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Franquia Boticário: saiba o valor e como abrir uma loja!

A franquia Boticário é uma boa oportunidade de negócio. Entenda quais são os requisitos e veja se realmente vale a pena abrir sua unidade dessa franchise!

vitor braga
Vitor Braga Estagiário de Negócios
Nome da marcaO Boticário
Investimento inicialA partir de R$ 110.000
Faturamento médio mensalR$ 70.000
Prazo de retornoDe 18 a 36 meses
Nota do Reclame AquiAproximadamente 7/10
Vantagens
  • Segmento em ampla expansão;

  • Marca reconhecida nacionalmente;

  • Modelo de negócio testado e aceito pelos clientes;

  • Consultoras de vendas divulgam a marca;

  • Publicidade forte;

  • Ausência de royalties nas lojas físicas tradicionais;

  • Bom faturamento e percentual de lucro.
Desvantagens
  • Exigência de formação superior e experiência no mercado varejista;

  • Investimento alto, principalmente se você desejar uma loja física;

  • Necessidade de capital de giro para os primeiros meses;

  • Prazo de retorno de investimento acima da média do mercado;

  • Necessidade de fazer compras mínimas mensais;

Você já pensou em ter uma franquia Boticário? Essa é uma boa opção para quem quer ter um negócio com bom potencial de faturamento e lucro.

Inclusive, porque o setor de saúde, beleza e bem-estar no franchising alcança bons resultados. Para ter uma ideia, esse segmento registrou o melhor faturamento dentre todos os setores no 1º e no 2º trimestres de 2021 em dados absolutos, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

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Os dados da ABF ainda demonstram que o resultado foi o melhor em termos percentuais no 1º trimestre, com 13,4% de alta. No 2º trimestre, ficou em segundo lugar, com 8,7%.

Além disso, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) destaca outros dados relevantes:

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  • o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos é o 4º maior mercado consumidor do mundo;
  • o Brasil é o 2º maior mercado em fragrâncias, produtos masculinos e desodorantes;
  • o Brasil também é o 2º mercado no ranking global de países que mais lançam produtos anualmente;
  • o mercado brasileiro de cosméticos registrou um crescimento de 5,4% de 2020 a 2021.

Todos esses dados são mais do que números. Afinal, representam oportunidades de negócio — e você pode aproveitar para abrir uma unidade de uma das melhores franquias do país.

Ficou interessado em saber como ter sua própria franquia Boticário? Neste post vamos apresentar as principais dicas, continue lendo!

Franquia Boticário: conheça a história dessa famosa empresa de cosméticos

A marca O Boticário começou ainda em 1977, em Curitiba. Na rua Saldanha Marinho, que integra o centro histórico da capital paranaense, Miguel Krigsner abriu a sua farmácia de manipulação.

Recém-formado bioquímico, ele teve a ideia do nome da empresa como uma homenagem aos antigos farmacêuticos. Isso porque eles eram chamados de boticários.

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A partir do momento que percebeu que a maioria dos seus clientes eram mulheres, Miguel começou a criar cremes faciais. Eles eram produzidos à base de colágeno e algas marinhas.

Em 1979, foi o salto do sucesso. Miguel fez uma oferta de compra de 60 mil frascos em forma de ânfora. Os produtos estavam sendo oferecidos por Silvio Santos, que havia desistido de abrir a sua marca de perfumaria.

A proposta havia a condição de devolver todo o material, caso Miguel não conseguisse fazer o pagamento. A ideia deu certo e o sucesso chegou com a fragrância feminina Acqua Fresca, o maior clássico da marca.

Desse modo, a primeira franquia Boticário foi aberta em 1980. E, já em 1982, foi inaugurada a primeira fábrica. Por sua vez, houve a internacionalização da empresa em 1985, com a loja em Portugal.

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Desde então, são mais de 3.700 pontos de venda e participação em 99% dos municípios brasileiros. Isso acontece por meio de lojas físicas e revendedoras da marca.

