Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Curso de Gestão de Negócios gratuito: 6 melhores opções online

Confira 6 das melhores opções de curso de gestão de negócios e veja quais os conteúdos que mais combinam com o seu perfil de empreendedor.

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha Especialista em Negócios

Se você é um empreendedor iniciante e deseja aumentar as suas chances de sucesso, investir em um curso de gestão de negócios pode ser uma das melhores alternativas.

Essa prática é indispensável para qualquer empresa, e traz algumas das habilidades mais importantes para uma administração eficiente e assertiva dentro do seu negócio.

Continua após a publicidade

No entanto, embora o conceito seja conhecido, muitas pessoas podem não saber como colocá-lo em prática.

Nesse caso, iniciantes no segmento de gestão podem se beneficiar com um treinamento especializado, ministrado por profissionais da área, que podem oferecer orientações mais concretas para otimizar o gerenciamento das suas rotinas.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, nós preparamos algumas opções de curso de gestão de negócios acessíveis e gratuitas para o usuário que deseja conhecer mais sobre o assunto.

Veja todos os detalhes sobre as opções listadas abaixo!

  1. Como administrar um pequeno negócio do Sebrae.
  2. Gestão de negócios do SEST SENAT.
  3. Como tornar seu negócio escalável e inovador da Endeavor.
  4. Fundamentos de Logística – SENAI.
  5. Estratégia de Negócios – Fundação Bradesco.
  6. Excel 2019: Formação Básica – LinkedIn Learning.

Continue acompanhando e veja qual o curso que melhor combina com o seu perfil de empreendedor.

O que é gestão de negócios?

Gestão de negócios é um conjunto de habilidades e estratégias que visam alcançar um objetivo.

Basicamente, trata-se de um controle mais efetivo que procura melhorar a administração das atividades da empresa, de forma geral.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, um gestor de negócios é o responsável que possui certas qualificações para colocar em prática uma série de ações e planejamentos para atingir as metas da organização.

Dentro do mercado empresarial, esse conceito pode ser entendido de maneira mais ampla. Em um primeiro momento, ele é associado, majoritariamente, à área administrativa da empresa.

No entanto, realizar uma boa gestão de negócios também envolve desenvolver habilidades de liderança, planejamento, organização e tomada de decisões.

Além disso, é comum que a gestão de negócios também influencie outros departamentos, como:

Por isso, é importante que o responsável tenha conhecimentos específicos sobre o nicho, para ser capaz de elaborar as melhores estratégias.

Continua após a publicidade

Para isso, é possível investir em um custo de gestão de negócios, que oferece as devidas orientações ao empreendedor, além de ser uma opção mais acessível para quem deseja aprimorar suas habilidades de administração.

6 opções de curso de Gestão de Negócios gratuito

Realizar um curso de gestão de negócios pode ser a solução para empreendedores que ainda não possuem as devidas qualificações para realizar um gerenciamento apropriado da sua empresa.

Nesse caso, existem diversas abordagens e conteúdos disponíveis na internet, para diferentes perfis e necessidades.

Em um primeiro momento, iniciantes podem ter dificuldade de compreender os conceitos mais básicos, além de muitos usuários não possuírem um grande valor de aporte para investir nesses treinamentos.

Continua após a publicidade

Assim, é possível conferir algumas alternativas gratuitas e mais acessíveis, oferecidas por plataformas online, que podem ajudar o empreendedor em sua jornada de vendas e gestão.

Veja 6 das melhores opções do mercado, além de conferir detalhes sobre os treinamentos, para determinar quais os materiais que melhor combinam com o seu perfil:

1. Curso Como administrar um pequeno negócio do Sebrae

CaracterísticasCurso Como administrar um pequeno negócio
Conteúdo do cursoCompreender o que é administrar. 
Identificar aspectos essenciais da gestão do seu pequeno negócio.
Refletir sobre as atitudes de gestão praticadas em seu dia a dia. 
Reconhecer a importância de assumir a responsabilidade pelas próprias decisões. 
Selecionar os fatores de sucesso de um empreendimento. 
Estabelecer metas claras para seu negócio e definir ações de gestão para atingí-las.
Carga horária3 horas
FormatoOnline, em vídeo
CustoGratuito
Oferece certificado?Sim
Informações e inscriçãoPágina do curso Como administrar um pequeno negócio

Para começar, novos empreendedores podem contar com o curso de gestão de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um dos recomendados para quem quer aprender mais sobre o assunto. 

A instituição possui uma parceria com o Governo Federal e procura incentivar e colaborar para o crescimento de pequenos empreendimentos no Brasil. Por isso, além de oferecer cursos e orientações, também trabalha com feiras, eventos e palestras em todo o País. 

Continua após a publicidade

Nesse caso, seu curso de gestão de negócios possui um conteúdo menos especializado, voltado para novos empreendedores que estão aprendendo mais sobre o conceito.

Seus módulos possuem orientações que podem ser úteis para novos administradores, além de abordar temas pertinentes para o sucesso de um empreendimento.

