O Carnaval 2025 está chegando e junto dele oportunidades para vender e lucrar na sua cidade. Com muitos foliões viajando e aproveitando festas e eventos por aí, a demanda por produtos e serviços aumenta. Se você já tem um negócio ou quer fazer uma renda extra, esse é um ótimo momento para impulsionar as vendas. Confira algumas estratégias, ofertas e formas de vender bem no feriado.
O que vender no carnaval?
Produtos e serviços dos setores da moda, alimentação e turismo são muito procurados, como bebidas para consumo durante as festas, fantasias divertidas e hotéis e imóveis para locação de temporada. As vendas nesses segmentos estarão aquecidas, mas a lista de itens de venda no Carnaval é grande!
Vender alimentos e bebidas no Carnaval 2025
Com altas temperaturas e grande movimento nas ruas, os consumidores vão buscar alternativas para hidratação e reposição de energias para todas as idades. Algumas opções, são:
Água, refrigerantes e energéticos: são essenciais para hidratação e muito procurados nos blocos de rua e festas
Bebidas alcoólicas: o consumo de bebidas aumenta no Carnaval, e vender em pontos estratégicos pode garantir um bom faturamento. Algumas bebidas são consideradas tendências ou lançamentos no período, o que pode aumentar ainda mais o interesse por elas.
Petiscos e lanches rápidos: churrasquinhos, sanduíches naturais, churros e pipoca são opções práticas para quem quer comer sem perder a folia. Em algumas cidades, pratos típicos também são servidos na versão de consumo rápido, como é o caso do feijão tropeiro.
Frutas e alimentos gelados: frutas servidas geladinhas e claro, picolés e sorvetes ajudam a refrescar e são bem aceitas por foliões com crianças pequenas nas ruas.
Gelo e sacos térmicos: muitos foliões compram bebidas em mercados e precisam de gelo para manter tudo gelado. Uma ótima oportunidade de venda rápida.
É muito importante, porém, que os interessados em fazer vendas nas ruas durante o Carnaval procurem informações nas Prefeituras locais para regularização de seus pontos de vendas, já que cidades maiores costumam cadastrar os vendedores para eventos desse porte.
Outro ponto de atenção importante é que algumas marcas de bebidas fazem o patrocínio do Carnaval de algumas cidades e, por contrato, tem exclusividade na venda em algumas regiões. Para não comprar um estoque e ser impedido de vendê-lo, procure informações sobre possíveis regionalizações das vendas.
Vender fantasias e acessórios na folia em 2025
Fantasia e brilho são praticamente obrigatórios no Carnaval, o que torna o setor de moda e acessórios um dos mais rentáveis. Enquanto alguns consumidores planejam suas alegorias com muita antecedência, outros deixam para última hora, o que também é uma oportunidade. Algumas ideias para vender:
Fantasias e abadás personalizados: desde peças prontas até customizações exclusivas para blocos e festas privadas. Uma boa dica é ofertar adereços que estão em alta, como estatuetas do Oscar e máscaras da Fernanda Torres.
Doleiras e pochetes: facilitam o transporte de itens pessoais com segurança, tornando-se um item essencial para os foliões.
Tiaras, glitter e maquiagens neon: adereços e maquiagem artística que podem ser colocados imediatamente após a compra solucionam a vida dos foliões que não se prepararam.
Duas dicas finais é: tenha opções de fantasias masculinas e ofereça produtos adicionais, como protetor solar, bonés e outros itens que são necessários para os bloquinhos e festas durante o dia.
Oferecer serviços diferenciados no Carnaval
Se você não quer vender produtos físicos, há muitas oportunidades lucrativas na prestação de serviços:
Customização de abadás e camisetas: muitas pessoas querem um visual exclusivo para os blocos, e oferecer cortes, pedrarias e amarrações diferenciadas pode gerar um bom dinheiro.
Maquiagem artística e penteados carnavalescos: aplicação de glitter, pintura facial e tranças coloridas são serviços muito procurados por foliões que querem um look especial para a festa.
Fotografia: quem não quer registrar os melhores momentos do Carnaval? Se você tem uma câmera profissional, pode oferecer fotos e vídeos personalizados para grupos de amigos e influenciadores. Um ponto de atenção é ter seguro para seu equipamento para caso de quedas e furtos.
Venda de acessórios para celulares: capinhas à prova d’água, carregadores portáteis e suportes para celular são itens de grande procura.
