Cenário dos meios de pagamento: digitalização e inovação são destaques em setembro de 2023

Entenda quais são os impactos das mudanças dos meios de pagamento nos pequenos negócios e nos hábitos de consumo do brasileiro!

Escrito por Thainá Cunha

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Se nos dias atuais as movimentações com cartão de crédito se tornaram parte da rotina de pagamentos, até a década de 50 essa realidade era bem diferente. Antes que os primeiros cartões bancários com tarja fossem lançados pela Diners Club, o improviso com cartões de papel e metal era a única forma de garantir as vendas no crédito.

Ainda na década de 50, o uso desse meio de pagamento no Brasil era burocrático e manual. Nesse período, a máquina de cartão fazia uma cópia das informações do comprador disponibilizadas no cartão e emitia recibos para o consumidor e para o banco, que autorizava o pagamento conforme a disponibilidade de saldo de quem comprava e o prazo escolhido por aquele que vendia. Além disso, as vendas ainda não podiam ser parceladas.

Desde então, a revolução gerada pelos pagamentos com cartões de crédito incentivou a rápida modernização dessa solução, com a adoção do chip e da tecnologia de pagamento por aproximação Near Field Communication (NFC). 

Para acompanhar todas essas mudanças, que também influenciaram na legislação regulatória da área, as adquirentes e as instituições de pagamento expandiram as suas funcionalidades e os seus públicos-alvo. No Brasil, essa transformação acirrou a “guerra das maquininhas”, disputa de mercado protagonizada inicialmente pelas empresas Redee Cielo e, posteriormente, por PagSeguro, Stone e Getnet, segundo o relatório Global Merchant Acquiring Market de 2022

Nos últimos, com o surgimento das fintechs, das integrações por meio de API (Application Programming Interface) e do pagamento instantâneo (Pix), dentre outras possibilidades, esse cenário ficou ainda mais complexo para os comerciantes e consumidores. Compreender quais são os impactos dessas mudanças e as estratégias usadas pelas maiores empresas do segmento no país são algumas das finalidades deste relatório. 

Avanço dos pagamentos digitais muda a forma como o brasileiro compra e vende, revelam estudos

Os pagamentos digitais, por meio do Pix ou do cartão de crédito, representaram aproximadamente 76% das transações realizadas no país durante o primeiro trimestre de 2023. Dentre as movimentações nesse período, 34,7% foram efetivadas com o Pix e 41,2% com cartão, o que significa que R$ 180 bilhões foram gastos de forma digital, ao invés dos saques, que apresentaram queda.

Essas estimativas reafirmam a preferência dos consumidores pelos pagamentos digitais no Brasil e foram divulgadas em julho no relatório trimestral Mercado de Pagamentos em Dados do Instituto Propague. Com relação ao cartão de crédito, o levantamento também apontou um crescimento de 10,7% nesse segmento em comparação com o mesmo período de 2022.

Ainda, houve aumento de mais de 85% das transações com cartão realizadas com aproximação e redução de 4,5 pontos percentuais na utilização do boleto nas vendas. Já os avanços da escolha pelo Pix nas movimentações financeiras, desde a sua criação em 2020 pelo Banco Central, também foram citados como um “tremendo sucesso” no relatório global The Global Payments Report.

Nos pequenos negócios brasileiros, o pagamento instantâneo já é a principal forma de recebimento de microempreendedores individuais e pequenas empresas do país, conforme a pesquisa Pulso dos Negócios realizada pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Portanto, os levantamentos demonstram que as escolhas dos brasileiros pelo uso dos pagamentos digitais é compatível com as vantagens do uso desse método de pagamento e com a ampliação do acesso aos serviços financeiros no país. Diante disso, a atuação regulatória e inovadora do Banco Central apresenta papel importante para as mudanças nas formas de recebimento e no estímulo ao mercado consumidor.

