Marketing Digital para pequenas empresas: vale a pena investir?

Investir em Marketing Digital para pequenas empresas é uma necessidade cada vez maior para se destacar no mercado. Veja as principais informações sobre o assunto!

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Thainá Cunha

Apostar no marketing digital para pequenas empresas é uma das ações que o empresário pode tomar para garantir um crescimento mais acelerado do negócio, aparecendo mais para seus consumidores e para o mercado.

Segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil” — realizada pelas empresas Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B —, 94% das pequenas empresas resolveram investir nas estratégias de marketing digital para alavancar os negócios, sejam elas mais estruturadas ou básicas.

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Ou seja, independentemente da estratégia, utilizar os recursos do marketing digital pode ser a alavanca que a empresa precisa para se consolidar de vez no mercado. 

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, preparamos um conteúdo com as principais técnicas e ferramentas que podem ser usadas nesse processo, para que você possa definir melhor se vale ou não a pena investir em marketing para pequenas empresas. Confira!

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Vale a pena investir em marketing digital para pequenas empresas?

Hoje, a internet é uma das maiores aliadas das empresas, independentemente do porte delas, para conseguir atrair mais clientes.

As soluções online, além de conseguir atingirem um enorme público, são menos custosas do que as tradicionais propagandas em televisão, rádio e conteúdos impressos, que eram as principais ferramentas de marketing há alguns anos atrás.

Quais as vantagens do marketing digital para pequenas empresas?

Abaixo, conheça algumas vantagens em apostar no marketing digital para pequenas empresas e quando vale a pena utilizar essa estratégia!

Acompanhamento dos resultados

O marketing digital para pequenas empresas tem um ponto fundamental, que é a possibilidade de acompanhar seus resultados com o máximo de detalhes possível. Isso facilita na hora de determinar qual estratégia teve mais sucesso e qual precisa ser aprimorada.

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Com essa solução, a empresa poderá utilizar as métricas fornecidas por ela para coletar informações que vão determinar com mais precisão a saúde do negócio. Assim, será mais fácil descobrir qual estratégia utilizar para conseguir influenciar o público da melhor maneira possível nas tomadas de decisão.

Segmentação

Outro diferencial do marketing digital para pequenas empresas é a segmentação do negócio. Com as estratégias corretas, é possível separar os leads e definir as melhores campanhas, de acordo com os interesses de caga grupo.

Dessa maneira, as ações promovidas pela empresa serão muito mais assertivas, já que ela estará oferecendo o conteúdo ideal para as necessidades do público, facilitando a fidelização.

Ferramentas gratuitas

Com a possibilidade de explorar ferramentas gratuitas para capitalização e fidelização de clientes, os custos com a divulgação da empresa são bem menores, quando comparados aos meios mais tradicionais.

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Um bom exemplo é quando se utiliza as redes sociais, busca orgânica do Google, e-mails, entre outras estratégias para atrair o cliente, que não exigem tantos investimentos.

Audiência

No marketing para pequenas empresas, produzir conteúdo é fundamental para criar uma base sólida de clientes. E isso inclui cadastro de e-mails, assinaturas no blog, seguidores nas principais redes sociais, entre outros.

Com isso, eles mesmos acabam influenciando positivamente no marketing da empresa. Quanto mais ativos, maior será a propaganda feita por eles e, consequentemente, maior será a atração de outros clientes, tornando o negócio uma referência no mercado.

Custo-benefício

Combinando todos os benefícios apresentados a uma boa estratégia de marketing digital para pequenas empresas, é possível obter muitos resultados positivos, atingindo uma ótima parcela do público-alvo. 

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E o que é melhor, sem a necessidade de investimentos de alto custo, já que é possível encontrar tanto técnicas e soluções gratuitas quanto ferramentas eficientes e mais baratas, se comparadas aos meios tradicionais, como televisão, revistas, outdoor etc. 

Quando não vale a pena investir em marketing para pequenas empresas?

Considerando os benefícios que o marketing digital pode trazer para as pequenas empresas, não há motivos relevantes que justifiquem não investir nesse tipo de estratégia.

Mesmo que o orçamento para investimento em marketing não seja tão grande no começo, é possível explorar diversas soluções e ferramentas de baixo custo ou até mesmo gratuitas. 

Aliando-as com uma boa estratégia, será mais fácil alavancar o nome da empresa no mercado e obter resultados excelentes, promovendo uma maior proximidade com o público e fidelizando cada vez mais clientes.

