Franquias de alimentação: veja as 15 mais famosas do país!

Descubra as franquias de alimentação mais famosas e baratas do mercado, e veja qual opção mais combina com o seu perfil de negócio!

Escrito por Vitor Braga

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As franquias de alimentação estão entre as principais escolhas de novos empreendedores, pelos benefícios e facilidades que elas apresentam.

O segmento é popular, e conta com um público consolidado em diversos nichos, o que contribui para alcançar bons resultados de faturamento mesmo nos primeiros meses de atuação.

Iniciantes no franchising também podem apostar nesse ramo para construir seu negócio, uma vez que conta com diversas marcas já estruturadas, possuindo amplo suporte, ideal para empresários que estão começando.

Ainda, para quem procura as melhores franquias para obter lucros, as franquias de comida são uma indicação atrativa, pelas projeções de alta no setor que são esperadas para o próximo ano.

Assim, se você se interessa por iniciar um empreendimento nesse ramo, vale a pena conhecer algumas das opções mais populares, e avaliar os detalhes de cada marca, para encontrar o franchising que melhor combina com o seu perfil.

Confira essas e outras informações no conteúdo especial que preparamos sobre o assunto, e veja como escolher o seu próximo negócio de alimentação.

Como é o mercado de franquias de alimentação no Brasil?

O mercado de franquias de alimentação no Brasil está aquecido, principalmente após o período de coronavírus, que obrigou ao fechamento e suspensão das atividades de diversos estabelecimentos.

No entanto, com a recuperação da economia, as marcas voltam a promover seus negócios, com injeção de novos investimentos e projeção de alta para o futuro.

Segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), divulgada pelo portal CNN, o faturamento de bares e restaurantes pode crescer 5% em 2022. O ramo de alimentação está entre as principais previsões de recuperação nos próximos meses.

Isso também incentiva movimentações no mercado de franchising. Conforme o relatório de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) quanto ao primeiro trimestre de 2022, o setor de Food Service foi o que apresentou maior crescimento.

Até o momento, as franquias de comida cresceram 7% em relação ao mesmo período em 2021.

Dessa forma, espera-se uma recuperação ainda mais significativa desse mercado, incentivando a adesão de mais empreendedores no segmento.

Maiores franquias de alimentação do país

O Brasil conta com uma grande variedade de franquias de comida bem consolidadas em seu cenário, com nomes internacionais que lideram os rankings do segmento.

Assim, para interessados nesse nicho de franchising, vale a pena conhecer as maiores empresas do país, e alguns dos detalhes quanto ao seu funcionamento. Confira:

Franquia McDonalds

1. McDonald’s

  • Investimento inicial: R$2.8 milhões
  • Faturamento médio mensal: R$80 mil a R$560 mil
  • Prazo de retorno: 60 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Aproximadamente 5.5/10
  • Vantagem: Franquia consolidada e é a maior rede de fast-food do mundo
  • Desvantagem: Tempo de retorno e alto valor de investimento inicial

O McDonald’s é, atualmente, a maior franquia de alimentação e rede de fast-food do mundo. Ele possui mais de 2500 unidades apenas no Brasil, e conta com diversos modelos de negócio disponíveis.

Entre os principais, se destacam as lojas físicas unitárias e as ilhas de alimentação em estabelecimentos comerciais, como shopping centers.

No entanto, seus números também estão entre os mais altos, com investimento inicial que se aproxima de R$3 milhões, além do prazo de retorno.

Nesse caso, o empreendedor deve avaliar a possibilidade de manter esse negócio, apesar de ser uma marca consolidada no ramo.

Franquia Burger King

2. Burger King

  • Investimento inicial: R$1,7 milhões
  • Faturamento médio mensal: R$400 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Aproximadamente 8/10
  • Vantagem: Rede consolidada no Brasil
  • Desvantagem: Alto valor de investimento

Enquanto isso, o Burger King também está entre as franquias de alimentação mais populares do mundo, competindo diretamente com o McDonald’s.

São aproximadamente 900 unidades em todo o Brasil, apesar de possuir apenas dois modelos de negócio disponíveis atualmente. Isso pode limitar as opções de empresários interessados.

Por outro lado, conta com um alto faturamento mensal e menor prazo de retorno, em comparação a outras marcas de renome.

Além disso, seu processo de avaliação do perfil é mais simples e acessível, podendo ser feito, inclusive, pela internet.

  • Investimento inicial: R$400 mil
  • Faturamento médio mensal: R$80 mil
  • Prazo de retorno: 30 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Aproximadamente 5/10
  • Vantagem: Diversidade de produtos e público amplo
  • Desvantagem: Maior prazo de retorno

O Subway busca se consolidar entre as principais franquias de alimentação do Brasil, se destacando pelo formato de serviço e pelos produtos disponíveis.

Seu diferencial de permitir que o cliente monte o próprio lanche fez com que a marca conquistasse diversos públicos, o que contribui para seu faturamento considerável.

Em comparação às demais empresas de maior porte, seu preço inicial é acessível, embora conte com um prazo de retorno considerável.

