O que é faturamento de uma empresa e como calcular?

Entenda o que é faturamento, saiba como funcionam os faturamentos brutos e líquidos e veja a diferença entre faturamento e lucro!

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Thainá Cunha

Veja o que é faturamento e como ele funciona na prática!

O faturamento de uma empresa é um dos fatores que determinam o tamanho do negócio e o coloca dentro de uma das categorias de pequeno, médio e grande porte, por exemplo.

Assim, é possível estabelecer quais serão os valores de arrecadação e tributos que deverão ser repassados ao governo, além de analisar a gestão financeira da empresa.

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Se você não sabe a fundo o que é faturamento e as diferenças entre ele e o lucro da empresa, esse conteúdo vai te ajudar. Além disso, listamos quais práticas podem ser adotadas para aumentar o faturamento do negócio.

Portanto, confira o texto a seguir e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é faturamento?

Faturamento é o valor total que uma empresa arrecadou durante determinado período de prestação de serviço ou venda de produtos.

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Apesar do negócio conseguir arrecadação por outros meios, como atividades alternativas e investimentos financeiros, o principal faturamento vem da ação principal, que é a venda de produtos e serviços.

Dessa forma, por meio do faturamento, e junto a outras métricas, como projeção de crescimento, previsão de gastos, retorno dos investimos, é possível avaliar se a situação da empresa é realmente favorável.

Além disso, o faturamento determinará os valores e tipos de impostos que deverão ser pagos pela empresa, como:

  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Como é feito o faturamento?

A principal maneira de se conseguir um faturamento é vendendo os produtos ou serviços do segmento no qual a empresa se enquadra. Quanto maior for essa métrica, maior será o faturamento do negócio. 

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O cálculo do faturamento é feito a partir das vendas realizadas e dos impostos previstos nessas transações. Então, o faturamento líquido será o recurso que sobra ao descontar os impostos.

A partir desse valor, será possível determinar em qual categoria a empresa se encaixa, dentro de uma das modalidades a seguir:

Qual a diferença entre lucro e faturamento?

Essa é uma das questões que podem gerar dúvidas para o empreendedor iniciante. Afinal, se os conceitos são tão parecidos, o que é faturamento e o que é lucratividade?

É neste momento que muitos acabam se confundindo, ao achar que, quanto maior o faturamento, maior será o lucro. Essa deia desconsidera os gastos que a empresa tem mensalmente e que irão impactar no controle financeiro.

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Como citado acima, o faturamento é o valor total da arrecadação feita pela empresa, seja com as vendas, prestação de serviços ou até mesmo com a renda proveniente de outras atividades, como investimentos financeiros e doações.

Já o lucro representa quanto de dinheiro sobrou em caixa, depois de deduzido os gastos fixos e variáveis que a empresa tem. Geralmente, esses valores são elencados no fluxo de caixa empresarial.

Assim, tais despesas estão relacionados à fabricação de produtos e soluções para realizar os serviços, pagamento de funcionários, colaboradores e fornecedores, recolhimento de impostos etc.

Depois de todas essas despesas pagas, o valor restante será o lucro líquido da empresa, cabendo ao dono ou aos sócios do negócio determinarem como será utilizado esse dinheiro.

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Quais são os tipos de faturamento?

Para entender melhor o que é faturamento de uma empresa, é preciso saber que o conceito é dividido em duas categorias. Conheça quais são elas!

O que é faturamento bruto?

O faturamento bruto é uma conta simples, na qual o preço de cada item é multiplicado pela quantidade de produtos vendidos. Dessa forma, se a empresa vende um produto por R$ 100,00 e, ao final do mês vendeu 200 peças, o faturamento bruto será de R$ 20.000.

O cálculo é: R$ 100,00 x 200 = R$ 20.000,00.

O que é faturamento líquido?

A conta do faturamento líquido é um pouco mais detalhada, porém, também não é algo tão complexo assim. 

