Vantagens de trabalhar com marketing digital: veja se vale a pena!

Com o avanço da tecnologia podemos ver um grande salto no mercado digital. Assim, muitas pessoas passaram a enxergar no marketing digital uma oportunidade de mudar de área ou investir em um novo negócio. Então, confira as principais vantagens de trabalhar com marketing digital e entenda como é trabalhar com esse setor tecnológico!

Escrito por Vitor Braga

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Com o avanço da tecnologia, a mudança no comportamento de compra dos consumidores e os acontecimentos recentes, como a pandemia de covid-19, podemos ver um grande salto no mercado digital, porque as pessoas estão preferindo ficar no conforto de suas casas e fazer quase tudo online. E o trabalho remoto é uma das principais vantagens de trabalhar com marketing digital.

Tendo essa transformação em mente, as empresas aprimorarem ainda mais sua presença digital, o que resultou em uma demanda maior de mão de obra qualificada. Assim, muitas pessoas passaram a enxergar no marketing digital uma oportunidade de mudar de área ou investir em um novo negócio.

E elas agiram corretamente, pois, além do trabalho home office, existem outras diversas vantagens de trabalhar com marketing digital. Não à toa, hoje existem diversas ferramentas, cursos e até faculdades especializadas no assunto. Quer saber quais vantagens são essas? Continue a leitura e confira!

Como é trabalhar com marketing digital?

A área de marketing digital é muito ampla e cheia de oportunidades para quem quer tentar uma nova profissão ou até mesmo abrir um negócio especializado no assunto. Por isso, é preciso ter em mente quais são seus reais objetivos antes de começar a trabalhar com marketing digital.

Isso porque, às vezes, você quer entrar na área apenas para aprender algumas estratégias e aplicá-las no seu negócio já existente. Em alguns casos, vale mais a  pena contratar uma consultoria ou uma agência de marketing digital para apoiar sua empresa neste aspecto.

Mas para quem realmente está decidido a entrar de cabeça no marketing digital, pode ficar tranquilo, há diversos caminhos que você pode seguir dentro deste mercado. Por exemplo, você pode atuar como social media, gestor de tráfego, analista de marketing e BI, produtor ou afiliado de produtos digitais. Enfim, uma infinidade de possibilidades.

Apesar do mercado ser bem concorrido, há espaço para todos, já que é possível trabalhar de casa (home office) ou a partir de qualquer lugar com acesso a internet. Inclusive, essa é apenas uma das primeiras vantagens de trabalhar com marketing digital. Quer saber quais são as outras? Confira no próximo tópico!

Vantagens de trabalhar com marketing digital

De antemão, podemos dizer que as vantagens de trabalhar com marketing digital vão desde a possibilidade de ter o seu próprio negócio até ter a liberdade de poder atuar em qualquer lugar do mundo. Essa é uma tendência que já se consolidou no mercado e veio para ficar.

Além disso, algumas características do marketing digital são muito marcantes e podemos destacá-las como vantagens também. Exemplo disso é a facilidade de acompanhar e mensurar os resultados, ter um grande retorno com baixo investimento e poder alcançar o mundo todo com suas estratégias. Continue lendo e entenda melhor!

Seja dono do seu próprio negócio

Uma das principais vantagens de trabalhar com marketing digital é a possibilidade de poder ser o dono do seu próprio negócio. A diferença, neste caso, é que não é necessário um grande investimento inicial, um local físico amplo, uma grande equipe ou equipamentos com tecnologia avançada.

Você pode, por exemplo, iniciar cuidando das redes sociais de uma única empresa e atuar como Social Media. Caso não saiba mexer em softwares de edição e manipulação de imagens para criar as artes, é possível fazer uma parceria com algum designer conhecido. Assim, você cuida do atendimento, estratégia e conteúdo, enquanto ele cuida do designer das peças.

Outra alternativa também é atuar como uma espécie de consultor. Ou seja, cuidar apenas da parte estratégica do marketing da empresa. Desse modo, você deixa o trabalho mais “operacional”, como criar os conteúdos e as artes, para a plataforma de marketing contratada pelo cliente.

Não é nada difícil encontrar negócios que atuam neste modelo atualmente. Isso, porque é muito mais vantajoso para as agências que, em alguns casos, não podem ficar tão perto do cliente. Da mesma forma, é benéfico para o próprio consultor, que não precisa ter habilidades com design ou escrita para viabilizar a criação das peças ou executar outras tarefas mais operacionais.