  • Investimento inicial: R$60 mil
  • Faturamento médio mensal: R$10 mil + 8% sobre os lucros
  • Prazo de retorno: 6 a 12 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Aproximadamente 7.5/10
  • Vantagem: Acessível para investir e é uma rede consolidada no Brasil
  • Desvantagem: Faturamento médio relativamente baixo e possui uma análise criteriosa para aprovação

O Outback é uma rede de alimentação popular no Brasil, embora não faça parte das franquias de alimentação propriamente ditas. Isso porque a empresa se categoriza como uma joint-venture.

Em outras palavras, os interessados se tornam sócios-gestores, e não franqueados, por conta disso, o modelo de treinamento e recebimento é diferenciado.

No entanto, seus números são positivos, e podem incentivar novos empresários que desejam fazer parte da empresa e administrar uma unidade junto da diretoria.

Franquia Bob's

5. Franquias de comida – Bob’s

  • Investimento inicial: R$830 mil
  • Faturamento médio mensal: R$180 mil
  • Prazo de retorno: a partir 36 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Aproximadamente 6.0/10
  • Vantagem: Franquia consolidada e possui vários modelos de negócio
  • Desvantagem: Alto valor de investimento

O Bob’s é uma marca convencional que se estabeleceu no mercado, apesar da alta competitividade enfrentada.

Suas campanhas de marketing e o foco em produtos diferenciais fez com que a empresa ganhasse espaço entre os serviços de fast-food. Além disso, conta com vários modelos de negócio, oferecendo maior diversidade para o empreendedor.

Entretanto, seu valor de investimento também é relativamente alto, especialmente por ser uma franquia de um segmento com um número maior de concorrentes. 

Franquia Pizza Hut

6. Pizza Hut

  • Investimento inicial: a partir de R$1.195.000
  • Faturamento médio mensal: entre R$180 mil e R$230 mil
  • Prazo de retorno: de 36 a 60 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Aproximadamente 7/10
  • Vantagem: Modelo de negócios popular
  • Desvantagem: Alto valor de investimento e alto tempo de retorno

O Pizza Hut é uma franquia de alimentação que se especializou na produção de receitas diferenciadas, e, com isso, conseguiu se estruturar de forma bem-sucedida no nicho de fast-food.

Além disso, também aprimorou seu delivery, o que contribui para expandir o faturamento e torna a adaptação do franqueado mais simples.

Franquia Domino's Pizza

7. Domino’s Pizza

  • Investimento inicial: a partir de R$700 mil
  • Faturamento médio mensal: R$170.000
  • Prazo de retorno: de 36 a 48 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Aproximadamente 7.5/10
  • Vantagem: Forte serviço de delivery, o que contribui para o faturamento
  • Desvantagem: Segmento competitivo

Seguindo a mesma lógica do Pizza Hut, o Domino's Pizza também desenvolveu receitas voltadas para um nicho mais específico, e tem um bom sistema de delivery, que destaca o estabelecimento.

No entanto, o segmento se tornou competitivo, o que pode exigir a elaboração de estratégias mais aprimoradas para se diferenciar.

Franquia KFC Brasil

8. Franquias de comida – KFC

  • Investimento inicial: a partir de R$2.000.000
  • Faturamento médio mensal: R$250 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 36 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Aproximadamente 7.6/10
  • Vantagem: Rede popular e com a marca consolidada no mercado
  • Desvantagem: Alto valor de investimento

O KFC é uma das franquias de alimentação que optaram por se especializar em uma receita, tornando-se referência com seus famosos frangos fritos.

Por conta disso, pôde se consolidar no mercado mais facilmente, apesar do segmento competitivo, e conquistar diversos públicos, especialmente pela praticidade de retirada dos pedidos, modelo de negócio mais comum.

Contudo, os empreendedores também devem se atentar para o valor de investimento, que pode ser mais elevado.

Leia também: Franquia de frango frito: veja as 13 melhores para investir!

Franquias baratas de alimentação

Enquanto isso, muitas pessoas podem se interessar por franquias de alimentação, mas buscarem alternativas com um custo-benefício mais acessível.

Nesse caso, vale a pena conhecer opções de franquias baratas de alimentação, com investimentos iniciais reduzidos para empresários que desejam iniciar um negócio no ramo. Veja detalhes sobre as principais empresas:

Franquia Chicken Town

9. Chicken Town

  • Investimento inicial: R$75 mil a R$120 mil
  • Faturamento médio mensal: R$37 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a  24 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Sem nota
  • Vantagem: Delivery de sucesso e parte de um segmento popular
  • Desvantagem: Relativamente nova no mercado

O Chicken Town possui uma premissa semelhante ao KFC, porém com valor de investimento mais acessível, em torno de R$100 mil.

Com foco em receitas de frango, atua em um segmento popular entre os consumidores, e seu sistema de delivery também é bem-sucedido na área.

