fixa de R$5 por venda.
Sendo assim, a taxa de comissão para os demais produtos varia de 11% a 14% para anúncios Clássico e 16% a 19% para anúncios Premium. Ao optar por essas modalidades, é possível melhorar o posicionamento e aumentar as possibilidades de conversão.
Como funciona o frete e o envio no Mercado Livre para os vendedores?
O Mercado Envios é considerado como o modo oficial de cálculo de frete e distribuição de produtos e mercadorias que são comercializadas no Mercado Livre. Esse recurso atua em parceria com os Correios, possibilitando que o consumidor possa simular o valor e o tempo de frete de acordo com o número do seu CEP.
Essa união de serviços faz com que o Mercado Livre possa oferecer para os seus clientes soluções especiais de pagamento de frete, podendo chegar a até 20% dos valores praticados na agência do Correios.
Também, vale ressaltar que você pode enviar todos os itens que sejam compatíveis aos serviços do Correios. As dimensões exatas dependem de qual empresa irá fazer o frete, sendo normalmente permitido o máximo entre 20 a 50 kg.
Outro ponto é que o valor da venda é creditado na sua conta do Mercado Pago automaticamente, sem que você tenha que esperar a confirmação pelo consumidor do recebimento da compra. Nesse caso, as transportadoras são responsáveis por gerir a notificação das datas de deslocamento e entrega do produto ao cliente, ficando disponível o dinheiro para retiradas após 48 horas da notificação de entrega.
Vantagens e desvantagens de vender no Mercado Livre
A essa altura, você já deve estar por dentro de alguns benefícios gerados pelo Mercado Livre às empresas que operam no nicho de vendas. Entre suas principais vantagens podemos citar o fato de não haver a necessidade de investimento nas versões básicas da plataforma e o pequeno custo para serviços adicionais que ajudam seus produtos a ganharem mais visibilidade.
Outra vantagem significativa tem a ver com o fato de que o Mercado Livre é hoje um dos maiores marketplaces da América Latina, sendo o mais acessado. Por conta disso, ao expor seus produtos, você tem maiores chances de alcançar visibilidade, sem necessariamente ter que investir grandes quantias de dinheiro.
Ademais, não podemos deixar de falar também sobre a vantagem da plataforma já oferecer uma infraestrutura pronta com todos os recursos necessários para que sua empresa possa vender no meio digital com a melhor qualidade e eficiência possível. Outro ponto é que o Mercado Livre também disponibiliza suporte técnico aos vendedores para orientar da melhor forma os procedimentos de venda na plataforma.
Em adição, mais uma vantagem é não ter muita burocracia ao utilizar o Mercado Livre para vender seus produtos. Diferente de outras opções de marketplace, essa plataforma é capaz de aprovar os pedidos em poucas horas logo após a criação dos anúncios. Esses são alguns dos vários benefícios que se tem ao vender no Mercado Livre.
E quais seriam as desvantagens?
Como você deve ter percebido até agora, a plataforma do Mercado Livre possui inúmeras vantagens e benefícios que atestam a relevância dessa ferramenta para o sucesso de suas vendas. No entanto, é necessário citar alguns pontos que podem ser vistos como pequenas desvantagens.
Um deles é o risco de ser bloqueado caso o vendedor não siga estritamente as diretrizes da plataforma, pois há alguns casos e situações que o usuário pode acabar perdendo sua conta no Mercado Livre.
Ainda, por se tratar de uma ferramenta acessada pela internet, também não podemos descartar a possibilidade da conta ser hackeada. Outra desvantagem não muito comum é acabar perdendo reputação por conta de avaliações injustas dos clientes. Portanto, esses são alguns dos pontos negativos da plataforma, mesmo assim estão longe de serem motivos para você optar em não usar esse recurso.
Vale a pena vender no Mercado Livre?
Sim. Como vimos ao longo deste conteúdo, o Mercado Livre funciona como um shopping virtual que expõe seus produtos para milhões de consumidores, independentemente da localização. Por esse motivo, trata-se de uma ferramenta que, além de gerar visibilidade para a marca, potencializa a quantidade de vendas. Além disso, a plataforma possui boa usabilidade, de modo que você mesmo pode gerenciar a sua conta.
Como ser um vendedor de sucesso no Mercado Livre: confira nossas dicas!
Por fim, é importante falarmos um pouco mais sobre como você pode ter sucesso ao vender no meio digital. Por mais que as plataformas de e-commerce já sejam utilizadas a muitos anos, para muitos empreendedores esse ainda é um assunto novo e que desperta muitas dúvidas e inseguranças.
Antes de mais nada, saiba que o mundo de vendas na internet abre portas para desenvolvimentos cada vez maiores em termos de quantidades vendidas e de receita, porque se trata de um ambiente onde as relações de compra e venda de produtos são facilitadas
Sendo assim, para que você possa obter bons resultados e estar a frente de sua concorrência é necessário buscar sempre por conhecimento sobre as novidades e mudanças no mercado digital.
Além disso, você deve pôr em prática estratégias específicas para atingir o seu público alvo nos diversos canais de comunicação. Há inúmeras formas de gerir suas ações no digital e otimizar os processos tendo resultados bastante significativos.
Conclusão
Portanto, essas foram as principais informações sobre o funcionamento da plataforma e como vender no Mercado Livre. Em adição, conclui-se que essa ferramenta pode contribuir de forma exponencial para o sucesso de suas vendas por meio de suas inúmeras vantagens e através de sua visibilidade no mercado digital.
Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre franquias? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!
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Perguntas Frequentes (FAQ)
- O que é necessário para vender no Mercado Livre?
Para vender no Mercado Livre é necessário criar uma conta e cadastrar os produtos.
- Qual a taxa de comissão do Mercado Livre 2022?
No plano gratuito não é cobrado comissão. Entretanto, nos outros planos, as mercadorias com valores abaixo de R$79 possuem taxa fixa de R$5 por venda e nos demais produtos a taxa de comissão varia de 11% a 14% para anúncios Clássico e 16% a 19% para anúncios Premium.
- Quem paga o frete no Mercado Livre?
Produtos com valor de até R$79,00 o comprador é responsável pelo frete. A partir desse valor, o envio da mercadoria é gratuito, pois o custo do frete é dividido entre a plataforma e o vendedor.