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Quais técnicas gratuitas podem ser aplicadas?

Para empresas que não podem investir tanto inicialmente, é possível contar com técnicas gratuitas e que apresentarão resultados satisfatórios com o tempo. Confira algumas delas!

Marketing de conteúdo

Apostar no marketing de conteúdo é uma ótima estratégia e que pode ser feita até sem custo, desde que explorada de maneira correta, e que apresenta ótimos resultados a médio e longo prazo. 

Nesse sentido, uma boa solução é buscar por sites e blogs gratuitos, alimentando as páginas com frequência e com conteúdos relevantes voltados a todas as etapas de funil do mercado, atraindo, convertendo e fidelizando mais pessoas.

Para isso, é necessário contar com uma equipe que saiba explorar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) de maneira eficiente, utilizando as palavras-chaves de maneira correta e fazendo com que os conteúdos da empresa estejam entre os mais relevantes nas pesquisas dos clientes.

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Social media

Na era das redes sociais, nada mais importante do que explorar um ambiente que reúne milhões de pessoas, utilizando as principais plataformas de interação para divulgar o seu produto e fidelizar cada vez mais clientes.

Para isso, é necessário entender a “linguagem” do seu público, para que possam ser criadas estratégias específicas de interação, tendo grandes chances de atraí-lo. 

Logo, a empresa não deve se limitar apenas a Instagram, Facebook e Twitter. O WhatsApp é um dos aplicativos de conversa mais utilizados no mundo e também pode ser explorado. Para isso, configure a versão “Business”,  e crie mensagens e conteúdos personalizados para os clientes.

Atingindo o público de maneira correta, eles mesmos contribuirão para o crescimento do negócio, fazendo a divulgação da marca para amigos ou seguidores. Com isso, mais clientes passarão a integrar sua página, alavancando o nome da empresa no mercado.

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Quais as principais ferramentas de Marketing do mercado?

Para utilizar técnicas cada vez mais eficientes, é fundamental contar com ferramentas que auxiliem nas estratégias de marketing para pequenas empresas. Algumas delas, são:

Google Analytics

O Google Analytics é um grande aliado do marketing digital, sendo uma excelente ferramenta de monitoramento e análise de dados dos sites ou aplicativos. 

Uma de suas principais vantagens está na integração com outros serviços da empresa, como o Google Ads e o Search Console. Além disso, a plataforma é de fácil configuração e oferece uma versão gratuita completa, permitindo que a empresa consulte dados como: 

  • perfil dos clientes que acessaram o site ou blog da empresa;
  • páginas mais acessadas pelo público;
  • localização dos visitantes do site;
  • acessar informações em tempo real;
  • dias e horários de maior acesso;
  • entre outros.

Google Ads

O Google Ads é uma das principais plataformas de anúncios do mercado e líder no segmento de mídias online. 

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Saber explorar a ferramenta é fundamental para que sua empresa apareça para a maior quantidade de clientes possível, seja durante as pesquisas feitas no Google ou por meio de anúncio nos sites e até mesmo no Youtube.

Utilizando as estratégias corretas, é possível criar propagandas e impulsioná-las diretamente para seu público-alvo, atingindo grande parte de clientes que buscam pelo produto ou serviço que você oferece e aumentando as chances de fidelização.

Facebook Ads e Instagram Ads

Assim como o Google Ads, é possível explorar esse tipo de ferramenta em algumas das principais redes sociais da atualidade e que reúnem bilhões de usuários.

Em relação ao Facebook, os anúncios aparecerão na lateral das páginas e também no feed dos usuários. Quanto ao Instagram, as propagandas são limitadas apenas ao feed e aos stories, porém, mesmo assim é possível atingir a maior parte do seu público alvo com as estratégias de impulsionamento corretas.

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RD Station

O RD Station é uma das ferramentas de automação de marketing mais conhecidas e que usa a tecnologia para os processos fundamentais nessa área. 

Com a plataforma, fica mais fácil gerenciar as estratégias e acompanhar os resultados da presença digital da empresa no mercado, auxiliando tanto nas ações de marketing quanto nas de vendas de produtos

Algumas das principais funções da plataforma, são:

  • criação e gerenciamento de leads;
  • controle de publicações e interações nas redes sociais;
  • planejamento de estratégias de SEO;
  • análise de relatórios e de performance em sites;
  • automatização de e-mail marketing;
  • entre várias outras. 

SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta voltada à otimização da visibilidade digital da empresa em diversos cenários online, auxiliando na criação de conteúdos personalizados para seu público-alvo.

Com essa solução é possível acompanhar os dados fornecidos pela plataforma, que contribuem para a análise de crescimento e criação de estratégias, e utilizar seu rastreamento para analisar os resultados de maneira mais precisa. 

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Algumas das funcionalidades e benefícios do SEMRush que ajudam muito no marketing digital para pequenas empresas, são:

  • acesso ao maior banco de dados de palavra-chave do mercado;
  • análise de tráfego otimizada, fornecendo vários dados de site;
  • análise de domínio por meio de relatórios, auxiliando na criação de estratégias de SEO e PPC (Pay-per-click);
  • acompanhar os concorrentes em relação às estratégias de uso de anúncios em mídia display, SEO, pesquisa orgânica etc;
  • acesso a recursos para encontrar anunciantes e editores.

Quanto cobra uma agência de Marketing Digital?

Não há como definir um valor exato de quanto custa para investir em marketing para pequenas empresas, até porque, esses custos serão definidos de acordo com as estratégias e necessidades do negócio.

Porém, é possível mensurar uma faixa de valor para os serviços mais essenciais dentro do marketing digital e que auxiliam no crescimento da empresa. Conheça alguns deles abaixo!

Criação e edição de sites

Se a empresa optar pela construção de um site em uma plataforma paga, os custos podem ser entre R$1,5 mil e R$5 mil. Além disso, a agência também ficará responsável pela edição das páginas em alterações futuras.

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Landing page

Caso exista a necessidade de contratar uma agência para a captação de leads mais completos para o seu negócio, de maneira eficiente, o preço pode variar entre R$ 700 e R$1,5 mil.

Anúncios em redes sociais

Para que os anúncios da empresa apareçam com mais frequência para seu público-alvo, será necessário investir em impulsionamento e gerenciamento das redes sociais. O valor dependerá da estratégia adotada pela agência contratada.

Manutenção do blog

Para manter o blog com as manutenções em dia e sempre atualizado, é necessário alimentá-lo com frequência, com conteúdos voltados ao seu público. Ao contratar uma agência, o valor dependerá de quantas postagens serão feitas por mês

Também há a possibilidade de contratar a agência para que ela realize todos esses processos e fechar um pacote completo. Assim, certamente a empresa vai economizar no custo final, mantendo a mesma eficiência.

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Como o marketing digital pode ajudar pequenas empresas?

O marketing digital pode influenciar positivamente a empresa, caso as estratégias corretas sejam utilizadas. Os principais benefícios que seu negócio pode obter com esse investimento, são:

  • melhor posicionamento no mercado, por meio das ferramentas de otimização, captação de leads e estratégias de anúncios;
  • relacionamento mais estreito com os clientes, ao utilizar mais as redes sociais como uma forma de interagir e se aproximar do seu público-alvo;
  • identificação eficiente do seu público, facilitando na hora de criar estratégias específicas para atraí-los e fidelizá-los;
  • otimização do investimento, por meio das análises de resultados das ferramentas, permitindo que a empresa invista em estratégias assertivas.

O marketing digital para pequenas empresas pode ser uma ótima opção para expandir o seu negócio e colocá-lo cada vez mais em evidência no mercado.

Utilizando as ferramentas apresentadas acima, você conseguirá otimizar todos esses processos e atingir seu público-alvo com mais eficiência e com mais chances de fidelização

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Perguntas frequentes

  1. Como o marketing digital pode ajudar pequenas empresas?

    As principais influências que o marketing digital pode ter sobre a empresa são em relação à melhora de posicionamento no mercado, identificação e interação com o público-alvo, e criação de estratégias eficientes.

  2. Como investir em marketing nas pequenas empresas?

    A melhor maneira é conhecer bem seu público, investir nas ferramentas que podem ser importantes para o impulsionamento no mercado e contar com profissionais que saibam utilizá-las e criar estratégias assertivas.

  3. Como divulgar minha pequena empresa?

    A divulgação pode ser feita por meio das ferramentas de anúncio em sites e redes sociais, com a criação de conteúdos voltados às necessidades de seus clientes e investimentos relacionados à proximidade com seu público-alvo.

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