Ela se resume no preço de cada item, multiplicado pela quantidade de peças vendidas. Porém, desse valor, são subtraídos os encargos com impostos de cada peça e deduções de venda, como comissões, produtos devolvidos, cancelamentos, dentre outros.

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Sendo assim, utilizando o valor do faturamento bruto acima, de R$ 20.000,00, com uma dedução de impostos de 10%, sem qualquer custo com comissão, o faturamento líquido seria de R$ 18 mil.

O cálculo utilizado é: R$ 100,00 x 200 – 10% = R$18.000.

Como melhorar o faturamento do negócio?

Com mais informações sobre o que é faturamento, vale a pena saber também quais as medidas podem ser tomadas para fortalecer essa métrica.

Por isso, para te ajudar a melhorar o faturamento da empresa, detalhamos algumas práticas que podem ser adotadas, veja!

Faça um diagnóstico da empresa

Antes de começar a melhorar o faturamento, é preciso entender como estão as finanças do negócio e estar por dentro de todas as métricas que envolvem seu desenvolvimento.

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Alguns dos indicadores que podem ser analisados são:

  • quantidade de clientes e receita por cada um deles;
  • renda total da empresa;
  • margem de lucro e contribuição;
  • capital de giro;
  • volume de vendas; 
  • produtos com mais saídas;
  • entre outros.

Com isso, você poderá definir se as estratégias utilizadas para alavancar a empresa estão sendo eficazes ou se é necessário pensar em outras soluções para otimizar o faturamento e, consequentemente, aumentar o lucro.

Equilibre os custos e despesas

Os custos da empresa são um dos principais fatores que geram uma redução dos lucros.

Se você aplica um valor dos produtos compatíveis com o mercado, mas está lucrando menos que seus concorrentes, o problema pode estar nessa falta de equilíbrio.

Para tentar amenizar esse aspecto, é necessário pensar em estratégias que permitam que a empresa gaste menos, mantendo a mesma qualidade dos produtos ou serviços, para não correr o risco de perder mercado.

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Nesse sentido, algumas das medidas que podem ser adotadas, são:

  • negociar melhores preços com fornecedores;
  • investir em otimização da produção;
  • apostar na informatização da empresa;
  • terceirizar alguns setores e atividades;
  • promover treinamentos constantemente seus colaboradores para reduzir os erros.

Analise os preços aplicados

O preço dos produtos é o fator determinante para o faturamento, afinal, se a empresa não vende, não gera faturamento.

Portanto, faça um estudo detalhado de mercado para saber se o valor que está sendo aplicado está compatível com seus concorrentes.

Se estiver muito acima, dificilmente os produtos serão vendidos se não contarem com um grande diferencial ou uma equipe de vendas acima da média. Assim, não será possível alcançar o faturamento esperado.

Porém, é preciso ter o mesmo cuidado para não precificar muito abaixo do mercado, no intuito de fidelizar clientes.

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Com isso, você poderá até aumentar as vendas, mas correrá o risco do faturamento não ser suficiente para cobrir os custos ou gerar lucro, estagnando o crescimento da empresa

Invista no marketing da empresa

“A propaganda é a alma do negócio” é um dos ditados mais coerentes dentro do setor empresarial. Se o seu público-alvo não conhece o seu produto, dificilmente ele sairá das prateleiras. 

Nessas horas, o melhor a se fazer é investir em um marketing eficiente, que traga resultados satisfatórios.

Uma das melhores formas de fazer isso é utilizando o famoso conceito dos 4 P’s, baseado nos fundamentos abaixo.

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Produto

Consiste em criar diferenciais consideráveis para seus produtos, para que seu público-alvo se sinta atraído, diante de como ele pode solucionar seu problema e agregar valor à sua vida. 

Preço

De acordo com esse diferencial, é necessário saber precificar os produtos, de uma maneira em que o cliente se sinta tentado a comprar.

Saber aliar o preço do item ao valor que ele terá para o consumidor, é uma das chaves para aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Praça

Saber escolher o local de venda é fundamental para que elas subam. O importante é criar uma estratégia na qual sua loja esteja o mais próximo possível do seu público-alvo, facilitando seu acesso aos produtos. 

