O que são microfranquias? Veja 10 exemplos e quanto custa!

Entenda o que são as microfranquias, saiba como elas funcionam e descubra se são um negócio que vale a pena. Veja também alguns exemplos de microfranquias baratas e lucrativas!

Escrito por Vitor Braga

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MicrofranquiasSetorInvestimento inicialFaturamento médio mensalPrazo de retorno financeiro
KumonEducaçãoR$50 milNão foi divulgado pela empresaDe 18 a 24 meses
Franquia Cacau ShowAlimentaçãoR$64,9 milR$80 milDe 18 a 36 meses
Franquia Mr. FitAlimentaçãoA partir de R$6 milR$30 milDe 10 a 36 meses
Franquia AcquazeroServiços de Limpeza e Estética AutomotivaR$26 milDe R$12 mil a R$20 milDe 3 a 24 meses
Franquia Pitstop SkolAlimentaçãoR$100 milR$50 milDe 10 a 15 meses
Tabela com algumas microfranquias

As microfranquias são alternativas de negócios que se tornam interessantes para quem deseja entrar no universo do empreendedorismo sem correr tantos riscos.

Se você faz parte dos milhares de brasileiros que desejam ter o próprio negócio, vale a pena conhecer melhor esse método.

Nós organizamos uma lista com 10 exemplos de microfranquias de sucesso que favoreceram muitos empreendedores e que podem ser viáveis para você também.

Confira quais são elas e como fazer para se tornar dono de uma!

O que são as microfranquias?

Microfranquias são modelos de negócios replicáveis onde o empreendedor recria uma empresa com base em outra, já instalada, porém, de porte menor.

Esses negócios são baseados no modelo de franquia, ou seja, a empresa franqueadora cede seu know-how a outro empreendedor para que ele monte sua própria unidade franqueada.

Alguns exemplos de franquias são a rede de perfumaria O Boticário e as lojas de doces Cacau Show.

A proposta da franquia é a de seguir desde a estrutura física, considerando cores, logotipos e espaços de PDV, até a gestão administrativa.

Isso significa que, em qualquer lugar do Brasil, uma loja franqueada seguirá o mesmo padrão da sua matriz.

Ou seja, microfranquias são franquias baratas e mais acessíveis. Leia o próximo tópico e entenda melhor a diferença entre uma microfranquia e uma franquia, confira!

Qual a diferença entre microfranquias e franquias?

O prefixo “micro” determina que esse tipo de empresa possui um porte menor que o habitual para franquias tradicionais. Isso, consequentemente, acaba influenciando, também, no valor inicial do investimento.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) define que para o negócio ser considerado uma microfranquia, ele deve ter um aporte de, no máximo, três vezes o valor do PIB individual.

Atualmente, esse valor estaria girando em torno de R$100 mil. Porém, esse é o valor máximo. Há modelos de microfranquia que se iniciam a partir de R$300, como você pode conferir em nosso post sobre franquias baratas e lucrativas.

Outra diferença contundente entre esses negócios de pequeno porte e os de porte tradicional é a gestão pré-estruturada.

Muitos desses empreendimentos já são comprados, também, com o método de administração próprio. Isso pode favorecer até mesmo pessoas que não possuem conhecimento aprofundado sobre comércio e/ou gestão de negócios.

Investir em microfranquias vale a pena? Conheça as vantagens e desvantagens desse negócio!

Para quem deseja empreender, a ideia de investir em microfranquias, até então, pode estar parecendo bastante viável.

Entretanto, como todo tipo de negócio, elas contam com vantagens e desvantagens, que acabam por influenciar na decisão final de montar esse comércio.

Para considerar se esse é um tipo de atividade que vale a pena, o primeiro ponto a se analisar é o perfil do possível investidor.

Modelos de franquia, como dito, exigem uma certa orientação padronizada, de modo a restringir o trabalho inovador, que é característico de muitos empreendedores.

Esse, inclusive, pode ser considerado um ponto negativo, caso esteja querendo criar um negócio que seja “a sua cara”.

Outros pontos negativos que as microfranquias podem apresentar são:

  • Algumas empresas não oferecem um bom canal de comunicação da franquia com a matriz;
  • Se uma unidade tiver um incidente que gere impacto na marca, todas as outras unidades podem sofrer abalos;
  • Não há total liberdade para desenvolvimento interno.

Contudo, quando pensamos nos benefícios que elas podem ter, as franquias e microfranquias também se destacam positivamente. Veja o que pode contar a favor de uma decisão:

  • A expansão pode ser bem rápida, caso o produto ou serviço já sejam conhecidos no mercado;
  • Há listas de fornecedores prontas, que já atendem as outras unidades;
  • As franqueadoras costumam ajudar a encontrar os melhores pontos de instalação das unidades;
  • treinamentos e consultorias.

