RD Station Marketing: veja o que é, o que faz e se é bom!

O desafio de atrair a atenção do público e, consequentemente, transformá-los em clientes, têm se tornado cada vez maior na era digital. Diante disso, viemos esclarecer o que é o RD Station Marketing Digital e como sua empresa pode utilizá-lo para cumprir esses objetivos!

Escrito por Vitor Braga

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


RD Station
RD Station Marketing

Nos últimos anos, plataformas como a RD Station têm se tornado grandes aliadas para times de marketing e vendas em empresas de todos os tamanhos. Isso, porque o desafio de atrair a atenção do público e, consequentemente, transformá-los em clientes, têm se tornado cada vez maior na era digital.

Por esse motivo, é necessário criar estratégias mais estruturadas para ter melhores resultados, automatizar o que for possível para otimizar o tempo do time e melhorar o relacionamento com os leads para convertê-los. Diante disso, viemos esclarecer o que é o RD Station e como sua empresa pode utilizá-lo para cumprir esses objetivos!


Saiba como começar no marketing digital: veja as melhores dicas!


O que é o RD Station Marketing Digital?

O RD Station Marketing é uma plataforma de automação de Marketing Digital voltada para pequenas, médias e grandes empresas. Por meio dela, times de marketing digital podem planejar, executar e mensurar diversas ações, principalmente quando se trata de Inbound Marketing, no qual a empresa é referência.

Assim, a ferramenta disponibiliza diversas funcionalidades como disparo de e-mail marketing, criação de landing pages, pop-ups e outras ferramentas para atrair seu público, convertê-lo e se relacionar com ele. Por isso, o RD Station Marketing é considerado uma das plataformas de marketing digital mais completas do mercado.

Para utilizar e tirar o melhor proveito da ferramenta, é necessário integrá-la com todos os pontos de contato que sua empresa tem com o seu público.

Por isso, integre o RD Station com o seu site, formulários, Google Analytics, redes sociais, plataformas de anúncios e CRM para analisar os dados, fazer publicações e gerenciar os leads gerados.

O que o RD Station Marketing Digital faz?

O RD Station Marketing divide suas funcionalidades em quatro grupos, conforme os principais objetivos do Inbound Marketing: atrair, converter, relacionar e analisar. Assim, é possível executar uma campanha de marketing digital de ponta a ponta em uma única plataforma.

Planejamento estratégico de marketing digital para atrair tráfego

Na parte de atração podemos contar com diversas funcionalidades como postagens em mídias, aumento na geração de leads por meio de anúncios, painel de palavras-chave para construção de conteúdos e otimização de páginas para SEO.

Assim, ao mesmo tempo que é possível planejar sua estratégia de atração do público-alvo, seja por meio de geração de leads ou tráfego para o site, também é possível executar cada ação mapeada dentro da ferramenta.

Além disso, também não podemos esquecer de uma funcionalidade bastante legal que o time de social media pode tirar bastante proveito, o famoso “link na bio”. No RD Station Marketing você pode criar uma página personalizada com os links de outras redes sociais e número de WhatsApp da sua empresa, assim como selecionar publicações existentes e adicionar Calls to Action (CTA’s) para esses posts – o que não é possível fazer no feed do Instagram, normalmente.

Automatização de marketing

A ferramenta de automação de marketing é o que mais se destaca dentro do RD Station, já que é a especialidade da empresa. Com ela é possível automatizar diversas ações da sua estratégia de marketing digital, como nutrição por e-mail e qualificação de leads.

Através da RD Station você pode criar sequências de e-mails e ações para quem converteu em uma página específica ou cumpriu algum requisito estabelecido pela sua empresa. Para isso, defina o critério de entrada do “fluxo de automação”, tempo de intervalo e qual ação será executada em seguida.

