Mercado Pago para empresas: conheça as soluções e vantagens!

Conheça todas as soluções do Mercado Pago para empresas e veja se esse serviço financeiro combina com o seu negócio!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Se você busca soluções acessíveis para expandir o seu negócio, vale a pena conhecer o Mercado Pago para empresas, a nova modalidade da plataforma de pagamentos.

Esse sistema online faz parte do catálogo de serviços do maior canal de e-commerce da América Latina, e, agora, expande suas ferramentas para beneficiar também os micro e pequenos empreendedores.

Continua após a publicidade

Além de trazer todos os benefícios e facilidades da modalidade convencional, o cliente também pode vincular sua conta ao CNPJ do negócio, para acessar serviços exclusivos voltados para pessoas jurídicas.

No entanto, muitos empreendedores podem não conhecer essa solução ainda, ou ter dúvidas sobre como ela funciona na prática.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, nós preparamos este conteúdo especial sobre o assunto, com tudo que você precisa saber sobre o Mercado Pago para empresas e as suas funcionalidades.

Confira as principais vantagens e desvantagens desse serviço, além de mais detalhes sobre como ele funciona e como contratar um dos sistemas de pagamento online mais populares do mercado.

Quais são as soluções do Mercado Pago para empresas?

O Mercado Pago para empresas é uma modalidade da plataforma de pagamentos que pertence ao Mercado Livre, e traz uma série de soluções para empreendedores que desejam formalizar o seu negócio.

O serviço já era consolidado no mercado, com diversas funcionalidades para pessoas físicas e microempreendedores que adquiriram algum de seus produtos.

Continua após a publicidade

No entanto, com a linha para empresas, é possível personalizar os recursos de acordo com a demanda de cada negócio, além de vincular o CNPJ diretamente ao perfil do cliente, facilitando seu acesso à benefícios exclusivos.

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o serviço, a partir das principais soluções oferecidas pela plataforma. Confira a partir de agora:

Conta digital PJ

O recurso mais importante que se destaca na linha Mercado Pago para empresas é a conta digital PJ da plataforma.

Isso porque qualquer serviço que o empreendedor adquira para o seu negócio disponibiliza uma conta gratuita para registrar as movimentações de vendas e receber os valores pagos pelo cliente.

Continua após a publicidade

A opção mais comum, atualmente, são as maquininhas de cartão de crédito Mercado Pago, que acompanham um cadastro sem custos para que o vendedor possa acompanhar seus lucros e fazer a retirada do saldo quando desejar.

No entanto, outros serviços também necessitam da conta digital PJ, como a solicitação de empréstimos, por exemplo.

Dessa forma, empreendedores que desejam contratar soluções diferenciadas do Mercado Pago para empresas precisam ter uma conta na plataforma.

Além de ser o canal de recebimento do empreendedor, a conta digital PJ da empresa também opera de maneira convencional.

Continua após a publicidade

Em outras palavras, é possível realizar saques e depósitos, fazer transferências para outras contas, pagar boletos e até mesmo usar o cartão de débito no dia a dia.

Assim, o empreendedor pode contar com duas modalidades em apenas um serviço: uma conta de recebimentos para o seu negócio, e uma conta corrente convencional para o cotidiano.

Meios de pagamento

Embora o serviço mais importante do Mercado Pago para empresas seja a conta digital PJ, que disponibiliza outros recursos para o empreendedor, o produto mais popular atualmente são os meios de pagamento da plataforma.

Voltado para pequenos empreendedores, as linhas de pagamento são diferenciadas, e apresentam um custo-benefício atrativo para quem deseja contratar a modalidade.

Continua após a publicidade

A princípio, o carro-chefe da categoria são as maquininhas de cartão, disponíveis em diferentes modelos e funcionalidades, para atender a diferentes perfis empresariais.

O produto é um dos líderes de mercado, e compete diretamente com grandes nomes do segmento de máquinas de cartão de crédito, como PagSeguro e GetNet.