Além disso, o curso é acessível e gratuito, tendo apenas 3 horas de vídeos e certificado válido em todo o território nacional.

2. Cursos de gestão de negócios do SEST SENAT

Características Cursos de gestão de negócios do SEST SENAT
Conteúdo do cursoCatálogo de cursos de temas variados, que auxiliam na formação do gestor
Carga horáriaVariado
FormatoOnline, em vídeo
CustoGratuitos
Oferece certificado?Sim
Informações e inscriçãoPágina do catálogo

Enquanto isso, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, ou SEST SENAT, também possui alternativas interessantes para quem busca um curso de gestão de negócios.

Continua após a publicidade

A plataforma governamental tem como objetivo auxiliar na profissionalização dos trabalhadores, e atua desde 1993 no mercado.

Atualmente, o SEST SENAT conta com um catálogo completo voltado para a área de gestão de negócios.

Não se trata apenas de um curso, mas sim um conjunto de treinamentos variados, de assuntos e tamanhos distintos.

Dessa forma, o administrador pode escolher mais de uma orientação para complementar sua formação na área escolhida. Por exemplo, é possível realizar cursos nos segmentos de:

Continua após a publicidade

  • escritório;
  • administração de materiais;
  • administração de terminais;
  • planejamento financeiro;
  • comunicação interpessoal;
  • desenvolvimento de liderança.

Assim, o catálogo de cursos do SEST SENAT auxilia o empreendedor a se tornar um profissional mais habilitado em seu nicho de atuação.

Além disso, grande parte das opções disponibilizadas são gratuitas, com acesso pela internet e sem custos para emissão de certificado.

3. Curso Como tornar seu negócio escalável e inovador da Endeavor

CaracterísticasCurso Como tornar seu negócio escalável e inovador da Endeavor
Conteúdo do cursoInovação e diferencial competitivo.
O Mercado.
Modelos de negócios com escala.
Estratégia Futura.
Carga horária5 horas
FormatoOnline, em vídeo
CustoGratuito
Oferece certificado?Sim
Informações e inscriçãoPágina do curso Como tornar seu negócio escalável e inovador da Endeavor

Enquanto isso, também existem opções de curso de gestão de negócios em plataformas de iniciativa privada, como a Endeavor.

Essa organização internacional sem fins lucrativos possui uma filial no Brasil, e tem como objetivo ajudar jovens empreendedores a construir um negócio próprio eficiente e bem-sucedido.

Continua após a publicidade

Para isso, a plataforma costuma oferecer conteúdos gratuitos, feiras de exposição, palestras com profissionais e workshops.

No caso do curso de gestão de negócios, os conteúdos trazem uma abordagem mais ampla, para empreendedores que estão começando a aprender sobre o conceito.

A plataforma também oferece certificado de conclusão e funciona de modo semelhante ao Sebrae, com conteúdos elaborados por profissionais com práticas voltadas para iniciantes.

4. Curso Fundamentos de Logística – SENAI 

CaracterísticasCurso Fundamentos de Logística – SENAI 
Conteúdo do cursoContexto histórico do transporte no Brasil.
Modalidades de Transporte.
Sistemas de Transporte.
Modal Rodoviário.
Modal Ferroviário.
Modal Aquaviário.
Modal Dutoviário.
Modal Aéreo.
Gestão da Qualidade.
Logística de almoxarifado.
Carga horária14 horas
FormatoOnline, em vídeo
CustoGratuito
Oferece certificado?Sim
Informações e inscriçãoPágina do curso Fundamentos de Logística – SENAI 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição privada brasileira de interesse público, sem fins lucrativos.

Continua após a publicidade

Embora esteja fora da administração pública, ela também faz parte das plataformas que disponibilizam conteúdos para empreendedores e busca o crescimento desse segmento no Brasil.

Desde 1942 a organização disponibiliza conteúdos, treinamentos, aulas e até mesmo formações superiores para auxiliar trabalhadores e novos empreendedores em sua jornada administrativa.

Além disso, o SENAI não possui um curso de gestão de negócios com foco direto no assunto, mas oferece materiais de fundamentação de Logística, que também são relevantes para o tema.

Com esse conteúdo, os empreendedores poderão entender melhor sobre logísticas de entregas, estratégias de ação e outras habilidades importantes para a formação de um gestor.

Continua após a publicidade

O curso também é gratuito e oferece certificado válido em todo o Brasil.

5. Curso Estratégia de Negócios – Fundação Bradesco

CaracterísticasCurso Estratégia de Negócios – Fundação Bradesco
Conteúdo do cursoMódulo 1 – Administração – Breve Histórico.
Módulo 2 – Estratégia: Conceitos e Definições.
Módulo 3 – Vantagem Competitiva.
Módulo 4 – Estratégia do Oceano Azul.
Carga horária20 horas
FormatoOnline, em vídeo
CustoGratuito
Oferece certificado?Sim
Informações e inscriçãoPágina do curso Estratégia de Negócios – Fundação Bradesco

Enquanto isso, o empreendedor também conta com alternativas em plataformas privadas de ensino, como a Fundação Bradesco.

