Saiba o que é uma plataforma de marketing digital e veja exemplos!

Entenda o que é uma plataforma de marketing digital, como funciona e veja também alguns exemplos das melhores plataformas!

Escrito por Vitor Braga

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A maioria das empresas já entenderam: estar presente na internet é algo essencial para o sucesso de suas vendas, sejam elas feitas no ambiente físico ou online. Isso porque a internet traz maior visibilidade para a marca, que aumenta sua demanda no mercado e, consequentemente, gera mais vendas. E uma plataforma de marketing digital pode lhe ajudar nessa jornada.

Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pelo Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) apontou que cerca de 68,3 milhões de pessoas compraram pelo menos um produto ou serviço pela internet no ano de 2021. Isso representou um aumento de 29,8% em relação ao ano anterior.

Assim, as empresas se veem praticamente “obrigadas” a investir em redes sociais, mecanismos de buscas, anúncios e estratégias mais avançadas. Com isso, surge também a necessidade de utilizar tecnologias que os apoiem em tudo isso.

Por isso, viemos ajudar você a entender melhor sobre o que é uma plataforma de marketing digital e como ela pode ajudar sua empresa. Além disso, também trouxemos alguns exemplos, onde detalhamos sobre como funciona cada uma. Vamos conferir?

O que é uma plataforma de marketing digital?

Uma plataforma de marketing digital é uma ferramenta responsável por executar, viabilizar ou gerenciar alguma tarefa dentro da sua estratégia de marketing digital. Na maioria dos casos, é por meio dela que você poderá medir a taxa de sucesso de cada ação que você executa, por meio de relatórios automáticos.

Qual a melhor plataforma de marketing digital?

Dificilmente será possível chegar em um consenso sobre qual é a melhor plataforma de marketing digital da atualidade. Na verdade, precisamos avaliar alguns aspectos e entender qual é a melhor para você, conforme seus objetivos, orçamento e necessidades.

Atualmente, existem milhares de plataformas que podem ser utilizadas nas estratégias de marketing digital. Mas claro, nem todas são tão boas assim. Além disso, existem também as mais conhecidas e utilizadas do mercado e é sobre elas que vamos falar. Quer entender quais são e como funcionam? Continue a leitura!

Plataformas de automação de marketing

As plataformas de automação de marketing são utilizadas principalmente dentro de estratégias de inbound marketing – ou marketing de atração, em português. Em resumo, são softwares que ajudam a automatizar algumas tarefas que, se feitas de forma manual, seriam inviáveis por conta do alto volume.

Além disso, elas facilitam a criação de algumas peças que só seria possível com bastante conhecimento em programação como, por exemplo, landing pages, relatórios automáticos, formulários e pop-ups de sites. Conheça as principais plataformas de marketing digital para automação a seguir!

A RD Station é uma plataforma de automação de marketing digital 100% brasileira. Lançada em 2012 pela Resultados Digitais e adquirida recentemente pela TOTVS, a empresa já conta com mais de 40 mil clientes espalhados por mais de 40 países.

A marca é referência no Brasil quando se fala em inbound marketing e automação de marketing. Por meio dela é possível executar sua estratégia de ponta a ponta, pois te ajuda:

  • criar landing pages sem conhecimento prévio em programação;
  • enviar e-mail marketing para sua base de contatos;
  • criar pop-ups personalizados para o seu site;
  • fazer agendamentos de posts para redes sociais;
  • automatizar o envio de e-mails para nutrir e qualificar seus leads;
  • analisar seus resultados por meio de relatórios automáticos e muito mais.

Atualmente, é possível iniciar com o RD Station Marketing a partir de R$ 69,00 por mês. Seus planos estão divididos entre: Light, Basic, Pro e Enterprise. Confira os valores atualizados no site da empresa


Leia também nosso post sobre marketing digital para pequenas empresas!


2. Hubspot

Outra plataforma de marketing digital para automação é o Marketing Hub da Hubspot. Em questão de funcionalidades é bastante similar ao RD Station Marketing, com algumas diferenças, pois também possui:

  • ferramentas direcionadas para ABM, além do Inbound Marketing;
  • gerenciador de anúncios;
  • gerenciador de conteúdo (blog);
  • criador de site;
  • interface única para marketing e vendas.

Além dessas diferenças, o Hubspot não é brasileiro. Na verdade, a empresa foi criada em 2005 pelos colegas Brian e Dharmesh, quando faziam uma pós-graduação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Por isso, seus preços são praticados em dólares, o que acaba não sendo tão acessível para pequenas e médias empresas do Brasil. Mas é possível fazer um teste gratuito para avaliar se faz sentido para o seu modelo de negócio. Para startups, a empresa trabalha com um desconto diferenciado.

Seus planos começam em $ 50,00 (dólares) por mês e estão divididos entre: Starter, Professional e Enterprise. Para conferir os valores atualizados acesse o site da empresa.

3. Active Campaign

A Active Campaign é uma empresa que também vem ganhando bastante destaque no mercado brasileiro. Com funções semelhantes, preços em real e abaixo da média, vem se tornando uma forte concorrente da RD Station.

Além das automações de e-mail, criação de landing pages, formulários e pop-ups, a plataforma de marketing digital também dispõe de:

  • segmentação por comportamento de compra;
  • teste A/B de Automação;
  • conteúdo condicional em e-mail marketing;
  • mensagens e chat no site;
  • conversations inbox & live chat;
  • marketing por SMS.

A empresa se intitula como uma plataforma de Customer Experience Automation – ou Automação da Experiência do Cliente, em português. Seus planos começam em R$ 99,00 por mês e estão divididos entre: Lite, Plus, Professional e Enterprise. Também é possível iniciar com um teste gratuito da plataforma.

4. Keap

Com a Keap também é possível gerenciar seus leads e automatizar processos de marketing como disparo de e-mails e sequência de ações. Apesar de seu site ser em inglês e seus preços serem praticados em dólares, a empresa tem como público alvo as pequenas empresas.

Seus valores iniciam a partir de $ 169,00 (dólares) por mês e estão divididos entre os planos: Pro e Max. Não há um plano “light” ou “starter”, mas a empresa oferece um teste gratuito durante o período de 14 dias, sem necessidade de cadastrar um cartão. Então, assim como as outras, vale a pena experimentar para avaliar.

5. Klickpages

A Klickpages é uma plataforma de marketing digital bastante voltada para o público de afiliados e produtores de infoprodutos. Não à toa, foi comprada em 2020 pela maior plataforma de ensino à distância da América Latina, a Hotmart, onde se concentra a maior parte desse público atualmente.

Entre suas principais funcionalidades, estão:

  • criação de páginas de vendas;
  • disparo de e-mails com o Klicksend;
  • criação de formulários;
  • possibilidades de teste A/B;
  • tagueamento de público (segmentação);
  • relatórios de engajamento.

Os valores do Klickpages + Klicksend começam a partir de R$ 187,00 por mês e estão divididos em três planos: Lite, Plus e Ultra. No site da Klickpages é possível montar o seu plano, de acordo com as funcionalidades necessárias e o número de contatos da base.

6. Leadlovers

O Leadlovers é uma plataforma de marketing digital bastante completa, tanto para empresas quanto para afiliados e produtores de infoprodutos. Entre suas principais funcionalidades estão:

  • programação de respostas automáticas via direct do Instagram;
  • envio de e-mail marketing;
  • gerenciamento de leads;
  • captura de leads via chatbot;
  • automação de comunicação;
  • construção de páginas de captura;
  • gerenciamento de conteúdos de curso online.

Os valores da plataforma começam a partir de R$ 197,00 por mês e estão divididos entre os planos: Mensal/Anual, Diamante e Enterprise. Veja todos os valores atualizados no site da Leadlovers.

Plataforma de marketing digital: busca e SEO

As plataformas de marketing digital voltadas para busca e SEO ajudam o profissional da área a planejar, monitorar e analisar a eficiência do seu site ou conteúdo nas buscas orgânicas. Por meio delas é possível, por exemplo, até verificar a quantidade de busca que uma palavra-chave possui na internet.

1. Ubersuggest

O Ubersuggest é uma das principais plataformas utilizadas na estratégia de SEO e criação de conteúdo. Tornou-se bastante famosa após ser comprada por Neil Patel em 2017, um indiano que é referência no assunto.

Entre suas principais funcionalidades estão:

  • Descoberta de palavras-chave;
  • Auditoria do Site;
  • Rastreamento de ranking diário;
  • Análise Competitiva;
  • Dados de Backlinks;
  • Web Projetos.

Os valores para contratar a plataforma começam em $ 12 (dólares) por mês e contam com os seguintes planos: Individual, Business e Enterprise / Agência. Veja a tabela de preços completa no site e teste grátis por 7 dias.

2. Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta do Google para monitorar os resultados e desempenho do seu site em seu mecanismo de busca. Para utilizá-lo basta criar uma conta e fazer a verificação de propriedade do seu site. A partir disso é possível:

  • Monitorar tipos de consultas, páginas, países, dispositivos e outros aspectos;
  • Subir o sitemap de um novo site ou atualizar um já existente;
  • Forçar a indexação de páginas novas;
  • Bloquear a exibição de alguma página do seu site nos resultados das buscas;
  • Verificar qualidade da experiência do usuário no seu site.

A boa notícia é que esta plataforma, que é indispensável em estratégias de marketing digital, é totalmente gratuita. Assim, empresas de qualquer tamanho podem utilizá-la.

3. SemRush

O SemRush é uma plataforma bastante parecida com a Ubersuggest, pois também é voltada para estratégias de SEO. Entre suas principais funcionalidades estão:

  • Pesquisa de palavra-chave;
  • SEO on-page;
  • Análise de concorrentes;
  • Marketing de conteúdo;
  • SEO local;
  • Monitoramento de ranking;
  • Gestão de redes sociais;
  • Construção de links;
  • Análise de SEO de concorrentes;
  • Criação, distribuição, otimização e análise de conteúdo;
  • Análise de mercado.

Por ser uma plataforma mais robusta, seus preços começam em $ 119,95 (dólares) por mês e oferecem os seguintes planos: Pro, Guru e Business. Veja os valores atualizados no site da empresa.

Plataforma de marketing digital: gestão de redes sociais

As plataformas de marketing digital voltadas para as redes sociais ajudam empresas e profissionais da área principalmente no agendamento de posts e na criação de relatórios. Trouxemos alguns exemplos de plataformas existentes com esses objetivos. Veja!

1. mLabs

Talvez, o mLabs seja a plataforma de gestão de redes sociais mais utilizada pelos profissionais da área. Também não é por menos, pois por meio dela é possível:

  • agendar posts nas redes sociais;
  • fazer o impulsionamento de publicações;
  • responder mensagens e avaliações;
  • obter relatórios automáticos;
  • construir workflows de aprovação;
  • organizar-se em formato de calendário;
  • responder comentários e interagir com seguidores;
  • construir páginas (landing pages).

Seus valores para um perfil e uma marca começam a partir de R$ 9,90 por mês. Para ter acesso aos relatórios personalizados da Dashgo é preciso pagar mais R$ 7,90 por perfil. Consulte todos os valores aqui.

2. Estúdio de Criação do Facebook

Mais uma plataforma de marketing digital que você não precisará pagar para utilizá-la. O Estúdio de Criação é uma ferramenta do próprio Facebook para criação, gerenciamento e agendamento de conteúdos no Facebook e Instagram.

Em resumo, ela reúne as duas plataformas em um único ambiente para que você visualize insights, responda mensagens, faça o agendamento de posts e outras tarefas do dia a dia. Se você nunca utilizou, acesse e teste agora mesmo.

3. Buffer

A Buffer também é outra alternativa de plataforma de marketing digital para você gerenciar suas redes sociais de um único lugar. Com ela é possível publicar, fazer agendamentos, analisar relatórios, responder comentários e, de quebra, ainda consegue criar landing pages.

Seu preço começa em $ 6 (dólares) por canal. Também é possível utilizar a versão gratuita mais enxuta ou utilizar os planos Essentials ou Team gratuitamente por 14 dias. Veja os preços aqui.

4. Postgrain

O Postgrain também é uma plataforma bastante utilizada no gerenciamento de redes sociais. Com ela é possível, por exemplo:

  • Agendar posts;
  • Centralizar várias contas em um único lugar;
  • Gerenciar interações por bate-papo e comentários;
  • Criar catálogo para o perfil do Instagram;
  • Obter relatórios para análise das ações.

Os valores começam a partir de R$ 29,90 por mês para um usuário. Também é possível fazer um teste gratuito da plataforma. Acesse o site da empresa e veja os planos.

Conclusão

Bom, como você viu, há diversos tipos de plataformas e empresas de marketing digital para utilizar dentro das suas estratégias. Cada uma com objetivos, preços e públicos diferentes.

Por isso, cabe a você agora avaliar cada uma, fazer um teste gratuito (se houver) e decidir qual é a melhor para o seu negócio. Para uma estratégia mais completa, é possível combiná-las e extrair o melhor de cada uma. Basta utilizar a criatividade.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Referências do artigo
  • RD Station
    1. Cetic. “Lançamento TIC Domicílios 2021”. Link.
    2. RD Station. “Preços e Planos”. Link.
    3. Hubspot. “Pricing”. Link.
    4. Active Campaign. “Home”. Link.
    5. Keap. “Home”. Link.
    6. Klicpages. “Monte seu plano”. Link.
    7. Leadlovers. “Planos”. Link.
    8. Ubersuggest. “Dashboard”. Link.
    9. Google Search Console. “About”. Link.
    10. Semrush. “Prices”. Link.
    11. mLabs. “Planos”. Link.
    12. Facebook. “Creator Studio”. Link.
    13. Buffer. “Pricing”. Link.
    14. Postgrain. “Preços”. Link.
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