Com isso, o serviço permite que vendedores se destaquem, ampliando as formas de pagamento que os clientes podem escolher, com mais facilidade e praticidade na hora de contratar.

No entanto, outro diferencial interessante é que as maquininhas de cartão não são os únicos meios de pagamento do Mercado Pago para empresas.

Continua após a publicidade

Além dessa solução, a empresa passou a trabalhar com diferentes alternativas para processar compras e vendas dentro de um negócio, incluindo:

  • link de pagamento, que aceita a leitura diretamente pelo celular;
  • split de pagamento, ideal para que a empresa negocie com o fornecedor e parcele as compras com mais facilidade;
  • vendas parceladas para o cliente, ampliando as possibilidades de pagamento.

Por esse motivo, as linhas de pagamento do Mercado Pago para empresas se destacam entre as principais funcionalidades do sistema.

Empréstimo

Outro serviço exclusivo que o Mercado Pago para empresas traz para o cliente é a sua linha de empréstimo jurídico. A solução de empréstimo do Mercado Pago chama a atenção por suas condições acessíveis, taxas menores e ampla margem de crédito.

Empreendedores que utilizam os serviços Mercado Pago podem realizar simulações e verificar se existe uma proposta de empréstimo para seu perfil.

Continua após a publicidade

Dessa forma, podem investir no negócio com mais facilidade e menos burocracia, sem precisar passar por todas as etapas de análise comuns em empréstimos convencionais.

Além disso, esse recurso também conta com diferenciais como parcelas fixas e análise de perfil a partir das movimentações no market place.

Assim, quanto mais o vendedor atuar dentro da plataforma, maiores as suas chances de obter aprovação de crédito para o empréstimo.

Esse serviço é uma exclusividade do Mercado Pago para empresas, e busca trazer novas possibilidades de investimento e segurança para os clientes que vendem com a plataforma.

Continua após a publicidade

Quais as vantagens da conta do Mercado Pago para empresas?

O Mercado Pago para empresas também oferece diversas vantagens para o cliente, em todos os seus serviços e ferramentas.

Para conhecer melhor essa modalidade, vale a pena conferir mais sobre esses pontos positivos, que ajudam a elaborar uma opinião mais concreta sobre o recurso, e decidir se, de fato, ele combina com o seu perfil.

Por isso, veja os principais benefícios que a plataforma traz!

Praticidade

O Mercado Pago para empresas é, antes de mais nada, prático. O serviço pode ser contratado diretamente pelo aplicativo, sem necessidade de taxa de adesão nem cadastros adicionais.

Caso o cliente já tenha uma conta digital, basta transformá-la em jurídica para aproveitar os serviços da modalidade.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, novos usuários podem fazer o download da plataforma e se inscrever em alguns minutos para fazer parte do sistema.

Depois de se cadastrar, os usuários já terão acesso a todas as funcionalidades do catálogo, sem outras contratações e burocracias.

Essa acessibilidade é um dos pontos mais positivos do serviço, cujo objetivo é trazer facilidades e simplicidade para os clientes empreendedores da plataforma.

Mesmo serviços adicionais como empréstimo podem ser contratados de maneira mais ágil pelo aplicativo, além do acesso rápido a todas as informações de vendas e movimentações da conta do vendedor.

Continua após a publicidade

Dessa forma, ao optar pelo Mercado Pago para empresas, o cliente poderá utilizar uma série de soluções para o seu negócio, de maneira muito mais acessível e simples.

Custo-benefício

Enquanto isso, outro ponto que se destaca no Mercado Pago para empresas é o seu custo-benefício.

Mesmo com uma quantidade considerável de soluções e ferramentas disponíveis, não existem muitas tarifas para que o empreendedor utilize a plataforma.

O cadastro da conta digital é gratuito, bem como sua adesão à maior parte dos recursos, como cartão de crédito pré-pago e simulação de empréstimo.

Continua após a publicidade

Após adquirir um meio de pagamento da plataforma, também não será necessário pagar mensalidades ou taxas adicionais para continuar utilizando os equipamentos.

Além disso, os acompanhamentos da conta digital, que incluem recebimentos de vendas e até mesmo histórico de lucros, também são gratuitos.

Com isso, o empreendedor passa a contar com uma ferramenta mais profissional para o seu negócio, sem muitos custos de operação.

Quais as desvantagens do Mercado PJ?

Por outro lado, existem alguns pontos menos positivos sobre o Mercado Pago para empresas que o empreendedor deve se atentar durante a sua análise.

Continua após a publicidade

Isso porque essas desvantagens podem influenciar negativamente o serviço e a experiência do usuário que desconhece essas características. Por isso, confira as principais desvantagens da modalidade:

Obrigatoriedade da conta digital

A conta digital do Mercado Pago para empresas é uma solução bastante completa e acessível, mas nem todos os empreendedores buscam abrir um novo cadastro para realizar suas vendas.

No entanto, o registro é obrigatório na modalidade, uma vez que todos os serviços registrados dependem da conexão com a conta digital.

Dessa forma, a exigência pode se tornar uma desvantagem em casos onde o usuário busca uma solução menos burocrática, sem ter nenhum vínculo com a plataforma.

Continua após a publicidade

Soluções dependem do volume de vendas

Além disso, grande parte das soluções do Mercado Pago para empresas dependem do volume de vendas do empreendedor para se tornarem mais vantajosas.

Por exemplo, a margem liberada de empréstimo baseia sua aprovação nas movimentações da conta digital e do meio de pagamento contratado.

Ou, ainda, algumas mensalidades e taxas adicionais também são isentas a partir de determinado faturamento mínimo registrado na conta do vendedor.

Nesse caso, empreendedores iniciantes, ou que estão buscando alternativas para potencializar o seu negócio, podem encontrar algumas dificuldades nesse sentido.

Continua após a publicidade

Quais os custos da conta PJ do Mercado Pago?

Para conhecer o Mercado Pago para empresas de maneira completa, também é importante verificar os custos que a conta digital PJ pode trazer para o vendedor.

Apesar do custo-benefício ser uma das grandes vantagens da plataforma, ainda existem algumas cobranças que podem interferir no serviço.

Por isso, veja as principais tarifas da conta digital e suas operações:

ServiçoTarifa
Mensalidade da contaGrátis
Transferências por Pix e TEDGrátis
Emissão do cartão de débitoGrátis
Emissão do cartão de créditoGrátis
Anuidade dos cartõesGrátis
Depósito via boleto ou pela Lotérica10 operações gratuitas por mês, e R$3,49 por depósito excedente
Depósito com cartão de débito CAIXA (você paga por transação)1,99% por operação
Saque na rede Banco24Horas com o código QRR$5,90 por saque

Como cadastrar CNPJ no Mercado Pago?

Finalmente, depois de conhecer mais sobre o Mercado Pago para empresas e decidir que a plataforma é vantajosa para o seu perfil, é possível se cadastrar como pessoa jurídica de maneira simples e rápida.

Confira o passo a passo abaixo:

1. Crie uma conta Mercado Pago

A princípio, é necessário criar uma conta Mercado Pago, pois, como mencionado, ela é necessária para ativar os demais benefícios e soluções da plataforma.

Continua após a publicidade

Caso você já tenha uma conta como pessoa física, não é necessário realizar o registro novamente, basta seguir com as demais etapas.

Enquanto isso, se você é um novo usuário, e deseja abrir uma conta para a sua empresa, selecione a opção disponível na tela inicial da plataforma desktop ou no aplicativo, disponível para sistema Android e iOS.

2. Preencha seu perfil

Embora não seja uma obrigatoriedade para o momento, é recomendável preencher o seu perfil de empreendedor após criar a conta.

Dessa forma, o sistema poderá identificar seus dados pessoais e empresariais, para personalizar as soluções de acordo com essa análise.

Continua após a publicidade

Por isso, é importante acrescentar o maior número de informações possíveis, para criar um perfil completo e auxiliar na avaliação da plataforma para a liberação dos serviços adicionais.

