Franquias de chocolate: veja as 15 melhores para investir!

Veja o que são as franquias de chocolate, quanto custam, qual o faturamento médio e as principais opções para você investir!

Escrito por Vitor Braga

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Franquias de chocolateInvestimento inicialFaturamento médio mensalPrazo de retornoNota no Reclame Aqui
Cacau ShowR$ 64,9 milR$ 50 mil7 a 24 mesesCerca de 6.7/10
KopenhagenR$ 45 milR$ 80 mil18 a 36 mesesCerca de 8.6/10
Brasil CacauR$ 120 milR$ 50 mil18 a 36 mesesCerca de 8.6/10
HavannaR$ 249 milNão informado18 a 30 mesesCerca de 7.6/10
LuganoR$ 70 milR$ 100 mil12 a 24 mesesSem índice
Características das franquias de chocolate

As franquias de chocolate são uma opção de investimento para quem deseja montar um negócio no segmento da alimentação, um setor que vem apresentando bons resultados.

Conforme divulgado nas análises de desempenho realizadas pela Associação Brasileira de Franchising, a ABF, o ramo do food service obteve um crescimento de 21,5% no faturamento das empresas registradas.

Nesse nicho, as franquias de chocolate possuem um destaque especial. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) indica um aumento de 35,91% na produção e vendas desse tipo de produto.

Esses dados demonstram que o investimento nesse mercado é rentável e pode ser uma opção, principalmente, para quem deseja montar uma franquia especializada na venda de chocolates.

O mercado brasileiro comporta positivamente negócios deste segmento, inclusive com boas redes de franqueamento que disponibilizam modelos com valores variáveis de aporte.

Assim, para quem está considerando investir no setor, vale a pena conhecer quais são as empresas com mais relevância no cenário e com apoio a implementação de franquias.

Confira, no texto que preparamos, as melhores franquias de chocolate do Brasil, seus principais detalhes e como se tornar dono de uma unidade.

As 15 melhores franquias de chocolate do Brasil

As chocolaterias são uma opção de negócio interessante para quem deseja trabalhar com um público-alvo abrangente. Isso porque, o produto é popular entre vários públicos.

Existem diversas variações da iguaria, que vão desde os clássicos até aqueles que possuem ingredientes tradicionalmente brasileiros, com sabores únicos.

Segundo o portal CNN Brasil, o nosso País é o 5º maior mercado de chocolates do mundo, com empresas relevantes no cenário nacional e internacional.

Além disso, o fato de o brasileiro ser um grande consumidor do doce faz com que muitas empresas estrangeiras também se interessem em instalar unidades no território. Atualmente, o franqueamento é a opção mais utilizada por essas companhias.

Por isso, existe uma lista diversa de franquias de chocolate que podem ser adquiridas. Para interessados, vale a pena conhecer mais sobre as instituições que se classificam positivamente no nicho.

Não existe um critério de ranking nas alternativas abaixo, apenas detalhes sobre o investimento, com diferentes vantagens e desvantagens individuais.

Confira quais são as mais indicadas para quem está ponderando investir no ramo:

Franquia Cacau Show

1. Cacau Show

• Investimento inicial: a partir de R$ 64,9 mil;
• Faturamento médio mensal: R$ 50 mil;
• Prazo de retorno: de 7 a 24 meses;
• Nota no Reclame Aqui: cerca de 6.7/10;
• Vantagem: é a maior rede de chocolates finos do mundo;
• Desvantagem: baixa margem de lucro.

A Cacau Show está entre as franquias brasileiras que mais cresce no Brasil, inclusive quando consideramos um mercado além do de chocolates.

A empresa surgiu em 2009 e, atualmente, já são mais de 3.700 unidades espalhadas em todo o território nacional.

O que torna as franquias de chocolates Cacau Show tão populares são seus modelos de loja, incluindo uma opção de microfranquia.

Franquia Kopenhagen
2. Kopenhagen

• Investimento inicial: a partir de R$ 45 mil;
• Faturamento médio mensal: R$ 80 mil;
• Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
• Nota no Reclame Aqui: cerca de 8.6/10;
• Vantagem: Atendimento Omnichannel, em lojas físicas, e-commerces e deliverys;
• Desvantagem: os produtos possuem um preço menos acessível que o de outras franquias.

A Kopenhagen é uma das marcas mais tradicionais do mercado de chocolates, reconhecida pela qualidade dos seus produtos.

Ela foi fundada há mais de 80 anos e, em sua trajetória, expandiu o negócio a partir da opção do franqueamento.