Seja um nômade digital e tenha liberdade de ir e vir

Como já falamos anteriormente, você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo atuando na área de marketing digital. Para isso,você pode procurar por empresas que trabalham no modelo “home-office”, “anywhere office” ou “remote”/remoto, caso queira atuar como um profissional empregado, mas sem a necessidade de ir para o escritório.

Caso o seu interesse seja atuar por conta própria e se tornar um empreendedor sem endereço fixo, também é possível. Isso, porque, se você é um especialista em marketing digital, não terá problema em atuar de forma virtual, não é mesmo? Aliás, a vantagem nisso é poder ter clientes em qualquer lugar do mundo.

A tendência de nomadismo digital se deu muito, primeiramente, por meio de produtores de conteúdos de blogs, já que para trabalhar precisavam apenas de acesso a internet e um notebook básico para escrever. Atualmente, qualquer posição dentro do marketing digital pode atuar como nômade digital.

Vale ressaltar que o nomadismo digital não é a prática de estar o tempo todo viajando, mas sim de ter a possibilidade de fazer isso sempre que precisar. Ou seja, poder trabalhar de qualquer lugar, sem que isso influencie no seu desempenho. Acha que esse modelo de trabalho seria interessante para você?

Resultados e indicadores fáceis de acompanhar

Imagina criar ações e estratégias de marketing sem o auxílio de dados que justifiquem tal investimento. Ou ainda, precisar esperar até o término de uma campanha para medir o seu desempenho. Isso seria algo inimaginável nos dias de hoje, não é mesmo?

Isso porque cada vez mais as empresas estão preocupadas com o retorno sobre investimento (ROI) e outros tipos de indicadores que as ajude a tomar melhores decisões. Para isso, é preciso acompanhar constantemente os resultados das ações e medir o seu desempenho, ainda que esteja em execução.

Com o marketing digital essa tarefa se torna muito mais fácil, já que é possível acompanhar os resultados em tempo real por meio de relatórios e dashboards. Assim, é possível otimizar ou cancelar campanhas que estão com desempenhos ruins e investir em outras ações mais efetivas.

É possível também criar testes A/B e analisar quais tipos de ações podem trazer melhores resultados para a sua empresa. Essa flexibilidade e riqueza de dados são somente algumas das diversas vantagens de trabalhar com marketing digital.

Ótimo custo benefício: baixo investimento, alto retorno financeiro

Com o marketing digital é possível atingir grandes resultados mesmo com baixo investimento. É claro que ao investir mais, a tendência sempre é obter um retorno maior também. Mas há estratégias como a de SEO, por exemplo, que se você possuir as habilidades certas, não precisará desembolsar nada – ou quase nada – para executá-la.

Para isso, é preciso entender bem o funcionamento dos mecanismos de busca como o Google, YouTube ou Bing, além de produzir conteúdos relevantes e ter uma consistência de postagens. Outra estratégia de baixo custo é a de marketing de conteúdo, seja em blogs ou redes sociais.

Vale ressaltar também que essas estratégias são pensadas para resultados a médio e longo prazo. Mas caso esteja pensando em curto prazo, o custo também não costuma ser tão alto, quando comparamos com outros tipos de ações de marketing tradicional.

Ao investirmos em anúncios pagos no Facebook, Google ou LinkedIn, por exemplo, podemos ter um grande número de pessoas alcançadas com um valor baixo de investimento. O CPM (custo médio por mil impressões) médio dessas plataformas é de R$ 5,00 a R$ 10,00 enquanto em um Outdoor, por exemplo, é preciso desembolsar vinte vezes mais para atingir o mesmo resultado.

Vantagens de trabalhar com marketing digital: alcance pessoas do mundo todo

Uma das vantagens de trabalhar com marketing digital também é a possibilidade de atingir qualquer lugar do mundo com suas estratégias e ações de marketing. Ou seja, se você possui um negócio ou trabalha em uma empresa com alcance global, não terá problemas com barreiras territoriais. Além disso, o custo será bem mais baixo do que investir em ações offline.