3 dicas para facilitar as vendas na hora da folia
2. Contrate uma maquininha de cartão de crédito, se não tiver. Atualmente é possível contratar esses equipamentos até mesmo sem ter CNPJ, e as taxas são bem atrativas.
3. Conquiste seus consumidores com simpatia e atenção. Mesmo na folia é possível fidelizar clientes e fazer com que seu estoque venda mais rápido.
Já tenho um negócio: como vender mais no Carnaval?
Se você já tem um negócio, suas vendas podem ser incrementadas com promoções de Carnaval. Além de acelerar a venda do seu estoque, é um ótimo momento para conquistar novos clientes já que muitas pessoas estarão em deslocamento entre bairros e cidades.
Crie promoções de Carnaval
Alguns modelos de vendas podem funcionar melhor nesse período e ocasião, já que a jornada de compra dos consumidores tende a ser mais rápida nos pontos físicos. Mas se seu negócio é online, outros tipos de promoções também podem ser oferecidas.
1. Combos e Kits de Produtos
Uma das formas mais eficazes de aumentar o ticket médio é vender produtos em conjunto. No Carnaval, essa estratégia funciona muito bem para quem está vendendo nas ruas, mas também em bares, lojas de acessórios e até prestadores de serviços.
Os combos podem ser criados com itens iguais, como baldes de bebidas, ou com produtos que se complementam, como uma tiara e uma pochete que se complementam na mesma coleção. Um bom raciocínio para criar os combos é pensar em produtos que poderiam ser consumidos ou usados numa mesma ocasião, aumentando a experiência.
Na estratégia de combos, também pode ser vantajoso permitir que duas pessoas comprem juntas para ter acesso ao preço do combo. Isso porque dois consumidores diferentes vão experimentar seus produtos e podem voltar juntos, ou separadamente depois.
Os combos são vantajosos tanto para o consumidor, que percebe um bom custo-benefício, quanto para o vendedor, que consegue vender mais produtos de uma só vez.
2. Desconto Progressivo
O desconto progressivo incentiva compras em maior volume. Quanto mais o cliente compra, maior o desconto. Isso estimula o consumidor a levar mais produtos, aumentando o faturamento. Alguns exemplos práticos:
- “Leve 2, ganhe 10% de desconto. Leve 3, ganhe 20%” (ideal para acessórios, roupas e maquiagens).
- “Compre 3 drinks e ganhe o 4º de graça” (perfeito para bares e vendedores ambulantes).
Esse tipo de promoção gera um senso de urgência e oportunidade ao consumidor. Se seu negócio é online, essa é uma ótima forma de aumentar as vendas nos feriados já que os clientes que não viajam ou passeiam podem estar interessados em compras com condições vantajosas.
O desconto progressivo no Carnaval também é uma estratégia comercial eficiente para lojistas e comerciantes que precisam acelerar a queima do estoque de coleções passadas ou produtos perecíveis para dar espaço para os novos itens de venda.
3. Cupom de Desconto
Os cupons de desconto são uma excelente estratégia para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Eles podem ser distribuídos em redes sociais, WhatsApp e até mesmo impressos para compras futuras. A grande vantagem deles é que têm grande alcance para além dos clientes que seu negócio já possui, pode trazer nova clientela. Algumas ideias:
- Cupom para primeira compra: “Use o código CARNAVAL10 e ganhe 10% de desconto”.
- Desconto para quem indicar amigos: “Indique um amigo e ganhe 15% na próxima compra”.
- Cupom para recompra: O cliente ganha um desconto para voltar e comprar depois do Carnaval.
Além de incentivar mais compras, os cupons ajudam a criar um relacionamento com o cliente, aumentando as chances de ele voltar ao seu negócio. No caso da rede hoteleira, uma aposta é fazer um cupom para o próximo feriado.
Ainda que sejam datas de alta demanda, isso pode garantir a lotação com antecedência e até capitalizar para investimentos que eventualmente precisam ser feitos. Ou seja, é uma forma de capitalizar, especialmente se a condição prever que o pagamento com desconto precisa ser realizado dentro de um intervalo.
Invista em marketing e personalização para o evento
O marketing do período deve ser personalizado de acordo com a época do ano, desde os enfeites da sua loja, até o treinamento dos funcionários. Isso vale para todas as datas comemorativas o ano, é claro, mas especialmente para as ocasiões em que seu empreendimento estará em campanha de vendas.
Além do ponto físico e seu time, as redes sociais e demais comunicações publicitárias do seu negócio também devem acompanhar a identidade visual do Carnaval e, inclusive, comunicar as promoções e condições especiais que foram preparadas.