O site foi desenvolvido para oferecer aos usuários opções de conteúdo profissionalizante sobre diversos assuntos, incluindo logística de administração.

Assim como o SENAI, a plataforma não conta com um curso de gestão de negócios propriamente dito, mas oferece materiais relevantes sobre estratégias e planos de ação para gestores.

Dessa forma, é possível aprimorar habilidades importantes por meio deste curso gratuito.

6. Curso Excel 2019: Formação Básica – LinkedIn Learning

Características Curso Excel 2019: Formação Básica – LinkedIn Learning
Conteúdo do cursoIntrodução ao Excel.
Inserindo Dados.
Criar Fórmulas e Funções.
Formatando.
Ajustando Layout e Dados da Planilha.
Impressão.
Gráficos.
Ajustando as vistas da planilha.
Múltiplas Planilhas e Pastas de Trabalho.
Recursos de gerenciamento de dados.
Segurança e Compartilhamento
Carga horária3 horas
FormatoOnline, em vídeo
CustoR$59,90
Oferece certificado?Sim
Informações e inscriçãoPágina do curso

Finalmente, o LinkedIn Learning é uma plataforma que pertence ao LinkedIn, uma rede social voltada para profissionais.

Continua após a publicidade

Além de permitir a interação entre perfis e empresas, a postagem de conteúdos interativos e a construção de redes de networking, o canal também oferece cursos de orientação gratuitos.

Nesse caso, o curso de Excel Básico, versão 2019, é fundamental para empreendedores que desejam se tornar gestores mais completos e eficientes.

A ferramenta de planilhas é uma das mais importantes para a administração de empresas, e, por isso, vale a pena integrar o currículo dos profissionais.

Em um primeiro momento, essa formação possui valor de R$59,90, mas os usuários podem experimentar o curso de graça durante determinado período.

Continua após a publicidade

Qual o melhor curso de Gestão de Negócios?

Depois de conhecer algumas das principais opções de curso de gestão de negócios do mercado, alguns empreendedores podem se perguntar qual o melhor treinamento.

Antes de mais nada, para definir o melhor material, é importante determinar o nível e as necessidades do perfil de cada gestor.

Afinal, os cursos atendem demandas distintas, e podem ser mais ou menos proveitosos para cada profissional.

Por exemplo, novos empreendedores, que estão começando a aprender sobre o conceito de gestão de negócios, podem preferir um curso mais simples e amplo.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, cursos mais complexos ou sem relação direta com o tema pode ser menos interessantes.

Nesse caso, a sugestão ideal é o treinamento Como administrar um pequeno negócio do Sebrae.

Da mesma forma, empreendedores mais experientes podem estar buscando conteúdos complementares para sua formação, como cursos de ferramentas ou habilidades específicas.

Por esse motivo, para definir o melhor curso de gestão de negócios, é importante que o empreendedor entenda suas próprias necessidades.

Continua após a publicidade

De modo geral, para iniciantes, cursos de plataformas governamentais, como Sebrae e SENAI são os mais recomendados, pois trazem o assunto de forma simples e prática.

Para gestores experientes, cursos mais específicos, como Excel e Logística, podem ser mais satisfatórios.

A seguir, veja também outras alternativas de treinamentos que podem ser úteis para a rotina empreendedora!

Vale a pena fazer um curso de gestão de negócios?

Começar o próprio negócio pode ser o sonho de muitos empreendedores, mas demanda uma série de planejamentos, preparo e condições que aumentam as chances de sucesso.

Nesse caso, administradores iniciantes, que ainda não possuem a experiência necessária para atuar no mercado, podem encontrar dificuldades de aprimorar suas habilidades para se tornarem bons gestores.

Continua após a publicidade

Assim, uma das melhores alternativas é buscar um curso de gestão de negócios, especialmente entre opções online e gratuitas.

A gestão de negócios é uma das práticas mais relevantes para a administração de uma empresa, e não pode ser ignorada.

Por isso, vale a pena procurar um curso profissionalizante sobre o tema, para conhecer mais sobre o conceito e sua importância nas rotinas empresariais.

Além disso, existem diversas opções sem custo e mais acessíveis, que oferecem certificados para comprovar a experiência do empreendedor.

Desse modo, um curso de gestão de negócios se torna não apenas benéfico para a empresa, como também para o profissional e seu currículo de habilidades.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o universo financeiro? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para receber todos os nossos conteúdos!

Perguntas frequentes

  1. O que é gestão de negócios?

    Gestão de negócios é um conjunto de habilidades e estratégias que visam alcançar um objetivo.
    Basicamente, trata-se de um controle mais efetivo que procura melhorar a administração das atividades da empresa, de forma geral.

  2. Qual o melhor curso de Gestão de Negócios?

    Para novos empreendedores, que estão começando a aprender sobre o conceito de gestão de negócios, o treinamento Como administrar um pequeno negócio do Sebrae é o mais indicado. Por sua vez, quem busca cursos mais específicos, pode optar por temas como Excel e Logística.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.