Ainda, quem possui o plano Pro, por exemplo, tem como possibilidades de ações automáticas:

  • enviar e-mail;
  • agendar data e hora;
  • mover os leads entre os fluxos;
  • enviar os leads para uma integração;
  • adicionar ou remover tags;
  • marcar ou desmarcar oportunidades e vendas;
  • alterar o estágio dos leads;
  • notificar ou definir responsáveis pelos leads;
  • seguir no Twitter;
  • enviar para o CRM.

Com essas e outras funcionalidades é possível criar diversas automações, desde as mais simples como as mais robustas. Ou seja, tanto o time de marketing quanto a empresa saem ganhando, já que se torna possível escalar suas estratégias sem que seja necessário contratar mais pessoas para fazer o trabalho de forma manual – o que seria praticamente impossível.

Otimização SEO

Uma ótima forma de atrair novos leads para a sua empresa é por meio de tráfego orgânico, não é mesmo? E se você faz a otimização das suas páginas ou conteúdos para SEO, vai gostar de utilizar essas funcionalidades que o RD Station Marketing disponibiliza para os seus usuários.

A primeira função é um painel onde você pode inserir diversas palavras-chave importantes para o seu negócio e que você deseja estar acompanhando frequentemente. Após o mapeamento dessas palavras, a plataforma mostra o custo médio por clique, volume de consultas e o nível de concorrência para cada uma delas.

A segunda funcionalidade muito interessante é a de Otimização de Páginas (SEO), onde você pode ver o quão otimizada está uma página específica para a palavra-chave que você informou. Na prática, você pode criar uma landing page, um blog post ou uma página nova para o site e verificar se cumpriu todas as boas práticas de SEO.

Como resultado, a plataforma traz uma pontuação média que pode variar de 0 a 10. Além disso, mostra também todos os pontos bons ou ruins da sua página quanto àquela palavra-chave informada, divididos entre:

  • Pontos críticos;
  • Pontos importantes;
  • Pontos intermediários;
  • Pontos mínimos.

Assim, você pode avaliar sua pontuação alcançada e avaliar os pontos negativos – se houver – e ajustá-los para que sua página fique totalmente otimizada para SEO e tenha mais chances de ranquear dentre as primeiras posições nos buscadores.

RD Station
RD Station Marketing

Planejamento para mídias sociais e Facebook Ads

Apesar de não ser sua especialidade, o RD Station Marketing também disponibiliza aos seus usuários a funcionalidade de postagens em mídias sociais. Por meio dessa função, é possível ver datas comemorativas e avaliar sua relevância para incluir ou não no seu planejamento mensal.

Além disso, é possível também publicar ou fazer o agendamento de posts simples para as principais redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter – desde que estejam integradas à sua plataforma, é claro. Assim, você pode planejar todo o conteúdo do mês e deixar configurado para sair, simultaneamente, no dia e horário definidos.

O lado bom de publicar pelo RD Station Marketing é que será possível visualizar as métricas por dentro da plataforma. Infelizmente, é possível publicar ou agendar somente posts mais simples (imagem + legenda). Ou seja, caso queira publicar carrossel, reels ou stories, por exemplo, precisará fazer por fora do RD Station Marketing.

Base de Leads e segmentação de Leads

Para onde vão os leads que preenchem um formulário no seu site ou se inscrevem em um anúncio no Facebook? Com o RD Station Marketing você pode centralizar todos eles em uma única plataforma. Assim, fica mais fácil gerenciá-los e dar sequência às suas estratégias de relacionamento com os leads.

Além de ter esses pontos de inscrição integrados com a plataforma, também é possível importar uma base de contatos já existente em massa ou um a um para dentro do RD Station. Agora, para identificá-los e ter uma base de leads organizada, você pode criar segmentações com base em alguns critérios, como:

  • Dados do lead: campo, tag, data de criação, dono do lead ou bounce;
  • Conversão: onde converteu, origem ou dados da conversão;
  • Funil: oportunidade, venda ou estágio do funil;
  • Lead Scoring: perfil ou interesse;
  • Lead Tracking: visitas a páginas específicas;
  • E-mail marketing: se recebeu, abriu, leu ou clicou;
  • Fluxo de automação: se iniciou, completou ou fez alguma ação específica;
  • Envio de comunicação: se possui ou não base legal;
  • Integração: dados de CRM, e-commerce, chat ou mídia.