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Pesquise por pontos onde o fluxo de consumidores que têm mais chances de ser fidelizados é grande. Quanto mais gente passando na porta da loja, maiores serão as chances de venda.

Promoção

Para ajudar a fidelizar os consumidores clientes e atrair mais clientes, é necessário saber o momento certo de realizar campanhas promocionais e quais produtos têm mais chances de serem vendidos com a aplicação das ofertas. 

Então, o ideal é fazer pesquisas de mercado com frequência, para saber quais são os desejos dos consumidores no momento e quais produtos estão sendo procurados, aplicando descontos sobre eles e investindo no anúncio dessas promoções.

Otimize suas vendas

De nada adianta fazer uma boa campanha de marketing e aplicar os melhores preços se o seu processo de vendas não é otimizado. E isso não está relacionado apenas aos vendedores nas lojas. Saber definir um funil é importante para melhorar as chances de sucesso dos colaboradores.

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A melhor solução para esse caso, é investir em soluções tecnológicas, como sistemas de CRM ou ERP, para mapear com mais eficiência os passos do seu público-alvo podendo acompanhar todos os processos, tanto da pré-venda quanto do pós-venda.

Reduza as inadimplências

Produto que foi retirado e não foi pago pelo cliente, se caracteriza como prejuízo. Portanto, crie estratégias para reduzir essa inadimplência. 

Se a empresa trabalha com cartão próprio, por exemplo, utilize um processo mais criterioso de aprovação de crédito, selecionando bem os clientes que poderão comprar por meio desse recurso, reduzindo o quadro de maus pagadores.

Fidelize os clientes

A melhor maneira de garantir vendas constantes, e consequentemente um bom faturamento, é conquistando o cliente. Para isso, utilize técnicas para fidelização, como:

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  • oferecer produtos de qualidade;
  • apresentar soluções para o problema do cliente de maneira prática;
  • aplicar preços competitivos;
  • garantir um atendimento diferenciado e que faça o cliente se sentir único;
  • investir em uma pós-venda eficiente, estreitando o laço com o consumidor;
  • contar com uma equipe de vendas especializada, que conheçam a fundo os produtos;
  • conquistar os clientes com brindes, mimos e vantagens exclusivas.

Conclusão sobre o que é faturamento

Esse conteúdo te ajudou a descobrir o que é faturamento de uma empresa? Como detalhamos acima, o faturamento se refere ao recurso obtido pelo negócio após as transações financeiras de produtos e serviços.

Com mais informações sobre esse conceito e seguindo os métodos apresentados, certamente, será possível definir estratégias eficientes para alavancar o seu faturamento.

No entanto, caso ainda tenha dúvidas mais específicas, pode ser importante entrar em contato com especialistas em gestão de negócios.

Afinal, como o faturamento é fundamental para garantir a sobrevivência de qualquer empresa, é preciso ter muita clareza sobre como a sua situação.

Para continuar aprendendo mais sobre finanças empresariais, leia também o nosso artigo sobre como emitir nota fiscal MEI de forma facilitada e gratuita! Além disso, cadastre-se em nossa newsletter e ative as notificações push!

Perguntas frequentes

  1. O que é faturamento?

    Faturamento é o valor total que uma empresa arrecadou durante determinado período de prestação de serviço ou venda de produtos.

  2. Como se faz um faturamento?

    O cálculo do faturamento é feito a partir das vendas realizadas e dos impostos previstos nessas transações. Então, o faturamento líquido será o recurso que sobra ao descontar os impostos.

  3. Qual a diferença entre lucro e faturamento?

    O faturamento é o valor total da arrecadação feita pela empresa, seja com as vendas, prestação de serviços ou até mesmo com a renda proveniente de outras atividades. Já o lucro representa quanto de dinheiro sobrou em caixa, depois de deduzido os gastos fixos e variáveis que a empresa tem.

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