Com o dólar, em média, cinco vezes mais caro que o real, pode ser uma vantagem para a sua empresa passar a atender clientes de fora, mesmo estando no Brasil, por exemplo. Aliás, muitos profissionais também passaram a trabalhar para empresas estrangeiras e ganhar em dólar ou euro.

Com um mundo cada vez mais digital, essa prática tem se tornado muito comum e não há tantas restrições ou objeções como antigamente. Na verdade, a partir disso muitas empresas passaram a procurar clientes em cidades mais distantes dos grandes centros, pois há uma concorrência menor.

Além disso, diversas agências de marketing digital de referência passaram a atender todo o Brasil após essas mudanças no mercado. Isso, porque antes era preciso deslocar pessoas e instalar uma filial para atender aquela cidade. Hoje, não há necessidade, já que é possível reunir remotamente e contratar freelancers locais para eventuais trabalhos mais pontuais.

Tenha uma maior qualidade de vida

Com todas essas vantagens de trabalhar com marketing digital que já citamos até aqui, é possível concluir que você poderá usufruir de uma qualidade de vida muito melhor. Isto é, mais tempo para cuidar de si e da família, possibilidade de ganhar mais do que se atuasse em outras áreas, trabalhar de qualquer lugar a qualquer hora, etc.

Oportunidades não faltam dentro da área de marketing digital, mas é preciso investir em estudos e qualificação pessoal. Quanto mais nichado for o seu conhecimento, menos concorrentes terá e o retorno financeiro será muito maior. Por isso, não deixe de procurar por boas referências dentro do mercado e se aprimorar a cada dia.

Extra: conheça algumas empresas de marketing digital e melhore seus resultados! 

No Brasil, há alguns sites bastante ricos em conteúdos e, consequentemente, de alta relevância para o mercado de marketing digital, como a RD Station e UOL Meu Negócio. Entenda o que é possível absorver de melhor dessas duas empresas de marketing digital que são referência no mercado!

A RD Station é a maior empresa de automação de marketing digital da América Latina. A marca é referência no Brasil quando se fala em inbound marketing e automação de marketing digital, viabilizados por suas plataformas RD Station Marketing e CRM.

Por meio delas é possível criar e disparar email marketing, criar landing pages e pop-ups, assim como automatizar diversas atividades, como a nutrição de leads, por exemplo. Na parte de CRM, há a possibilidade de criar vários funis de acordo com o seu negócio, gerenciar as oportunidades e analisar o desempenho do time de vendas.

No Blog da RD Station é possível encontrar diversos artigos sobre marketing digital e vendas que podem lhe ajudar na construção e melhorias das suas estratégias. Além disso, você pode contar com diversos cursos, gratuitos e pagos, da RD University.

Meu Negócio UOL

2. UOL Meu Negócio

O UOL Meu Negócio fornece várias ferramentas para apoiar as empresas em suas estratégias de marketing digital. As soluções vão desde hospedagem e domínios para construção de sites até plataforma para criação de lojas virtuais e blog. Além disso, a empresa conta também com ferramenta de envio de e-mails e veiculação de anúncios próprios.

Além das soluções que oferece, o UOL Meu Negócio também ajuda o mercado por meio dos artigos do seu blog e outros materiais gratuitos. Lá é possível encontrar conteúdos sobre marketing digital, vendas, comércio online, instruções e outros temas relacionados à presença digital.

Vantagens de trabalhar com marketing digital: conclusão

Como você viu, são muitas as vantagens de trabalhar com marketing digital. Por isso, caso ainda esteja em dúvida se deve ou não investir na área, este é o momento de decisão. Avalie as vantagens apresentadas aqui, combine com os seus objetivos pessoais e profissionais e entenda se faz sentido para você neste momento.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Quais as 4 vantagens do marketing digital?

    Entre as 4 principais vantagens de trabalhar com marketing digital está: a possibilidade de ter o seu próprio negócio, a possibilidade de atuar em qualquer lugar do mundo, a facilidade em mensurar os resultados e as chances de grande retorno com baixo investimento.

  2. Quais as vantagens de trabalhar com marketing?

    Podemos dizer que as principais vantagens de trabalhar com marketing digital são: a possibilidade de ter o seu próprio negócio, a possibilidade de atuar em qualquer lugar do mundo, a facilidade em mensurar os resultados e as chances de ter um grande retorno com baixo investimento.

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