Faça uma revisão do seu estoque
Para garantir as promoções e condições preparadas, faça uma revisão do seu estoque para garantir que conseguirá atender a demanda e o interesse estimulado. Frustrar os clientes com uma promoção que acaba muito rápido pode ser negativo para seu negócio no longo prazo.
Facilite o acesso do seu cliente aos seus produtos
Caso tenha um estabelecimento físico longe da área de maior fluxo ou atue ganhando dinheiro na internet, busque parcerias ou crie um posto avançado dos seus produtos aonde o fluxo é maior.
Para essa estratégia, é recomendado avaliar na Prefeitura se um cadastro precisa ser feito, mas como muitas festas fechadas também acontecem no período, é possível comprar um stand nelas e garantir suas vendas.
Crie produtos especiais para festas particulares
Na contramão dos blocos e folias abertas, alguns grupos preferem curtir o Carnaval em locais mais tranquilos. Mas não significa que eles saem fora do radar dos empreendedores. Uma boa estratégia é criar combos segmentados para esse tipo de evento, como kit de churrascos com todos os produtos necessários, ou a confecção de abadás para um grupo de amigos curtirem o feriado.
Melhores formas de pagamento para períodos de alta demanda
Se você já tem um negócio, intensificar suas formas de pagamento pode ser uma forma eficiente de atender o aumento do volume de vendas do Carnaval. Mas se seu negócio ou forma de ganhar dinheiro está começando agora, aposte em soluções de pagamento para pessoas físicas, como é o caso de maquininhas de cartão de crédito que não exigem CNPJ.
Receber no PIX e em dinheiro físico
O Pix é a forma que a maioria dos brasileiros tem preferido pagar suas compras nos últimos anos, mas na situação do Carnaval, especialmente nas ruas em que existe uma dinâmica acelerada das festas e blocos, talvez seja mais complicado. Caso opte por essa modalidade, escolha meios facilitados como a leitura de qrcode, e não esqueça de conferir o recebimento.
O dinheiro físico também é um recurso que pode ser mais usado em eventos, justamente porque os participantes percebem que essa forma é mais facilitada na hora da compra. Para isso, prepare seu negócio para ter troco.
Ofereça pagamento com cartão de crédito
Seja nas ruas, seja nos estabelecimentos, a opção de pagar com cartão de crédito é rápida e segura, inclusive para os foliões que não precisam sair com quantias de dinheiro na carteira. Então, muitos deles esperam que essa opção esteja disponível. Separamos algumas opções de maquininhas de cartão de crédito que tem boas condições comerciais.
Maquininhas de cartão de crédito para pessoas físicas
Maquininhas fáceis de usar, leves, com bateriam de longa duração e que conectam com o celular ou têm linha própria. Essas são algumas das características mais importantes para o autônomo na hora de escolher sua ferramenta. Soluções que conectam diretamente com a conta corrente e com taxas mais baixas na função débito também são boas escolhas.
Maquininhas de cartão de crédito para CNPJ
Além das taxas, o comerciante ou lojista buscando a primeira maquininha ou outra que seja sua alternativa deve atentar-se para o tempo de entrega do equipamento, sua conexão e facilidade de uso, já que o volume de vendas vai aumentar em espaços curtos de tempo.
Essas maquininhas têm um tempo de entrega rápido, especialmente nas grandes capitais. Para quem não tem CNPJ, são aparelhos simples de usar e leves, ideais para levar para o atendimento nas ruas.
Já as recomendações para quem tem CNPJ levam em consideração o aumento do volume de vendas, ou seja, vão conseguir ajudar a atender mais pessoas ao mesmo tempo e também serem uma peça de estratégia para os comércios já que o empreendedor pode alternar as vendas entre as máquinas e aproveitar o melhor das taxas de cada uma delas.
Se ainda estiver na dúvida sobre qual escolher, você pode usar os filtros do nosso recomendador.
Acesse o nosso
Comparador de Maquininhas
Ainda está em dúvida sobre qual maquininha é a melhor? Acesse nosso comparador! Lá você poderá realizar a comparação entre diversas opções e escolher a melhor para o seu negócio!
Ir para o comparadorVale lembrar que além dos dias da folia regulares, muitas cidades ainda esticam os festejos por mais alguns finais de semana, o que aumenta ainda mais suas oportunidades de faturar no Carnaval. Ou seja, ainda dá tempo de usar as dicas desse conteúdo para lucrar no período e se capitalizar para os próximos feriados.