Essas segmentações ajudarão você a identificar de maneira mais fácil sua base de leads e, assim, criar ações muito mais estratégicas como, por exemplo, fluxos de nutrição por e-mail segmentadas por perfil ou comportamento de cada lead.

E-mail marketing

Com uma ferramenta bastante intuitiva, você pode criar um e-mail marketing do zero ou utilizar um dos templates disponíveis dentro da própria plataforma. Além disso, é possível personalizá-lo com as cores, logo e informações da sua empresa, inserir imagens, textos, links e CTAs (botões) para deixá-lo muito mais atrativo.

Para enviar, você pode utilizar um endereço de e-mail pré-configurado como remetente. É possível também escolher o assunto do e-mail e, inclusive, fazer um teste A/B com dois modelos para avaliar qual é o mais eficiente. Defina ainda para quem deseja enviar (segmentações) e qual o horário de disparo do e-mail (agendamento).

Após o envio você terá acesso a diversos dados para avaliar a taxa de sucesso do e-mail marketing, como taxa de entrega, abertura e cliques. Além disso, é possível identificar o número de e-mails identificados como bounce e os leads que solicitaram o descadastro – ou seja, não querem mais receber seus e-mails.


Confira também como criar um e-mail profissional: passo a passo!


Lead Tracking e Lead Scoring

Com o RD Station Marketing é possível rastrear as páginas que cada lead acessa, por meio da funcionalidade de Lead Tracking. Assim, você poderá avaliar os tipos de conteúdos que seu público acessa antes de converter em determinada página ou, ainda, utilizar essas informações para construir comunicações muito mais personalizadas, com maiores chances de venda.

Já o Lead Scoring é uma espécie de pontuação dada de forma automática a cada lead. Isso pode ser feito por meio dos interesses, avaliados pelas páginas acessadas (lead tracking), materiais baixados e pontos de conversão ou por perfil, avaliado pelos dados como cargo, segmento, faturamento, quantidade de funcionários, etc.

Análise de Canais e Marketing BI

Na parte de relatórios, é possível ver os resultados tanto pela Análise de Canais quanto pelo Marketing BI. Neles, você conseguirá analisar as origens de cada visita, lead, conversão, oportunidade ou venda. Assim, será possível entender o quão eficiente é cada canal para a sua estratégia, conforme o objetivo do seu negócio.

RD Station CRM e outras funcionalidades

Além do RD Station Marketing, temos também o RD Station CRM, uma plataforma direcionada para o time de vendas, que também conta com diversas funcionalidades interessantes. 

RD Station CRM e integração com outros softwares

Com o RD Station CRM você pode gerenciar todos os leads gerados através do RD Station Marketing ou de outras plataformas. Sua integração com o RD Station Marketing é super simples, já que se trata da mesma empresa, sendo super vantajosa, já que é possível haver uma comunicação bastante fluida entre ambas.

Já a integração com outras plataformas pode ser feita por meio de API ou via parceiro, como o Pluga.co, por exemplo. Algumas opções de integração são com ferramentas de telefonia, automação de marketing, ERP/Financeiro, pré-vendas, comunicação e gestão de projetos.

RD Station Cursos e conteúdos educativos

A RD University é a área de negócios da RD Station com foco em desenvolver habilidades profissionais na área de Inbound Marketing, Vendas, Customer Success e Gestão. Há cursos gratuitos e pagos tanto para o público geral quanto para os clientes da RD Station.

Rede de agências e consultores com mais de 2000 parceiros

A RD Station conta com mais de 2000 parceiros espalhados pelo mundo, divididos entre agências e consultores. Ou seja, caso venha contratar algum deles para a sua empresa, terá profissionais capacitados para lhe ajudar a extrair ao máximo da plataforma e construir estratégias muito mais completas e eficientes.