De modo geral, a ideia de empreender com uma microfranquia atende a perfis que não possuem muito dinheiro para investir e desejam uma certa “garantia” de que o produto que venderá possui retorno.

Logo, as microfranquias podem ser consideradas negócios que valem a pena, caso o empreendedor esteja empenhado em ser dono do próprio negócio.

Então, que tal saber quais dessas franquias você pode adquirir?

Confira abaixo alguns exemplos das microfranquias mais famosas do Brasil

De acordo com o portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios, as microfranquias oferecem uma oportunidade para quem está buscando recolocação no mercado de trabalho.

Inclusive, esse modelo de negócios cresceu 23% no último ano, número que acompanha a quantidade de pessoas que precisaram de um incremento na renda após a disparada do desemprego.

Nesse sentido, a ABF indica algumas boas opções de microfranquias que aparecem entre as melhores franquias para quem está iniciando nesse setor.

Nós organizamos uma lista com as suas principais informações e características. Veja se alguma delas atende ao seu perfil e se vale a pena o seu investimento.

  • Setor: Serviços Educacionais
  • Posição no ranking da ABF: 2º lugar
  • Número de unidades: 1550
  • Investimento inicial: a partir de R$50 mil
  • Faturamento médio mensal: R$33.500
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

A franquia Kumon é um serviço de apoio pedagógico que vem contribuindo para que as crianças desenvolvam habilidades educacionais com mais eficiência.

Baseado no método Kumon, desenvolvido pelo professor Toru Kumon, essa rede de ensino teve a sua primeira franquia brasileira instalada em 1977.

Hoje, há mais de 1500 unidades espalhadas pelo Brasil, ajudando crianças e adolescentes a se tornarem mais hábeis em português, matemática, inglês e japonês.

Essa microfranquia já foi considerada a melhor do país por 5 vezes.

Para se tornar detentor de uma delas, é ideal que o empreendedor tenha as seguintes características:

  • Identificar-se com a área educacional;
  • Possuir formação superior, mesmo que não seja na área da educação;
  • Ter conhecimentos básicos em português, matemática e inglês;
  • Disponibilidade de horários;
  • Boa comunicação verbal.

Para adquirir uma microfranquia Kumon, o interessado passa por um processo seletivo. Caso seja aprovado, o grupo ajudará na escolha do local ideal para a instalação da empresa.

Franquia Cacau Show

2. Cacau Show

  • Setor: Alimentação
  • Posição no ranking da ABF: sem dados
  • Número de unidades: 2.953
  • Investimento inicial: a partir de R$42 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

A Cacau Show, apesar de ser uma rede mais robusta de franquias, possui uma versão mais barata do modelo de negócio, que se classifica, efetivamente, como uma microfranquia.

Hoje, a empresa é considerada a maior rede de chocolates finos do mundo, com clientes que consomem seus produtos de maneira sazonal e, também, de forma comum.

A Cacau Show popularizou o hábito de presentear com chocolates, oferecendo essa oportunidade com itens de qualidade e preço acessível.

Para ser dono dessa microfranquia, é interessante que o empreendedor:

  • Tenha boas habilidades administrativas;
  • Apresente compromisso com a rede;
  • Trabalhe com zelo e capricho, tanto no atendimento, quanto na exposição dos produtos.

O processo de aquisição se inicia com um cadastro na plataforma da empresa, informando dados pessoais e de investidor.

Esse cadastro passa por uma análise. Caso seja aprovado, o solicitante receberá treinamentos e apoio na franquia.

  • Setor: Alimentação
  • Posição no ranking da ABF: sem dados
  • Número de unidades: 136 unidades
  • Investimento inicial: a partir de R$6 mil
  • Faturamento médio mensal: R$30 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 36 meses

Para quem é adepto de uma vida mais fitness, a microfranquia Mr. Fit será uma opção interessante.

Com o sistema de fast food, mas focado em comida saudável e fit, essa empresa apresenta configurações diversas de modelo de franquia, podendo ser desde o home office, até quiosques em shoppings.

O empreendedor interessado na microfranquia citada deve se inscrever diretamente no site da empresa e acompanhar o processo de seleção.

Caso seja escolhido e autorizado a adquirir os direitos Mr. Fit, ele receberá suporte completo, que vai desde o treinamento, até apoio na gestão.

Franquia Acquazero

4. Acquazero

  • Setor: Serviços automotivos
  • Posição no ranking da ABF: sem dados
  • Número de unidades: 462
  • Investimento inicial: a partir de R$25.600
  • Faturamento médio mensal: R$70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

O setor da estética automotiva ganhou muito destaque nos últimos anos, o que seria uma boa justificativa para investir na microfranquia Acquazero.

Com serviços voltados para limpeza ecológica, ela trabalha apenas com produtos biodegradáveis e métodos que incentivam o consumo sustentável.