Além disso, O Boticário é a 8ª maior empresa varejista brasileira no que se refere a faturamento. Em 2021, o grupo teve uma receita recorde de R$ 18,1 bilhões, registrando uma alta de 14,7%.

Qual o valor da franquia O Boticário?

O valor de uma franquia Boticário começa em R$ 110.000. Esse investimento inicial se refere aos quiosques.

Caso você prefira abrir uma loja física, o custo é mais elevado, podendo alcançar uma faixa de R$ 400.000 a R$ 500.000.

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Vale a pena observar que esses montantes incluem a montagem da unidade e o capital de giro inicial para a primeira compra de produtos. No entanto, um negócio no sistema de franchising possui outras taxas que podem ser cobradas ao longo do tempo, como a taxa de royalties e a taxa de propaganda.

Na franquia Boticário a taxa de royalties mensais é de 38% sobre as compras de produtos para estoque. No entanto, esse valor é exclusivo para quiosques. Lojas físicas tradicionais são isentas desse valor.

Ademais, para manter o estoque e fazer a manutenção da loja nos primeiros meses, são necessários R$ 50.000 em capital de giro. Portanto, mais do que saber o que é uma franquia, é preciso avaliar essas cobranças.

Qual o faturamento médio mensal de um franqueado Boticário?

A receita mensal média de uma unidade fica entre R$ 70.000 e R$ 100.000. Esse é o valor para uma loja física tradicional, não para uma franquia O Boticário quiosque.

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Em adição, a margem de lucro atinge aproximadamente 10%. E, apesar de não haver cobrança de royalties, é necessário realizar uma compra mínima mensal.

Tempo de retorno do investimento

Em relação a isso, o Retorno Sobre o Investimento (ROI) varia de 18 a 36 meses. Ou seja, esse é o prazo médio para recuperar a aplicação de capital realizada e atingir o chamado ponto de equilíbrio.

Logo, esse é o período em que ganhos e gastos se igualam. A partir disso, o negócio começa a ter lucro.

A lucratividade estimada varia entre 8% e 10% sobre a receita bruta. Por isso, a média de faturamento fica entre R$ 70.000 e R$ 100.000.

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Como abrir uma loja da franquia Boticário?

Para saber como abrir uma franquia O Boticário, você deve demonstrar seu interesse. Para isso, o primeiro passo é preencher o formulário disponível no site da marca.

Nele, você vai inserir alguns dados pessoais. Por exemplo, nome, CPF/CNPJ, nível de escolaridade e etc. O perfil é avaliado e, se for aprovado, os representantes da franquia Boticário entrarão em contato contigo.

Nesse momento, será marcada uma reunião. Durante esse encontro, você poderá fazer todas as perguntas que desejar para tirar suas dúvidas sobre o negócio.

Também será entregue a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento contém todas as informações que embasarão o contrato. Além disso, traz dados da empresa. Por exemplo:

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  • faturamento;
  • investimentos;
  • know-how.

A COF deve ser entregue 10 dias antes da assinatura do contrato, de forma obrigatória. Com a chegada a um acordo comum, os demais processos são realizados pela equipe da marca.

Um desses processos é a análise de viabilidade do local da franquia. Assim, é feito um estudo de público, ponto comercial e design arquitetônico da unidade.

Se tudo for autorizado, você receberá um treinamento antes de abrir a sua unidade. O objetivo é cumprir os padrões estabelecidos pela equipe de marketing d’O Boticário.

Perfil de um franqueado Boticário

O franqueado O Boticário deve cumprir alguns requisitos. Entre eles estão:

  • identificação com o setor de cosméticos;
  • experiência de 12 meses no varejo;
  • graduação na área de gestão de negócios ou áreas semelhantes;
  • dedicação integral e exclusiva à unidade;
  • experiência ou desejo de trabalhar com ferramentas digitais;
  • capacidade de investimento;
  • aptidão para atuar em um modelo de negócio já formatado.