Franquia Cacau Show

10. Cacau Show

  • Investimento inicial: R$64,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$80 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Aproximadamente 6/10
  • Vantagem: Rede consolidada no mercado
  • Desvantagem: Poucos modelos de negócio disponíveis

A Cacau Show está entre as maiores franquias de alimentação baratas do mercado, sendo popular em todo o Brasil.

Sua rede conta com um valor reduzido para investimento, em comparação a outras empresas com a mesma estrutura. 

No entanto, possui poucos modelos de negócio disponíveis, o que pode reduzir as opções do empresário.

Franquia Bubble Mix Tea

11. Bubble Mix Tea

  • Investimento inicial: R$96 mil a R$214 mil
  • Faturamento médio mensal: R$37 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 36 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Sem nota
  • Vantagem: Boa visibilidade no mercado
  • Desvantagem: Faturamento mensal relativamente baixo

A franquia Bubble Mix Tea conta com boa visibilidade no mercado, especialmente pelos investimentos que recebeu de grandes empresários. Dessa forma, interessados na rede contam com facilidades para marketing e atração de público.

Entretanto, vale a pena reforçar que o faturamento mensal é relativamente baixo, e pode ser preciso um prazo maior para ter retorno.

Franquia Mr. Fit

12. Franquias de alimentação – Mr. Fit

  • Investimento inicial: a partir de R$55 mil
  • Faturamento médio mensal: R$30 mil
  • Prazo de retorno: 10 a 36 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Sem nota
  • Vantagem: Investimento mais acessível
  • Desvantagem: Poucos modelos de negócio disponíveis

Uma das principais franquias de alimentação do segmento saudável é o Mr. Fit, especializado em produtos naturais e receitas fitness.

Além da popularidade que esse nicho vem ganhando nos últimos anos, trata-se de uma marca acessível para investimentos, com retorno considerável em poucos meses.

No entanto, ela possui poucos formatos disponíveis no momento, limitando as alternativas do franqueado.

Franquia Tempero da Terra

13. Tempero da Terra

  • Investimento inicial: R$15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$5 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Sem nota
  • Vantagem: Valor de investimento acessível
  • Desvantagem: Faturamento médio relativamente baixo e é uma marca em crescimento

O Tempero da Terra é uma franquia diferenciada, que propõe a venda de especiarias, mas não exige, necessariamente, a construção de um estabelecimento físico próprio para isso. 

Assim, é um investimento acessível, com baixo valor inicial para os interessados, que adquirem apenas os produtos e treinamento.

Por outro lado, é uma empresa em crescimento, de modo que ainda está consolidando sua marca, e pode não ter atingido muitos públicos.

Franquia Toca do Açaí

14. Toca do Açaí

  • Investimento inicial: R$35 mil
  • Faturamento médio mensal: R$30 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses
  • Nota no Reclame Aqui: Sem nota
  • Vantagem: Faturamento mensal relativamente alto
  • Desvantagem: Nicho em crescimento

Para quem se interessa por franquias de alimentação voltadas para sobremesas e gelados, a Toca do Açaí é uma opção acessível.

Seu investimento é menor, considerando outras empresas, e conta com um faturamento mensal considerável, com um prazo de retorno que também é reduzido. 

No entanto, o nicho é mais específico, e ainda está em crescimento no mercado de Food Service, o que pode influenciar no alcance de público da rede.

Franquia Fábrica de Bolo Vó Alzira

15. Fábrica de Bolos Vó Alzira

  • Investimento inicial: a partir de R$75 mil
  • Faturamento médio mensal: R$40 mil
  • Prazo de retorno: de 20 a 36 meses
  • Nota no Reclame Aqui: 7.5/10
  • Vantagem: Análise simples para aprovação
  • Desvantagem: Poucos modelos de negócio disponíveis

Por fim, a Fábrica de Bolo Vó Alzira cresceu de um negócio familiar, e conta com características mais simples que conquistam o público.

Além disso, sua análise para aprovação dos candidatos é simples, para dar oportunidade a novos empreendedores.

No entanto, vale a pena atentar para o número de modelos de negócios disponíveis, sem tanta variedade e flexibilidade para todos os tipos de espaço.

Conclusão: franquias de alimentação valem a pena?

Para quem deseja construir um novo negócio e se interessa pelo segmento de franchising, vale a pena conhecer também as franquias de alimentação.

Esse é um dos setores que mais crescem no mercado, além de possuir uma grande variedade de nichos específicos de atuação.

Além disso, também oferece diferentes possibilidades para novos empresários, desde opções de renome no mercado global, até pequenas redes que estão em ascensão e contam com investimento acessível.

Por esse motivo, é interessante conhecer algumas franquias de comida que se destacam, e considerá-las entre as suas alternativas, pois podem combinar com o seu perfil e atender ao que você busca em um novo empreendimento franchising.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre franquias? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Quais as melhores franquias de alimentação?

    Algumas das melhores franquias de alimentação do mercado são: McDonald's, Burger King, Subway e Bob's.

  2. Quanto custa uma franquia de alimentos?

    Uma franquia de alimentos pode custar entre R$35 mil (Franquia Toca do Açaí) até R$2.8 milhões (Franquia McDonald's).

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