Franquia L’Occitane: como funciona, quanto custa e quais as vantagens?

Começar um negócio por meio de uma franquia pode ser a opção ideal para alguns empreendedores, mesmo com os custos maiores. Conheça mais detalhes sobre a franquia L’occitane e veja se vale a pena!

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Thainá Cunha

A franquia L’Occitane é uma boa opção para quem pretende empreender e busca por um negócio com menores riscos. 

No ano de 2021, as franquias foram consideradas um dos negócios mais lucrativos para se investir no Brasil por inúmeros motivos, mas principalmente, por elas fazerem parte de um modelo de negócio já validado em outros lugares e circunstâncias.

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Além disso, o mercado de cosméticos e beleza é um dos que sofre menos durante as crises econômicas no Brasil e essa tendência já se reproduz há anos.

Por isso, se você pensa em fazer uma renda extra ou em se aventurar no universo do empreendedorismo, considerar montar uma franquia no ramo de beleza pode ser uma boa opção para empreendedores. 

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Agora, se quiser descobrir mais sobre a franquia da L’Occitane, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Como funciona a franquia L’Occitane?

A franquia L’Occitane funciona sob a mesma regulamentação que recai sob as demais franquias comercializadas no Brasil.

Essa legislação foi promulgada em 1994 e ficou conhecida como a Lei de Franquias, que defende o franchising como um sistema no qual o franqueado possui o direito de uso de uma marca franqueadora.

Assim, a franquia L’Occitane funciona da mesma forma, na qual a empresa cede seus direitos de marca e de seus produtos ao franqueado, em troca de uma taxa sobre os lucros da franquia. 

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Em contrapartida, o franqueado precisa seguir os padrões da instituição, desde a disposição de seus produtos na prateleira até a decoração do ambiente. 

Para isso, o franqueador oferece capacitação e programas, kits de marketing e outras facilidades.

Esses benefícios permitem que o empreendedor não precise começar o negócio do zero, o que confere mais segurança ao negócio, principalmente em seu início.

A seguir, listamos alguns números que a franquia L’Occitane informa em suas páginas oficiais:

  • o Grupo L’Occitane possui 6 marcas de sucesso;
  • está presente em 90 países; 
  • possui mais de 3000 lojas ao redor do mundo;
  • está listado na Bolsa de Hong Kong, uma das maiores do mundo.

Ainda, vale a pena destacar que a franquia L’Occitane au Brèsil é a principal marca do grupo no franchising brasileiro.

Quanto custa uma franquia da L’Occitane?

Os preços de uma franquia L’Occitane varia de acordo com algumas características como:

  • modelo de franquia adquirido (quiosque ou loja);
  • tamanho, que pode variar entre 6m² até 40m².

Além disso, durante toda a existência da franquia deverão ser pagas as taxas mensais obrigatórias, como royalties e taxa de propaganda. Esses valores para a franquia L’Occitane são, respectivamente, 38% e 6,7% na compra.

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Para se abrir uma loja de 40m² da empresa, por exemplo, o investimento inicial será de cerca de R$300.000,00. No entanto, existem também os quiosques. O investimento inicial nessa categoria fica em torno de R$73.000,00.

Esses valores contém apenas as taxas da franquia e não incluem os custos extras.

Afinal, é preciso lembrar que abrir um negócio vai além dos custos da franquia em si. Existem outros fastos que devem ser considerados, como aluguel; funcionários; taxas e impostos; água; luz; Internet, dentre outros.

Quais as vantagens da franquia L’Occitane?

A L’Occitane passou a disponibilizar franquias para o mercado em 2013. No entanto, a marca tem uma longa história de tradição, crescimento e respeito no mercado de cosméticos e beleza não só no Brasil, mas em diversos países do mundo.

No Brasil, o carro chefe da marca é a L’Occitane au Brèsil, que adiciona aos produtos ingredientes tipicamente brasileiros e pensados para esse mercado em específico. 

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O grupo como um todo, no entanto, conta com 6 marcas e possui lojas espalhadas por 90 países em todas as regiões do mundo. 

Um dos diferenciais oferecidos pela L’Occitane é a sua preocupação com o uso de ingredientes naturais, produção sustentável e preservação da natureza. 

Há 30 anos ela está no mercado de beleza e cosméticos promovendo saúde e qualidade para seus consumidores. 

Em todos seus produtos a marca faz uso de materiais selecionados e, na L’Occitane au Brésil, isso inclui elementos já apreciados no mercado nacional como a manteiga de karité, a lavanda, o café e o capim-limão.