Já são mais de 570 unidades no Brasil. A Kopenhagen disponibiliza dois modelos de loja para aquisição, sendo uma delas de custo mais baixo.

3. Chocolates Brasil Cacau

• Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil;
• Faturamento médio mensal: R$ 50 mil;
• Prazo de retorno: de 18 a 36 meses;
• Nota no Reclame Aqui: cerca de 8.5/10;
• Vantagem: trabalha com ingredientes diferenciados, criando linhas especiais, como sabores amazônicos, por exemplo;
• Desvantagem: investimento inicial alto.

A Brasil Cacau é mais uma opção de empresa do ramo de chocolaterias. Ela faz parte do Grupo CRM, que administra, também, a Kopenhagen.

Existem dois tipos de unidades que podem ser adquiridas, loja física e quiosques. Isso torna o investimento na Brasil Cacau mais acessível.

A rede conta com mais de 420 unidades espalhadas por todo o Brasil, com fábrica própria para subsidiar a produção dos itens vendidos.

Leia também: Franquias de alimentação: veja as 15 mais famosas do país!

4. Havanna – Franquias de Chocolate

• Investimento inicial: a partir de R$ 249 mil;
• Faturamento médio mensal: não informado pela empresa;
• Prazo de retorno: de 18 a 30 meses;
• Nota no Reclame Aqui: cerca de 7.6/10;
• Vantagem: empresa tradicional no mercado, com público fidelizado;
• Desvantagem: alto investimento inicial.

A Havanna é uma fábrica que conquistou renome internacional pelos seus alfajores.

Nascida na Argentina, hoje a empresa possui, também, unidades em território brasileiro, sendo considerada entre as principais opções de franquias de chocolates.

Ela se diferencia pela oferta do chocolate argentino e pelo formato de franquia de cafeteria associado, que garante a possibilidade de lucrar mais por oferecer um mix maior de produtos.

5. Lugano Chocolates Artesanais

• Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil;
• Faturamento médio mensal: R$ 100 mil;
• Prazo de retorno: de 12 a 24 meses;
• Nota no Reclame Aqui: Sem índice;
• Vantagem: mix de produtos variado;
• Desvantagem: o processo de franqueamento é bem rigoroso.

A região Sul do Brasil é conhecida pela produção de chocolates e a Lugano é uma das empresas mais populares pela oferta dessas iguarias.

Um diferencial do investimento é a possibilidade de montar uma cafeteria completa para vender outros produtos tradicionais em produções sulistas, como as cervejas artesanais.

A Lugano prega, também, que as suas unidades são pequenas extensões de Gramado, proporcionando uma experiência especial aos clientes.

Leia também: The Coffee Franquia: veja o valor e se vale a pena investir!

6. Cacau Noir – Franquias de Chocolate

• Investimento inicial: a partir de R$ 45 mil;
• Faturamento médio mensal: não informado;
• Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
• Nota no Reclame Aqui: Sem índice;
• Vantagem: os produtos são fabricados com ingredientes totalmente nacionais;
• Desvantagem: a empresa ainda não possui alcance e fama nacional.

A Cacau Noir é uma empresa com mais de 130 anos no mercado de chocolaterias no Brasil, sendo a primeira das fábricas de chocolate a ser instalada no país.

O modelo de franqueamento iniciou em 2004 e, atualmente, existem mais de 30 pontos de venda em funcionamento.

7. Caracol Chocolates

• Investimento inicial: a partir de R$ 232 mil;
• Faturamento médio mensal: R$ 27 mil;
• Prazo de retorno: até 12 meses;
• Nota no Reclame Aqui: Sem índice;
• Vantagem: suporte completo para a unidade;
• Desvantagem: necessidade de seguir a padronização temática da marca.

Outra opção de franquias de chocolates que vem de Gramado é a Caracol Chocolates. A empresa oferece duas opções de negócio, sendo uma de loja e outra de quiosque.

O diferencial da Caracol em relação aos concorrentes é a proposta temática que acompanha a franquia. A marca possui um apelo lúdico, que costuma ser replicado em todas as unidades.

Além disso, essa franquia de chocolate também se destaca pela criatividade, desde as embalagens até os utensílios para servir ao público.

8. Choco Oz – Franquias de Chocolate

• Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil;
• Faturamento médio mensal: não informado;
• Prazo de retorno: de 4 a 24 meses;
• Nota no Reclame Aqui: não possui perfil no site;
• Vantagem: sistemas automatizados da própria empresa para ajudar na gestão;
• Desvantagem: produto menos conhecido em comparação aos outros; poucas unidades de franquias.

A Choco Oz é uma franquia que se especializou na comercialização de chocolates em barra, com sabores especiais para os consumidores.

Assim como a proposta anterior, ela também possui uma ambientação lúdica, replicada em todas as unidades.

Para as franquias, existe a opção de adquirir um modelo de negócios que a empresa chama de  “ChocoBarCoffeeTea”, que prevê a oferta de vários tipos de produtos, tornando a unidade uma chocolateria, com bar, cafeteria e até uma casa de chás.

Veja também: Franquias de sorvetes famosas: veja valores e onde investir em 2023!

9. Fábrica di Chocolate

• Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil;
• Faturamento médio mensal: R$ 28 mil;
• Prazo de retorno: até 12 meses;
• Nota no Reclame Aqui: Sem índice;
• Vantagem: retorno rápido sobre o investimento;
• Desvantagem: franquia nova no mercado.

A Fábrica Di Chocolate é uma rede de franquias que iniciou as suas operações em 2004. Por isso, ainda está se firmando como uma opção entre os interessados, mas já possui bons resultados nas unidades implementadas.

Por enquanto, sua presença é mais evidente na região Sul. Mas, como a marca deseja se expandir para outras regiões, é possível ter facilidades ao adquirir uma das unidades.

10. Chocolateria Brasileira

• Investimento inicial: a partir de R$ 122 mil;
• Faturamento médio mensal: R$ 30 mil;
• Prazo de retorno: de 20 a 36 meses;
• Nota no Reclame Aqui: Sem índice;
• Vantagem: possibilidade de criar um enorme mix de produtos;
• Desvantagem: prefere candidatos ao franqueamento que já possuam conhecimentos comerciais.

A Chocolateria Brasileira é uma opção de negócios com várias alternativas de investimento. É possível adquirir modelos em formato de loja ou quiosque, incluindo, ou não, o serviço de cafeteria.

Isso faz com que consiga alcançar diversos perfis de interessados e, simultaneamente, permite a personalização do mix de produtos, podendo adquirir não apenas os chocolates artesanais, mas também vários outros itens para compor a oferta.

11. Louly Chocolate

• Investimento inicial: a partir de R$ 37,5 mil;
• Faturamento médio mensal: R$ 30 mil;
• Prazo de retorno: de 10 a 24 meses;
• Nota no Reclame Aqui: Sem perfil no site;
• Vantagem: possibilidade de lucrar mais a partir da personalização de produtos;
• Desvantagem: necessidade de investir em um grande mix de produtos.

A Louly é a opção ideal de franquia para quem deseja trabalhar com produtos personalizáveis, com foco, principalmente, na venda dos itens para presentear. Por isso, além dos chocolates, há um extenso portfólio de produtos a serem adquiridos.

Um diferencial da marca é a oferta de um modelo especial em formato de microfranquia, sendo o mais adequado para cidades pequenas.

12. Fini

• Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil;
• Faturamento médio mensal: R$ 45 mil;
• Prazo de retorno: de 20 a 26 meses;
• Nota no Reclame Aqui: cerca de 6.7/10;
• Vantagem: produtos com grande apelo comercial;
• Desvantagem: baixa margem de lucratividade.

A Fini é uma reconhecida empresa do mercado internacional, especializada em guloseimas. Por isso, em seu mix de produtos é possível encontrar itens que vão além dos chocolates.

Os produtos Fini possuem apelo comercial e isso pode ser compreendido pelas mais de 140 lojas franqueadas espalhadas pelo Brasil.

13. Planeta Bombom

• Investimento inicial: a partir de R$ 395 mil;
• Faturamento médio mensal: não informado;
• Prazo de retorno: de 24 a 36 meses;
• Nota no Reclame Aqui: Sem índice;
• Vantagem: mix de produtos variado;
• Desvantagem: franquia de alto valor.

A Planeta Bombom pode ser vista como uma doceria, assim como o Fini. Isso porque, além dos chocolates, ela também disponibiliza balas, gomas, gelatinas e outros itens de consumo.

Porém, para poder ter todos os produtos em oferta, é necessário investir um alto valor inicial.

14. Xôk’s Chocolate

• Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil;
• Faturamento médio mensal: R$ 50 mil;
• Prazo de retorno: de 18 a 24 meses;
• Nota no Reclame Aqui: Sem índice;
• Vantagem: rápida implementação da unidade após o fechamento do negócio;
• Desvantagem: menos conhecido no mercado.