3. Altere a sua conta para jurídica

Esta etapa permite que a sua conta seja devidamente cadastrada no sistema do Mercado Pago para empresas.

O procedimento está disponível para novas contas ou cadastros antigos como pessoa física.

Dessa forma, o empreendedor não precisa substituir sua conta antiga para incluir seu CNPJ na plataforma.

Basta acessar o menu do Mercado Pago e localizar as Configurações, que permitem a alteração de Pessoa Física para Pessoa Jurídica.

Continua após a publicidade

As instruções aparecem na tela e indicam quais os dados necessários. No entanto, os requisitos são simples, precisando que:

  • a empresa esteja devidamente regularizada;
  • o titular da conta seja um dos responsáveis legais da empresa;
  • as notas fiscais sejam emitidas com os dados da empresa que constam no perfil.

Pronto! O CNPJ do seu negócio já está vinculado à conta Mercado Pago para empresas, e podem acessar todos os serviços exclusivos para pessoas jurídicas.

Além disso, ferramentas como emissor de nota fiscal também irão contemplar os dados do empreendimento de acordo com o informado.

A mudança é gratuita, e pode ser feita em apenas alguns minutos.

O Mercado Pago para empresas vale a pena? 

O Mercado Pago para empresas certamente é uma plataforma de soluções interessante para o vendedor, e vale a pena conhecer mais sobre esse serviço antes de tomar qualquer decisão.

Continua após a publicidade

Suas soluções são variadas, e trazem benefícios diversos para o empreendedor, como a possibilidade de ampliar suas formas de pagamento, acesso à crédito facilitado e serviços bancários gratuitos.

Todos esses serviços acompanham a praticidade dos canais digitais, disponíveis diretamente pelo aplicativo utilizado para monitorar as movimentações da conta e dos recebimentos do negócio.

A concentração de informações em uma mesma plataforma é interessante para auxiliar o empreendedor que busca mais agilidade e simplicidade no controle financeiro do negócio.

Por outro lado, existem alguns pontos que precisam de atenção, como algumas obrigatoriedades e exigências que podem tornar o serviço menos vantajoso para alguns casos.

Continua após a publicidade

Embora seja uma plataforma atrativa para micro e pequenos empreendedores que desejam crescer no mercado, parte das soluções que auxiliam nesse objetivo dependem, justamente, de uma atuação mais consolidada no mercado, ou de um valor mínimo de faturamento.

Dessa forma, é fundamental considerar o serviço com mais atenção antes de decidir contratá-lo, para garantir que o seu perfil poderá ter todos os benefícios oferecidos.

No entanto, de forma geral, o Mercado Pago para empresas é uma plataforma que oferece ferramentas de qualidade para auxiliar o vendedor no dia a dia, com vários serviços adicionais que facilitam a rotina do empreendedor.

Além disso, a solução está ligada diretamente à um dos maiores comércios eletrônicos da América Latina, e, por isso, oferece toda a estrutura e suporte necessários para novos empreendimentos.

Assim, vale a pena conhecer esse serviço, e considerá-lo a sua contratação, pela praticidade e acessibilidade à soluções financeiras profissionais, mas com um custo-benefício mais atrativo.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em tempo real!

Perguntas frequentes

Como cadastrar CNPJ no mercado pago?

  1. Crie uma conta Mercado Pago

    A princípio, é necessário criar uma conta Mercado Pago, pois, como mencionado, ela é necessária para
    ativar os demais benefícios e soluções da plataforma.

    Mercado-Pago-para-empresas-300x139

  2. Preencha seu perfil

    Embora não seja uma obrigatoriedade para o momento, é recomendável preencher o seu perfil de empreendedor após criar a conta.

  3. Altere a sua conta para jurídica

    Esta etapa permite que a sua conta seja devidamente cadastrada no sistema do Mercado Pago para empresas. O procedimento está disponível para novas contas ou cadastros antigos como pessoa física.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.