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Assim, a marca adaptou seu produto ao mercado brasileiro sem perder sua qualidade e adicionando mais fragrâncias e elementos sensacionais ao seu catálogo. 

Até mesmo a decoração das lojas passou a emular uma casa brasileira, transmitindo sensações de conforto e hospitalidade a todos os clientes.

Dessa maneira, a L’Occitane entrou com tudo no Brasil e se consolidou como uma das marcas preferidas do público.

Por isso, investir em uma franquia L’Occitane pode oferecer as seguintes vantagens:

  • marca mundialmente conhecida, presente em 90 países;
  • experiência de mais de 30 anos no mercado;
  • oferta de produtos específicos para o mercado brasileiro;
  • preocupação com a sustentabilidade;
  • parte de um ramo (beleza e cosméticos) que sempre está entre os que mais crescem no Brasil.

Quais os tipos de loja estão disponíveis?

Para quem deseja ter uma franquia L’Occitane, o grupo oferece dois tipos de pontos de vendas: quiosque e loja.

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Vamos ver abaixo um pouco mais sobre cada uma dessas alternativas de empreendimento utilizando a marca L’Occitane.

Quiosque

Os quiosques podem ser de 6m² ou 8m², sendo a diferença do maior a presença de um lavabo interno para os funcionários. Essa modalidade de loja, inclusive, costuma ser instalada em corredores de shoppings e outros lugares fechados de comércio local. 

Entretanto, não é uma opção ideal para quem deseja vender, por exemplo, em uma rua, uma vez que não apresenta opções para proteção das mercadorias de fenômenos naturais nem de roubos. 

Lojas

A outra opção, maior e que demanda mais custos, é abrir uma franquia L’Occitane em uma loja.

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Para essa modalidade, a marca oferece as opções de 30m² ou 40m², sendo que as duas precisam ter uma fachada de pelo menos 5m para comportar o letreiro da marca. 

Embora seja um negócio mais caro, a loja pode ser aberta em muitos lugares além de shoppings e locais fechados. 

Talvez em uma cidade menor, por exemplo, exista uma rua com um ótimo comércio local, mas que ainda não possui uma loja de produtos de beleza e saúde.

Essa é uma ótima oportunidade para uma franquia L’Occitane que, dependendo do nível socioeconômico da população, atende a cidades grandes e pequenas. 

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Por isso, tal possibilidade pode ser positiva para quem deseja iniciar um negócio em cidades pequenas.

Lojas também oferecem uma experiência mais intimista com o cliente, como se ele estivesse sendo recebido na casa de um amigo e por isso pode ficar à vontade.

O próprio ambiente das lojas L’Occitane contribui para causar essa impressão 

Mas é claro que para garantir esse efeito, a equipe de atendimento e vendas deve trabalhar de maneira a passar essa energia ao cliente. 

Um cliente que recebe um atendimento cortês, por pessoas sinceras e solícitas tem grandes chances de se tornar fiel à loja, que é o que todo empreendedor espera. 

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Por isso, independente do tipo de franquia que se decide instalar, o treinamento da equipe é muito importante para o sucesso do negócio. 

O que considerar antes de contratar?

Antes de entrar no mundo do franchising é preciso levar alguns pontos em consideração.

Esses pontos podem dizer respeito à marca, às exigências da franquia ou às questões financeiras. 

Finanças pessoais e empresariais

Vamos começar então por essa última, que para muitas pessoas é a mais importante de todas essas questões. 

O investimento inicial para abrir a franquia L’Occitane pode chegar, como vimos, aos R$300.00,00. Isso não é pouco dinheiro, mesmo para os 0,01% da população. 

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No entanto, suponhamos que ao longo dos anos você tenha conseguido juntar uma boa quantia e também tenha crédito com o banco para um empréstimo

Além de limpar suas economias, você vai começar o negócio com uma dívida com o banco que, se não for paga dentro das condições combinadas, se torna uma bola de neve.

Por isso, é preciso ter certeza que, depois de contratar e abrir a franquia, você será capaz de cumprir com todas as obrigações mensais que o negócio trará. 

Também é preciso considerar que o retorno financeiro não será imediato, o que significa que o empresário precisa segurar bastante as contas no início do negócio.

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A previsão de retorno para a franquia L’Occitane é em torno de 30 meses, com um faturamento mensal de R$100.000,00.

Contudo, é preciso ter muito claro em mente que antes desse período muito dos lucros estarão comprometidos com os custos da abertura do negócio. 