A franquia Xôk’s Chocolate oferece um modelo de negócios misto: além de chocolateria, ela também agrega produtos de gelateria artesanal, tornando-se uma loja com apelo comercial.

A empresa já possui mais de 50 unidades espalhadas em 6 estados brasileiros. Vale destacar que é outro negócio embasado no tradicionalismo do Sul do Brasil em produzir chocolates artesanais.

Leia também: Franquia Chiquinho Sorvetes: veja o valor e se vale a pena!

15. Flamy – Franquias de Chocolate

• Investimento inicial: a partir de R$ 139 mil;
• Faturamento médio mensal: R$ 100 mil;
• Prazo de retorno: de 12 a 18 meses;
• Nota no Reclame Aqui: Sem índice;
• Vantagem: é possível fornecer itens para festas inteiras e obter mais lucratividade;
• Desvantagem: é necessário investir em um mix de produtos completo.

Por fim, podemos listar a Flamy como uma opção de franquias de chocolate a ser considerada por quem planeja investir nesse mercado.

A marca foi fundada em 2001 e se especializa na oferta de produtos para festas. Isso significa que, além dos chocolates, ela também disponibiliza tortas, salgados e doces em geral.

Quanto custa uma franquia de chocolate?

Uma franquia de chocolates pode ser adquirida a partir de R$ 45 mil, considerando a sua taxa de franqueamento.

Entretanto, para calcular o investimento total no negócio, é preciso considerar qual será a rede escolhida e o modelo de loja que cogita implementar, já que isso modifica o valor do aporte.

Vale destacar que, além desses custos, franquias de chocolate ainda preveem:

  • Capital de giro;
  • Investimentos em reformas, adequações ou construções prediais para a implementação da loja;
  • Estoque;
  • Taxas de propaganda e royalties;
  • Custos com equipamentos, maquinários e colaboradores.

Vantagens e desvantagens das franquias de chocolate

O mercado brasileiro é um grande consumidor de chocolates, sendo essa a principal vantagem de se investir em uma empresa do segmento.

Além disso, o fato de existir um número considerável de franquias nacionais com grande representatividade torna o processo de associação mais interessante.

Entre outros beneficios, vale a pena mencionar alguns pontos positivos, como:

  • É possível trabalhar com nichos específicos e diversificar a oferta;
  • Existem opções de franquias baratas com preços acessíveis e bom prazo de retorno;
  • A maioria das redes de franqueamento possuem boas avaliações diante dos consumidores, o que pode ser confirmado a partir das pontuações no Reclame Aqui.

Contudo, apesar de ter essa orientação positiva, o investimento em uma franquia de chocolate também precisa considerar alguns critérios menos interessantes do negócio.

Conhecer essas desvantagens é essencial na decisão de implementação e para ajudar na escolha de qual rede adquirir uma unidade.

Veja o que deve associar como negativo no processo:

  • Empresas de maior renome possuem um custo mais alto de aquisição;
  • O faturamento pode ser impactado com questões como a sazonalidade do mercado, por exemplo.

Perfil do dono de uma franquia de chocolate

O perfil ideal para se tornar dono de uma franquia de chocolate é de uma pessoa alinhada com as características da marca escolhida e do produto.

Isso porque, parte essencial do ganho no trabalho cotidiano do franqueado acontece quando ele compreende a importância dos produtos diante do mercado consumidor.

Esse nicho, além de alto consumo, está diretamente associado a sentimentos e liberação química para promover conforto, prazer e recompensa.

Logo, vale a pena ter um perfil empreendedor que tenha foco em oferecer esse tipo de experiência ao cliente.

Além desses detalhes, é interessante que o candidato a se tornar dono de uma franquia de chocolate também:

  • Tenha uma visão empreendedora de crescimento;
  • Tenha conhecimento em gestão administrativa;
  • Possua habilidades de comunicação e liderança;
  • Seja proativo;
  • Busque desenvolver competências para lidar com situações que podem surgir no dia a dia do negócio;
  • Tenha mais de 18 anos;
  • Consiga subsidiar a operação com recursos próprios, principalmente durante o período de retorno da operação.

Outras características podem ser exigidas em processos específicos de cada franquia.

Como abrir uma franquia de chocolate?

O processo para abrir uma franquia de chocolate é semelhante ao das outros segmentos de franchising, que pode ser resumido em:

1. Cadastro e Análise

A primeira etapa de se candidatar ao franqueamento de uma rede de chocolates é registrar o interesse diretamente na página da empresa em questão.