Caso você não cumpra todos esses critérios, é melhor garantir esse cumprimento para que seu perfil seja aprovado. Somente dessa forma será possível abrir uma franquia Boticário.

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Vantagens e desvantagens dessa franquia de cosméticos

Existem vários motivos para optar pela abertura de uma franquia Boticário. Os principais são:

  • segmento em ampla expansão, como demonstram os dados da ABF;
  • marca famosa reconhecida nacionalmente;
  • modelo de negócio testado, comprovado e aceito pelos clientes;
  • consultoras de vendas divulgam a marca para que se torne ainda mais conhecida;
  • publicidade forte, o que garante o fortalecimento do branding;
  • ausência de royalties nas lojas físicas tradicionais;
  • bom faturamento e percentual de lucro.

Por sua vez, também há desvantagens. Os principais pontos negativos ao abrir a sua franquia são:

  • exigência de formação superior e experiência no mercado varejista;
  • investimento alto, principalmente se você desejar uma loja física;
  • necessidade de capital de giro para os primeiros meses;
  • prazo de retorno de investimento acima da média do mercado;
  • necessidade de fazer compras mínimas mensais.

A franquia O Boticário vale a pena?

A partir de todos esses dados, chega o momento de decidir se a franquia Boticário vale a pena. Essa é uma definição pessoal. Por isso, é preciso analisar a sua capacidade de investimento, o que deseja e se você tem um perfil alinhado ao que a marca procura.

De toda forma, essa é uma boa opção para quem deseja abrir um negócio. Isso porque a franquia tem menor chance de falências — especialmente, no caso de uma empresa tão conhecida no mercado.

Conforme dados do Sebrae, 25% das empresas abertas no Brasil fecham as portas com menos de 2 anos de funcionamento. No franchising, esse índice diminui para 3%.

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Com a experiência de uma marca como O Boticário, a possibilidade disso acontecer é mínima. Afinal, é provável que você já tenha um público cativo.

Além disso, é feita uma análise bem aprofundada para encontrar o melhor local para que a sua unidade tenha sucesso. Portanto, tudo isso são pontos positivos que precisam ser considerados.

Por sua vez, há os custos que precisam ser bem analisados. Dessa forma, você tem mais certeza do que fazer.

Boticário no Reclame Aqui

O perfil de O Boticário no Reclame Aqui tem uma avaliação boa. A marca já está há mais de 20 anos no site e sua nota geral é de aproximadamente 7/10.

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Na verificação feita no dia 3 de julho de 2022, a pontuação dos outros requisitos foram:

  • reclamações respondidas: cerca de 98%;
  • voltariam a fazer negócio: por volta de 64%;
  • índice de solução: em torno de 70%;
  • nota do consumidor: quase 6.

Portanto, esses índices positivos são mais um fator favorável. Dessa forma, você tem melhores condições de tomar a sua decisão.

Conclusão

O Grupo Boticário está em franco crescimento, inclusive em relação as outras marcas. Quando se refere à franquia, os dados que trouxemos ao longo deste post embasam bem a sua decisão.

A verdade é que a marca tem uma história consolidada. Portanto, é uma boa oportunidade de negócio.

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Porém, é preciso fazer um planejamento financeiro eficiente para garantir que você não terá problemas. Ao adotar essa postura, você pode abrir sua franquia Boticário e alcançar excelentes resultados.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre franquias? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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  1. Boticário. “Franquias”. Link.
  2. Associação Brasileira de Franchising. “Numeros do Franchising/ Desempenho do Setor”. Link.
  3. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. “Mercado: Panorama do Setor”. Link.
  4. Central do Franqueado. “Franquias: O Boticário”. Link.
  5. Central do Franqueado. “Os principais problemas que podem levar uma franquia ao fracasso”. Link.
  6. Reclame Aqui. “O Boticário”. Link.
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