Entre os trabalhos que poderão ser realizados estão a lavagem, polimento, impermeabilização, vitrificação, revitalização de plástico, tudo feito com processos sustentáveis e materiais que não agridem o meio ambiente.

O ideal é que o candidato à franquia Acquazero tenha o perfil:

  • Consciente ecologicamente;
  • Se adapte à proposta da empresa;
  • Seja organizado.

O processo de solicitação é feito diretamente pelo site, com o acompanhamento online da viabilidade da proposta.

Franquia Pitstop Skol

5. Pit Stop Skol

  • Setor: Alimentação
  • Posição no ranking da ABF: 1º lugar
  • Número de unidades: 1880
  • Investimento inicial: a partir de R$100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$50 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 15 meses

O Pit Stop Skol é uma oferta de microfranquia pioneira. Ele consiste em disponibilizar um espaço mais dinâmico que os postos de conveniência, onde o cliente poderá adquirir os produtos de forma rápida e prática.

O faturamento de microfranquias deste ramo de bebidas pode ser consideravelmente alto, já que o franqueado irá trabalhar com vários produtos top de linha do mercado.

A equipe da franquia dá todo o suporte para a gestão, desde a implementação do espaço, até o desenvolvimento de um serviço delivery.

Franquia Maria Brasileira

6. Maria Brasileira

  • Setor: Limpeza e conservação
  • Posição no ranking da ABF: 6º lugar
  • Número de unidades: 415
  • Investimento inicial: a partir de R$39.500
  • Faturamento médio mensal: R$50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 15 meses

A franquia Maria Brasileira está no ramo de limpeza residencial. Esse mercado está em franco crescimento, segundo a própria ABF, com valores que movimentam cerca de R$18 bilhões no país.

A empresa foi pioneira na oferta de multisserviços no país e isso a coloca em destaque como opção de aquisição.

Ela disponibiliza apoio à gestão do negócio, com treinamentos e capacitação para todos os envolvidos, de modo a favorecer a manutenção do padrão de excelência proposto.

7. Solarprime

  • Setor: Casa e construção
  • Posição no ranking da ABF: 9º lugar
  • Número de unidades: 472
  • Investimento inicial: a partir de R$26 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: de 3 a 12 meses

A Solarprime é a maior empresa em formato de microfranquia, que atua com soluções de energia solar e fotovoltaica.

Sua proposta é de que os franqueados possam distribuir, além das peças para a efetiva captação e armazenamento de energia, a ideia de uma vida mais sustentável e econômica.

Tanto que a principal condição é que os associados acompanhem esse valor, que é a base da empresa.

A associação é feita toda pelo site, com um processo de aprovação que pode ser acompanhado digitalmente.

  • Setor: Serviços e outros negócios
  • Posição no ranking da ABF: 3º lugar
  • Número de unidades: 869
  • Investimento inicial: a partir de R$12 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

A Acqio possui enorme relevância no setor de soluções de pagamento. A fintech cria produtos e serviços que atendam ao suporte financeiro empresarial.

Entre os seus diferenciais estão o apoio consultivo e atendimento presencial para auxiliar o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, alavancar a economia do país.

É exigido que os interessados nessa microfranquia tenham um perfil empreendedor e inovador para poder acompanhar o dinamismo da empresa.

  • Setor: Alimentação
  • Posição no ranking da ABF: 13º lugar
  • Número de unidades: 1184
  • Investimento inicial: a partir de R$30 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: não divulgado

A rede BR Mania é uma das microfranquias mais presentes nos postos de combustível do país e, diferentemente do que muitos imaginam, é uma alternativa acessível.

Tanto que o custo inicial de aquisição está entre os mais baixos citados. E, apesar de não divulgar o faturamento mensal, os valores vindos desse tipo de empreendimento costumam ser bem significativos.

Para se associar e se tornar um franqueado, basta acessar a página da empresa e criar um cadastro de solicitação.

10. Água de Cheiro

  • Setor: Saúde, beleza e bem-estar
  • Posição no ranking da ABF: sem dados
  • Número de unidades: 135
  • Investimento inicial: a partir de R$70 mil
  • Faturamento médio mensal: R$50 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Para quem deseja empreender no ramo de saúde e beleza, a opção da Água de Cheiro se mostra uma microfranquia interessante.

Embasada na oferta de produtos de perfumaria, a empresa se consolida com enorme experiência no mercado e leva todo esse conhecimento aos associados.

A empresa possui mais de 1000 itens, que vão desde produtos próprios, até os internacionais.

Um diferencial interessante é a possibilidade de poder comprar o direito de uso de lojas e, também, de quiosques.

Microfranquias: conclusão

A ideia de empreender por meio de microfranquias vem oferecendo uma oportunidade de crescimento profissional para muitos brasileiros.

Com projetos fáceis de serem implementados e valores relativamente acessíveis, basta escolher o segmento que mais se adapta e ver quais empresas disponibilizam franquias para aquisição.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre franquias? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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