Elas disponibilizam formulários de contato em seus sites, onde devem ser inseridos os dados telefônicos, para que os representantes da marca possam fazer um contato inicial.

2. Reunião de Apresentação

Após o alinhamento do contato, é marcada uma reunião de apresentação. Os representantes da franquia vão até o interessado e apontam as características do negócio, bem como suas vantagens e possibilidades de faturamento.

Essa reunião também serve para a rede conhecer mais sobre o candidato, de modo a avaliar se ele possui um perfil viável para o franqueamento.

3. Treinamento

Caso a rede entenda que essa pode ser uma parceria possivelmente positiva, o processo tem seguimento.

Para tanto, são propostos treinamentos para o trabalho, visando adequar a franquia aos detalhes principais da marca.

Também podem ser indicados treinamentos de gestão, incluindo acompanhar um dia em uma franquia já implementada e que esteja em funcionamento.

4. Prospecção e Avaliação do Ponto

O próximo passo para a implementação de uma franquia de chocolates é encontrar o ponto ideal para a abertura da loja.

Nessa etapa, os especialistas e arquitetos da marca ajudam na escolha de uma localização que seja estratégica e, também, na reforma do prédio para adequá-lo à identidade da empresa.

5. Documentação

Uma parte fundamental do processo de implementação de franquias de chocolate, é a apresentação da documentação de associação.

Nesse caso, são assinados os contratos de compra, a Circular de Oferta de Franquia e, também, alinhados quais serão os deveres do franqueado e o apoio da franqueadora.

Leia também: Contrato de franquia: veja o que é e como analisar!

6. Inauguração

Por fim, quando os detalhes estão certos, ocorre a inauguração da unidade, com todos os detalhes relativos à marca.

Vale destacar que o processo pode variar de uma franquia para outra, com a inserção de etapas especiais em cada uma delas.

Franquias de chocolate: conclusão

Investir em franquias de chocolate é um projeto que vale a pena considerar, uma vez que esse é um mercado que possui relevância no Brasil.

Além disso, com base na expectativa das associações especializadas do setor, existem grandes chances de crescimento das chocolaterias.

Por isso, ao considerar investir em um negócio que seja rentável e que possa ser expandido a partir da compra de outras unidades, a opção das franquias de chocolate é interessante.

Existem diversas sugestões com diferentes valores, prazos de retorno e características exclusivas.

Vale a pena conferir qual delas é a mais adequada ao seu perfil como empreendedor e também financeiro, para se tornar dono de uma unidade.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre franquias? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Quanto custa uma franquia de chocolate?

    Existem opções de franquias de chocolate cujo investimento inicial é de R$ 40 mil. Porém, além desse custo, ainda é necessário considerar outros valores, como a implementação do ponto, taxa de royalties e capital de giro.

  2. Qual a taxa de franquia Cacau Show?

    A taxa das franquias de chocolate Cacau Show se inicia a partir de R$ 64,9 mil, sendo esse o valor para adquirir o menor formato de franquia da marca.

  3. Qual o valor da franquia Brasil Cacau?

    A taxa de franquia Brasil Cacau é de R$ 120 mil. Porém, vale destacar que além desse custo, ainda é necessário investir um valor maior para a implementação completa do modelo escolhido.

  4. Qual é a maior franquia de chocolate do Brasil?

    Atualmente, a maior franquia de chocolates do Brasil é a Cacau Show, sendo considerada a maior rede de chocolates finos do mundo. 

Referências do artigo
  • Franquia Cacau Show
  • Franquia Kopenhagen
    1. CNN Brasil. “Produção de chocolate no Brasil cresce 11% no 1º semestre, diz associação”. Link.
    2. Reclame Aqui. “Empresas”. Link.
    3. Brasil Cacau. “Seja um franqueado”. Link.
    4.  Havanna. “Seja franqueado”. Link.
    5. Lugano. “Seja um franqueado”. Link.
    6. Cacau Noir. “Franquias”. Link.
    7. Caracol Franquias. “Home”. Link.
    8. Franquia Oz. “Home”. Link.
    9. Fábrica Di Chocolate. “Home”. Link.
    10. Chocolateria Brasileira. “Seja um franqueado”. Link.
    11. Fini. “Franchise”. Link.
    12. Planeta Bombom. “Seja um franqueado”. Link.
    13. Xôk’s Chocolate. “Franquias”. Link.
    14. Flamy. “Franquia”. Link.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp