Franquias de cosméticos | O Boticário | L’Occitane | Natura | Hinode | Água de cheiro |
Investimento inicial | R$ 90 mil | De R$150 mil até R$585 mil | De R$ 80 mil a R$ 100 mil | De R$180 mil a R$500 mil | R$84 mil |
Faturamento médio mensal | R$70 mil | Cerca de 10% a 12% do faturamento bruto | R$70 mil | De R$30 mil a R$60 mil | R$75 mil |
Prazo de retorno | De 18 a 36 meses | 30 meses | A partir de 24 meses | 12 a 24 meses | 12 a 24 meses |
Nota no Reclame Aqui | Cerca de 7.4/10 | Cerca de 8.0/10 | Cerca de 8.2/10 | Cerca de 8.8/10 | Sem nota |
Para quem busca alternativas de negócio em um dos setores que mais cresce no Brasil, vale a pena conhecer a opção de franquia de cosméticos.
O segmento de Beleza e Bem-Estar cresceu 27,8% em 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, sendo um dos maiores números de oportunidades no terceiro trimestre.
Assim, se apresenta como uma possibilidade interessante para quem deseja ter um empreendimento, mas com a praticidade das franquias.
Além da popularidade, é um nicho com diversas opções de produtos e atuação, inclusive redes que investem em abordagens diferenciadas para se consolidar entre os concorrentes.
Dessa forma, é possível não apenas investir na própria empresa, como também ter um negócio com mais chances de sucesso em uma área flexível e com diversos tipos de mercadorias para oferecer.
Outro ponto positivo é a possibilidade de escolher diferentes franqueadores com valores de investimento de diversos níveis.
Com isso, mesmo empreendedores iniciantes poderão ter uma loja ou comércio virtual, com aporte que combina com o orçamento.
Portanto, conheça algumas das principais opções de franquia de cosméticos no Brasil e no mundo, e confira as informações mais importantes para se tornar um afiliado.
Franquia de cosméticos e perfumaria: veja as melhores do Brasil!
Para quem está começando nesse segmento, vale a pena conferir uma lista com as melhores franquias de cosméticos e perfumaria do Brasil.
Este não é necessariamente um ranking, mas sim uma listagem com as principais informações sobre cada empresa, para que o empreendedor possa escolher o negócio que melhor se adéque a sua realidade.
Veja uma lista com as melhores franquias e seus valores:
1. O Boticário
- Investimento inicial: R$ 90.000,00;
- Faturamento médio mensal: R$70.000,00;
- Prazo de retorno: de 18 a 36 meses;
- Nota no Reclame Aqui: cerca de 7.4/10;
- Vantagem: uma das maiores franquias de cosméticos do Brasil;
- Desvantagem: Valor de investimento mais alto.
O Boticário está entre as principais opções de franquia de cosméticos no Brasil, com uma marca conhecida e diversas alternativas de loja.
No entanto, por sua popularidade, o valor de investimento inicial pode ser mais alto, sendo interessante para empreendedores já consolidados.
2. L’Occitane
- Investimento inicial: R$150 mil até R$585 mil;
- Faturamento médio mensal: de 10% a 12% do faturamento bruto;
- Prazo de retorno: cerca de 30 meses;
- Nota no Reclame Aqui: aproximadamente 8/10;
- Vantagem: empresa consolidada no mercado brasileiro e com bom suporte ao franqueado;
- Desvantagem: margem de lucro menor do que outras franquias.
A franquia de cosméticos L’Occitane tem um conjunto de marcas de sucesso que pode revender em seu nome, além de estar presente em mais de 90 países atualmente.
São 300 lojas e centenas de franquias abertas, inclusive estando listada na Bolsa de Hong Kong, uma das maiores do mundo. Assim, seus afiliados tem a chance de trabalhar com uma rede de sucesso na área.
3. Natura
- Investimento inicial: de R$ 80 mil a R$ 100 mil;
- Faturamento médio mensal: R$70 mil;
- Prazo de retorno: a partir de 24 meses;
- Nota no Reclame Aqui: cerca de 8.2/10;
- Vantagem: marca já reconhecida no mercado;
- Desvantagem: é necessário ser consultor por no mínimo 1 ano para abrir uma franquia.
A Natura também está entre as franquias de cosméticos e perfumaria mais populares do Brasil, conhecida e consolidada no mercado.
Também se destaca pelas possibilidades de carreira, podendo começar como consultor até abrir uma loja efetiva. No entanto, esse processo pode ser mais demorado.
4. Hinode
- Investimento inicial: R$180 mil a R$500 mil;
- Faturamento médio mensal: R$30 mil a R$60 mil;
- Prazo de retorno: 12 a 24 meses;
- Nota no Reclame Aqui: cerca de 8.8/10;
- Vantagem: franquia ampla;
- Desvantagem: alto valor de investimento.
A franquia de cosméticos Hinode é popular no segmento, sendo uma das redes que mais cresce. A marca totalmente brasileira busca oferecer produtos diferenciados e testados dermatologicamente.
No entanto, o valor de investimento inicial pode ser consideravelmente alto, em comparação ao faturamento médio, dependendo da loja escolhida. Nesse caso, vale a pena considerar começar como consultor.
5. Água de Cheiro
- Investimento inicial: R$84.000,00;
- Faturamento médio mensal: R$75.000,00;
- Prazo de retorno: 12 a 24 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem nota;
- Vantagem: franquia acessível de participar;
- Desvantagem: empresa pequena, com poucas unidades.
A Água de Cheiro também é uma empresa de cosméticos 100% brasileira, focada em colônias e perfumes.
No entanto, é uma marca relativamente pequena, se comparada a outras no mercado, e possui poucas unidades de franquias abertas até o momento. Assim, o empreendedor não terá acesso a um grande número de estratégias já testadas.
6. Maybelline NY
- Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil;
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil;
- Prazo de retorno: 18 a 36 meses;
- Nota no Reclame Aqui: cerca de 6.6/10;
- Vantagem: franquia internacional, conhecida no mercado;
- Desvantagem: alto valor de investimento inicial.
No ramo de cosméticos, a Maybelline se considera como a marca número 1 de maquiagem no mundo. No Brasil, conseguiu se popularizar como modelo de franquia com diversas vantagens, como amplo catálogo e fácil aceitação.
Assim, para quem possui o valor de investimento, pode ser interessante trabalhar com esses produtos, por serem conhecidos e bem aceitos.
7. Quem disse, Berenice?
- Investimento inicial: R$109 mil;
- Faturamento médio mensal: R$60 mil;
- Prazo de retorno: 12 meses;
- Nota no Reclame Aqui: cerca de 7.1/10;
- Vantagem: retorno relativamente rápido, marca consolidada;
- Desvantagem: poucas opções de franquia.
Uma opção de franquia de cosméticos com retorno rápida é a Quem Disse, Berenice?, uma marca brasileira que busca concorrer com grandes nomes internacionais.
Ela desenvolve suas próprias linhas com vários produtos, mas ainda não oferece várias opções de franquias, restrita a ilhas e quiosques por enquanto.
8. Mahogany
- Investimento inicial: R$100.000;
- Faturamento médio mensal: R$24.000 a R$65.000;
- Prazo de retorno: de 24 a 48 meses;
- Nota no Reclame Aqui: cerca de 8.7/10 pontos;
- Vantagem: produtos inovadores;
- Desvantagem: longo período de retorno.
A Mahogany é uma franquia de cosméticos que se destaca por ter produtos inovadores e trabalhar com tecnologia de ponta. Ela possui seu próprio laboratório, e também trabalha com canais de distribuição múltiplos.
Por isso, para quem deseja crescer, pode ser uma opção interessante, mas com um período maior de retorno.
9. The Body Shop
- Investimento inicial: a partir de R$135 mil;
- Faturamento médio mensal: R$98 mil;
- Prazo de retorno: de 24 a 48 meses;
- Nota no Reclame Aqui: cerca de 8/10;
- Vantagem: marca internacional, grande expansão;
- Desvantagem: longo período de retorno.
A The Body Shop é uma das marcas mais consolidadas do mundo, presente em mais de 65 países e especializada em produtos próprios para rosto e corpo.
Seu foco é perfumaria e acessórios para todos os públicos. Também se destacam por serem cruelty free, mas com apenas dois modelos de franquia até o momento.
Leia também: franquias de estética e veja as 10 melhores e mais baratas!
10. Franquia de cosméticos – Dermage
- Investimento inicial: R$200.000 até R$250.000;
- Faturamento médio mensal: R$70.000;
- Prazo de retorno: 24 a 36 meses;
- Nota no Reclame Aqui: cerca de 8.9/10;
- Vantagem: marca com vários anos no mercado;
- Desvantagem: investimento inicial alto.
Apesar de ter um investimento inicial alto, a Dermage é uma rede de franquias bem aceita pelo público, com produtos próprios para tratamentos de corpo e rosto, além de maquiagens e nutracêuticos.
Também conta com vários anos de atuação no mercado, e mais de 60 lojas em operação
11. L’acqua di Fiori
- Investimento inicial: R$82.000;
- Faturamento médio mensal: R$25.000;
- Prazo de retorno: a partir de 27 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem nota;
- Vantagem: produtos acessíveis e consolidados;
- Desvantagem: crescimento mais lento.
A L’Acqua di Fiori é uma franquia de cosméticos que nasceu no Rio de Janeiro, e traz produtos próprios com valores acessíveis, tornando-se popular entre o grande público.
No entanto, quem investe no seu sistema pode ter um crescimento mais lento em relação a outras marcas. Por isso, é importante avaliar a parceria, mas existem várias opções de lojas na rua, centros comerciais e shoppings.
12. Franquia de cosméticos – Valmari
- Investimento inicial: R$25 mil;
- Faturamento médio mensal: R$10 mil;
- Prazo de retorno: 21 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem nota;
- Vantagem: franquia com investimento acessível;
- Desvantagem: rede relativamente pequena.
A Valmari Dermocosméticos ainda é uma empresa em crescimento, com catálogo reduzido, mas relativamente acessível para quem se interessa.
Ela se especializou em produtos para o clareamento de manchas, cuidados para a celulite e lifting. Atualmente, traz três formatos de franquia.
13. Empório Essenza
- Investimento inicial: a partir de R$154.900;
- Faturamento médio mensal: R$50.000,00;
- Prazo de retorno: de 18 a 36 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem nota;
- Vantagem: produtos diferenciados;
- Desvantagem: franquia em crescimento.
O Empório Essenza se diferencia por produzir cosméticos com ativos extraídos da uva e do vinho, alinhando propriedades essenciais e aromas diferentes.
Por isso, é uma franquia de cosméticos que está crescendo, mas ainda possuir poucas lojas, e, com isso, menor know-how disponível.
14. Simple Organic
- Investimento inicial: a partir de R$110.000;
- Faturamento médio mensal: R$30 mil a R$60 mil;
- Prazo de retorno: 12 a 24 meses;
- Nota no Reclame Aqui: cerca de 8.9/10;
- Vantagem: produtos diferenciados para oferecer;
- Desvantagem: franquia relativamente pequena.
Essa franquia de cosméticos também é diferenciada, pois tem o compromisso de desenvolver produtos orgânicos e ser uma marca sustentável.
No entanto, a Simple Organic também é relativamente pequena, em comparação a outros negócios do mesmo segmento.
15. Franquia Adcos
- Investimento inicial: R$470 mil;
- Faturamento médio mensal: R$ 145.000;
- Prazo de retorno: 36 meses;
- Nota no Reclame Aqui: cerca de 7.6/10;
- Vantagem: empresa consolidada há vários anos;
- Desvantagem: alto valor de investimento inicial.
Enquanto isso, a Adcos se apresenta como uma opção de franquia de cosméticos já consolidada, atuando desde 1993 com tratamentos dermocosméticos que unem beleza com saúde.
Também possui experiência com franquias e gestão de pessoas, o que é um ponto positivo para o empreendedor.
16. Beautyline
- Investimento inicial: R$180.000 até R$300.000;
- Faturamento médio mensal: R$55.000 a R$80.000;
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem nota;
- Vantagem: grande variedade de produtos;
- Desvantagem: alto investimento inicial.
Ainda, a Beautyline também é uma das marcas mais conhecidas no Brasil, e trabalha com parceria de diversos produtos de beleza.
Ela atua com lojas próprias, com um amplo sistema de suporte para os franqueados. Seu objetivo é ser acessível e atingir todos os grupos de consumidores.
Franquias baratas de cosméticos e perfumaria
Para quem deseja se filiar a uma franquia de cosméticos, mas possui um orçamento reduzido, vale a pena conhecer algumas opções de franquias baratas e lucrativas nesse segmento.
Veja as principais recomendações para começar seu próprio negócio com menor aporte inicial:
17. Bellaza
- Investimento inicial: a partir de R$9.000;
- Faturamento médio mensal: R$5.000;
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem nota;
- Vantagem: sistema de entrega pela internet;
- Desvantagem: sem suporte para lojas físicas.
A Bellaza é uma marca multimaquiagem com o diferencial de atuar na internet, com entregas e sistema exclusivo de atendimento para produtos nacionais e importados.
No entanto, por conta disso, não oferece suporte para lojas físicas, e o franqueado deve atuar somente online.
18. Yes! Cosmetics
- Investimento inicial: R$126 mil;
- Faturamento médio mensal: R$70 mil;
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem nota;
- Vantagem: faturamento médio consideravelmente alto;
- Desvantagem: investimento inicial mais alto.
A Yes! Cosmetics é uma franquia de cosméticos lucrativa e popular no Brasil, se expandindo com mais lojas abertas.
Contudo, é importante considerar seu valor, que é um pouco mais alto do que as demais opções acessíveis.
19. Franquia de cosméticos – Miss Pink
- Investimento inicial: a partir de R$19.000;
- Faturamento médio mensal: de R$7.000 a R$ R$15.000;
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem nota;
- Vantagem: franquia moderna;
- Desvantagem: sem suporte para exposição física.
A Miss Pink também buscou se diferenciar no mercado com alternativas tecnológicas. Por isso, desenvolveu mostruários digitais com estrutura e iluminação em LED.
Dessa forma, as lojas poderão ser mais atrativas e tornar a experiência do consumidor mais interativa. Contudo, não possui suporte para lojas físicas, apenas exposições móveis.
20. Derma Nail
- Investimento inicial: R$ 20.000;
- Faturamento médio mensal: R$5.000 a R$10.000;
- Prazo de retorno: 11 a 15 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem nota;
- Vantagem: valor acessível;
- Desvantagem: franquia relativamente pequena.
A Dermanail é uma rede de franquias de cosméticos especializada em produtos para unhas, principalmente.
Com isso, foi capaz de se consolidar na área, trazendo linhas próprias e parcerias de sucesso para tornar as compras do público mais acessíveis. Contudo, foi feita para trabalhar apenas em casa, e ainda é relativamente pequena.
21. Sky Concept
- Investimento inicial: R$10.000,00;
- Faturamento médio mensal: R$5.000;
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses;
- Nota no Reclame Aqui: sem nota;
- Vantagem: catálogo amplo de produtos;
- Desvantagem: poucas informações disponíveis.
Finalmente, a franquia de cosméticos Sky Concept traz um modelo de negócio único para perfumarias, com design moderno para exigir as opções.
Ela conta com um aplicativo interativo para o consumidor conhecer a fragrância antes de comprar, mas existem poucas informações disponíveis na internet, o que torna a rede menos conhecida.
Quanto custa uma franquia de cosméticos?
O valor de uma franquia de cosméticos pode variar conforme o tamanho, segmentação e popularidade da marca.
No entanto, interessados nesse tipo de empreendimento podem encontrar opções de vários preços, a partir de R$10 mil até valores que chegam a R$300 mil de aporte inicial, por exemplo.
A principalmente recomendação é estudar sobre a empresa considerada e verificar seus valores individuais.
Além disso, pode existir a incidência de taxas adicionais e royalties, que muitas vezes são informados somente após um contato inicial.
Dessa forma, os custos são diversos, mas existem opções que combinam com o perfil de vários tipos de empreendedores.
Franquia de cosméticos: vantagens e desvantagens
Investir em uma franquia de cosméticos pode trazer diversas vantagens e desvantagens para o empreendedor.
Em um primeiro momento, é uma opção que vem crescendo no Brasil, e existem diversas marcas bem posicionadas, de modo que é mais fácil se posicionar e obter faturamento.
Além disso, a diversidade de alternativas permitem que o franqueado escolha as propostas que melhor combinam com seu orçamento, tendo um aporte inicial maior ou menor.
Ademais, o segmento de cosméticos é variado e pode compreender desde produtos para rosto, corpo, cabelo ou maquiagens. Isso confere maior flexibilidade para quem deseja montar um negócio de sucesso e com variedade.
Por outro lado, podem existir alguns pontos menos positivos nas franquias de cosméticos e perfumaria, principalmente quanto aos números de retorno.
A maioria das opções exige um tempo maior para que o empreendedor possa ter um faturamento positivo.
Além disso, é um segmento que, por estar crescendo, ainda não possui tanta experiência e técnicas de vendas testadas, em comparação a outros segmentos do franchising que são mais populares, como as franquias de alimentação.
Dessa forma, o empreendedor pode precisar testar algumas estratégias, sem receber todas as orientações, de fato, consolidadas.
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Perfil do dono de uma franquia de cosméticos e perfumaria
De modo geral, o perfil de um dono de franquia de cosméticos e perfumaria segue o mesmo padrão de outros tipos de empreendimento.
Isso, porque o segmento não exige um conjunto de habilidades específicas para ter sucesso, como, por exemplo, entendimento sobre o assunto.
De fato, conhecer sobre a área será um diferencial, mas a maioria das grandes redes exige apenas franqueados que tenham experiência em administração e gestão de negócios.
Além disso, é importante que o perfil tenha traços de liderança, para administrar uma loja ou seção de vendas da forma correta.
Características como comprometimento e aporte financeiro suficiente para manter as atividades em operação também são fundamentais para donos de franquias.
Como abrir uma franquia de cosméticos?
Para interessados em como abrir uma franquia de cosméticos, o procedimento é semelhante a outras áreas, com algumas etapas que se resumem em:
- Cadastro e Análise;
- Reunião de Apresentação;
- Prospecção e Avaliação do Ponto;
- Documentação;
- Análise do Comitê de Avaliação;
- Treinamento;
- Inauguração.
O franqueado deve demonstrar interesse na rede e realizar o envio das suas informações. Se aprovado, passará por reuniões e irá conhecer mais sobre a empresa.
Ainda, precisará de um treinamento especializado, e pode precisar responder a um comitê de aprovação antes de assumir.
No entanto, uma vez que seu perfil foi avaliado, ele receberá todo o suporte para abrir a loja e receber os produtos.
Cada rede pode ter etapas mais específicas, mas, de modo geral, esses são os passos principais para se tornar um franqueado.
Vale a pena ter uma franquia de cosméticos?
Ter uma franquia de cosméticos pode ser interessante para quem sente afinidade pela área e quer realizar o sonho de ter o próprio negócio.
Existem diversas alternativas disponíveis para esse setor, além de redes de maior e menor porte, com um leque de possibilidades para o empreendedor.
No entanto, é recomendado se atentar para alguns pontos de atenção, como avaliar o aporte inicial e a consolidação da marca.
Dessa forma, poderá garantir mais chances de sucesso ao desenvolver uma franquia de cosméticos e atingir seus objetivos como empresário.
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Perguntas Frequentes (FAQ)
- Qual o valor de uma franquia de cosméticos?
O valor de uma franquia de cosméticos e perfumaria depende se o franqueador é uma empresa consolidada no mercado e do modelo de negócios escolhido pelo franqueado. Porém, em média, o investimento inicial das franquias de cosméticos varia de R$10 mil até R$300 mil.
- Qual a margem de lucro de uma loja de cosméticos?
Novamente, o lucro de uma franquia de cosméticos depende do porte do franqueador. Mas, em média, a lucratividade do empresário fica em torno de 10% a 15% do faturamento bruto mensal da unidade franqueada.