Estatísticas do uso do Pix por pessoas jurídicas em 2023

Como mencionamos anteriormente, o lançamento do Pix gerou impactou significativos na forma de pagar dos brasileiros. Nesse sentido, as estatísticas do Banco Central em relação ao uso do Pix desde o início da sua criação apontam para a ampla adesão de pessoas físicas e jurídicas ao pagamento instantâneo.

Para compreender a influência do Pix nos recebimentos dos pequenos negócios, iremos monitorar, por meio desse relatório, as variações nos tipos e naturezas de chaves criadas, além dos números relacionados aos usuários que já fizeram ou receberam Pix.

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Em 2023, a criação de chaves Pix por pessoas jurídicas já representa 88% da quantidade de cadastros gerados em 2022. Esse aumento também é observado nas estatísticas de Chave por Natureza de pessoa jurídica, que em 2023 já significam 91% do número registrado no ano anterior. Assim, é evidente que os empreendedores também usam esse meio de pagamento para a gestão das finanças do negócio.

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Ainda, a quantidade de usuários PJ que já receberam com Pix em 2023 já é 85% do número de empreendedores que concluíram transações dessa forma em 2022. Logo, é possível estimar que haverá aumento da quantidade de transações nessa modalidade para quem possui uma empresa.

Evolução do PagBank no Brasil

Em 2006, o PagSeguro, atual PagBank, foi lançado pelo Grupo UOL para fazer concorrência ao PayPal. Desde então, a instituição disputou, de forma relevante, o mercado de pagamentos; foi listada na Bolsa de Valores e se tornou o 2º maior banco digital do Brasil em 2023. Nesse cenário, é fundamental conhecer as mudanças nos produtos do PagBank para entender as inovações do mercado de pagamentos, além da trajetória e da estratégia da empresa nos últimos anos. 

Linha-do-tempo-PagBank
Imagens: PagBank, Banco Central

2013

1o-maquina-do-PagSeguro Lançamento da 1º maquininha de cartão

Com a regulamentação das instituições de pagamento no Brasil pelo Banco Central, o modelo mPOS foi o primeiro equipamento do PagSeguro para o recebimento de vendas com cartão de crédito.

2015

imagem da maquininha moderninha pro Lançamento da 1º Moderninha

Em um contexto onde a aquisição de máquinas de cartão ainda era um processo caro e difícil, o PagSeguro inaugurou a possibilidade de contratação de maquininhas sem o custo de aluguel. Com isso, ao apresentar os modelos da linha Moderninha por meio das campanhas de marketing televisivo, a empresa ficou reconhecida como referência em meios de pagamento no Brasil. Desde então, a Moderninha permanece como uma das mais famosas do país, com lançamento de diversas versões, recursos e preços variados.

2018

imagem da maquininha minizinha nfc Lançamento da 1º Minizinha

O sucesso da Moderninha levou à criação da linha Minizinha, que também foi aperfeiçoada ao longo dos anos e continuou como uma das mais relevantes do catálogo da empresa. Voltada para autônomos e pequenos negócios, desde o início, esse equipamento atende as necessidades de quem recebe com cartão de crédito e busca uma maquininha simples e com baixo custo de aquisição. 

2019

conta-pagbank Lançamento da conta PagBank

Com a conta digital PagBank, a instituição, que até então priorizava o mercado de pagamentos, também se tornou um banco e ampliou as ofertas de serviços financeiros para os seus clientes. Dessa forma, a estratégia da empresa mirou o relançamento da conta digital com o intuito de que ela ficasse desvinculada da utilização apenas para quem já tinha a maquininha da marca. 

Então, novamente, o marketing foi um importante aliado para que a Conta PagBank fosse reconhecida pelos serviços bancários, como as transferências por meio de TED, o cartão pré-pago e o aplicativo.

2020

Pix Lançamento de soluções de crédito e de adesão ao Pix

Ainda com foco na expansão de seus produtos, o PagBank lançou a oferta de crédito com garantia e aderiu ao pagamento instantâneo, Pix, criado pelo Banco Central.

2021

hubs-pagbank Lançamento dos Hubs de pagamento

Os hubs de pagamento, que integram os sistemas de empresas aos serviços de pagamento por meio de API, foram lançados com alvo nas pequenas e médias empresas e possibilitou os recebimentos por meio de links e de checkout para e-commerce.

2022

Pagtotem Lançamento de contas para múltiplos usuários e do PagTotem 

Ainda, com foco nas pequenas empresas, a Conta PagBank ganhou a funcionalidade de acesso para múltiplos usuários. Além disso, para grandes supermercados e lojas, foi lançado o PagTotem, no qual é possível adquirir produtos e pagá-los por meio de autoatendimento.

2023

logo do pagbank PagSeguro vira PagBank

Em 2023, o PagSeguro anunciou o uso do nome PagBank como a sua única marca para todos os produtos. A estratégia é utilizada pela empresa como forma de alavancar a oferta combinada de serviços de pagamento e de soluções financeiras como os diferenciais da marca.

Monitoramento de taxas e preços do PagBank

Com intuito de aprofundar a análise sobre a concorrência entre as instituições de pagamento, serão monitoradas as taxas e preços praticados pelo PagBank na oferta de máquinas de cartão de crédito ao longo dos meses durante a publicação deste relatório. Assim, não foram observadas alterações nesses custos desde julho de 2023.

Modalidade e prazo Taxas do PagSeguro no Plano SuperMax

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Taxas do PagSeguro no Plano Vista

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Taxas do PagSeguro no Plano Multi

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Taxas do PagSeguro no Plano Básico

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Taxas do PagSeguro no Plano Taxa 1,99%

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Débito com recebimento na hora0,85% no primeiro mês e 1,74% após esse período1,69%1,79%1,99%1,99%
Crédito à vista com recebimento em 30 dias0,85% no primeiro mês e 3,59% após esse período3,49%3,69%4,99%3,19%
Crédito parcelado com recebimento em 30 dias3,99% no primeiro mês e 6,99% após esse períodoDe 7,99% a 15,97%De 5,99% a 13,49%9,91%3,79% + 1,41% por parcela em 12x
Faturamento mínimo exigidoAcima de R$ 3.000 por mêsAcima de R$ 3.000 por mêsAcima de R$ 3.000 por mêsNão requer faturamento mínimo de vendasNão requer faturamento mínimo de vendas
EquipamentoModerninha-Smart
Moderninha Smart

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Moderninha-Pro
Moderninha Pro

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Moderninha Wifi Plus

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Minizinha Chip 3

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Minizinha-NFC
Minizinha NFC

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Preços12x de R$ 24,90 a 12x de R$ 35,90 conforme o plano escolhido12x de R$ 18,90 a 12x de 29,90 conforme o plano escolhido12x de R$ 9,90 a 12x de R$ 23,90 conforme o plano escolhido12x de R$ 6,90 a 12x de R$ 12x de 10,90 conforme o plano escolhido 12x R$ 1,90

Conclusão

A discussão sobre as intensas mudanças sofridas pelo mercado de meios de pagamento do Brasil nos últimos anos foi ampliada ao longo deste relatório. Com isso, fica claro o quanto a dinâmica de aperfeiçoamento das soluções de recebimento impactaram as relações de consumo no país e a diversificação do setor.

Além disso, a digitalização dos pagamentos aponta para uma tendência de vendas sem uso do dinheiro em papel, o que já é considerado pelos empreendedores que experimentam essa realidade em seus negócios. Dessa forma, a busca por mais informações sobre os tipos de pagamento e as empresas que atuam nesse setor se torna cada vez mais comum.

Por fim, com a análise sobre a evolução do PagBank, é possível notar o esforço da empresa para ser reconhecida como a solução ideal para os pequenos negócios brasileiros. Logo, o reforço das máquinas de cartão no imaginário do público, além da inclusão de serviços bancários são os principais destaques que a empresa apresenta como seus diferenciais ao longo de sua trajetória.

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