Como começar no marketing digital: veja as melhores dicas!

Confira as melhores dicas de como começar no marketing digital e entenda mais um pouco sobre como funciona essa área do mercado!

Escrito por Vitor Braga

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Com o crescimento do número de e-commerces nos últimos anos, aumentou-se também a demanda por profissionais, cursos especializados em marketing digital e, também, surgiram novas profissões, como a de social media, por exemplo. Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre como começar no marketing digital para quem deseja aproveitar essa oportunidade e quer encontrar uma nova profissão.

Sendo assim, neste post você verá alguns passos e dicas valiosas que, sem dúvidas, vão lhe ajudar a encontrar o melhor caminho. Vamos lá conferir?

O que é marketing digital?

O marketing em si é um conjunto de ações que visam explorar, criar e entregar valor ao mercado, satisfazendo suas necessidades por meio de um produto ou serviço. Assim, a principal função do marketing é chamar a atenção do público alvo, fazendo com que as pessoas conheçam seu negócio e que, assim, sua empresa gere mais vendas.

Diante disso, podemos concluir que o marketing digital é a prática dessas ações em um ambiente específico: a internet. Aliás, o local de atuação é uma das principais diferenças do marketing digital para o marketing tradicional.

O crescimento da adoção do marketing digital como principal estratégia de aquisição de clientes e receitas se deu por conta de suas grandes vantagens. Dentre elas, podemos citar a maior segmentação, fácil mensuração de resultados e baixo investimento, quando comparado ao marketing tradicional.

Além disso, o marketing digital é rápido, acessível, dá a possibilidade de fazer ajustes ao longo do caminho e gera um alcance quase que sem limites. Por isso, diversas empresas têm adotado essa estratégia e vários profissionais também têm visto esse marketing como uma possibilidade de se especializar e ganhar muito dinheiro na área.

Então, se você quer saber como começar no marketing digital, trilhar um caminho de sucesso na área profissional ou, quem sabe, montar o seu próprio negócio, fique atento(a). Nos próximos tópicos vamos falar sobre como dar os primeiros passos dentro desse mercado cheio de oportunidades.


Leia também: Marketing Digital para pequenas empresas: vale a pena investir?


Como começar no marketing digital

Separamos algumas dicas bem importantes para quem quer saber como começar no marketing digital, mas não tem noção alguma por onde iniciar essa empreitada. Vamos lá saber quais são elas?

Estude e entenda mais sobre as técnicas de marketing digital

Parece óbvio, mas este é um passo que várias pessoas negligenciam e acabam perdendo tempo e dinheiro, investindo em algo que, provavelmente, não vai levar à frente. Por isso, o ideal é começar a estudar o marketing digital de uma forma mais ampla, entendendo suas particularidades e explorando as principais técnicas.

Assim, será possível começar a entender melhor seus gostos e também ficar por dentro da evolução do marketing ao longo dos anos. Além disso, conhecer bem as técnicas é imprescindível para qualquer estratégia de marketing digital, pois é preciso saber quais são mais eficientes para cada tipo de mercado e desafio a ser enfrentado.

Defina em qual área do marketing digital trabalhar e seus objetivos

O que você pretende alcançar por meio do marketing digital? Algumas pessoas querem aprender como fazer para elas mesmas, enquanto outras querem utilizá-lo como um “produto” e abrir o seu próprio negócio. Há ainda quem queira se tornar um especialista na área e trabalhar dentro de grandes empresas.

Quando partimos para dentro das técnicas, as possibilidades aumentam ainda mais. Isso porque você talvez queira apenas aprender como criar/melhorar o seu blog ou como montar uma loja virtual. Quem sabe não desperte também, ao longo dessa descoberta, a vontade de tornar-se um freelancer?

O fato é que não há como começar no marketing digital, sem antes, escolher a área de foco e estabelecer metas de estudos. Por isso, qualquer que seja o seu objetivo, o importante é tê-lo bem definido para, somente então, traçar um plano que o ajude a concretizá-lo, sem perder tempo com o restante.

Conheça seu público-alvo ou persona

Se você tem um objetivo, provavelmente, você também terá alguns desafios a serem enfrentados pela frente. Um exemplo disso é a própria “venda” do profissional ou do “produto” para o mercado – isto é, para o seu público-alvo. 

Comunicar o que você faz e quais tipos de problemas você ou sua solução resolve pode ser uma grande dificuldade, caso não saiba para quem está falando. Por isso, além do público-alvo em mente, você também deve criar uma ou quantas personas forem necessárias.

Caso não saiba ainda, uma persona nada mais é que a personificação do seu cliente ideal. Ou seja, quando você dá um nome, idade, cargo, endereço e outras informações semi-fictícias para o seu público-alvo. Além disso, as personas também costumam ter sonhos, desejos, problemas, dúvidas – assim como uma pessoa real.

Planeje sua presença digital e sempre acompanhe seus resultados

Agora que você já sabe no que quer focar, quais são seus objetivos e quem é o seu público alvo/persona, está muito mais fácil se comunicar com eles. Ainda, utilize o método 5W2H para se organizar melhor: o que será feito, por que, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.

Em adição, não desperdice seus recursos com ações que não vão trazer retorno para você como, por exemplo, ter uma presença digital em uma rede social que sua persona não utiliza. A fim de aprimorar ainda mais suas estratégias, não deixe de mensurar também os seus resultados, registrá-los e criar novas ações com base no que funcionou ou não.

Procure a ajuda de uma empresa de marketing digital 

É normal que em qualquer área nova de estudo que entramos, queiramos procurar por referências que nos ajudem a entender melhor sobre determinados assuntos. No caso de marketing digital, por exemplo, precisamos desse apoio para criar boas estratégias, tirar dúvidas e estar sempre por dentro de novas tendências.

No Brasil, há alguns sites bastante ricos em conteúdos e, consequentemente, de alta relevância para o mercado de marketing digital, como a RD Station e UOL Meu Negócio. Entenda o que é possível absorver de melhor dessas duas empresas de referência!


Confira também: Veja 10 exemplos de empresas de marketing digital e saiba mais!


A RD Station é a maior empresa de automação de marketing digital da América Latina. A marca é referência no Brasil quando se fala em inbound marketing e automação de marketing digital, viabilizados por suas plataformas RD Station Marketing e CRM.

No Blog da RD Station é possível encontrar diversos artigos sobre marketing digital e vendas que podem lhe ajudar na construção e melhorias das suas estratégias. Além disso, você pode contar com diversos cursos, gratuitos e pagos, da RD University.

Meu Negócio UOL

2. UOL Meu Negócio

O UOL Meu Negócio fornece várias ferramentas para apoiar as empresas em suas estratégias de marketing digital. As soluções vão desde hospedagem e domínios para construção de sites até plataforma para criação de lojas virtuais e blog. Ademais, a empresa conta também com uma ferramenta de envio de e-mails e veiculação de anúncios próprios.

Além das soluções que oferece, o UOL Meu Negócio também ajuda o mercado por meio dos artigos do seu blog e outros materiais gratuitos. Lá é possível encontrar conteúdos sobre marketing digital, vendas, comércio online, instruções e outros temas relacionados à presença digital.

Termos e conceitos que você precisa conhecer para começar no marketing digital

Antes de começar a trabalhar em uma nova área é preciso conhecê-la e estar por dentro dos principais termos técnicos que serão utilizados no seu ambiente de trabalho. Por isso, elaboramos este tópico, para que você aprenda os conceitos mais usados no marketing digital!

1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital que tem como principal objetivo atrair os clientes por meio da criação de conteúdos relevantes. Em geral, esses conteúdos podem ser distribuídos por meio de artigos de blog, vídeos, e-books, posts em redes sociais e outros.

Neste tipo de estratégia, não faz-se a promoção direta da marca ou produto para o público-alvo. O foco é atraí-los por meio de conteúdos que os ajudem a resolver seus problemas. Ou seja, é preciso pensar quais são os problemas que sua persona possui e como sua empresa/produto pode ajudar a resolvê-los.

2. Inbound Marketing

O Inbound Marketing – ou Marketing de Atração, em português – é uma estratégia que foca em atrair, converter e encantar clientes. Nessa estratégia, a etapa de atração é apoiada pela estratégia de Marketing de Conteúdo, citada anteriormente, para a construção da audiência.

Com o público engajado por meio dos conteúdos, a próxima etapa dentro dessa estratégia é convertê-los em leads, por meio da distribuição de e-books, por exemplo, e depois em clientes. Por fim, é preciso continuar esse relacionamento com os leads, para que eles estejam satisfeitos e se tornem promotores da marca.

3. Copywriting e Storytelling

Tanto o Copywriting quanto o Storytelling são técnicas de persuasão bastante utilizadas nas ações de marketing digital. No primeiro caso, utiliza-se das habilidades de escrita para convencer alguém a executar uma ação. Já no segundo caso, combina-se a escrita e elementos audiovisuais para criar uma narrativa que envolva o público e assim o convença de algo.


Confira: Saiba o que é uma plataforma de marketing digital e veja exemplos!


4. Como começar no marketing digital: persona

Persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal de uma empresa. Ou seja, é um personagem com características demográficas próprias e reais, baseadas em dados e estudos. Assim como uma pessoa normal, sua persona pode ter também sonhos, motivações, desafios, objetivos, etc.

5. Leads

Dentro do marketing digital e vendas, o lead é uma pessoa que forneceu informações de contato para a sua empresa, como nome e e-mail. Você pode capturar esses leads fazendo uma troca por algum material de isca, como um e-book gratuito, por exemplo. Se ele ainda não for uma oportunidade – isto é, tiver interesse em receber uma abordagem – deve seguir para a etapa de nutrição.

6. Como começar no marketing digital: SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e é o conjunto de técnicas usadas para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, aumentando o tráfego orgânico. Em geral, é uma combinação de configurações on page, criação de conteúdo otimizado para SEO e autoridade do domínio.

7. Métricas e indicadores de resultados

Métricas são as formas pelas quais você pode medir o desempenho de uma ação de marketing digital. Em anúncios, por exemplo, costuma-se olhar para custo por clique (CPC), custo por lead (CPL), custo por mil impressões (CPM), taxa de cliques (CTR) e ROI/ROAS.

8. Email marketing

Basicamente, e-mail marketing é a forma de se comunicar com o seu público via e-mail, que pode ser direcionado tanto para leads quanto para clientes da sua base de contato. Geralmente está associado a uma oferta ou divulgação de novos conteúdos (Newsletter).


Veja como criar um e-mail profissional: passo a passo!


9. Como começar no marketing digital: rede sociais

Talvez você já esteja mais familiarizado com este termo, pois utiliza bastante o Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo. Mas é válido ressaltar que há também outras redes sociais muito relevantes para uma estratégia de marketing digital, como WhatsApp, YouTube, TikTok, Messenger, LinkedIn, Pinterest e Snapchat.

10. Mídia orgânica e mídia paga

Com as chamadas “mídias orgânicas” você não precisa, necessariamente, investir dinheiro para adquirir tráfego para o seu site ou novos leads para a sua empresa. É necessário apenas conhecer e aplicar as estratégias de SEO, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Em geral, seus resultados são colhidos a médio e longo prazo, mas seu custo é zero ou quase zero.

Já a mídia paga, como o próprio nome já diz, necessita de investimento de recursos financeiros e também de conhecimento. Na prática, você escolhe uma plataforma de anúncios como Facebook Ads, Google Ads ou LinkedIn Ads, por exemplo, e a partir disso define o público que quer atingir e o quanto deseja investir para isso.

Como começar no marketing digital: conclusão

Como você viu, há diversas formas de como começar no marketing digital com o pé direito, basta apenas que você foque no seu objetivo e trace um plano com as áreas de estudo de seu interesse. Busque referências, teste o que aprendeu na prática, revise seus métodos sempre que for preciso, registre os resultados e se aprimore sempre.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. O que é necessário para trabalhar com marketing digital?

    Para trabalhar com marketing digital é necessário investir tempo para estudar as estratégias, ser criativo para criar peças fora da caixa e ter pensamento analítico para identificar novas oportunidades.

  2. Onde começar a trabalhar com marketing digital?

    É possível iniciar no marketing digital por conta própria, através de um site/blog ou uma página nas redes sociais, por exemplo. Assim, se sua presença digital estiver boa, ela pode ajudar a atrair seus primeiros clientes.

  3. Qual a melhor forma de começar no marketing digital?

    Comece estudando as estratégias existentes dentro do marketing digital, procure por cases, faça cursos e depois comece a colocar o que você aprendeu em prática. Aprenda com os erros e melhore com os acertos.

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