Identificação com a marca

Outro ponto importante é a identificação com a marca, pois, mesmo que seja uma franquia que tem apresentado sucesso, se o empreendedor não se identificar com a marca, provavelmente o serviço oferecido ficará aquém do necessário.

Assim, ele deve conhecer a marca a fundo, compartilhar de seus valores como a sustentabilidade e a importância do uso de produtos naturais em suas fórmulas. 

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Deve também colaborar para o aspecto de hospitalidade que a marca pretende passar com a organização padrão de suas lojas.

A melhor forma de fazer isso é ser e treinar uma equipe que reconheça as dores do cliente, seja empática a ele e solícito a fazer o que for para resolvê-la. 

Exigências da franquia

As exigências da franquia também devem ser consideradas, já que, no mercado de franchising, as marcas cedem seus produtos e direitos de divulgação aos franqueados. 

Nesse contrato, contudo, há também algumas obrigações do franqueado a fim de manter a integridade e reputação da marca.

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Essas obrigações envolvem uma série de padronizações que as empresas impõem a fim de manter um certo controle de qualidade através de seus revendedores. 

Alguns exemplos são:

  • decoração;
  • letreiro;
  • disposição de produtos na prateleira;
  • uniformes;
  • sistemas de gestão;
  • marketing etc.

Portanto, antes de contratar a franquia L’Occitane é preciso levar em consideração se você estará disposto a cumprir essas regras de contrato em sua loja. 

Se isso for muito difícil, vale a pena avaliar os riscos de entrar no negócio, uma vez que o não cumprimento dessas regras podem gerar punições, que se configuram como quebra de contrato. 

Como ter uma franquia L’Occitane?

Para ter uma franquia L’Occitane, os interessados precisam entrar no site da marca e ir até a opção “Seja um Franqueado”. 

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Nessa página, há um banner com a frase “Quero ser um franqueado” e ao lado um botão “Cadastre-se”.

Ao clicar nesse botão, o site irá redirecionar o interessado para uma página de formulários, onde alguns dados pessoais serão solicitados. 

Alguns desses dados são:

  • Nome completo;
  • Documentos de identificação;
  • E-mail e telefone para contato;
  • Data de nascimento;
  • Lugar de residência;
  • Lugar de interesse para abrir a franquia;
  • Quantidade de dinheiro disponível para investir (desconsiderando empréstimos).

Depois de preenchidas essas e outras informações, o formulário será enviado para avaliação e o interessado deve aguardar a resposta da empresa.

Preencher o formulário não garante a aprovação para ser um franqueado. 

Para iniciar os processos legais de abertura da franquia é preciso passar por essa etapa, mas quem decide os resultados da solicitação é a empresa.

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A franquia L’occitane vale a pena?

O Grupo L’Occitane é uma organização que já está presente no mercado mundial de cosméticos e beleza há mais de 30 anos. 

No Brasil, desde 2013, o grupo oferece a oportunidade de que empreendedores tenham sua franquia L’Occitane au Brésil, que é a marca da companhia voltada para os gostos e padrões de consumo do povo brasileiro. 

O negócio de franquias é uma ótima opção para começar um empreendimento com menores riscos.

Isso porque o mercado de franchising funciona de maneira que o franqueado receba da marca uma série de diretrizes que, no caso de uma loja independente, ele precisaria criar do zero.

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Além disso, por ser uma marca já conhecida nacional e internacionalmente, as perspectivas de vendas iniciais aumentam e a facilidade para divulgar a loja também é maior.

Por mais que seja um investimento inicial relativamente alto, se seu desejo é atuar no comércio, abrir uma franquia L’Occitane pode ser muito vantajoso. 

O nicho de mercado que ela atende está sempre em expansão e passando por renovações e você nem precisará se preocupar em fazer constantes pesquisas, porque a marca já indicará isso. 

Por todas essas razões, a franquia L’Occitane vale a pena para diversos empreendedores que gostariam de investir no ramo da beleza, cosméticos e bem estar. 

Quer saber mais sobre as oportunidades de franquias disponíveis? Então, confira também o nosso artigo sobre franquias online!

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Pergunta frequente

  1. Quanto custa uma franquia da L’Occitane?

    Os custos da franquia L'Occitane podem variar conforme o modelo e o tamanho da loja. Para se abrir uma loja de 40m² da empresa, o investimento inicial será de cerca de R$300.000,00, já os quiosques ficam em torno de R$73.000,00. Além disso, são cobradas taxas mensais obrigatórias.

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