Veja outros 10 exemplos de empresas de marketing digital e saiba mais!


RD Station

Quanto custa: confira os planos e pacotes do RD Station

Os valores do RD Station variam de acordo com as suas necessidades. Ou seja, quantos contatos você tem na base, quais funcionalidades são necessárias, quantidade de pessoas no time e outras particularidades.

Planos para equipe de marketing

O RD Station Marketing se divide em quatro tipos de planos, que se diferenciam pela quantidade de entrega. Confira os valores iniciais de cada um:

Plano Light

A partir de R$ 50,00 por mês já é possível iniciar no RD Station, com um limite de 1.000 contatos na base e algumas funcionalidades.

Plano Basic

Com o plano Basic, a partir de R$ 489,00 por mês, você terá acesso ao criador de formulários, painel de palavras-chave, análise de funil e canais e otimização para buscadores (SEO). Terá ainda um limite de 5.000 contatos na base.

Plano Pro

A partir de R$ 939,00 por mês você terá acesso ao plano mais escolhido, onde há uma automação mais avançada, lead scoring, +180 critérios de segmentação e apoio de especialistas em cada etapa da jornada. O limite inicial de contatos é de 5.000.

Plano Enterprise

O plano mais completo custa a partir de R$ 2.659,00 por mês. Com ele você terá relatórios personalizados, 500 requisições de api por minuto e um limite de envio de emails de 10x vezes o número de contatos. O limite inicial de contatos é de 5.000.

Planos para equipe de vendas

O RD Station CRM se divide em três tipos de planos, que se diferenciam pela quantidade de entrega. Confira os valores iniciais de cada um:

Plano Free

É possível começar a utilizar o RD Station CRM de forma gratuita, com um funil de vendas padrão e usuários ilimitados.

Plano Basic

Pagando a partir de R$ 54,00/mês por usuário, já é possível criar múltiplos funis, criar até 12 etapas para cada um, criar equipe de vendas e ter acesso a relatórios de resultados.

Plano Pro

O plano mais completo custa a partir de R$ 77,00/mês por usuário. Além dos recursos do Basic, o plano também disponibiliza automação de vendas, relatórios mais completos e +10gb de armazenamento. 

RD Station no Reclame Aqui

A pontuação da empresa no Reclame Aqui é de aproximadamente 7.8, o que é considerado bom. De acordo com o histórico, ela respondeu 100% das reclamações e resolveu 84.9% dos problemas relatados no site.

Conclusão: contratar RD Station vale a pena?

Para avaliar a efetividade do RD Station para a sua empresa, recomendamos que inicie com os planos mais simples, que são o Light no RD Station Marketing e o Free no RD Station CRM. Assim, você vai testando e identificando as necessidades do seu negócio.

Entretanto, no geral, o RD Station vale sim a pena, pois oferece, com qualidade, as principais funcionalidades para elaboração de uma boa estratégia de marketing digital. Assim, a empresa cumpre com o que promete.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!”

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Para que serve o RD Station?

    O RD Station foi criado para ajudar times de marketing e vendas a se relacionarem de uma melhor forma com os leads e oportunidades da sua empresa, por meio de automações e ferramentas de gerenciamento de leads e comunicação.

  2. Como contratar RD Station?

    Escolha entre os planos Light, Basic, Pro ou Enterprise para o RD Station Marketing ou entre o Free, Basic ou Pro para o RD Station CRM.

  3. Quanto custa fazer um plano de marketing?

    Para que seu plano de marketing seja eficiente, é necessário contar com o apoio de uma plataforma de marketing como a RD Station que custa a partir de R$ 50,00 por mês.

Referências do artigo
  • RD Station
    1. RD Station. “Preços e Planos”. Link.
    2. Pluga. “Home”. Link.
    3. RD University. “Home”. Link.
    4. Reclame Aqui. “RD Station”. Link.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp